31/12/2007

20 ÁLBUNS | "Selecção" 2007

Com o ano de 2007 a despedir-se, é tempo de fazer um balanço sobre os discos editados no ano, que agora se prepara para nos dizer adeus.
O grande destaque de 2007 vai para a banda de Coimbra, Wraygunn, que em 2007 regressou aos discos com "Shangri-La", um álbum que respira rock da primeira até à ultima faixa.
Aqui ficam as escolhas do Portugal Rebelde:
01 - Wraygunn, Shangri-la
02 - Sean Riley & The Slowriders, Farewell
03 - Hipnótica, New Communities For Better Days
04 - A Jigsaw, Letters From a Boatman
05 - Micro Audio Waves, Odd Size Baggage
06 - Pedro Jóia, À Espera de Armadinho
07 - Amélia Muge, Não Sou Daqui
08 - Norberto Lobo, Mudar de Bina
09 - Old Jerusalem, The Temple Bell
10 - David Fonseca, Dreams In Colours
11 - Clã, Cintura
12 - Coldfinger, Supafacial
13 - Lobster, Sexually Transmitted Electricity
14 - Umpletrue, Fab Fight
15 - Da weasel, Amor, Escárnio e Maldizer
16 - Júlio Pereira, Geografias
17 - Jorge Palma, Voo Nocturno
18 - J.P. Simões, 1970
19 - Couple & Coffee, Co`as Tamanquinhas do Zeca
20 - Terrakota, Oba Train

30/12/2007

BAILEBÚRDIA | Novos Sons

Já Júlio César reconhecia nos confins da Ibéria um povo que "não se governa nem se deixa governar".
Os Bailebúrdia são a ciência do provisório, do desgoverno... da afobação... Da elevação sobre o esforço doméstico do quotidiano. É catarse!
É o abandono da dita verdade, é plenitude. É reunir o sangue ancestral aos novos voos do corpo... E deixar a tristeza roer as unhas de desespero.
São tambores, gaitas, pés e mãos, corpos em arco... A vida a explodir nos lábios da liberdade. Não há prosa sem dança... e não há Bailebúrdia sem poesia!!!

VÍDEOCLIP | "Mundo dos Graúdos" - Mc Ruze

O videoclip “Mundo dos Graúdos” do Mc Ruze leva-nos num sonho de uma criança.
Quando somos pequenos pensamos que o mundo é perfeito equeremos ser adultos, mas a realidade é outra e por vezes no mundo dos graúdos queremos é ser jovens.
O vídeo foi gravado e produzido pela Zed Filmes.

BANISTER | Tambor Q Fala

YOU SHOULD GO

Depois de muitos concertos a apresentar o álbum de estreia, dos quais se destacam a actuação no SXSW 2007, nos Estados Unidos, Creamfields Lisboa, Lisboa Soundz 2006, os You Should Go Ahead entraram no estúdio “Namouche”, em Lisboa, para gravar o seu segundo álbum de originais.
Este novo trabalho de titulo provisório de “We had a great name for this (but forgot to write it down)”, contará mais uma vez com a produção da banda, e tem edição prevista para início de Março de 2008.

BUY BUY 2007 | "Século"

SOFIA VITÓRIA

Sofia Vitória nasceu em 1979, na cidade de Setúbal. Antes de participar na 2ª edição do programa "Operação Triunfo", estudava Ciências da Comunicação.
Representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção na Turquia, tendo interpretado "Foi Magia", de autoria de Paulo Neves.
Em 2006 colaborou no disco "Saudades de Tom - Um tributo a Tom Jobim" de Gonzaga Coutinho, onde participaram também Ivan Lins e Rui Veloso.
Tambor Q Fala
25 Janeiro - 23.00h

29/12/2007

M-PEX | "Phado"

M-PeX em concerto ao vivo, na apresentação de seu 1º álbum de originais,"Phado".
A tradição envolve-se com a modernidade numa relação que tem tanto de promíscua como de frutífera e verdadeiramente interessante.
M-PeX é um projecto que alia a Guitarra Portuguesa à música electrónica, e que ousa explorar paisagens musicais nunca antes visitadas.

ROTTENAPPLE | "Rotten"

Nasceram em Vila do Conde em finais de 1989, inicialmente tocavam Covers e chamavam-se "Ejaculation".
Em 1992 mudam de nome para Rottenapple. Em 1994 Surge o convite da editora "In-Édita" para participarem na Colectânea "Ex-Cedentes" onde gravaram o tema "Lasting Tears" com produção de Armando Glória e Rui Terroso.
Após inumeros espectaculos um pouco por todo o País e também na vizinha Espanha, com mudanças na formação por algumas vezes, os Rottenapple chegam mesmo a parar durante alguns anos.
Em 2007 surgem novamente com uma formação renovada. Da formação original apenas permanece o guitarrista Rui Terroso que assume actualmente também a voz principal, contando com Tiago Lima no Baixo e Sérgio Costa na Bateria.
Gravaram recentemente o EP "Rotten" no Ultrasound Studios em Braga, com produção de Daniel Cardoso. No Myspace da banda estão disponíveis 4 temas para download.

www.myspace.com/rottenapple2007

ARENA LIVE 07

Integrado no ciclo de concertos Arena LIVE 07, a partir das 00.30h está prevista a actuação dos The Gift seguida de uma sessão de dança interminável com Buraka Som Sistema DJ Set e os DJ's Rui Murka e Kamala, que se prolongará até às 5.00h.
31 de Dezembro - Casino Lisboa

Entrada Livre

MONSTRO MAU

Quase a fechar o ano o Monstro Mau faz uma visitinha ao Plano B (Porto) junto à Torre dos clérigos no Porto, hoje a partir das 23.00h.

UPTOW BITCHES

CARTAZ | Concerto

MERZBAU APRESENTA

28/12/2007

OS RABELOS DO DOURO | Música D´Ouro

O Grupo de Cantares "Os Rabelos do Douro" nasceu da Escola de Música da Casa do Povo de Fontelas em 19 de Agosto de 1993, data em que fez a sua primeira apresentação oficial.
Grupo de cariz transmontano/duriense, arranja, interpreta e divulga apenas músicas desta região, provenientes das recolhas etnográficas e relacionadas com as tradições, usos, crenças e costumes regionais.
Os elementos que o constituem apresentam-se com trajes tradicionais, sendo os seus instrumentos de natureza acústica, tais como :viola baixo, "violas", Viola Braguesa, cavaquinhos, bandolins, bombo, pandeireta, ferrinhos e reco-reco.
A sua intensa actividade reparte-se em actuações em casas de Turismo Rural, animação festiva, turismo fluvial, encontros de música popular e actuações indiviuais.
Possui um vasto repertório musical com cerca de 80 temas da região, onde constam alguns dos mais emblemáticos e conhecidos trechos musicais, como: "Ó rapaz aperta a faixa", "Fui ao Douro às vindimas", "Nossa Senhora da Serra", "A Rabela do Douro", "Amor deita a barca ao rio", "Eu venho de lá de baixo", entre muitos outros.
O seu primeiro trabalho discográfico intula-se "Fainas e Feitorias", foi lançado em 2000, tendo sido já reeditado posteriormente.
O presente trabalho "Douro...Até ao lavar dos Cestos" é o culminar de toda uma experiência adquirida e entrega às questões de natureza cultural do concelho do Peso da Régua, em particular, e de toda a região em geral.
"Os Rabelos do Douro" são:
Alfredo Elias (bandolim e voz); Avelino Leal (bandolim e voz); Alberto Pinto (voz); Carlos Albano (baixo acústico); Francisco Trindade (ferrinhos e voz); Conceição Borges (viola e voz); Fátima Marques (reco-reco e voz); Eugénia Campos (pandeireta e voz); Inês Pereira (braguesa e voz); Jorge Pereira (viola); Nélson Sequeira (bombo); Maria João (cavaquinho e voz); José Campos (braguesa, cavaquinho e voz) e Paulo Coutinho (viola e voz).
"Os Rabelos do Douro" podem ser contactados através do mail:

VÍDEOCLIP | "Meninas vamos a Murta"

"Meninas vamos a Murta" uma magnífica interpretação da Brigada Victor Jara.
A Brigada Victor Jara venceu a edição de 2007 do Prémio José Afonso, com o álbum "Ceia Louca", editado em 2006.
"Ceia Louca" assinalou o regresso da Brigada Victor Jara, numa altura de celebrações de mais de três décadas de carreira, desde que o grupo apareceu, em 1975 em Coimbra.

UXU KALHUS | A Revolta dos Badalos

Agenda 2008:
12 Janeiro
22.00h - Ovar
2 Fevereiro
22.00h - Entrudo de Lazarim
1 Março
22.30h - Clube Oriental de Lisboa
22 Maio
14.00h - Workshop de Danças Tradicionais na Escola Portuguesa de Macau
25 de Maio
22.00h - Festival D’Artes de Macau

CONCERTO PARA HOJE | O Lelo Perdido

Manuel João Vieira (Lello Marques Jr.)interpreta de uma forma sublime os mais maravilhosos Fados do Cosmos.
Maxime
Abertura de portas: 22.00h
Início do Concerto: 23.00h
Bilhete:10 €

SLIMMY | Kastrus Bar

SLIMMY acaba o ano da mesma forma que o começou: ao vivo. Amanhã, pelas 23.59h estará presente no Kastrus Bar, em Esposende, para em grande se despedir de 2007.
A digressão prossegue em 2008, já com algumas confirmações de espectáculos e muitas reservas.

BASÓFIAS HIP HOP SESSIONS

TV RURAL | "Filomena grita"

27/12/2007

THE CYNICALS

Os The Cynicals encontram-se a ultimar as gravações do e.p. "..so much ado about nothing" cujo trabalho gráfico será da autoria de Paulo Fuentez, designer e músico (ex-The All Star Project).
Para além deste disco a ser gravado em Coimbra no LoudStudio, estão também a decorrer as gravações de um e.p. ainda sem nome, prémio do 1º lugar obtido no Festival de Corroios em 2007. Este disco a ser gravado nos BoomStudios em Corroios e terá saída prevista para Março.
Para além das edições discográficas os The Cynicals anunciam igualmente a substituição de Mr. Rod no baixo por João Baptista (ex-Belle Chase Hotel, Danae e actualmente músico da banda de J.P.Simões).

MERZBAU | Novas em 2008

2008 será o ano do terceiro aniversário da aventura que o nascimento da Netlabel Merzbau desencadeou, acontecimento que será devidamente assinalado em Fevereiro com uma festa de aniversário que está ainda ser planeada.
Mas o início do novo ano será recheado de acontecimentos. A começar o ano, no dia 5 de Janeiro o "regresso" de b aos concertos em Portugal. O músico encontra-se em Erasmus em Granada até finais de Fevereiro.
Nesta visita a Lisboa terá lugar um acontecimento especial. Painted Music in Motion Pictures será uma noite dedicada à música e às imagens sendo a primeira parte apresentada por Tiago Sousa.
No final do mês de Janeiro terá lugar uma mostra de cançoneiros modernos intitulada "Songs for the 21st Century".
Os convidados são de luxo e o acontecimento marcará também o lançamento do primeiro registo físico de Walter Benjamin. Chama-se The National Crisis e dá sequência ao trabalho que o músico iniciou com o ep on line The Dog Follows the Bull.

THE GLOCKENWISE

LOTUS BAR | Batalha de Bandas

ENSAIOS DE JANEIRO

CORROIOS 2008

PASSATEMPO | Portugal Rebelde

Em tempo de Natal, temos algumas "prendas" para oferecer a todos os leitores que nos responderem a duas questões.
- Em que dia o Portugal Rebelde, publicou o seu 1º post?
- Em jeito de balanço, queremos que nos digam, quais são os 3 melhores discos nacionais editados em 2007.
Todas as respostas devem ser enviadas até 31 de Dezembro, para a seguinte morada:

BLITZ #19 | Nas Bancas

A Blitz #19 já está nas bancas!
O destaque da edição #19 vai para a excelente peça de João Carlos Callixto sobre Jorge Palma - na secção "Retrovisor"; a presença das Xaile e Norberto Lobo na secção "Quase Famosos" e o texto de Manuela Azevedo sobre António Variações.
É igualmente a vocalista dos Clã, a convidada deste mês da habitual secção "Portugal XXI, Imagens de Sons Portugueses".
Por fim, uma referência para os discos do ano, numa escolha dos leitores da Blitz - David Fonseca é o eleito.No espaço "dancedancedance" encontramos o colectivo Cooltrain Crew.
No "Guia", há críticas às recentes edições - ou reedições - de Rodrigo Leão (3/5), Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble (2/5), Jorge Palma (3/5) e António Olaio & João Taborda (4/5), “E Se Depois…Tibuto a Mão Morta” (4/5), Sheiks (4/5), Fausto (5/5), Carlos do Carmo (5/5), Tantra (3/5), GNR (5/5), Manuela Moura Guedes (4/5), Carlos Paião (3/5), DJ Ride (4/5) e António Zambujo (4/5).

26/12/2007

RITA REDSHOES

Na noite de Natal, dia 24 pelas 0:00, Rita Redshoes deixou no seu Myspace(www.myspace.com/ritaredshoes), um presente para si!
Oiça em primeira mão, os dois temas que compõem o seu novo single: “Hey Tom”, mais uma das pérolas compostas por Rita Redshoes e um remake de “Dream on Girl”, desta vez com o subtítulo de “classical version” e que acrescenta à versão original uma secção de cordas.
No início de 2008 estão prometidas mais surpresas... fique atento!

THE CYNICALS

Na passada semana os coninbrenses the Cynicals entraram no Boom Estúdio (Corroios), para dar início às gravações do CD-EP relativo ao XII Festival de Música Moderna Corroios' 2007, do qual foram a banda vencedora.
A edição do referido CD-EP está prevista para o mês de Março de 2008, no decorrer da 13ª edição do Festival.
Lembramos que o período para envido de maquetas para participação na edição do Festival de 2008 , decorre até ao próximo dia 11 de Janeiro.
+info:

SMARTINI | PEIXE:AVIÃO

DOGMA | Tambor Q Fala

Sáb. 12 Janeiro
23.00h - Tambor Q Fala

VASCO MOREIRA EM ESTÚDIO

Vasco Moreira, voz e guitarra de Gritali & Os Tratantes encontra-se em estúdio a preparar o primeiro trabalho a solo.Um álbum experimental com várias guitarras em cada faixa, expressando emoções simples.
Entretanto, a banda Gritali & OS Tratantes tem já o tema "Ecrã da TV"disponível nas páginas web do grupo, tema esse que faz parte do primeiro do álbum, que está já em fase de masterização.

MELECH MECHAYA | Novos Sons

Melech Mechaya é uma viagem festiva pela música klezmer, abraçando também momentos mais delicados e intimistas.

Uma viagem pela tradição judaica, unindo aromas árabes, ritmos ciganos, e momentos de simples "bate-o-pé", de Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque.

Uma enorme festa não aconselhada a quem tem problemas de coração!

www.myspace.com/melechmechaya

LEFT HAND + PISS!! | Split CD in 2008

Os LEFT HAND e os PISS!! vão juntar-se para um split CD com lançamento previsto para Abril de 2008, com o selo Infected Records DIY.
Os Left Hand, agora reduzidos a trio, são de Cascais e o seu punk-rock melódico, catchy, simples e contagiante faz lembrar Green Day nos seus primórdios, bem como outras bandas da Americana Lookout Records.
Já com bastante rodagem ao vivo, este será o primeiro registo oficial da banda e será, naturalmente, a estreia na Infected Records DIY.
Os Piss!!, agora com line-up estabilizado(finalmente!!), com a entrada de Nuno "Beirone" (Dodge This; Twelve To Go) para a voz, vão entrar em estúdio para gravar as malhas que irão suceder ao anterior split CD com Decreto 77 e ao álbum "more ethics, less genetics".
A banda dos Olivais cresce em qualidade e evolui bastante, mantendo o mesmo feeling e atitude intactos.

24/12/2007

RÁDIO MACAU | Disco Novo em "08"

É já no próximo mês de Fevereiro do próximo ano que o mercado nacional irá ver "renascer" uma das mais carismáticas bandas portuguesas: os Rádio Macau.
O grupo tem já pronto o novo registo, que por ser o oitavo da sua história e ser editado em 2008, chegará aos escaparates com o título de "08".
A partir de 1 de Janeiro, as rádios começarão a passar o primeiro single "Cantiga de Amor".
O disco é composto por 14 temas originais assinados por Xana, Pedro Malaquias e Vitinha (um velho conhecido dos Rádio Macau). As músicas são todas da autoria de Flak.
O álbum sairá para o mercado com o selo da Som Livre e terá edição em formato CD áudio e DVD, já que o grupo contou com a colaboração do realizador José Nascimento para fazer 14 pequenos filmes.

FONZIE | Tour 2008

Os Fonzie decidiram iniciar o ano de 2008 de uma forma diferente e por isso idealizaram uma mini tournée de clubes por Portugal com a intenção de relembrar o que foi o início em 1996.
O conceito é ir para a estrada tal e qual como o faziam no início de carreira, e voltar a reviver como tudo começou, quando eram apenas 4 rapazes, uma carrinha com todo o material e muita vontade de tocar e o sonho de um dia o poder fazer por todo Mundo.
Os Fonzie apenas tocarão em clubes onde a capacidade rondará entre as 100 e 200 pessoas, porque querem sentir o mais perto possível o contacto com o público, e que o publico sinta também toda a energia da banda, e onde pretendem voltar a tocar músicas que não são tocadas à muitos anos, especialmente do THE MELO POT, como por exemplo, Softmelo, Playschool, Follow Up, Silly Girl, Imac Girl e mesmo a possibilidade de tocar uma das músicas que os ajudou na projecção internacional e que nunca tocaram ao vivo, a versão de Olympic dos Millencolin.
As datas serão anunciadas na primeira semana de Janeiro, mas podemos anunciar que serão entre 8 a 10 datas divididas por Portugal de Norte a Sul.

CARTAZ | Concerto

CORAÇÕES DE ATUM | Maxime

TOQUES DE CARAMULO

“Toques do Caramulo” são uma revelação da nova música tradicional em Portugal, reconhecidos pela força criativa dos seus concertos, figurando em importantes eventos tradicionais e folk, numa agenda de dezenas de concertos por ano.
Concerto que funde a sonoridade rude da tradição com as cores das novas músicas, num espectáculo de energia musical e interacção com o público.
Recriações dinâmicas, livres e muito festivas do repertório esquecido da Serra do Caramulo.
Luís Fernandes - voz, braguesa, acordeão
Aníbal Almeida - rabeca traditional
Gonçalo Rodrigues - bandolim
Miguel Cardoso - contrabaixo
Lara Figueiredo - flauta
Francisco Almeida / Carlos Peninha / Bruno Pinho - guitarra
Ricardo Coutinho / João André - cajón & percussão

CONJUNTO CONTRABANDO | Novos Sons

O Conjunto Contrabando vive os tempos em que ainda existiam gira-discos portáteis e se ouviam os Tátaros.
Considerado o último dos Conjuntos, traz aos nossos dias o rock´n´roll e o surf da lendária década de 60, com brilho e romantismo da música portuguesa.
Há quem lhe chame o novo bailarico, outros chamam-lhe apenas...Conjunto Contrabando.

23/12/2007

RUI VELOSO & MARIZA

"Não Queiras Saber de Mim (live)", tema de Rui Veloso, aqui muito bem acompanhado por Mariza.

MUSGO

Em 2005 Paulo Off e Hugo Silva fecundam o que se viria a tornar nos M U S G O, materializando-se através do EP “Lobotomy”, gravado e produzido pelos mesmos.
Em 2006 juntam-se à banda Filipe Ferreira e Fátima Vieira, já velhos conhecidos de estrada, incorporações que consolidaram ainda mais o grupo.Este projecto oriundo da Invicta, caracteriza-se por melodias simples mas fortes, inspiradas em vivências atribuladas.
Os anos 70..80 são uma forte influência, os temas saltitam entre o punk rock o experimentalismo e a electrónica, tornando cada tema único com identidade própria fazendo do disco uma caixa de surpresas de difícil catalogação quanto ao género praticado.
Neste projecto não existiu o cuidado em que os temas soassem a musgo mas sim a preocupação de deixar as musicas fluir impedindo a imposição de qualquer tipo de linha vincando não a banda mas a sua essência isto é os próprios temas.
Sá.19 Jan - Tambor Q Fala
23.00h

MESA | Quarteira

Os Mesa são o grupo marcado para a passagem de ano na Quarteira.
O grupo portuense já prepara muitas novidades para 2008, com o lançamento do seu 3º disco de originais, mas despede-se em grande deste ano na Praça do Mar.
O espectáculo tem início previsto para as 22.30h e promete ser memorável.

GRITALI & OS TRATANTES

A banda Gritali & Os Tratantes estão no cotonete com os seguintes temas:
1-É sempre igual (esta coisa banal)
2-Ecrã da TV
3-Já não me vejo
4-Não consigo compreender
5-Não penses mais (em ti)

DR. ESTRANHO AMOR | Tambor Q Fala

LAST HOPE

SUAREZ | Visões de um Estranho

22/12/2007

MALCONTENT

O projecto Malcontent nasceu no final de 2006 e reflecte as mais diversas influências dos seus elementos com particular incidência na cena "indie".
Apesar de se assumirem como banda de guitarras, os Malcontent não abdicam de um complemento electrónico, o que confere ao projecto uma sonoridade diversificada.
Desde há vários meses em estúdio para a gravação de demos, os Malcontent apresentam agora o tema promocional "Agressive".
Apesar da inexistência de qualquer contrato discográfico, prevê-se, a médio prazo, a edição do álbum de estreia.
/>