30/09/2008

DEOLINDA

"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital.
Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho..."
"Clandestino", é o novo vídeoclip/single para o álbum Canção ao lado, que pode ser visto Aqui!
Próximos concertos da Deolinda:

17 de Outubro -Teatro Aveirense, Aveiro (21.00h)
18 de Outubro - Aula Magna, Lisboa (22.00h)
23 de Outubro - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria (20.00h)
5 de Dezembro - CAEP/Portalegre (21.30h)
13 de Dezembro - Casa Artes, Famalicão (20.00h)

UNDERTONE | "A Brand New Life"

De imagem renovada e sonoridade mais apurada, o quarteto da cidade de Almada, lança no dia 1 de Outubro no seu Myspace" A Brand New Life" , titulo do 1º single extraido do longa duração Hopes & Dreams, ainda sem data de edição prevista.
Neste single Jonas, que habitualmente defende os coros e a guitarra do lado esquerdo, assume as despesas de vocalista principal do tema em que é autor da letra e música.

VÍDEOCLIP | "A grande HipHopeia" - Ruas

"A grande HipHopeia", novo vídeoclip para Ruas, o "Operário do Funk".

JORGE PALMA | Campo Pequeno

MÚSICA SUBSCUTA

FESTA DA JUVENTUDE | Lagos

29/09/2008

MAFALDA ARNAUTH | "Flor do Fado"

Chega hoje às lojas o novo trabalho da fadista Mafalda Arnauth, "Flor de Fado".
O mote para este disco foram os espectáculos no Teatro da Trindade, seguindo-se de várias apresentações um pouco por todo o mundo. A partir daí novos temas foram pensados, trabalhados, criados e recriados.
No inicio do ano, Mafalda Arnauth reuniu-se em estúdio com os músicos que a acompanharam nos espectáculos: Luis Pontes (Guitarra Clássica), Ramon Maschio (Guitarra Clássica), Ângelo Freire (Guitarra Portuguesa), Fernando Júdice (baixo acústico).
A eles juntou-se Davide Zaccaria no violoncelo, e Ernesto Leite ao piano, como músicos convidados.
"Flor de Fado" é composto por dez temas inéditos e três versões “Tinta Verde” de Vitorino, “Flor de Verde Pinho” de Manuel Alegre e José Niza e ainda “Povo que lavas no rio” de Pedro Homem de Mello na música do fado Vitória, e que pela primeira vez Mafalda se aventura a gravar.
“Talvez Ali…”, um tema de Ernesto Leite, com poesia de Tiago Torres da Silva, é talvez uma das pérolas deste registo capaz de criar em todos aqueles que o ouvem uma onda de emoção e arrepio.
Uma das grandes surpresas é o tema “Entre a voz e o Oceano” de Olívia Bygton com poesia de Tiago Torres da Silva, interpretado pelas duas artistas num espírito de tertúlia, onde a voz, um grande poema e o violão nos fazem sentir o quanto a camaradagem e boa onda são responsáveis pela vontade de fazer música.
Em "Flor de Fado" encontramos fados da autoria de Luis Pontes e Ramon Maschio, bem como da própria Mafalda Arnauth e de Tiago Torres da Silva, poeta e letrista com uma visão cada cada vez mais inspirada e profunda da alma portuguesa e com uma inegável capacidade para criar palavras que pedem para ser cantadas.
"Flor de Fado" tem apresentação agendada para o dia 11 de Outubro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

HELDER MOUTINHO

Nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, Helder Moutinho sobe ao palco do King Theatre (Ulsan Culture & Arts Center), integrado no Ulsan World Music Festival , na Coreia do Sul.
Na semana seguinte, Helder Moutinho ruma até Londres para participar na festa de abertura do Atlantic Waves Festival no dia 13 de Outubro.
"Que fado é este que trago", titulo do seu novo álbum, tem edição prevista para a 2ª quinzena de Novembro.
O Fadista será acompanhado por Daniel Pinto (baixo), Ricardo Parreira (guitarra portuguesa) e Marco Oliveira (viola de fado).

KAPATAZ | "Nada a temer"

É em meados de 2003 que Brumal a.k.a. "Kapataz" começa a dar os primeiros passos como Mc. Ainda hoje fiel aos mesmos princípios da altura, Kapataz debita um Rap nu e cru sem preconceitos nem tento na língua e, acima de tudo, "Tripeiro".
Depois de uma rápida evolução no seu "Skill" a cidade começa a ver este Mc a dar os seus primeiros passos e a descobrir que foi talhado para o Hip Hop, é então que, por volta de 2004, o "Mc de combate" começa a dar uma série de concertos e participações ao vivo, que só abranda a meio de 2006 quando finalmente entra em estúdio e dá asas à sua criatividade.
Cerca de um ano depois surge "Nada a Temer" o seu primeiro álbum com sonoridade fiel a si mesmo.
Hoje, a partir das 22.00h, Kapataz apresenta no Fórum Fnac do Gaia Shopping o álbum "Nada a Temer".

TERYLENE | Canções de Charme

PENHAS ROCK 08

28/09/2008

BURAKA SOM SISTEMA

Chega amanhã às lojas o primeiro álbum dos Buraka Som Sistema, "Black Diamond".
Depois de "Sound of Kuduro Remix EP" ter sido recebido tão efusivamente, eis que chega finalmente o diamante em todo o seu esplendor.
Com uma fusão de linguagens de música urbana, viajando entre o kuduro, a electrónica e o funk, este álbum conta com a colaboração de vários artistas internacionais, como M.I.A, Virus Syndicate, Pongolove, Deize Tigrona, Puto Prata, Saborosa, Dj Znobia e Bruno M.
A edição está a cargo da Enchufada/Sony BMG e vai certamente marcar o ano de 2008!

NOISERV | "One Hundred Miles..."

David Santos é o nome por trás de "Noiserv". Criada em meados de 2005, esta entidade musical ganhou forma quando David decide gravar algumas ideias numa demo com o intuito de participar no Termómetro Unplugged desse ano.
Acabou por ser seleccionado para participar na eliminatória do Porto que ocorreu no Contagiarte. Não passou à final mas esta demo acaba por ser, alguns meses mais tarde, editada online na netlabel Merzbau.
O primeiro longa duração de Noiserv, chega-nos em edição de autor com o apoio da Merzbau. "One Hundred Miles From Thoughtlessness" é um passo declarado e afirmado na sua evolução.
Um disco feito de canções que nascem da inquietude do quarto pela voz lúgubre da guitarra, e que aos poucos vão sendo dissecadas e trabalhadas, até atingirem uma dimensão plena de criatividade.
A inclusão de diferentes elementos como caixas de música, pequenos ruídos mundanos, sintetizadores e xilofones, dão-lhe um novo carácter e novas cores sem que se perca a essência da canção.
As canções aqui presentes, são pequenos retratos, figuras imaginárias, narrativas incompletas, que espelham as vivências, a inocência e espontaneidade do seu autor, de uma forma tão honesta e sincera que difícil será não nos deixarmos tocar pelas mesmas.

www.myspace.com/noiserv

FÁBRICA DE SONHOS | Braga

Num registo marcado pela fusão das novas músicas do mundo em busca de novas sonoridades, os portugueses “Fábrica de Sonhos” passam pelo Theatro Circo em Braga dia 17 de Outubro(21.30h).
Com estreia em 2006 marcada pelo primeiro lugar no Concurso Nacional de Bandas Termómetro, os “Fábrica de Sonhos” apresentam agora em palco o primeiro lançamento da banda – um EP homónimo composto pelos temas “Rainbow Style”, “Fábrica de Sonhos” e “Dans Squizza”.
Ouvir alguns sons dos "Fábrica de Sonhos".

AZEVEDO SILVA EM CONCERTO

Azevedo Silva em concerto:
11 de Outubro - Associção Espontânea, Vila Real (22.00h)
17 de Outubro - Teatro Independente de Oeiras (21.00h)
18 de Outubro - Centro de Convergência, Odemira (20.00h)
14 de Novembro - Sesimbra (20.00h)
29 de Novembro - Festival Ibero Americano, Brasil (23.00h)
12 de Dezembro - Galeria do Desassossego, Beja (22.00h)
13 de Dezembro - Évora (22.00h)

ENA PÁ 2000 | Maxime

CARTAZ | Concerto

27/09/2008

UM CONCERTO PARA HOJE | Peixe:Avião

Os bracarenses Peixe:Avião deslocam-se amanhã ao Musicbox em Lisboa, para apresentarem em concerto o seu álbum de estreia "40.02" (Rastilho Records).
O concerto tem íncio agendado para as 0.00h e pode ser visto online Aqui!

SOFIA RIBEIRO | Lamego

Sofia Ribeiro é uma cantora de jazz que conta já com um percurso assinalável de sucessos acumulados pela Europa e EUA.
O seu quarteto interpreta originais, assim como arranjos de temas de compositores diversos, tais como Baden Powell, Tom Jobim e Sting.
No próximo dia 4 de Outubro a partir das 22.00h, o remodelado Teatro Ribeiro Conceição em Lamego, recebe Sofia Ribeiro para mais um espectáculo inserido no Douro Jazz 2008.
Sofia Ribeiro – voz
Óscar Graça – piano
Marc Demuth – contrabaixo
Leandro Leonet – bateria

http://www.dourojazz.com/

RODRIGO LEÃO & CINEMA ENSEMBLE

Nos dias 2 e 3 de Outubro Rodrigo Leão e o Cinema Ensemble são convidados especiais no Ulsan World Music Festival, na Coreia do Sul.
No primeiro dia, a banda participa nas cerimónias de abertura do evento, como convidada de honra. No dia seguinte, 3 de Outubro, Rodrigo e os seus companheiros voltam ao palco, desta vez já integrados na programação do Festival.
Do reportório fazem também parte algumas composições em latim, da fase inicial da carreira a solo de Rodrigo Leão, interpretados por Ângela Silva. A organização do Festival fez questão de pedir a Rodrigo que não deixasse de tocar o tema "O Imortal".
"Alma Mater" o último dos discos da fase "clássica" do compositor que foi editado em Portugal em 2000, foi este ano lançado na Coreia atingindo vendas de 3000 unidades em apenas 6 meses.
"Cinema" também já tem distribuição neste país e em breve será a vez da compilação "O Mundo" a ser lançada na Coreia do Sul.

UNNAMED | Viseu

Foi no ano de 2005, que a banda "UnNamed" surgiu com um trabalho que teve nome de "Efeitos".
Oriundos da cidade de Viseu esta banda de originais teve influências de bandas como os Silence 4, Hands on Approach e Blind Zero.
A sua música poderá ser considerada Pop Rock e todos confirmarão isso na suavidade das suas letras.
27 de Setembro - Fórum Fnac Viseu, 21.30h

BLITZ #28 | Nas bancas

Já está nas bancas a Blitz #28!
A edição do mês de Outubro reserva-nos poucas surpresas no que toca à música portuguesa.
O grande destaque deste número vai para a entrevista aos Buraca Som Sistema. São um fenómeno transversal que o jornalista Ricardo Raínho foi conhecer de perto.
"Os Buraka Som Sistema arrasam palcos por todo o país (e não só) mas só agora chegam ao primeiro álbum. Numa entrevista truculenta, fique a saber que foi M.I.A. a contactá-los e não o contrário, e que Petty, a voz do hit "Yah!", nunca fez parte da banda".
Figura também de destaque no último número da Blitz, é Mafalda Arnauth, que confessa em que ponto da sua vida é que se perdeu uma veterinária e se ganhou uma fadista.
No "Guia" há crítica aos discos de Dany Silva (4/5), Buraka Som Sistema (4/5) e Rose Blanket (3/5).
No suplemento que acompanha a Blitz # 28 há uma entrevista a Manuela Azevedo dos Clã.

PLUMA COM PORTUGAL NO CORAÇÃO

VÍDEOCLIP | "Febras de Sábado à Noite"

"Febras de sábado à noite", vídeoclip/single para o álbum Iblussom dos Trabalhadores do Comércio.

26/09/2008

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para Podcast a última emissão do Portugal Rebelde.

TIM | Theatro Circo

Em plena digressão de apresentação do trabalho “Um e o Outro”, Tim passa, a solo, pelo Theatro Circo, dia 7 de Outubro, às 21.30h, para dar a conhecer ao público bracarense o resultado da consolidação de outras histórias e outras músicas existentes no seu imaginário, «além do grande trabalho colectivo que são os Xutos & Pontapés».
Depois de “Olhos Meus”, Tim, que neste projecto conta com a colaboração de Samuel Palitos (bateria), Pedro Gonçalves (baixo), José Cardoso (teclas) e com a parceria de Mariza e Mário Laginha no tema “Fado do Encontro”, regressa a solo num registo definido entre o electro dos “loops” e sintetizadores e o acústico das guitarras, o que dá origem a temas como “Pela Porta Mal Fechada”, “O Amor”, “O Gato e a Manta de Lã” ou “Contraluz”.
+ Info:

MESA | Guimarães

Os Mesa dão mais uma vez que falar. O espectáculo agendado para o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) em Guimarães, amanhã , no Pequeno Auditório, foi transferido para o Grande Auditório, devido à grande afluência de público.
Esta aposta deve-se ao excelente percurso que o grupo tem demonstrado, onde a maturidade musical e a beleza dos poemas atingem níveis de grande qualidade.
Em palco, Mónica Ferraz (voz), João Pedro Coimbra (teclas, samplers, coros), Jorge Coelho (guitarra, coros), Miguel Ramos (baixo, coros) e Ruka (bateria), irão mostrar temas deste 3º trabalho de originais, bem como alguns êxitos anteriores.
Os elementos cénicos, que se espalham por entre os músicos, têm uma força e importância de relevo, jogando com um efeito de luzes ímpar.

ELECTRIC WILLOW | Tour Fnac`s

Nothing´s Ever Good Enough Tour:

27 de Setembro - Fnac Almada/17.00h

27 de Setembro - Fnac Cascais/21.30h

www.myspace.com/electricwillowband

CARTAZ | Concerto

CLUNK! | Beja

VÍDEOCLIP | "No Worries in Frame" - MAU

"No Worries in Frame", segundo single retirado do álbum "Tales of Wonder, Fur and Deception" dos Man And Unable (MAU).

25/09/2008

TRIBUTO A CARLOS PAIÃO

20 anos após a morte de Carlos Paião, a nova geração de músicos portugueses presta um "Tributo" à música de Carlos Paião.
Considerado um dos maiores compositores portugueses, Carlos Paião e a sua música são intemporais, sobrevivendo a diversas gerações.
Rui Veloso, Balla, Loto, Tiago Bettencourt, Vicious Five, Sam The Kid, Pólo Norte ou 4Taste são alguns dos nomes que assinam o disco, que estará á venda no próximo dia 29 de Setembro.
Carlos Paião morreu a 26 de Agosto de 1988, aos 30 anos, vítima de um acidente de viação perto de Rio Maior.
Das 500 canções que escreveu só chegou a gravar 50, donde se destacam, além de "Play-Back", êxitos como "Cinderela", "Pó-de-Arroz" ou "Vinho do Porto".
Alinhamento do disco:
01. Rui Veloso - Cinderela
02. Tiago Bettencourt e Mantha - Pó de Arroz
03. Donna Maria - Vinho do Porto
04. F - Cegonha
05. Pólo Norte - Eu não sou Poeta
06. Per7ume - Versos de Amor
07. Balla - Não há duas sem três
08. Mesa - Senhor Extraterrestre
09. Loto - Telefonia
10. M.A.U. - Ga-gago
11. Sam The Kid - Playback (Instrumental)
12. 4Taste – Playback
13. Oioai - Discoteca
14. The Vicious Five - Zero a Zero

"PARA ALÉM DA SAUDADE" | Dupla Platina

‘Para Além da Saudade’, o mais recente álbum de Ana Moura não pára de aumentar a fasquia do seu sucesso.
Há 69 semanas no top de vendas nacional, presente na tabela desde a sua edição em Maio de 2007, este foi o disco que projectou Ana Moura em definitivo como uma das vozes maiores do fado.
Nesta altura, temas como ‘Búzios’, ‘O Fado da Procura’ ou ‘Até ao Fim do Fim’ tornaram-se clássicos e prometem ficar para sempre na memória de todos nós.
Agora, ‘Para Além da Saudade’ atingiu a Dupla Platina, por vendas superiores a 40 mil unidades, um feito para a fadista que, no ano passado tinha alcançado pela primeira vez, com um disco seu, o Galardão de Ouro.
A Platina tinha chegado também este ano, no início do Verão, quando Ana Moura pisou, pela primeira vez, os palcos dos Coliseus de Lisboa e do Porto. Concertos inesquecíveis que a partir de Novembro poderão ser recordados naquele que será o primeiro DVD de Ana Moura.

CAMANÉ | Coliseu do Porto

Camané está, este ano, de regresso… aos originais gravados em disco, aos originais interpretados em palco!
Depois do lançamento de “Sempre de mim”, muitas foram já as localidades e as salas por onde a tour iniciada em Abril já passou, entre elas, o Coliseu de Lisboa com lotação esgotada.
E esta será a primeira vez que actua em nome próprio, no Coliseu do Porto, o que promete ser, para já, a grande apresentação ao vivo, na cidade invicta, do tão badalado novo disco.
Camané escolheu há muito o seu caminho no Fado mas todas as experiências artísticas contribuíram para o que tem alcançado em termos interpretativos; e o que é hoje visível e indiscutível é a sua postura de sobriedade, respeito e rigor perante a sua arte maior.
Insistindo na divulgação de um repertório centrado no seu lado Tradicional, sem deixar de arriscar ao utilizar novas linguagens poéticas e musicais, os novos fados reflectem duas vertentes: uma de novidade – temas inéditos de Alain Oulman, como “ Sei de um rio”, poemas de Luiz Macedo nunca antes musicados, como “Bicho de conta”, um “fado” de Sérgio Godinho “Sonhar durante o fado” ou uma letra de Jacinto Lucas Pires num fado tradicional – outra pelas escolhas que já deram bons frutos – poemas de Fernando Pessoa e Pedro Homem de Mello, a irresistível métrica de Manuela de Freitas em “Ciúmes da saudade” e as inconfundíveis melodias de José Mário Branco com “Lembra-te sempre de mim”…
Os fados antigos mais conhecidos não deixarão de ser ouvidos como é o caso de “Mais um fado o fado”, “Ela tinha uma amiga” ou “Senhora do Livramento”.
27 de Novembro
Camané - Coliseu do Porto

HIGH FLYING BIRD | Tour Escritos

High Flying Bird "Escritos Tour":
04 de Outubro - Galeria do Desassossego, Beja (22.00h)
17 de Outubro - Maus Hábitos, Porto, (22.30h)
24 de Outubro - Alla Scala, Braga (23.00h)
05 de Dezembro - Casa da Juventude de Esposende, 22.00h

GNR+GNR | RTP1

A banda de Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão subiu ao palco do Pavilhão Atlântico com a banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana, com 120 elementos, dirigida pelo Tenente Coronel Jacinto Montezo.
O rock vanguardista e peculiar dos GNR e a tradição secular da Banda Sinfónica da GNR num concerto memorável!
No próximo dia 27 de Setembro a RTP1, transmite a partir 23.45h o concerto gravado no Pavilhão Atlântico.

UM CONCERTO PARA HOJE | Frango

CARTAZ | Concerto

24/09/2008

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

Os destaques para a emissão de hoje do Portugal Rebelde vão para as entrevistas aos Black Company e Mesa. Emissão a não perder na Douro FM (91.4), a partir das 22.00h.
A emissão do Portugal Rebelde, pode ser sintonizada Aqui.

QUILÓMETRO ZERO | RTP2

“No próximo KM0 partimos à descoberta da música que se faz no Alentejo.
De caminho, paramos na margem Sul do Tejo, em Almada, para escutar os Dr. Estranho Amor, seguimos em direcção a Montemor-o-Novo, onde pairam os Projecto Fuga e terminamos em Odemira, ao som da música new age dos Oxalá”, explica JP Simões, apresentador da série documental sobre a nova música portuguesa, exibida sábados, pelas 19.30h, na RTP2.

VÍDEOCLIP | "Anti-Herói" - Valete

Hoje recuperamos o vídeoclip"Anti-Herói", um tema que faz parte do álbum "Serviço Público" de Valete, editado em 2006 (Horizontal Records).

THE GLOCKENWISE | Porto Rio

CLUNK! | Évora

23/09/2008

DREAMS IN COLOUR | Platina

“Dreams in Colour”, o terceiro álbum de originais de David Fonseca a solo, editado em Outubro do ano passado, acaba de ser galardoado com o Disco de Platina, por vendas superiores a 20.000 unidades.
Esta é a primeira vez que David Fonseca conquista o Galardão de Platina na sua carreira a solo. David Fonseca dificilmente esquecerá 2007 e 2008, anos que o consagraram como um dos mais importantes músicos da sua geração.
Para além de ter conquistado pela primeira vez o Galardão de Platina, David Fonseca viu “Dreams in Colour” entrar directamente para o 1º lugar do Top Nacional de Vendas, dois singles – “Superstars” e “Kiss Me, Oh Kiss Me” – chegarem ao 1º lugar do Top Nacional de Airplay, percorreu todo o país no espaço de 1 ano e esgotou o Coliseu de Lisboa em Abril passado.
Entretanto, “Dreams in Colour” foi também editado em Itália e na Grécia e será editado brevemente em Espanha. Actuou a solo em Milão, Itália e actuará com a sua banda no próximo dia 4 de Outubro em Atenas, Grécia, num evento promovido pela MTV.
Este fantástico período de David Fonseca culminará com a edição em DVD do surpreendente concerto no Coliseu de Lisboa, prevista para Novembro.
Agenda:
27 de Setembro/22.00h – Arouca (Ar Livre)
03 de Outubro/22.00h – Gondomar (Ar Livre)
04 de Outubro – Atenas - Grécia

NORBERTO LOBO EM CONCERTO

Abenda:

23 de Setembro - Festival B.O.M, Barreiro

01 de Outubro - Teatro Aveirense, Aveiro

02 de Outubro - Salão Brasil, Coimbra

03 de Outubro - Maus Hábitos, Porto

11 de Outubro - Paris

15 de Outubro - Teatro Viriato, Viseu

16 de Outubro - Central Pub, Viseu

17 de Outubro - Tertúlia Castelense, Castelo da Maia

PER7UME | Agenda

Agenda "Per7ume":
27 de Setembro – Évora
12 de Outubro - Discoteca Lagares, Amares
19 de Outubro - Fnac Mar Shopping (inauguração)
08 de Novembro – Auditório Municipal de Braga
15 de Novembro – Cine Batalha, Porto
26 de Novembro - Fnac Gaia (Dia Aderente)
06 Dez – Aula Magna de Lisboa

BIAROOZ | Vila Nova de Famalicão

QUARTETO 4444 | Maxime

22/09/2008

XUTOS E PONTAPÉS | Álbum novo em 2009

Os Xutos & Pontapés encontram-se já nos preparativos para a edição do seu novo álbum, que está previsto ser lançado em Janeiro de 2009.

CAMANÉ | Womex 2008

Camané irá representar Portugal na Womex 2008 – a maior feira de “world music” do Mundo – que acontece entre 29 de Outubro e 2 de Novembro.
Esta feira reúne anualmente cerca de 3000 profissionais de 90 países que se dividem entre stands, conferências e showcases.
Esta selecção vem demonstrar a universalidade do Fado e o momento alto que Camané vive na sua carreira.
O fadista aproveitará esta presença em Sevilha, não só para cantar alguns dos temas representativos da sua carreira, mas também para apresentar os novos temas que compõem “Sempre de Mim”, o seu último trabalho de originais, editado este ano.

DOURO JAZZ | Quarteto Fátima Serro

O Quarteto Fátima Serro reúne alguns dos nomes importantes do jazz português, aliando à voz, ao piano e ao contrabaixo o timbre inusual do acordeão.
Fátima Serro – voz
Paulo Gomes – piano
Nokas – acordeão
Zé Lima – contrabaixo
No próximo dia 26 de Setembro o Museu do Douro em Peso da Régua, volta a ser palco para mais uma noite de Jazz em época de vindimas.
O espectáculo tem início às 22.00h, com entrada livre.
+ Info:
/>