31/12/2008

COLHEITA DE 2008

Com o ano de 2008 a despedir-se, aqui ficam as escolhas do Portugal Rebelde. Da "collheita" de 2008, Manuel Cruz e o seu novo projecto "Foge Foge Bandido", merece o destaque para o melhor álbum do ano.

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

As emissões do programa Portugal Rebelde voltam à Douro FM, a partir de 7 de Janeiro de 2009.
Estão disponíveis para download as últimas emissões de 2008 do Portugal Rebelde.

PENSÃO LISTOPAD | Novos sons

Os Pensão Listopad são uma banda que se divide entre o Porto e Wroclaw, na Polónia. João Sousa, Kamil Radek e Katarzyna Wrona, dão corpo a canções instrumentais marcadas pela sonoridade acústica com uma noção harmónica e melódica claramente inspiradas na música de leste.

Revisitam a ambiência romântica da música do final do século XIX, ao mesmo tempo que exploram um certo sentido rítmico de influência africana, o dramatismo do fado e o esoterismo free-form da música indiana.

Ao longo de “Concerto Dentrum” sentimos uma presença quase fantasmagórica de vários nomes incontornáveis da música contemporânea, desde a mais erudita à música popular, como Chopin, Ravi Shankar, Carlos Paredes ou Nick Drake, criando uma estética que vive em consonância com outros nomes seus contemporâneos como Clogs, Balmorhea ou os suecos Tape.

Podem fazer o download gatuito de "Concerto Dentrum", AQUI.

www.myspace.com/pensaolistopad

HUMUS

Humus é um projecto musical Pop/Rock/Acústico que tem sede em Santa Maria da Feira mas cujos "braços" se extendem a cidades como Coimbra, Aveiro, Viseu ou Guimarães.
Os Humus foram fundados oficialmente no mês de Novembro de 2005. A sua arquitectura mental, contudo,desenvolvia-se desde meados do mesmo ano.
Idealizado por Diogo Brandão e Rúben Maia, o projecto floresceu tendo como catalisador a amizade e a partilha de experiências pessoais e académicas. Desta base criou-se odesejo de reunir um grupo de amigos que partilhasse em comum um sonho, um objectivo, uma paixão…
Desde sempre houve o intuito de criar música original e criá-la bem. Humus é, portanto, uma banda de originais,ambiciosa, motivada e em plena actividade. A sua estreia teve lugar a 14 de Julho de 2006 num evento organizado por uma editora do norte do país.
Esta foi tão portentosa que culminou numa proposta para elaborar, desde logo,um registo áudio. Apesar da tentação, parecia muito cedo e pouco natural prescindir de um processo dematuração que se afigura obrigatório na evolução de qualquer novo projecto musical.
A opção então foi apostarna criação de boas músicas, fazer uma ou duas versões de artistas portugueses de referência e partir para ospalcos. Essa fase de intensa divulgação atingiu o seu pico nos inícios de 2007.
O primeiro trabalho da banda, foi recentemente gravado, nos Estúdios Sá da Bandeira no Porto e masterizado no West West Side Music em Nova Iorque (Alan Douches); este primeiro álbum (sem edição) é composto por 8 temas cantados em português e 2 em inglês.
A paixão pela música e a busca do groove perfeito fá-los prosseguir com as suas criações. Heterogénea e envolvente, a sua música atravessa numerosos estilos, resultando num caldo orgânico, fértil e em constante metamorfose a que chamamos... Humus.

FIM DE ANO EM LISBOA

PHALASOLO | Música para download

29/12/2008

JOEL XAVIER | Braga

Reconhecido como «um dos melhores guitarristas latinos do mundo», Joel Xavier sobe ao palco principal do Theatro Circo no próximo dia 17 de Janeiro (21.30h) para apresentar “Saravá”, trabalho discográfico gravado ao vivo no Teatro São Luiz, em Lisboa.
Vencedor de vários prémios em concursos de todo o mundo, o guitarrista que já actuou ao lado de nomes como Paco de Lucia, Vicente Amigo, John Williams, Richard Galliano ou Ron Carter, surge agora em formato trio para, com o baixista Gustavo Roriz e o baterista Milton Batera apresentar um projecto resultante da fusão entre jazz e variados ritmos afro-brasileiros.

www.myspace.com/joelxaviersite

PLASTICA | Agenda

Agenda "Pastica":
9 de Janeiro - CAE, Portalegre
10 de Janeiro - Centro Cultural de Alcochete
22 de Janeiro - Auditório Municipal de Seia
23 de Janeiro - Auditório da Azambuja
24 de Janeiro - Auditório Municipal R. Correia, Almada
30 de Janeiro - Centro Cultural, Redondo
31 de Janeiro - Musicbox, Lisboa

CARTAZ | Concerto

28/12/2008

BUNNYRANCH | Theatro Circo

Resultado do regresso da banda de Coimbra aos estúdios, os “Bunnyranch” apresentam-se no próximo dia 16 de Janeiro no Pequeno Auditório com o recente “Teach us Lord How to Wait”.
Com uma formação composta por Kaló (bateria e voz), João Cardoso (piano), Pedro Calhau (baixo) e Augusto Cardoso (guitarra), os “Bunnyranch” voltam a subir aos palcos nacionais após um percurso que se iniciou em 2002 com o lançamento do EP “Too Flop to Boogie” e que ficou marcado pela presença nos palcos principais dos festivais de rock nacionais e por digressões por Espanha, França, Inglaterra e, recentemente, pelos Estados Unidos.

VÍDEOCLIP | "Nem sempre dá" - Supa

A banda de Nucleo, Gab e DJ Ride lançou este ano o disco de estreia do seu novo projecto. Chama-se "Shift" e tem edição da Matarroa, com o apoio da Radio Fazuma.
O primeiro vídeoclip/single deste disco chama-se "Nem sempre dá".

HOT PINK ABUSE | Agenda

27/12/2008

CANCIONEIRO DO ALTO DOURO

O Grande Cancioneiro do Alto Douro, da autoria de Altino Moreira Cardoso, é composto por dois volumes de recolhas de música tradicional do Alto Douro.
O primeiro volume reúne 600 canções da Vinha. No segundo volume estão reunidas canções de Natal, Reis, Embalar, Rimances, Tunas e cantigas avulsas.
Num ensaio introdutório, o autor, licenciado em Letras e também antigo tocador de um rancho do Alto Douro e elemento do Conservatório e da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, estabelece e demonstra, em muitas cantigas do Alto Douro, marcas irrefutáveis da sua origem galego-portuguesa, difundida de Santiago de Compostela para Lamego durante as peregrinações e movimentos militares dos cruzados na fundação de Portugal por D. Afonso Henriques e revivificada nas vindimas, após a fundação da Região Demarcada do Vinho do Porto.
Tal demonstração baseia-se em aspectos do conteúdo (a coita de iniciativa feminina, o animismo, a ruralidade, com seus bailes, fontes, rios, romarias...) e da estilística poética própria dessa lírica trovadoresca: o paralelismo, com "leixa-pren", alternância vocálica, refrão, adequação à dança, etc.
Nesta tese inicial são ainda estudados outros aspectos: os musicais, que tentam explicar o desaparecimento das músicas medievais e os poéticos que exploram os poemas como textos literários autónomos, com simbologia própria.
Volume I -Cantigas da Vinha“ precedidas de uma tese inicial que liga algumas cantigas á lírica trovadoresca (cantigas populares de amigo), provenientes de Santiago de Compostela, no início da fundação da nacionalidade, com D. Afonso Henriques, em Lamego (e Tarouca).
Volume II - “Músicas de Tunas Rurais, Natal-Reis, Romances, Cantos Religiosos, Cantos Avulsos do Trabalho, Desgarradas.

GEADA 2008 | Miranda do Douro

"A 1ª edição do GEADA terá como objectivos principais: festejar e divulgar a cultura, a língua e as tradições de Inverno das Terras de Miranda e prestar homenagem a um dos maiores vultos da cultura nacional, José Leite de Vasconcelos, no ano em que se comemoram os 150 anos do seu nascimento.
Ao participante, ao longo do festival será dada a possibilidade de viver, pela primeira vez, algumas das tradições de inverno próprias do planalto mirandês.
Assim, qualquer um poderá intervir pessoalmente, numa matança tradicional, dançar à volta da tradicional fogueira do galo, e ao som ecoante das mais belas gaitas-de-foles poderão dançar pauliteiros e música tradicional mirandesa, tocar instrumentos tradicionais, conhecer a lingua mirandesa, passear por algumas das mais belas aldeias do planalto, acompanhando a vida e obra de José Leite de Vasconcelos, fazer e provar enchidos, e deliciar-se com os sabores da gastronomia tradicional mirandesa.
O GEADA envolve música e quando se fala de música tradicional, este planalto acorda e revela-se ao mundo. Grupos como "Galandum Galundaina", "Pauliteiros de Miranda do Douro", "L Bombo", "La Xaranga de Zeek i Trasgo", "Gaiteiricos" e "Quinteto Reis" são referência no nordeste musical que se farão ouvir durante o festival.
Mas o festival, tal como a música, não se cingirá às sua fronteiras geográficas. Do mundo encantado das gaitas, dos bombos e das tradições chegarão os "Tuttis Catraputtis", os "Roncos do Diabo" e os asturianos "L'Andecha Turcipié", perfeitos reis magos da festa.
Durante o GEADA, a miscelânia de gerações criará um ambiente inter-geracional fantástico, em que o convívio e a troca de experiências, serão o ponto de partida para a festa ao longo de todo o fim-de-semana". ( in "Geada 2008")

PAULO PRAÇA | Tertúlia Castelense

Paulo Praça é já um veterano do circuito rock nacional. Mas ouvindo-se o seu novo álbum, «Disco de Cabeceira», até parece que é um cantor, compositor e instrumentista em início de carreira, tal é a frescura, a originalidade e a surpresa que este disco tem lá dentro.
E, de alguma maneira, assim o é: um álbum de início de carreira, pelo menos o início da carreira a solo de Paulo Praça, o mesmo Paulo Praça que passou por alguns dos mais importantes grupos portugueses - de Ulisses Cobarde e Os Heróis na segunda metade dos anos 80 aos seminais TurboJunk.i.e, na década de 90, e dos Grace aos soberbos Plaza, já neste século.
E o som de Paulo Praça, a solo, apesar de ter pontos de contacto com alguns dos projectos anteriores – não está lá o lado electrónico dos Plaza, embora estando lá a folk, o rock psicadélico, o stoner rock, a alt.country, os blues e até... a bossa-nova e alusões aos Clash ou aos Beatles - é um som novo e muito bem-vindo na sua carreira, cantado em português e do bom!, que é urgente conhecer em concerto.
Ao vivo, Paulo Praça é acompanhado pelos Bons Rapazes: Renato Dias (guitarra), Eurico Amorim (teclados), Miguel Barros (baixo) e André Holanda (bateria) – estes últimos integram também a banda de Jorge Palma.
Paulo Praça, apresenta-se hoje em concerto, a partir das 22.00h, na Tertúlia Castelense (Maia).

VÍDEOCLIP | "Lembra-te Sempre de Mim"

"Lembra-te sempre de mim", mais um dos temas que faz parte do álbum "Sempre de Mim" de Camané, um dos discos com "cinco estrelas" editados em 2008.

NBC & OS FUNKS | Agenda

Agenda "NBC & os Funks":
10 de Janeiro - Fnac Cascais
24 de Janeiro - Fnac Coimbra
13 de Fevereiro - Concerto nos estúdios da Mega FM, 19.00h

SENSI & THE SHORTCUTS | Lisboa

MUSICALGARVE | 1º Concurso de Bandas

26/12/2008

OS MELHORES DE 2008 | Escolhas do JN

Com o ano de 2008 a "despedir-se", vão surgindo em muitas publicações as incontornáveis listas dos "Melhores do Ano".
Hoje destacamos as escolhas do "Jornal de Notícias/Notícias Sábado", no que diz respeito ao Top´10 da música portuguesa.
01. António Pinho Vargas, "Solo"
02. Camané, "Sempre de Mim"
03. Rui Reininho, "Companhia das Índias"
o4. Buraka Som Sistema, "Black Diamond"
05. Dead Combo, "Lusitânia Playboys"
06. Mão Morta, "Maldoror"
07. Tiago Guillul, "IV"
08. B Fachada, "Viola Braguesa"
09. Macacos do Chinês, "Plutão"
10. Os Pontos Negros, "Magnífico Material Inútil"

WASTE DISPOSAL MACHINE | "Interference"

"Interference" é o título do aguardado álbum de estreia dos Waste Disposal Machine.
A banda sedeada em em Tomar/Torres Novas, alcançou nos últimos dois anos um círculo invejável de concertos de norte a sul do páis, fazendo a abertura de algumas bandas nacionais e sendo convidada para algumas actuações em Espanha.
Caracterizados como uma banda de rock/electro/industrial, as suas intensas perfomances ao vivo, onde a música e o vídeo se fundem, mergulhando o público no mundo negro e virtual dos Waste Disposal Machine.
Constituído por 13 temas (uma introdução, oito originais e quatro remisturas), "Interference" resume alguns ano de intenso trabalho e dedicação, assinalndo ainda o fim de um ciclo no trajecto dos Waste Disposal Machine.
Ouvir alguns sons dos Waste Disposal Machine.

VÍDEOCLIP | "Beijas como uma Freira"

"Beijas como uma Freira", vídeoclip/single para o álbum "IV" de Tiago Guillul, uma das grandes revelações para o ano de 2008.

ABZTRAQT SIR Q | Musicbox

CARTAZ | Concerto

25/12/2008

FELIZ NATAL E UM 2009 "REBELDE"

O Portugal Rebelde deseja a todos:
Os ouvintes da Douro FM
Os leitores do blog
Os amigos do myspace
Às bandas e músicos
Os produtores e promotores
Os agentes e managers
Os editores e distribuidores
Um Bom Natal e um 2009 "cheio" de Música Portuguesa!

24/12/2008

THE GAMA GT BLUES PROJECT | Novos Sons

Onde está o Blues nacional? Foi essa a interrogação que no final de 2004 levou os Gama GT a iniciar uma aventura com raízes americanas, mas falada na língua de Camões.
Afinal de contas, num país repleto de histórias de tristeza e amargura, tão bem interpretadas no Fado, será que o Blues tem uma palavra a dizer?
Os Gama GT acreditam que sim e, motivados por essa crença, criaram The Gama GT Blues Project, que embora se trate de um projecto recente, contam já com alguns anos de experiência como músicos.
Gravaram o que para muitos poderá ser apenas mais um disco de Blues, mas para a banda simboliza o assumir de um projecto com significado.

Para conhecer um pouco destes "Blues à moda do Porto", basta passar pelo myspace da banda.

www.myspace.com/gamagt

UM CONCERTO PARA HOJE | Ena Pá 2000

WOKINI + OS PONTOS NEGROS

THANATOSCHIZO | Chaves

23/12/2008

DEOLINDA | Theatro Circo

Os Deolinda apresentam-se no próximo dia 24 de Janeiro de 2009, no Theatro Circo, em Braga.
Empenhados em ultrapassar os habituais clichés associados ao fado, os “Deolinda” inspiram-se na música popular portuguesa, concretamente num universo que abarca nomes como Zeca Afonso, António Variações, Sérgio Godinho, Madredeus, Amália Rodrigues ou Alfredo Marceneiro, nos sons rancheros mechicanos, no samba, jazz e pop para criar um estilo próprio, que, na voz de Ana Bacalhau, coloca letras marcadas por um humor mordaz ou pela mais fiel tradição fadista.

www.myspace.com/deolindalisboa

VÍDEOCLIP | "Amor o teu nome"

"Amor o teu nome", um dos temas que faz parte do novíssimo trabalho de Joana Amendoeira & Mar Ensemble.

FESTIVAL DE MÚSICA DE CORROIOS

BIAROOZ | Barcelos

DEFYING CONTROL | "Stories of Hope..."

21/12/2008

"DIF" ONLINE | Dezembro

"... E assim chegamos ao fim. Sendo o fim apenas o fechar de um ciclo, um criar de condições que permite o abrir de outro. Os anos passam cada vez mais rápido.
Condensam em si tantas histórias e aventuras vividas ao milímetro e passadas com a intensidade de uma tempestade, que os meses parecem nos, os anos parecem vidas e as vidas parecem eras. Este mês queremos parar um pouco a velocidade da grande esfera.
Passar o tempo como o tempo pas-a e dar que ler e que falar por dois meses. Sem pressa, pois o ano novo está aí e antes da corrida há que aquecer convenientemente os músculos.
Boa saída. Boa entrada. Voltaremos com os primeiros pássaros!"
O destaque da DIF na edição de Dezembro vai para os Gala Drop. Pedro Figueiredo conversa com Nélson Gomes, um dos elementos dos Gala Drop, que fala sobre o disco de estreia da banda, acabadinho de chegar ao mercado.

VÍDEOCLIP | "Brasil Pop Portugal" - Pluma

Chama-se "Brasil Pop Portugal" e é o novo vídeoclip do projecto Pluma.

FESTIVAL PASSAGEM DE ANO | Coimbra

JAZZFEST | Portalegre

CARTAZ | Concerto

20/12/2008

AS 3 MARIAS | Matosinhos

As 3 Marias são um novo projecto do Porto. O grupo é constituído por Cristina Bacelar (guitarra e voz), Fátima Santos (acordeão), Sara Barbosa (contrabaixo) e Zagalo (Percussão).
Estes elementos, tendo-se conhecido noutros universos musicais, nomeadamente nos Frei Fado d'el Rei, nos Musa ao Espelho e nos Mu, encontraram um espaço comum de criatividade.
Neste novo projecto sentem-se influências de recursos clássicos do tango, misturados com flamenco, bolero, bossa, jazz, tango canção e ainda outros imaginários musicais.
Sendo o tango uma mistura de vários ritmos, de diferentes tendências dentro deste género musical, As 3 Marias optam pelo tango canção, onde a letra tem a mesma relevância que a parte instrumental, aliás característica deste estilo musical.
Amanhã, apresentam-se no Fórum Fnac do Norteshopping, a partir das 17.00h, para darem conhecer alguns dos sons que farão parte do seu primeiro álbum, a editar em 2009.

OS AZEITONAS | Porto

Os Azeitonas apresentam-se no próximo dia 23 de Dezembro, no Cinema Batalha (Porto), para mais uma apresentação do seu último trabalho, "Rádio Alegria".
Nena dos Azeitonas levanta um pouco do "véu" do concerto dos Azeitonas, no Cinema Batalha.
O vídeo pode ser visto Aqui.

BLITZ #31 | Nas bancas

Já está nas bancas a edição de Janeiro da revista Blitz.
Nesta edição, os grandes destaques vão para as entrevistas a Rui Reininho, a propósito do seu álbum de estreia, "Companhia das Índias", e Maria João & Mário Laginha.
"Rui Reininho garante que, apesar da idade e da conversão às medicinas alternativas, ainda é "um infante terrível", enquanto Maria João & Mário Laginha , juntos em disco há 25 anos, recordam os tempos em que atiravam coisas um ao outro nos bastidores de concertos com casa cheia".
Na secção "Quase Famosos", encontramos The Guys from the Caravan, que revelam algumas "histórias" do seu primeiro disco, "Noah´s Arkk of Pain".
No "Guia", encontramos críticas aos discos de Tim (4/5), Bob da Rage Sense (4/5), Lena d´Água (4/5), Bunnyranch (3/5), UHF (4/5), Filrt (3/5) e Rui Reininho 84/5).
Destaque ainda para os DVS de David Fonseca (4/5), Jorge Palma (4/5) e Ana Moura (4/5).

VÍDEOCLIP | "Official honest note" - Agressiv

Chama-se "Official honest note" e é o vídeoclip de apresentação do projecto Agressiv.

19/12/2008

DA WEASEL | Terreiro do Paço

Os Da Weasel estão confirmados para brindar a entrada dos Lisboetas em 2009!
Logo após o fogo-de-artifício, introduzidos pelas 12 badaladas, os Doninha sobem ao palco instalado no Terreiro do Paço, para um espectáculo que irá dar forças para dançar e cantar até aos primeiros raios de sol do 1º dia de Janeiro.
O recente trabalho que o grupo de Almada editou, “Da Weasel, Ao Vivo no Pavilhão Atlântico” (CD/DVD), lançado no mercado no passado dia 29 de Novembro, tem dado muito que falar.
Para além de três edições, das óptimas críticas e da excelente receptividade por parte dos fãs, já atingiu o galardão Platina.
Mais um excelente motivo para aparecer no Terreiro do Paço dia 31 de Dezembro e celebrar com os Da Weasel ambas as efemérides.

TARA PERDIDA | Concertos em 2009

O ano de 2008 foi um dos mais importantes na carreira dos Tara Perdida.
Depois de terem passado pelos Festivais Super Bock Super Bock (Lisboa), Marés Vivas (Vila Nova de Gaia) e Rock Atlântico (S. Martinho do Porto), onde receberam fortes elogios pelas suas notáveis actuações e pela capacidade de movimentarem multidões para os seus espectáculos, os Tara Perdida voltaram a dar que falar no Festival Sudoeste para abrir o palco principal.
Após 14 anos de carreira e de um forte reconhecimento por parte dos media e do público em geral, é tempo de avançar para as produções em nome próprio.
Assim, os Tara Perdida sobem ao palco do Coliseu dos Recreios no próximo dia 20 de Fevereiro de 2009 e ao palco do Cinema Batalha no dia 27 de Fevereiro.
Serão duas noites para festejar. É tempo dos Tara Perdida e do seu público desfrutarem de dois momentos de consagração nas principais cidades do país.

TEMPLÁRIOS DO ROCK EM CONCERTO

DEZEMBRO NO KASTRU´S BAR

ENA PÁ 2000 | Maxime

18/12/2008

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para download a última edição de 2008 do Portugal Rebelde, com a participação de David Santos, a voz do projecto Noiserv.
www.portugalrebelde.podomatic.com

VÍDEOCLIP | "Chloe's Hair" - The Weatherman

The Weatherman está de volta aos discos, “Chloe’s Hair” é o vídeoclip/single de apresentação de “Jamboree Park At The Milky Way”. O disco chega às lojas no dia 9 de Março de 2009.

VOZES DA RÁDIO | Matosinhos

Em 2003 após dezenas de concertos de Natal as Vozes da Rádio lançaram o disco Natal onde em 17 temas cantam os mais diversos Natais: o sacro, o profano, o rico, o pobre.
São canções do mundo onde o Menino Jesus convive com o Pai Natal e onde se canta em 7 línguas diferentes.
A juntar ao Natal português, brasileiro, polaco, alemão, inglês, francês, americano, húngaro e catalão as Vozes da Rádio juntaram ainda 3 originais de Natal tentando desta forma enriquecer o enorme cancioneiro natalício.
Em 2006 este disco foi reeditado com a inclusão de mais dois novos temas, tornando-se num disco de referência da época natalícia!

20 de Dezembro - Fórum Fnac NorteShopping, 16.00

BUENOS AIRES | Alla Scalla

/>