31/03/2009

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

Os destaques para a emissão de amanhã do Portugal Rebelde, vão para as entrevistas aos A jigsaw e O Ludo.
Emissão a não perder na Douro FM, a partir das 22.00h.

FATO / FETO | Vitória em Corroios

Os Fato/Feto de Évora foram os vencedores da 14ª edição do Festival de Música Moderna de Corroios.
Vindos de Évora, cantam em português e arrebataram a primeira escolha por parte de todos os elementos que compõe o júri. Na segunda posição firam os Money Makers, no último lugar do pódio, os Iconoclasts.
No seu myspace os Fato/Feto definem-se assim:”Membros de influências particulares, juntaram-se para compor música original, na tentativa de criar uma identidade própria. O estilo enquadra-se no rock “progressivo” cantado em português; progressivo no sentido que progride para uma evolução natural da música.
A dicotomia “fato/feto” realça a vida de um ser humano desde as suas primeiras sensações até ao auge do seu potencial. O nome surgiu quando houve necessidade de assumir uma presença ao vivo.”
Os projectos finalistas actuam na Fnac Almada nos próximos dias 10, 11 e 12 de Abril. Os Fato/Feto actuam domingo. Mais uma oportunidade para ouvir com atenção este projecto.

VÍDEOCLIP | "Camaleão" - Peixe : Avião

"Camaleão", é este o novo vídeoclip para o álbum "40.02" dos peixe : avião.

PRAGA | Festival de Arte Alternativa

CLUNK EM CONCERTO

NOISERV | Maxime

30/03/2009

TERESA SALGUEIRO | "Matriz"

Chega hoje ao mercado o novo trabalho de Teresa Salgueiro, "Matriz". A cantora faz-se acompanhar uma vez mais pelo Lusitânia Ensemble.

No terceiro trabalho a solo, a voz que já foi dos Madredeus faz um percurso pela música portuguesa, do período medieval ao presente, iniciando-se na Música Antiga, passando pela Música Popular, Tradicional, Fado, culminando em autores como Fausto, Fernando Lopes Graça e Carlos Paredes...

Aqui fica o "teaser" de "Matriz".

HELDER MOUTINHO | Portimão

Após o sucesso de crítica do seu terceiro disco “Que fado é este que trago” e de uma bem-sucedida tour pelos EUA, Helder Moutinho regressa a Portugal para dar início à sua digressão nacional.
Nesta série de concertos, o fadista apresentará o seu novo espectáculo “Que fado é este que trago”. Em “Que fado é este que trago”, Helder Moutinho conduz-nos a uma viagem única pela história do fado. “De onde poderá ter vindo, por onde pode ter passado e para onde poderá ir?”.
Através de um repertório dividido em fados clássicos/tradicionais, fados-canções/fados descritivos e fados originais escritos, Helder Moutinho, juntamente com os seus músicos, fazem uma abordagem a alguns géneros que fazem parte do panorama musical do fado.
A acompanhá-lo estarão os músicos Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Yami (baixo acústico) e Marco Oliveira (viola de fado).
18 de Abril - Teatro Municipal de Portimão

DESBUNDIXIE EM ESTÚDIO

Os Desbundixie entram em estúdio no próximo 8 e 9 de Abril, para gravar o sucessor de "Kick'n Blow".

A JIGSAW | Coimbra

O MAQUINISTA | Braga

CARTAZ | Concerto

29/03/2009

VÍDEOCLIP | "Morremos a Rir" - Rui Reininho

Chama-se "Morremos a Rir" e é o mais recente single/vídeoclip do álbum a solo de Rui Reininho, "Companhia das Índias".

PORTUGAL REBELDE | Podcast

Já está disponível para download a última emissão do Portugal Rebelde, com a participação dos Neruda.

OPTIMUS DISCOS

"Na sequência dos novos desafios colocados à indústria musical, que levaram à procura incessante de formas alternativas de colocar música no mercado, surge uma das primeiras respostas com carimbo nacional.
A Optimus Discos é um projecto que conta com o apoio do radialista e divulgador Henrique Amaro e, segundo o próprio "surgiu motivado pela vontade de criar uma nova solução de editar e divulgar a música que uma geração de músicos vai produzindo no Portugal contemporâneo".
Denominada como “plataforma que viabiliza edições”, a Optimus Discos coloca simultaneamente à disposição do público, numa primeira fase, uma selecção de seis EP’s – Madame Godard, The Bombazines, Tó Trips e Tiago Gomes, The Pragmatic, Tiguana Bibles e DJ Ride –, que serão disponibilizados em formato físico (500 exemplares) e, gratuitamente, em formato digital". (in Música Optimus)
A primeira "fornada", chega à rede e às lojas no próximo dia 17 de Abril.
+ Info:

BLITZ #34 | Nas Bancas

Já está nas bancas a Blitz #34!
O destaque desta edição vai para a "conversa afiada" de Jorge Manuel Lopes com Adolfo Luxúria Canibal.
No ano em que os Mão Morta assinalam 25 anos de carreira. "Adolfo Luxúria Canibal deu à Blitz uma verdadeira entrevista de vida, oferecendo os seus pareceres mais sinceros e "não censurados" sobre o percurso da banda de Braga".
"Outros "aniversariantes" deste mês são os Xutos & Pontapés . Este ano, a maior instituição do rock português completa 30 anos de actividade e Rui Miguel Abreu aproveitou a ocasião para espreitar Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui na sua "oficina", ou seja, na garagem de Almada onde ainda ensaiam.
Rita Carmo também lá esteve e ambos lhe trazem as imagens e as histórias do modesto local onde as maiores digressões dos Xutos começam a ser "cozinhadas".
Na secção "Quase Famosos", encontramos New Max, John Is Gone, The Poppers e Doismileoito. Cristina Branco é a convidada de "Perguntas & Respostas".
No "Guia" há cr´tica aos discos de Xutos & Pontapés (3/5), Cristina Branco (4/5), Fado Capital (3/5), Macacos do Chinês (4/5), Dazkarieh (4/5), Aquaparque (5/5) e Maldoror DVD (5/5).

XUTOS & PONTAPÉS | Acústico

28/03/2009

PEDRO MOUTINHO | "Um Copo de Sol"

No próximo dia 04 de Abril, Pedro Moutinho apresenta no palco do Centro Cultural Vila Flor, ao vivo e em estreia nacional, o seu terceiro álbum, “Um Copo de Sol”, com produção de Carlos Manuel Proença e inéditos (letras e músicas) de Aldina Duarte, Manuela de Freitas, Jorge Rosa, Rogério Oliveira, Pedro Campos, Tiago Bettencourt, Amélia Muge, Rodrigo Leão, entre outros.
O convite é que trague “Um Copo de Sol” e se deixe invadir por uma luminosidade que desponta da voz sentida e sensual de Pedro Moutinho. De um modo que nunca se esquece, Pedro Moutinho, neste novo álbum, confessa-se e arrebata-nos.
“Não estou arrependido”, canta o fadista num dos 12 temas que compõem o disco produzido por Carlos Manuel Proença que também o acompanha à viola fazendo parceria com José Manuel Neto à guitarra portuguesa e Daniel Pinto na viola baixo.
Neste álbum encontramos uma Lisboa que é de hoje, sempre com o Tejo, mas das passadeiras do Marquês e das esplanadas onde se usufrui do sol. Uma bebedeira de frutos da seiva solar que são cada um destes fados cantados com um amadurecimento não só da prática fadista mas dos sentimentos. A luminosidade que encontramos neste álbum reflecte a verdade do fadista.
Cantando, Pedro Moutinho conta-nos histórias suas que podiam ser de qualquer um de nós. Pedro Moutinho cresceu a ouvir e a conviver com alguns dos mais importantes intérpretes da canção de Lisboa (como é o caso do seu irmão Camané), facto que lhe permitiu começar a cantar aos 11 anos de idade e a acumular uma enorme experiência.
E é dessa história pessoal que se socorre para impressionar quem o ouve, sólido como um rochedo, alma na voz, postura de puro fadista. Em palco, os olhos cerram-se, pois é no escuro que as emoções mais brilham.
Distinguido com os Prémios Revelação da Casa Imprensa e Amália Rodrigues para o seu anterior álbum, "Encontro", Pedro Moutinho justifica-os ao dar um salto com este novo disco que confirma o que já circulava: temos fadista e fadista não é quem quer mas quem ao canto se lhe dedica de alma franca e cria um universo que sendo seu nos leva a identificarmo-nos com ele.
Nada de mais natural para quem é nado e criado no meio do fado. Não vale a pena enumerar os palcos que pisou ou a muitas noites de fado por Lisboa. Basta ouvi-lo e vale a pena conferir em Guimarães, no próximo dia 04 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor.

TIGUANA BIBLES | "Child Of The Moon"

Não é um super-grupo, é uma reunião de velhos amigos. Victor Torpedo e Kaló (Bunnyranch) trabalharam juntos durante uma década nos Tédio Boys (Kaló foi mesmo o baterista nos últimos concertos em Portugal dos Parkinsons – o projecto pós Tédio Boys de Vitor Torpedo).
Kaló e P-Rocka tinham estado juntos na primeira formação dos Garbage Cats (Kaló também tocou bateria ao vivo em concertos de Ruby Ann & The Boppin’ Boozers – projecto cujo principal compositor era P-Rocka).
Estão todos agora reunidos no projecto Tiguana Bibles com a voz de Tracy Vandal (ex-Karelia com Alex Kapranos dos Franz Ferdinand).
Tijuana Bibles são pequenos livros de banda desenhada erótica que proliferaram nos EUA entre os anos 20 e a década de 60. O pico da popularidade destes “comics” aconteceu durante a grande depressão e o seu carácter obsceno e ao mesmo tempo machista/racista provocou a clandestinidade da sua comercialização e consequente enorme procura nos meios alternativos.
Em época de nova recessão mundial os Tiguana Bibles procuram sair da clandestinidade e furar o espectro alternativo que sempre foi o ‘habitat’ natural dos seus membros. Para isso recrutaram Boz Boorer (guitarrista e director musical de Morrissey) para produzir o EP de estreia, a relação foi tão frutuosa que Boz Boorer transformou-se mesmo no 5º elemento dos Tiguana Bibles, assegurando vários instrumentos.
O resultado é surpreendente, o EP “Child Of The Moon” (EP, 2009 Lux Records/Músicavariada), apresenta-nos cinco canções onde se destaca a belíssima voz de Tracy Vandal e que confirma finalmente Victor Torpedo como um óptimo compositor de canções pop.

RODRIGO LEÃO | Agenda

Agenda:
31 de Março - Santarém, Teatro Sá da Bandeira (21.30h)
3 de Abril - Torres Vedras, Teatro Cine (21.30h)
4 de Abril - Alcochete, Forum Cultural (21.30h)

SEMANA DE MÚSICA EM BEJA

VOZES DA RÁDIO EM CONCERTO

VÍDEOCLIP | "Abraça-me bem" - Mafalda Veiga

Chama-se “Abraça-me Bem” e é o mais recente vídeoclip/single retirado de “Chão”, o último álbum de Mafalda Veiga.

27/03/2009

A JIGSAW | O Lobo "ataca" em Abril

A RewindMusic tem o prazer de anunciar que no próximo dia 6 de Abril será lançado o segundo álbum dos a Jigsaw, "Like the Wolf".
A partir desta data estará disponível em todas as Fnac´s, o novo álbum dos a jigsaw. O primeiro single intitula-se de “Red Pony” e já pode ser ouvido na página Myspace da banda.
"Like the Wolf" é um trabalho amadurecido pelo tempo. A figura central do álbum terá abandonado a posição aterradora ocupada no imaginário infantil e chega até nós como um fiel amigo.
O resultado é uma junção de elementos surpresa, ora pueris, ora tentadores: o banjo, a guitarra e a harmónica acompanham a voz de João Rui, o Glockenspiel e a melódica juntam-se ao violino de Susana Ribeiro, as percussões e o contrabaixo pontuam as músicas pelas mãos de Jorri.
Também a autoharp, o harmonium, o ukulele e o bombo tradicional nº 9 ajudam à festa numa sonoridade com raízes mergulhadas no folk, no country e nos blues.
Becky Lee trouxe a sua voz aos estúdios AudioPlay, onde este álbum terá sido engendrado. O mesmo fizeram Gito e Miguel dos Soaked Lamb, que ofereceram o contrabaixo e a bateria a duas músicas dos a Jigsaw.
Carlos Ramos (Pluma) juntou-se à lista de convidados com a sua bateria. O resultado poderá ser comprovado a partir do dia 5 de Abril, num concerto de pré-lançamento na Fnac de Coimbra, a cidade natal da banda.
No dia 1 de Abril, a jigsaw estará em destaque na emissão do Portugal Rebelde, com entrevista a João Rui e Jorri.

THE PARTISAN SEED | Tour Fnac´s

The Partisan Seed, novamente em duplo showcase.'Depois da edição do álbum "Visions of Solitary Branches", considerado pela imprensa como um dos melhores discos portugueses de 2006, The Partisan Seed regressa com o seu segundo trabalho, “Indian Summer”, lançado em Novembro de 2008.
"Indian Summer", é um disco de dez canções, gravado com a colaboração dos amigos de sempre e de outros convidados, do qual se destacam participações como o dueto com a australiana Charity Carleton, o spoken word de Abel Hernández (ex-Migala) ou a poesia de Jorge Reis-Sá.
"Indian Summer" é uma edição da Transporte de Animais Vivos.
Agenda:
28 de Março - Fnac Sta. Catarina, Porto (17.00h)
28 de Março - Fnac Mar Shopping, Leça da Palmeira (22.00h)

VÍDEOCLIP | "Pump Up The Jam" - Norton

"Pump Up The Jam", versão dos Norton para o êxito de 1989 dos belgas Technotronic.

MOITA METALFEST

Decorre nos dias 27 e 28 de Março, a 6ª edição do Moita Metalfest, que começa já a ser uma referência do underground metálico português.
O festival é inserido na Quinzena da Juventude da Moita e acontece na Sociedade Filarmónica Estrela Moitense.

MOONSPELL | Darkfest Tour

CARTAZ | Concerto

THE JILLS & ROCK POETS | Porto

26/03/2009

BLASTED MECHANISM | "Mind at Large"

O prazo do concurso que habilitará 160 fãs dos Blasted Mechanism a embarcar no “Blasted Fan Plane” foi alargado até 1 de Abril.
Uma viagem de sonho rumo aos Açores, uma oportunidade única de desfrutar 3 dias inesquecíveis (de 7 a 9 de Abril) com a banda e assistir in loco ao lançamento do novo disco, “Mind at Large”.
Quem quiser habilitar-se a embarcar no “Blasted Fan Plane”, só tem que fazer - até 1 de Abril - a pré-compra do CD numa loja Fnac ou em http://www.fnac.pt/. Se ainda não sabe como concorrer, os Blasted Mechanism explicam-lhe aqui.

PRANA | Porto

Emergindo de um mar de estereótipos musicais, os Prana apresentam-se como uma banda desinteressada em preencher esta ou aquela vaga de géneros, auto-caracterizando-se, ao invés, como uma banda de emoções e momentos.
Lançaram em Abril de 2007 o seu primeiro E.P. intitulado "1", e têm, desde então, percorrido o país de norte a sul fazendo a sua apresentação.
Os seus concertos, que tocam tanto o intimista como o efusivo, tornam Prana um excelente motivo para sair de casa nesta Primavera fria e "bronzear-se" com uma boa dose de energia vital.
Miguel Silva, voz e baixo
João Ferreira, guitarra
Diogo Leite, bateria
Ana Moreira, teclado
28 de Março - Breyner 65, Porto (0.00h)

NIKOUALA | Barcelos

Os Nikouala apresentam amanhã em Barcelos a versão experimental da performance "untitled #", inserida no ciclo "Honey, I'm Home!".

UHF | 30 Anos de Rock Português

FESTIVAL DE CORROIOS | Finalistas

CARTAZ | Concerto

25/03/2009

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

Os destaques para a emissão de hoje do Portugal Rebelde, vão para as entrevistas aos Corsage e Neruda.
Emissão a não perder na Douro FM, a partir das 22.00h.

BORN A LION | "Bluezebu"

Depois do bem sucedido “John Captain”, os Born a Lion estão de volta com Bluezebu e mais intensos que nunca.
O novo disco dos Born A Lion, Bluezebu, fala-nos acerca da vida de uma banda de rock na estrada, de caminhos sinuosos, de promessas feitas entre “irmãos”, e está pontuado por momentos de claridade, luz e celebração.
Rodriguez, Melquiadez e Nuñez pegaram nas melhores referências do rock e construíram um disco que oscila entre o sombrio e o luminoso, cru e ao mesmo tempo belo, poderoso sem deixar de ser melódico.
O single de apresentação de Bluezebu chama-se “Rock'n'Roll Tone”, belíssima balada com a guitarra de Sean Riley e os teclados hipnóticos do Slowrider Filipe Costa.
Gravado em ambiente familiar, como se de uma reunião de velhos amigos se tratasse, lembra alguns dos grandes clássicos registados da mesma forma. Assinam a produção do disco "madmadina" e os próprios Born a Lion, com participações de Sean Riley e Filipe Costa, Ramon (The Allstar Project) e BAL Community Choir.
O disco contém dois temas extra (“Holy Trap” e “Rusted Man In Jail”) gravados durante a digressão da banda em 2007, no Brasil.
O artwork ficou a cargo de Paulo Fuentez que transportou para o papel algumas das ideias por detrás dos temas, encerrando nele alguns enigmas.

www.myspace.com/bornalionband

LOOPS | "Nothing Really Ends"

Depois da primeira apresentação do álbum "Nothing Really Ends" em Barcelos, os Loops vão continuar a levar todos os novos temas a vários palcos.
Os Loops cultivam um tipo de som shoegaze ao qual chamam de "monocromático", uma fusão dentro do universo alternativo, com composições melódicas, imaginativas e envolventes.
Após a gravação em 2004 de uma promo com 4 temas que levou a banda a tocar várias vezes em concerto, os Loops editaram o seu primeiro EP "No Comments".
Seguiram-se as participações em compilações, mais concertos e um período de trabalho em ensaio destinado à gravação do seu primeiro álbum, este "Nothing Really Ends".
Agenda:
27 deMarço - Bar Pin Up, Porto (23.00h)
28 de Março - Fnac Braga, 22.00h

HOT PINK ABUSE | Agenda

Agenda:
2 de Abril - Fnac Cascais Shopping, 21.30h
3 de Abril - Semana Académica de Beja, 23.00h
23 de Abril - Semana Académica de Loulé, 23.00h
27 de Junho - Casa da Juventude de Esposende, 22.00h

www.myspace.com/hotpinkabuse

LULLA BYE | Viseu

O LUDO EM ABRIL

24/03/2009

PEDRO BARROSO | Paredes

A convite da Casa da Cultura de Paredes, o músico e poeta Pedro Barroso vai actuar naquela sala no dia 3 de Abril, pelas 21.30h. Este concerto insere-se no Ciclo “Conta-me Histórias”.
Ao longo do serão de 3 de Abril na Casa da Cultura de Paredes, Pedro Barroso viajará pela sua fecunda discografia, com particular incidência no CD “Sensual Idade”, editado em Outubro do ano passado.

TGB EM ÁGUEDA

O jazz em Portugal não conhece muitos mais nomes do calibre destes três: o tubista Sérgio Carolino, o guitarrista Mário Delgado e o baterista Alexandre Frazão.
TGB é este invulgar trio de tuba, guitarra e bateria, uma aposta que resulta em inédita combinação sonora ao serviço do jazz e da improvisação.
O percurso de Delgado coloca-o entre os maiores guitarristas portugueses da actualidade. O brasileiro Frazão é um dos mais requisitados e multifacetados bateristas no nosso país.
Sérgio Carolino é um instrumentista português de reconhecimento mundial, autêntico virtuoso num inesperado instrumento como a tuba.
Eis um concerto vertiginoso nas Sextas Culturais em Águeda: vamos todos apanhar os TGB!

S.I.R.E.N.E.S. | Estarreja

SAMUEL ÚRIA EM CONCERTO

PLASTICA | Musicbox

23/03/2009

VÍDEOCLIP | "Ordena que te Ame"

"Ordena que te Ame", é este o single/vídeoclip de avanço para o novo álbum dos Mundo Cão, “A Geração da Matilha”, com edição agendada para o próximo dia 20 de Abril.
"Ordena que te Ame" tem letra de Valter Hugo Mãe.

A JIGSAW | "Red Pony"

O 1º single do álbum "Like the Wolf" já está disponível no myspace da banda. "Red Pony" é a primeira história a ser contada pela "alcateia" a jigsaw.

FONZIE | Agenda

Agenda:
28 de Abril - Semana Académica de Aveiro
29 de Abril - Semana Académica de Leiria
02 de Maio - Semana da Juventude de Torres Vedras
08 de Maio - Semana Académica de S.Miguel, Açores

www.myspace.com/fonzie

FESTIVAL DE JAZZ | Gaia

MÚSICA SUBSCUTA

CARTAZ | Concerto

22/03/2009

UHF | "Absolutamente ao Vivo"

Chega amanhã às lojas "Absolutamente ao Vivo", o primeiro DVD dos UHF.
“Absolutamente ao Vivo” foi o título escolhido para este primeiro DVD e 2CD dos UHF, por reproduzir fielmente tudo o que aconteceu no palco do Coliseu de Lisboa em Setembro de 2006: isso inclui as virtudes dos músicos e alguns, muito poucos, defeitos, que, como se sabe, o tempo há-de moldar em figurino único para os sentidos", referiu António Manuel Ribeiro.

VÍDEOCLIP | "The Down Set Is Tonight"

Recuperamos para hoje “A Way to Bleed Your Lover”, álbum de 2003 dos Blind Zero; participação especial de Jorge Palma.

XUTOS & PONTAPÉS TOUR

Xutos & Pontapés Tour:
28 de Março - Academia Almadense, Almada (22.00h)
04 de Abril - Casa da Cultura, Barreiro (22.00h)
09 de Abril - Centro Cultural de Ílhavo, Ilhavo (22.00h)
24 Abril - Largo 1º de Maio, Almada (22.00h)
25 de Abril - Praça do Município, Odemira (22.00h)
30 Abril - Lago Discount, Vila Nova de Famalicão (22.00h)

ANTI-CLOCKWISE | Torres Novas

/>