30/06/2010

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

Fred, a voz do projecto At Freddy´s House, é o convidado de hoje da emissão do Portugal Rebelde. Emissão para acompanhar na Douro FM, a partir das 22.00h.

PORTUGAL REBELDE | Destaques

Estes são alguns dos discos em destaque nas emissões do Portugal Rebelde.

TIAGO GUILLUL | Lisboa

Tiago Guillul, músico e fundador da editora Flor Caveira, apresenta hoje o seu mais recente trabalho "V".
O novo disco de Tiago Guillul conta com diversos convidados como Rui Reininho (GNR), Joaquim Albergaria (Paus), Jónatas Pires (Os Pontos Negros) e Samuel Úria, entre outros.
O concerto terá lugar no Ateneu Comercial de Lisboa, Rua das Portas de Santo Antão, nº110, em Lisboa. O espectáculo tem início marcado para as 21.30h e os bilhetes custam 8€.
Aqui fica o vídeo de apresentação deste concerto.

STRELLA DO DIA

No ano em que comemoram o seu 10º aniversário, os “Strella do Dia” – um grupo oriundo de Lisboa, continuam a sua digressão de Verão pelos principais palcos medievais de Portugal, Espanha e França.
Exibindo uma sonoridade medieval pouco comum, de carácter marcadamente festivo e enérgico, as suas actuações não se destinam meramente a um público erudito, mas apelam a todas as idades e tipos de público.
Tendo participado em Junho na festa “Les Médiévales de Provins” – palco de uma das maiores recriações históricas em França –, os Strella do Dia continuam a sua digressão de Verão pelas principais feiras medievais europeias.
No início de Julho marcarão presença no já mítico Mercado Medieval de Óbidos, partindo depois para França, onde participarão nos festivais Grand Fauconnier” em Cordes-sur-Ciel e na “Fête Médiévale” em Monpazier – ambos na região cátara do Languedoc –, vindo a actuar no final do mesmo mês na “Fête des Ramparts” em Dinan, na Bretanha.
Após um breve regresso a Portugal, para participar na famosa Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, o grupo partirá em Agosto para Espanha, tendo presença marcada no “Mercat Medieval” de Ripoll e no festival “Terra de Trobadors” em Castelló d'Empúries – ambos na região da Catalunha.
Para além da componente musical que conta com novos arranjos de música antiga, o espectáculo montado para este ano é enriquecido com uma vertente cénica, que inclui malabarismo e manipulação de objectos.
O repertório interpretado pelos Strella do Dia baseia-se na documentação musical que sobreviveu à prova do tempo e dos séculos, como as célebres “Cantigas de Santa Maria” (atribuídas ao Rei de Leão, Afonso X – avô d'El-Rei Dom Dinis), o “Llibre Vermell de Montserrat” (proveniente da Catalunha), a compilação “Carmina Burana” (oriunda dos trovadores germânicos) e danças medievais como as estampidas, ductias e saltarellos.
Os Strella do Dia editaram em 2009 o CD “Sacrus Profanus” que inclui música denominada de “neomedieval”, fazendo uma ponte entre o passado e a actualidade.
Sendo composto por temas medievais, com arranjos mais festivos e uma linguagem mais actual, é dado um lugar de destaque aos instrumentos tradicionais da época – como a gaita-de-foles, a gralha, a tarota, a harpa céltica, os crótalos e o timbalão – mas abre-se também espaço para instrumentos menos convencionais neste género musical, como o djembé africano e o surdo brasileiro.
O projecto originou-se em 2000, tomando como nome uma das “Cantigas de Santa Maria” e tem vindo a participar em diversos espectáculos e feiras medievais, não só em Portugal, mas também em Espanha e França, especializando-se numa interpretação enérgica e inovadora da música “alta” medieval (destinada ao ar livre).
Este projecto é constituído por cinco músicos – todos com diferentes experiências musicais e artísticas: Alexandre Gabriel, Daniel Morgado, Gonçalo do Carmo, João Neves e Ricardo Vieira – e um malabarista, Eduardo Dias.

KLEPHT | Tour Fnac´s

Os Klepht estão de volta com novo álbum. "Hipocondria", é o resultado da auto-observação constante que tomou conta da banda no processo de gravação.
Ouve-se cada acorde até lhe perder o som, refaz-se cada música vezes sem conta até não saber se o melhor ficou para trás. O diagnóstico dos outros não encaixa, porque a solução está dentro de cada elemento do grupo.
Durante este processo, cria-se a doença e inventa-se a própria cura, num verdadeiro estado de hipocondria.
Agenda:
02 de Julho - Fnac Santa Catarina, 18.00h
02 de Julho - Fnac MarShopping, 22.00h
04 de Julho - Fnac Norte Shopping, 17.00h

VALDEZ E AS PIRANHAS DOURADAS

Valdez e as Piranhas Douradas, estão de regresso!
No próximo dia 3 de Julho, apresentam-se no cabaret Maxime, em Lisboa, a partir das 23.30h.

MALCONTENT + MUSGO | Matosinhos

29/06/2010

RAQUEL TAVARES | "Bairro"

Raquel Tavares, a Fadista convidada pela Associação de Turismo de Lisboa para representar Portugal e o Fado na Expo Xangai 2010 , irá actuar no Teatro Casyc, no próximo dia 7 de Julho, em Santander.
Depois de ter apresentado o seu “Bairro” na cidade de Madrid, no passado mês de Março, Raquel Tavares volta a levar o seu fado ao país vizinho.
Os músicos que a acompanham são Eurico Machado na Guitarra Portuguesa, Nelson Aleixo na Viola de fado e Fernando Araújo no Baixo.
www.myspace.com/raqueltavares

MARCO RODRIGUES | "Valsa das Paixões"

"Valsa das Paixões" é o single de avanço do novo álbum de Marco Rodrigues, "Tantas Lisboas", o primeiro pela Universal Music Portugal.
O tema, cantado em dueto com Mafalda Arnauth, é o primeiro fado a ser conhecido do álbum com edição agendada para Setembro.
Marco Rodrigues iniciou a carreira artística em 1989 e desde essa altura tem vindo a angariar vários prémios (prémio revelação Amália Rodrigues 2008).
Artista residente no reconhecido Café Luso (Lisboa) partilha a sua experiência em tertúlias e Casas de Fado nos palcos de Portugal, Espanha, França, Suíça e Inglaterra, a solo ou acompanhando nomes como Mariza, Carlos do Carmo ou Ana Moura.
www.myspace.com/marcorodrigues

POP DELL´ARTE | "Contra Mundum"

JOHNY JOHNY EM CONCERTO

28/06/2010

VÍDEOCLIP | "Ao Deus Dará" - Balla

É esta a primeira amostra para o álbum "Equilíbrio" (Chiado Records, 2010) de Armando Teixeira. O disco tem edição agendada para o Outono de 2010.

MITRA RECORDS | Nova Netlabel

A Mitra Records é uma nova netlabel portuguesa que tem como objectivo promover e divulgar artistas e bandas nacionais emergentes, que optem pela distribuição gratuita do seu trabalho, disponibilizando conteúdos online através de licenças "creative commons".
A Mitra Records não se restringe a si própria com rótulos ou estereótipos, tendo como denominador comum dos projectos que apresenta, além da qualidade dos mesmos, uma linha alternativa, tanto ao "mainstream", como às correntes mais experimentalistas e não comerciais apresentadas pela maioria das netlabels, trazendo para o netaudio nacional projectos mais orgânicos e interventivos, que vão da música popular ao heavy metal, passando pelo rock e punk.
A primeira edição da Mitra é o EP "Aparição Infernal" da banda "Enche & Passa", que já está disponível para download gratuito em: http://mitrarecords.blogspot.com.
Estão já programadas uma mão cheia de novas edições para os próximos meses. Todos os interessados em ver projectos seus editados e promovidos pela Mitra Records, poderão solicitar informações através do email: aecml75@gmail.com

FRANKIE CHAVEZ & LULA PENA | Guimarães

O músico Frankie Chavez abre a programação do mês de Julho do Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, na próxima sexta-feira, dia 02, à meia-noite.
Em formato de one man band, tocando guitarra e bateria, Frankie Chavez apresenta, em Guimarães, o seu primeiro trabalho de estúdio, um EP de 6 temas produzido por Nélson Carvalho, cuja edição foi feita no âmbito da iniciativa Optimus Discos, em Março de 2010.
A música de Frankie Chavez conjuga diferentes tipos de sonoridades, reflectindo as influências musicais que ficam das suas viagens.
O resultado é um blues/folk composto por ambientes limpos, e por outros mais crus e psicadélicos. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder), é difícil encontrar num único termo a definição para a sua música.
Frankie Chavez participou, nas bandas sonoras oficiais de “Flavours” (2007), documentário sobre o surf indonésio produzido por Blindmoose, e "Pare, Escute, Olhe" (2009), documentário de Jorge Pelicano. Ainda em 2009 foi convidado para compor a música oficial para o Campeonato Mundial de Surf Rip Curl Pro Search 2009, “The Search".
No sábado, dia 03 de Julho, às 22.00h, no Pequeno Auditório do CCVF, é a vez de conhecermos o segundo álbum de originais da cantora e compositora Lula Pena.
Depois de um silêncio de doze anos, que se seguiu ao lançamento do extremamente bem sucedido disco de estreia “Phados”, Lula Pena apresenta agora “Troubadour”, um álbum onde as canções seguem ignorando fronteiras, caminham todo o Mediterrâneo e a travessia para o Atlântico Sul, numa fusão de sentimentos, que não olha a idiomas e encontra uma reunião das métricas do coração e da tradição.

SOUTO ROCK 2010 | Barcelos

CARTAZ | Concerto

DOLCE VITA B@ND CASTING

27/06/2010

BANDARRA

Os Bandarra são uma banda-família-de-amigos-ilhéus irrequieta. Desde Fevereiro de 2007 que andam às voltas com músicas e letras (que se unem no corpo das canções que vão descobrindo), onde proliferam instrumentos e influências daqui e de acolá assentes numa sólida mesa Portuguesa (com tinto e cozido).
Às palavras, cobram-lhes o conteúdo e misturam-nas umas com as outras para dizerem algo sobre alguma coisa - que não seja simplesmente azul e faça lembrar a brisa marítima.
Passaram 3 anos a navegar pelas ilhas e continente com passagens por vários palcos donde se destacam os da Semana do Mar (Faial), Semana dos Baleeiros (Lajes do Pico), Cais de Agosto (São Roque do Pico), Dançarilhas (São Miguel) e Festa do Avante (Atalaia).
Em 2010, apresentam o seu primeiro álbum, homónimo e sinónimo da sua forma de fazer música, que teve o apoio da Direcção Regional da Cultura e da Câmara Municipal da Horta.
Com Carlos Guerreiro (Gaiteiros de Lisboa) na produção, Luis Varatojo (Peste e Sida, Despe e Siga, Linha da Frente e NAIFA) na co-produção, António Bragança (gravação) e António Pinheiro da Silva (masterização), alargaram o núcleo e construiram, algures por terras do Capelo, um registo com 13 temas originais, que já está disponível ao público.
09 de Julho - Grândola (Jardim Municipal)
10 de Julho - Faro
12, 13 e 14 de Julho - Lisboa
15 de Julho - Almada (Íncrivel Almadense)
16 de Julho - Lisboa (Maxime)

TRABALHADORES DO COMÉRCIO | Agenda

Agenda:
12 de Julho - Maia, 21.30h
31 de Julho - Sabugal, 22.00h
05 de Agosto - Vila Nova de Gaia ( Festival United In Sound), 21.00h

REAL COMBO LISBONENESE

MÁRCIA | Lisboa

26/06/2010

A MÚSICA PORTUGUESA É EXPORTÁVEL?

Esta é uma questão inúmeras vezes colocadas aos artistas nacionais. Desde o factor língua até à qualidade técnica dos executantes já várias foram as teorias para o sucesso ou insucesso dos projectos portugueses além fronteiras.
Para este debate a Fnac convidou o músico Slimmy, que já viu um tema seu ser incluído como banda sonora da série americana CSI: Miami, o produtor de espectáculos Carlos Bartilotti, responsável pelo Festival de músicas do Mundo Ollin Kan, e também o baterista Sérgio Pires dos Human Chalice, uma das novas promessas da música nacional. A conversa será moderada pelo jornalista Tito Couto.
27 de Junho - Fnac MarShopping, 17.00h

MYSPACE MUSIC WORLD CUP

O MySpace acaba de lançar um perfil que faz concorrer as músicas de cada país que participa no Mundial de Futebol e Portugal lidera com destaque, ultrapassando países como Inglaterra, Espanha, Brasil ou Argentina.
A votação, disponível em http://www.myspace.com/musicworldcup está a decorrer a nível internacional e a pergunta é: Qual é o país que faz melhor música no mundo?
Aqui os utilizadores podem dar voz à música do seu país, afirmando o seu patriotismo, ou apenas os seus gostos musicais… e isto, além de conhecer agenda dos próximos jogos do Campeonato do Mundo de Futebol.
Para já, Portugal é líder incontestável, sendo que da playlist fazem parte músicas como “Lord” (Orelha Negra), “The whole world got the eyes on you” (Legendary Tiger Man), “Consolation Prize” (noiserv), “The Beginning Song” (Rita Red Shoes), “Nomad” (MAZGANI), “Sound of kuduro feat MIA Znobia and more” (Buraka Som Sistema), “SharpDressed Nerd” (Dapunksporfit), “Kiss me, Oh Kiss me” (David Fonseca), “à frente” (Sam the Kid) e “This is for my people” (NU Soul Family).

:PAPERCUTZ | "Do outro lado do Espelho"

O novo vídeoclip dos :papercutz, "Do outro lado do Espelho (Taylor Deupree Remix)", dirigido por Javier Devitt da Argentina, estará disponível em Julho.

www.myspace.com/papercutzed

VÍDEOCLIP | "Violinos no Telhado"

"Violinos no Telhado", é esta a primeira amostra do álbum de estreia de Os Pinto Ferreira. O disco chega às lojas no próximo dia 28 de Junho.

BRENHA ARDER 2010

CARTAZ | Concerto

25/06/2010

MARSUPIAL #1

Já está online a edição número 1 da Marsupial!
Nesta edição podem ler entrevistas aos The Soaked Lamb, Blind Charge, Electric Willow, Nuno Norte, Lululemon, The Melancholic Youth Of Jesus, :papercutz, PAUS, the LOYD e Daisy Cutter (Noruega), bem como notícias, reviews a discos e concertos, foto reportagens, crónicas e ainda uma secção dedicada à animação.
Para ler online a Marsupial basta seguir o link:

DR1VE | "Páginas da Vida"

Em fase de promoção do novo trabalho, os Dr1ve também já andam na estrada em concertos, destacando-se a sua presença já confirmada nos Festival Marés Vivas, dia 15 Julho, palco TMN Moche e dia 24 Julho no Fest IN – S. João da Madeira.
O álbum "Páginas da Vida" chega às lojas no próximo dia 2 de Julho.

CARTAZ | Concerto

MÚSICA SUBSCUTA | Barcelos

24/06/2010

VÍDEOCLIP | "Rosa à Janela" - Baile Popular

Em dia de S. João, nada melhor que um "Baile Popular", para animar a "Rosa à Janela". A animação está na rua com o "Baile Popular"!

JÚLIO PEREIRA | "Graffiti"

Chegou hoje às lojas o novo trabalho de Júlio Pereira - "Graffiti". O disco tem letras de Tiago Torres da Silva e desenhos de Tiago Taron e implicou nove meses de trabalho consecutivo.
www.myspace.com/cdgraffi

PÉ NA TERRA | "13"

Continuando o seu caminho na eterna exploração do mundo das raízes portuguesas e após de 5 anos de carreira (com muitos concertos), os Pé na Terra apostam este ano na edição do EP "13", recentemente apresentado no Contagiarte, no Porto.
Para o fim do ano, fica a promessa de uma edição com o registo completo de todas as suas experiências, viagens e aventuras a calcorrear Portugal!

ABZTRAQT SIR Q | Tour Fnac´s

Agenda:
26 de Junho – Fnac Vasco da Gama, 17.30h
26 de Junho – Fnac Alfragide, 21.30h

FESTIVAL MÊDA

INDIGNU | Galiza

THE SCART | Torres Novas

23/06/2010

NOISERV | "Mr. Carousel"

"Mr. Carousel", o novo single de Noiserv, está disponível para pré-escuta em www.myspace.com/noiserv, tema de avanço do EP "A day in the day of the days" a editar no mês de Julho pela Optimus discos.

REVOLUTION 99-09 | Lisboa

"Revolution 99-09" mostra mais de 180 trabalhos de 74 criadores, numa iniciativa Experimenta Design. É um olhar profundo e atento sobre o que se fez em Portugal na categoria de design desde 1999.
Os Tornados, banda que elegeu os processos analógicos como base de trabalho, aceitando desde o iníco o imperfeito e o erro como características próprias de um trabalho genuíno, adoptaram para a comunicação o mesmo princípio.
Marco Oliveira, organista d’Os Tornados e designer gráfico de serviço, trabalha manualmente. Os conceitos básicos e expressões claras nos cartazes são reflexo da postura da banda relativa à sua música.
Ideias quase ingénuas como a figura do Adamastor, guitarras distorcidas, pernas que dançam o Twist ou palmeiras e cactos em verdadeiros vendavais acabam por preconizar a sensação do concerto que declaram.
O afastamento do processo digital nos cartazes são reflexo da postura da banda relativa à sua música e, claro, de Marco Oliveira.
Uma mostra completa a não perder pelos profissionais e por todos quantos se interessam por esta arte.
Até 5 de Setembro no Palácio do Barão de Quintela e Conde de Farrobo, ao Chiado em Lisboa.

FESTIVAL ST CULTERRA | Santo Tirso

O Festival ST Culterra está de volta ao Parque Urbano da Rabada, Burgães em Santo Tirso, nos dias 12, 13, 14 e 15 de Agosto.
Este Festival teve a sua primeira edição em 2007, pelas mãos do movimento ST Culterra e a Câmara Municipal de Santo Tirso, com o objectivo de reunir várias expressões artísticas e culturais deste concelho.
Em 2010 regressa com a mesma filosofia, destacando a cultura do concelho de Santo Tirso e nacional.
O IV Festival ST Culterra terá concertos, poesia, ateliês, feira alternativa, folclore, actividades desportivas e radicais.
Uma das primeiras confirmações do evento é a presença de Rita Redshoes que sobe ao palco no dia 14 de Agosto para apresentar o seu mais recente trabalho “Lights and Darks”, que tenta escapar às orquestrações e às canções polidas do álbum de estreia, que a apresentou aos portugueses.
Este novo registo "é um disco mais afirmativo da minha personalidade como compositora" e surge dois anos depois de "Golden Era", o disco que assinalou a sua estreia a solo, depois de ter integrado os Atomic Bees e de ter tocado com David Fonseca.
Entrada Livre!

OS LÁBIOS | Lisboa

CARTAZ | Concerto

22/06/2010

PORTUGAL REBELDE | Douro FM

João Peste, a voz dos Pop Dell´Arte é o convidado da emissão de amanhã do Portugal Rebelde. Emissão para acompanhar na Douro FM, a partir das 22.00h.

PRÉMIOS MEGAFONE

Até 31 de Julho, estão abertas as candidaturas aos Prémios Megafone/João Aguardela, nas categorias “Música” e “Missão”.
O Prémio Megafone Música atribuir-se-á a um músico ou colectivo de músicos cujo trabalho enalteça as tradições musicais portuguesas e lhes dê renovado futuro.
Quanto ao Prémio Megafone Missão, visa distinguir uma entidade não musical que, com a sua acção ao longo do ano a que o prémio se refere, comungue e ajude a difundir as referidas iniciativas musicais.
Pode, este prémio, ser entregue a entidades que se movem em terrenos como a produção de espectáculos, a literatura, o jornalismo, as artes plásticas, entre muitas outras.
As três bandas/projectos finalistas na categoria Megafone Música serão convidadas para um espectáculo no Centro Cultural de Belém, no próximo dia 17 de Outubro, com a presença de mais uma banda surpresa convidada, sendo nessa ocasião determinado e divulgado qual o projecto vencedor.
O valor do prémio, bem como a composição do júri serão oportunamente anunciados.
+ Info:
www.aguardela.com

MIND DA GAP | Agenda

Agenda:
25 de Junho - Oliveira de Azeméis, Praça de Cidade (23.00h)
26 de Junho - Centro Cultural Vila Flôr, Gimarães (0.00h)

CINTURA EM CONCERTO

CARTAZ | Concerto

21/06/2010

LULA PENA | Guimarães

Depois de um silêncio de doze anos – que se seguiu ao lançamento do extremamente bem sucedido disco de estreia “Phados” – Lula Pena apresenta o segundo álbum de originais intitulado “Troubadour” no próximo dia 03 de Julho, às 22.00h, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
A pergunta mais recorrente quando se pensou em Lula Pena foi por onde parava e por que é que nos víamos sucessivamente privados de ouvir novos documentos desta música, que parece maravilhar todos os que com ela contactam, independentemente da parte do mundo de onde vêm.
As razões são tantas como as histórias, e tão puras e honestas quanto a música. Nascida e criada no bonito Príncipe Real, Lula Pena cresceu longe da televisão, com o rádio do pai presença habitual em casa. Habituou-se, diz, ao “som sem a imagem social”.
Aos 10 anos, tinha na escola uma professora que levava os seus alunos para a ponta do recreio. Aí, junto com os seus colegas, todos com os olhos fechados, tentavam, durante minutos, identificar todos os sons que escutavam, perto e longe.
O seu irmão tocava guitarra e foi com ele que Lula Pena descobriu o milagre singelo da polifonia quando os dois cantavam juntos, enquanto desbravava uma discografia com Simon & Garfunkel, Bob Dylan, folk norte-americana, Beatles ou jazz. Será essa parte da sua educação, mesmo que até hoje mantenha uma maneira de não “procurar nada”, mas sim de “ir encontrando”.
Não odiava nem idolatrava ninguém, nem coisa alguma, e se um dia, em miúda, decidia pegar na guitarra para tocar uma canção de que só se recordava vagamente, isso só lhe possibilitava que passasse, essa, e tantas outras canções até agora, a ser dela.
Pegava em letras, reordenava-as; dava-lhes novas palavras, métrica e melodia. “A tradição tem que ser mantida viva para que seja tradição”. Lula Pena toca um fado a que tira o “f”, assumindo-se, sem drama ortográfico mas com crença, como phadista.
Vivendo imersa nesta relação tão singular com o som, com a memória e com como carregamos connosco tudo o que já vimos, observámos e aprendemos para todo o lado, podemos pensar em Lula Pena não só como uma das grandes reinventoras do fado, mas alguém que verdadeiramente o viveu e segue vivendo.
Porque o leva para todos os portos do mediterrâneo, em direcção ao francês para que tenha mais com que falar do amor, para o Brasil e a América Central quando o balanço assim o dita, e dizendo a palavra em inglês quando tem que ser. “Troubadour” – “aquele que não estava contente com a sociedade em que vivia”, é um “disco que conheceu pessoas que conhecem as condições básicas” da sustentabilidade das coisas, entre quem a fez voltar aos palcos, Norberto Lobo (que colaborou consigo em palco), o estúdio Golden Pony e a editora Mbari (Norberto Lobo, B Fachada, Ricardo Rocha, Tó Trips).
“Troubadour” é um “organismo vivo que dá e recebe”, onde podemos apanhar Lula Pena gloriosa e crua, sem confinamentos, com espaço para respirar e ser concisa – na composição, nas suas inimitáveis rapsódias de revisitação, na tremenda entrega emocional, na voz incomparável.
Diz que em disco, “tudo são tentativas de”, em canção. “Uma leitura encriptada que temos que fazer do mundo constantemente”, mesmo que diga que “o que eu oiço jamais poderá estar num disco”.
O palco, a que volta com maior disponibilidade no contexto de “Troubadour”, é hoje encarado de forma bem diferente do tremor do início de carreira de Lula Pena, da “purga” que era para si esse processo.
Esse “risco enorme” que assumia obrigou-a à humildade e delicadeza de “actuar no palco e sentir as pessoas”. Em concordância com a soltura de “Troubadour” diz que “não quer produzir discos fechados”, para que quem a vá ver em concerto tenha “a menos memória possível” na antecipação; para que cada momento que partilha com o público seja único, seja uma comunhão ritual da descoberta da criação, de momentos e reacções irrepetíveis.
Nas suas palavras, diz que procura uma “tradição à escala universal. Em cada esquina está uma presença divina que nos permite chegar a essa escala”. “Se questiono o fado dessa maneira é para me sentir livre, [e para] comunicar essa liberdade”.
“O artista é o que consegue expandir implodindo-se a si e ao mundo”. “Fazer com que a poesia seja a divisa deste mundo. Nada mais”. Independentemente da frase que lhe ouvimos, ou de onde lhe começamos a escutar o raciocínio, é esta a sua teia de coerência, espraiada por todas as frases, gestos e dias, que temos o privilégio de escutar, na sua inteireza, na forma de música.
Está reunida a constelação de circunstâncias e acontecimentos para que, finalmente, possamos viver a Lula Pena que sempre quisemos ver, para que a possamos mostrar àqueles com quem partilhamos as coisas mais preciosas, e para que esses aumentem ainda mais o círculo.
Os bilhetes para o concerto têm o valor de 10€, ou 7,50€ com desconto, e encontram-se à venda no Centro Cultural Vila Flor, no site www.ccvf.pt e em todas as lojas Fnac.

BAILE POPULAR

Depois de Trovante, Rio Grande, Ala dos Namorados, Cabeças no Ar e Filarmónica Gil, João Gil volta ao activo, desta feita com o projecto Baile Popular. O disco de estreia chegou hoje às lojas.
Além de João Gil, responsável pelas músicas, o Baile Popular integra ainda Mário Delgado, Alexandre Frazão, Miguel Amado, Paulo Ribeiro, Zé Emídio, Luís Espinho e João Paulo, sendo estes três últimos conhecidos pelo projecto Adiafa. As letras das 11 canções do disco são de João Monge.
Aproximem-se, se faz favor, cheguem-se à frente, por gentileza. Vai arrancar o "Baile Popular" que vai dar que falar, que vai dar que cantar, que vai dar que dançar.

VÍDEOCLIP | "If You Choose To Run"

Este é um dos dois vídeos que Miguel Bonneville realizou para "If You Choose To Run", um dos dos temas do último trabalho de Minta & Brook Trout.

INNERTHOUGTHS | "Before"

Após o lançamento em 29 de Dezembro de 2009 do segundo álbum dos Hanging By A Name - "II" que deu início às actividades da Cogwheel Records, a editora estreia agora oficialmente não só o primeiro registo de Innerthoughts como também toda a sua estrutura de presença na internet que encara como veículo principal para fazer chegar ao público a música dos seus artistas.
Assumidamente a favor da partilha de ficheiros e da ligação social directa com os fãs, a Cogwheel Records inaugura não só o seu website oficial em www.cogwheelrecords.co.cc como também a sua presença em variadas redes sociais.
Innerthougts é um projecto de Adílio Sousa, ex-baixista dos Hanging By A Name e ainda a desempenhar o mesmo papel nos Electric Willow, que agora se apresenta a solo como cantautor.
"Before", o seu primeiro registo em formato EP, gravado por Renato Duarte, misturado e masterizado por Duarte Feliciano nos iSoundStudios em Coimbra, é composto por 6 temas nos quais explora ambientes introspectivos numa toada que apesar de assumidamente folk, não deixa de ser refrescante, única e carregada de uma violência subentendida que transforma este disco numa exploração multidimensional dos vários aspectos da psique do intérprete.
Encontra-se já disponível o primeiro tema do EP, "Alone", tanto em ficheiro mp3 para download gratuito em http://cogwheelrecords.co.cc/artistas_innerthoughts.html, como em formato videoclip que pode ser visualizado online em http://www.youtube.com/watch?v=m1HdNSUWe1M.
A Cogwheel Records planeia disponibilizar os restantes temas de "Before" de uma forma faseada através da sua estrutura social, bem como videoclips para os mesmos.

FONZIE | Agenda

Agenda:
03 de Julho - Santarém, Festival do Ribatejo
10 de Julho - Portel
31 de Julho - Torres Vedras, Festival Ocean Spirit

ROCKASTRUS 2010

CARTAZ | Concerto

20/06/2010

VÍDEOCLIP | "Alegria" - Batida

Depois de "Bazuka", um tema e vídeo com uma trama política e social densa, o novo single dos Batida celebra a simplicidade e a positividade: "Dança, Alegria, Música".
O som: Um beat de Kuduro, com elementos de Semba, que cruza a Electrónica com o Psicadelismo Afro. "Alegria" foi produzido em 2009, para ser incluído no álbum "Dance Mwangolé".
O vídeo é uma produção da Fazuma, com realização de Pedro Coquenão e edição e pós produção de Catarina Limão.

ANDERSEN MOLIÉRE | "Aldeia dos Tristes"

Tem por título "Aldeia dos Tristes", o álbum dos Andersen Molière que resultou da conquista do Prémio Talento Rock Rendez Worten de 2009 e que agora chega às lojas.
Com produção de Renato Júnior, ex-UHF e produtor de gente como Susana Félix ou projectos como Rua da Saudade, Aldeia dos Tristes baseia-se no trabalho de Sá Granate (guitarra acústica e voz), Duarte Leal (guitarra e voz), Alexandre Ribeiro (baixo), João Barata (violino e viola), Vanessa Amorim (acordeão), Paulo Gouveia (percussões e serrote), Diogo Andrade (percussões, serrote e glockenspiel).
Ao todo são 13 temas originais (de assinatura colectiva), onde a identidade Andersen Molière surge muito vincada, numa música que transporta ecos muito diferentes - dos Madredeus e Belle Chase Hotel, a Sérgio Godinho e à música para cinema de Danny Elfman.
Susana Félix participa em "Aldeia dos Tristes", o tema título, e há ainda a registar a colaboração de Lisa Tavares (piano em «Lurdes Maria»), André Tavares (violoncelo em «I.R. Céu») e João Aibeo (tuba em «Sonhadores»).
/>