28/02/2011

CRISTINA BRANCO | Discurso Directo

  
No dia em que chegou às lojas "Não Há Só Tangos em Paris", o Portugal Rebelde esteve à conversa com Cristina Branco, numa "viagem" repartida entre o Tango e o Fado. Um viagem pelos sentimentos...

Portugal Rebelde - "Não Há Só Tangos em Paris", o seu mais recente trabalho é como um "transatlântico" que passa por Buenos Aires, pára em Lisboa e finalmente atraca em Paris? Que viagens são estas?

Cristina Branco -  É uma viagem pelos sentimentos na vida das pessoas. Esta é a melhor forma de definir esta "viagem".

PR - "Não Há Só Tangos em Paris", o primeiro single deste trabalho tem a assinatura  Pedro da Silva Martins, o inspirado letrista e guitarrista dos Deolinda. Como é surgiu esta oportunidade de trabalhar com o Pedro Silva Martins?

CB - O Pedro e os Deolinda, conheci-os quando me convidaram para fazer um concerto com eles no Castelo S. Jorge, em Lisboa, à cerca de um ano e meio e desde aí ficamos amigos. Houve uma grande empatia. Algum tempo depois, pedi ao Pedro se estaria interessado em fazer algum tema para o disco. Foi desta forma, que nasceu este "encontro".

PR - Para além do citado Pedro Silva Martins, "Não Há Só Tangos em Paris", conta com autores e compositores de excepção como António Lobo Antunes, Mário Laginha, Vasco Graça Moura, Manuela de Freitas, João Paulo Esteves da Silva, entre outros. É por estes autores e compositores, que passa o "novo" fado?  

CB - São os autores da minha vida...são as pessoas, que eu gosto e com quem já trabalhei antes.

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este  "Não Há Só Tangos em Paris"?

CB - É uma viagem que fala de gente, fala do bem e do mal, do amor e do ódio, da ambiguidade, fala de desespero. No fundo fala de todos!

PR - O Teatro de São Luiz, em Lisboa, serve de palco para a apresentação deste novo trabalho. O espectáculo na sala lisboeta está marcado para o dia 31 de Março. Que "surpresas" estão reservadas para essa noite?

CB - Essencialmente vão ser apresentados os temas novos de "Não Há Só Tangos em Paris" e haverá algumas incursões noutros discos, porque é dessa música que também se faz a Cristina Branco.

6. Que sensações espera que as pessoas retirem da audição de " Não Há Só Tangos em Paris"?

CB - Universalidade, acho que é uma boa palavra para definir a minha intenção. Para que as pessoas percebam, que o Fado e o Tango, apesar de geograficamente tão distantes, têm muito em comum.

M-PEX


M-PeX foi convidado pela banda “Christine Atallah and The Bassalindos” e vai produzir em colaboração 2 temas inéditos e originais para o próximo álbum da banda de World Music de Montréal.

THE POPPERS | "Up With Lust"


Depois de terem sido galardoados como Melhor Grupo Português com o álbum "Up With Lust" em 2010, pelos Jurados da Organização Prémios Internacionais de Música e Criação Independente Espanhola, os The Poppers editam  o álbum em Maio em Espanha, pela conceituada Editora Clifford Records. 

"Up With Lust", o mais recente trabalho da banda Olivalense, foi considerado pela imprensa nacional especializada como um dos melhores discos nacionais de 2010.

A banda, vencedora de Corroios na edição de 2004, inicia agora no Festival de Música Moderna 2011 a "Tour Up With Lust", que se irá estender pelos próximos meses por Portugal e Espanha.

Os The Poppers sobem ao palco de Corroios dia 12 de Março, no final da 1ª Sessão de 2011. Uma oportunidade única para conhecer o seu novo trabalho. 

www.myspace.com/thepoppers

FESTIVAL PARA GENTE SENTADA

THE SCART | Clube Ferroviário

VOID CREATIONS APRESENTA

27/02/2011

THE GIFT | "Explode"


O novo disco dos The Gift tem como nome "Explode" e começa a ser revelado amanhã através da Internet, ao ritmo de uma canção por dia.

O primeiro single do disco chama-se "RGB" e será também divulgado amanhã.

"Race is Long" e "Primavera", esta cantada em português, são duas outras canções que integram o novo trabalho do grupo de Alcobaça.

"Explode", com cerca de uma hora de duração, foi preparado em Madrid e produzido por Ken Nelson, que já trabalhou com nomes como Gomez, Badly Drawn Boy, Kings of Convenience, Feeder e Coldplay.

"Explode", surge sete anos depois de "AM-FM" e será mais eléctrico e cru, com menos orquestrações e em registo épico, referiu Nuno Gonçalves, que aponta, assim, um novo caminho no percurso da banda.

O novo álbum marca também, uma nova fase do grupo ao nível de publicação e distribuição.

Desde segunda-feira passada que as novas canções estão disponíveis para compra em exclusivo pela Internet, no site oficial da banda, e cada utilizador paga aquilo que entender por elas. Esta acção terminará hoje.

Quem se registou no site e efectuou a compra do álbum, começará a receber as canções, uma a uma, pelo correio electrónico a partir de amanhã.

Esta é, para já, a única forma de escutar as novas canções, uma vez que ainda não há qualquer data de edição do álbum em suporte físico (CD).

Alguns dos temas novos de "Explode" poderão ser ouvidos nos três concertos que a banda vai dar nos dias 17, 18 e 19 de Março, no Teatro Tivoli em Lisboa.

A 7 de Maio "Explode" será apresentado em Madrid, no Teatro Circo Price.

No Facebook da banda estão dois vídeos com várias personalidades da nossa música e cultura a assumir o que deram pelo novo disco de The Gift.

ORELHA NEGRA | Mixtape

No próximo dia 2 de Março é editada a Mixtape dos Orelha Negra, que reune participações de vários artistas - Orlando Santos, Roulet, Dino Tamin & Fililpe Gonçalves, XEG feat. Hulda, Nerve, Tornados, Dedy dread & Mr. bird , NBC, Mind Da Gap, Junior Thomas, Conductor feat. Tamin, Lucia Moniz, Tiago Bettencourt, Valete, DjRiot, Vhils.

Cada um interveio com a sua arte, e surgem assim novas interpretações de temas que já conhecemos do disco de estreia da banda.

A Mixtape dos Orelha Negra, está disponível para download gratuito e legal, a partir de 2 de Maço, até ao final do mês, no Facebook da Time Out de Lisboa e Time Out Porto.

THE GLOCKENWISE | Esposende

DANÇAS OCULTAS | Museu do Oriente

26/02/2011

MACACO SABÃO | "Diz o galo quando canta"

A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, aqui com "Diz o galo quando canta", numa interpretação do grupo Macaco Sabão.

LUAR NA LUBRE | "Solsticio"


O resplendor galego de Luar Na Lubre, que em Abril celebra 25 anos de carreira musical e cuja vocalista é a portuguesa Sara Louraço Vidal, desde 2005, não podia despontar da melhor maneira: com um público entusiasmado perante a apresentação do seu novo disco, "Solsticio", em três memoráveis concertos nos passados dias 11, 12 e 13 de Fevereiro em Tolosa (País Basco), Logroño (A Rioja) e Pamplona (Navarra), respectivamente.

Contando com muita afluência de público, que chegou a esgotar o aforo nos 2 últimos concertos, Luar na Lubre confirma-se como referência da música galega além das suas fronteiras, apresentando ao vivo as melodias mais clássicas do seu repertório, juntamente com as novidades do actual trabalho, dedicado à recuperação da lírica medieval galega, e que o Diario Vasco definiu como «limpio y perfecto modo de recuperar la tradición actualizándola».

É de realçar o destaque que este início de digressão ocupou nos principais meios de comunicação dos lugares visitados, sinal de que a música galega em geral, e a de Luar Na Lubre em particular, tem um amplo reconhecimento e claro potencial no mercado cultural, erguendo-se como um importante baluarte na projecção da Galiza no exterior, tornando-a cada dia mais universal.

Estes 3 concertos dão início a uma digressão que levará o grupo aos teatros e auditorios de 16 cidades do Estado Espanhol, nos quais a música vai estar acompanhada por uma cuidada encenação em palco, na que destacam as projecções que têm vindo a acompanhar Luar Na Lubre nos últimos concertos.

LAIA | Vila Real


Laia encaixa dois tipos de portugalidade. A aparente e a fictícia. Entre a conquista e o medo. O destino e o desenrascanço. No fundo, a bipolarizada pátria. O país dos heterónimos.

Laia é isso tudo sem ser o que quer que seja. Instrumentos alterados. Gravados para um computador em freguesias cosmopolitas e numa ilha lusófona.

Guitarras eléctricas, mornas, adufes, coros de vozes. Um cabo-verdiano devorador de bossa-nova (Milton Castro/Alexandre Bernardo). Um marialva punk com patilhas até ao peito (Hélder Almada/Pedro Trigueiro).

Juntos arredondam o rock e procuram os cantos de uma canção. Se Carlos Paredes não é pós-rock, então o que andamos aqui a fazer?

Alexandre Bernardo - guitarra eléctrica, voz e adufe

Pedro Trigueiro - voz, baixo, bombo popular

Fred Ferreira - bateria

Luís Custódio - guitarra portuguesa, voz e adufe

Vasco Mesquita - guitarra portuguesa, voz e bombo popular

10 de Março - Teatro de Vila Real (Café Concerto)

Entrada Gratuita

CORVOS | Agenda


Agenda:

04 de Março - Centro Olga Cadaval, Sintra

01 de Abil - Centro de Artes, Ovar (Esgotado)

11 de Maio - Lousada

21 de Maio - Praia da Vitória, Ilha Terceira

13 de Agosto - Ilha do Corvo

14 de Agosto - Ilha Graciosa, Festival Ilha Branca

www.myspace.comespantaespiritoscorvos

DR SALAZAR | Tour Lápis Azul

BANANA ROYALE APRESENTA

25/02/2011

ANAQUIM | Discurso Directo


O disco de estreia dos Anaquim, está de volta às lojas, agora numa edição enriquecida com três temas extras. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com a banda, e revela-lhe hoje em Discurso Directo a "outra vida" dos Anaquim.

Portugal Rebelde - No passado dia 7 de Fevereiro, chegou ao mercado nacional, a reedição de “As Vidas dos Outros”. Que novidades acompanham esta edição?

Anaquim - Esta edição apresenta três temas em adição aos que já compunham o disco. Dois deles são versões, “A Morte saiu à rua”, o “Tom Sawyer”, enquanto que o terceiro tema é uma viagem instrumental, um medley por todo o universo do disco. Para além disto, o grafismo é diferente, funcionando quase como uma peça de coleccionador.

PR - “Tom Sawyer”, foi o tema que gravaram inicialmente para a Missão Sorriso. Querem falar-nos um pouco dessa experiência?

Anaquim - A experiência foi excepcional, musicalmente porque foi a nossa oportunidade de regressar à infância, e humanamente, por nos ter dado o privilégio de participar nesta iniciativa e poder dar um pequeno contributo aos serviços de pediatria

PR - José Afonso é também “homenageado” nesta edição, com uma versão para o tema “A Morte Saiu à Rua”. José Afonso, influenciou de alguma forma, a música dos Anaquim?

Anaquim - Claro! José Afonso ajudou a escrever a nossa história, e isso marca-nos enquanto músicos e enquanto pessoas, incentiva-nos a escrever musicas com significado além de estética, e a acreditar que a música pode realmente fazer a diferença e ajudar a mudar o mundo

PR - Recentemente, apresentaram “As Vidas dos Outros”, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Como é que o público recebeu as canções deste primeiro disco?

Anaquim - Felizmente temos sido bem recebidos pelo público em todos os nossos concertos e o S. Jorge não foi excepção. Foi um grande concerto com grande festa nas “bancadas”. E a equipa respondeu bem!

PR - Já estão a trabalhar no sucessor de “As Vidas dos Outros”?

Anaquim - Sim, embora ainda esteja distante no horizonte. Enquanto músicos temos muito gosto na composição e arranjos dos temas, e portanto além de reinventar os que já temos, vamos trabalhando em novos.

PR - Para terminar, é sempre nas vidas dos outros, que procuram a inspiração para as vossas canções?

Anaquim - Não há cá isso das vidas dos outros. Elas são sempre vistas pelos nossos olhos e portanto acabamos sempre por falar da nossa vida. Estas músicas tratam portanto de um sentido colectivo de vida, e é por isso que as músicas vão viajando entre um universo pessoal e um universo social

VÍDEOCLIP | "Two Points" - Norton

"Two Points", é este o primeiro avanço para o novo disco de originais dos Norton, "Layers of Love United".

Este é o terceiro disco de originais da banda de Castelo Branco. "Layers of Love United", chega às lojas no dia 28 de Março.

"Two Points", está disponível para download gratuito e legal, AQUI.

 

PORTUGAL REBELDE | Destaques

Estes são alguns dos álbuns em destaque no leitor de Cds do Portugal Rebelde. 


EMANUEL CASIMIRO


A Mitra Records orgulha-se de apresentar "O melhor de Emanuel Casimiro", o auto-proclamado Rei do Power Pimba, já com 2 trabalhos editados por uma outra netlabel nacional. 

Nesta compilação estão incluídos temas dos seus 2 trabalhos anteriores, bem como um inédito. 

Emanuel Casimiro, agora acompanhado pela sua banda (Os Farilhões da Berlenga), prepara neste momento o seu espectáculo para 2011. 

GUTA NAKI | Lisboa

NOIDZ | Aula Magna

ROCK N´A.D.EGA

24/02/2011

TIGUANA BIBLES EM CONCERTO


Após uns meses em estúdio a gravar e produzir novas músicas para aquele que será o primeiro longa-duração da banda, os Tiguana Bibles voltam aos palcos.

Assim na próxima quarta-feira, 2 de Março, actuam no Salão Brasil, em Coimbra. 

Este espectáculo está inserido na XIII Semana Cultural da UC, que se realiza entre 1 e 6 de Março e irá levar a Coimbra as várias vertentes da cultura. 

Desde as artes plásticas ao cinema, da música ao teatro, de colóquios a exposições, toda a cidade vai ser “reinventada” em diferentes palcos.

Ainda em Março e no dia 18, os Tiguana Bibles deslocam-se à Casa das Artes de Arcos de Valdevez para uma actuação no âmbito do Sons de Vez 2011.

www.myspace.com/tiguanabibles

MOVIMENTO


Movimento é o novo projecto de Gomo, Selma Uamusse (Wraygunn), Marta Ren (ex-sloppy Joe e Bombazines) e Miguel Ângelo (ex-Delfins).

Movimento revisita uma série de clássicos nacionais dos anos 60 e 70, de “E depois do adeus” (Paulo de Carvalho), a “Verão” (Carlos Mendes) e “Flor sem tempo” (Paulo de Carvalho), de “Começar de novo” (Simone de Oliveira) a “O louco” (Conjunto Académico João Paulo), entre outros, numa abordagem de inspiração Soul clássica mas carregada de sintomas de modernidade.

Quer em disco, quer ao vivo, o Movimento assumir-se-á como uma oleada orquestra, composta por cerca de 12 elementos, onde, para além das 4 carismáticas vozes, se destacará o “groove” duma secção rítmica certeira e poderosa, a energia dum naipe de sopros carregado de brilho e intenção e o calor dos arranjos sempre surpreendentes e de um gosto irrepreensível.
 
Alinhamento de Movimento: 
 
01. Festa da Vida (cantado originalmente por Carlos Mendes)

02. Perto (cantado originalmente pelos Sheiks) 

03. Fui ter com a madrugada (cantado originalmente por Tonicha)

04. Flôr sem Tempo (cantado originalmente por Paulo de Carvalho)

05. Verão (cantado originalmente por Carlos Mendes)

06. Começar de novo (cantado originalmente por Simone de Oliveira)

07. All Around Lisbon (tocado originalmente pelo Thilo’s Combo)

08.  Perto (cantado originalmente pelos Sheiks)

09. Louco (tocado originalmente pelo Conjunto Académico João Paulo)

10. Setembro (cantado originalmente por Madalena Iglesias)

11. E depois do adeus (cantado originalmente por Paulo de Carvalho)

Movimento chega às lojas, no dia 4 de Abril. 
 
www.myspace.com/movimentooficial

ATLANTIHDA


No dia 28 de Março, há uma canção genuinamente portuguesa para conhecer - Atlantihda.

Oriundos dos mais distintos géneros musicais, os Atlantihda viajaram pelo mundo da música nacional e internacional, absorvendo várias influências para se encontrarem num projecto que acabaria por ligar a música de raiz tradicional e rural, com aquela que é a nossa música popular urbana: O Fado.

"Acima de tudo, o conceito da banda assenta na música tradicional de raiz portuguesa, onde o fado ganha alguma curiosidade e entra neste “território” para se reencontrar e possivelmente, conhecer mais um capítulo da história das suas origens, criando assim uma canção genuinamente portuguesa". (Hélder Moutinho)

Alinhamento de Atlantihda:

01. Na calma dos teus olhos

02. Madrugada de silêncio

03.  Estrada do teu regresso

04. Mar de vultos (versão)

05. O cais das açucenas

06. Amor meigo de olhar

07.  Barco da Alma

08. Meu amor é marinheiro

09. A lua onde tu moras

10. Vou dar de beber à dor

"Na calma dos teus olhos", para conhecer AQUI.

www.myspace.com/atlantihda

VIVIANE | Glória Live Music

DALAI LUME | 5 Anos de Conspiração

POLVO

23/02/2011

BAN | Discurso Directo


Depois de uma longa paragem, os Ban, uma das mais inspiradoras bandas da década de 80, estão de regresso aos discos. "Dansity", é o disco que marca o início de um  novo ciclo para a banda de João Loureiro. O Portugal Rebelde, esteve à conversa com a banda, que em Discurso Directo, revela a nova "vida" dos Ban.

Portugal Rebelde -  Passados que são 19 anos, após o último registo de originais dos Ban, a banda está de regresso aos discos com "Dansity". Esperavam ansiosamente por este dia?

BAN -  Naturalmente que é com grande prazer que voltamos aos registos discográficos com os BAN, sendo certo que o João Pedro Ferraz e o Rui Fernandes continuaram sempre directamente ligados à música, através de outros projectos ou da produção. O mais importante, além de podermos estar juntos a trabalhar, foi sentirmo-nos novamente criativos, e unidos num projecto comum e coerente com as nossas ideias e estética.

PR -  "Dansity", é assumidamente um álbum com ritmos funk, a pensar nas pistas de dança?

BAN -  O Dansity tem duas forças motrizes: essa que é mencionada, mais dançável, directa e rápida, que está presente nas primeiras 6 faixas do cd, e outra, mais ambiental, introspectiva e densa, nas faixas restantes. Daí o nome Dansity, um jogo entre as palavras dance (dança) e density (densidade).

PR - Depois de uma carreira, onde o português teve sempre lugar de destaque nas canções dos Ban, a banda regressa agora com um disco cantado em inglês. A que se fica a dever esta mudança?

BAN - Foi algo que saíu com naturalidade, logo nos primeiros ensaios, e que se intensificou com a entrada da Mariana Matos, que estava habituada a cantar em inglês. Por outro lado, foi também a oportunidade de experimentar algo que os Ban ainda não haviam feito...e nós gostamos sempre de novas experiências!

PR - Numa palavra - ou talvez duas - como caracterizariam  este "Dansity"?

BAN - Intenso, criativo, arriscado...

PR - As canções de "Dansity" vão percorrer os palcos do país?

BAN - Para já ainda não, estamos mais orientados para a promoção através de vídeos e remixes, que poderão ver e ouvir através do canal ManUFactorTV, no YouTube, ou visitando (e, já agora, aderindo...) ao Facebook Ban-Dansity. Mais tarde, talvez, mas a acontecer será sempre com uma forte componente visual e tecnológica.

PR - Para terminar, tendo sido os Ban, uma das mais inspiradoras bandas pop portuguesas dos anos 80, como é que vê o actual momento da Música Portuguesa?


BAN - Pensamos que há um movimento global interessante, com várias formas de expressão estética, sendo que obviamente nos sentimos mais próximos de umas coisas do que outras. Como bons exemplos de projectos mais recentes com que sentimos alguma identificação (e dependendo dos elementos dos Ban em causa, porque os nossos gostos também variam...), podemos dar os Orelha Negra, os Expensive Soul ou os Peixe-Avião, ou, na música de dança, os JohnWaynes ou o Social Disco Club (daí os termos escolhido para remisturar temas nossos...). Mas evidentemente que, e felizmente, há muitos mais!

THE PARTISAN SEED | "Our Last Spring?"

 
The Partisan Seed regressa às gravações e apresenta, para já, um novo single com o título "Our Last Spring?", disponível para download gratuito no seu site. 
 
A fotografia da capa é da responsabilidade de Pascal Baetens, fotógrafo belga com o qual Filipe Miranda inicia assim uma colaboração. 
 
Brevemente, teremos mais novidades sobre a data de lançamento e a editora prevista para a edição do terceiro álbum de longa-duração.

DAVID FONSECA | Rock In Rio


Está confirmado, David Fonseca participará na edição 2011 do Rock In Rio no Brasil! 

A presença de David Fonseca no festival terá lugar no Rio de Janeiro, no dia 2 de Outubro, e marcará a estreia do músico em palcos brasileiros. 

Este será um momento há muito aguardado pelos fãs do outro lado do Atlântico que terão assim oportunidade de ver e ouvir ao vivo as canções de David Fonseca num dos eventos mais importantes da cena musical brasileira. 

A convite da organização do Rock In Rio, David Fonseca actuará no dia de encerramento do festival no palco Sunset estando ainda prevista, a esse propósito, uma colaboração inédita com o grupo emergente espanhol The Monomes. 

Esta deslocação ao Brasil em Outubro próximo, será acompanhada por uma série de acções entre as quais a edição discográfica e a realização de apresentações noutras cidades brasileiras. 

www.davidfonseca.com

AR DE ROCK SOLIDÁRIO | Lisboa


Ar de Rock é um projecto com direcção artística de  Fernando Cunha que pretende celebrar o Rock Português.  

A banda conta com Emanuel Ramalho (Rádio Macau, Delfins, João Pedro Pais) na bateria, Miguel Magical (Pólo Norte) no baixo, João Gomes (LX 90, Kick Out The Jams, Ovelha Negra) nos teclados, Emanuel Andrade (Pólo Norte, Sérgio Godinho) também nos teclados e Luís Arantes (João Pedro Pais, Índigo) na guitarra. 

As vozes estão a cargo de Fernando Cunha, Paulo Costa (Ritual Tejo), e Diogo Campos (novo valor, nos Legal Evidence), Maria Léon (Ravel) e Lara Afonso.

Este concerto conta com alguns convidados muitos especiais - Rui veloso, Olavo Bilac, Tim, Rui Pregal da Cunha, Flak, Zé Manel e Miguel Gameiro - que juntamente com o resto da banda vão dar voz a hinos como Chico Fininho» de Rui Veloso, "Chiclete" dos Taxi,  "Sopro no Coração" dos Clã; "Grito" dos Pólo Norte, "Não sou o único" dos Xutos & Pontapés, ou "Tão Só", dos Sétima Legião.

DIEGO ARMÉS | Canções para Senhoras

ALTA BAIXA | Porto

22/02/2011

LÚCIA MONIZ | "Fio de Luz"

2011 marca o regresso de Lúcia Moniz à escrita de canções, após uma ausência de sete anos.  

Lúcia Moniz traz consigo as vivências, as partilhas e influências de mais de dez anos dedicados à vida artística. 

“Fio de Luz” é o título do novo álbum, o quarto de originais da sua carreira que revela, nas músicas e nas letras, uma obra mais orgânica e uma musicalidade intensa que marca uma nova fase da vida da artista. 

Uma mão cheia de canções, “para (re)descobrirmos a razão de sorrir, como um fio de luz  a bordar a vida”, anuncia a cantora.

Com produção, arranjos e direcção musical de Fred (Orelha Negra, Buraka Som Sistema), “Fio de Luz” tem edição prevista para os próximos meses.  O primeiro single chama-se “Play a sound to me” e será conhecido brevemente.


O palco do Centro Cultural Olga Cadaval vai receber no dia 25 de Fevereiro, em absoluta estreia, o espectáculo de apresentação de “Fio de Luz”, que seguirá em digressão por todo o país.

O público terá a oportunidade de ouvir as novas canções do seu repertório e recordar alguns dos êxitos anteriores da sua carreira. Num espectáculo intimista mas pleno de energia, em palco, a voz e guitarra de Lúcia Moniz serão acompanhadas por Fred na Bateria, David Santos no Baixo, João Leitão na Guitarra, Diogo Santos nas teclas e Vera Ferreira e Tiago Diogo nos coros.

Aqui fica o making of de "Play a sound to me".

TIAGO BETTENCOURT | Coimbra

 
Tiago Bettencourt irá atuar dia 26 de Fevereiro no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra (22.00h). 
 
Este será o último concerto da tournée gratuita, promovida pelo Myspace e pela OK! teleseguros, que percorre o Norte e Centro do País, desde Outubro de 2010. 
 
O cantor irá apresentar ao vivo os seus dois álbuns a solo (e não só), produzidos por Chad Jones e Howard Bilerman, no estúdio Hotel2Tango, em Montreal, de onde saiu o bem-sucedido álbum “Funeral” dos Arcade Fire.
 
www.myspace.com/tiagobettencourt

ROCK N´BEE | Mondim de Basto


A Câmara Municipal de Mondim de Basto vai promover, durante o mês de Abril, a segunda edição do Festival Rock N'Bee.

Este evento  tem como objectivo dar a conhecer as bandas de garagem ou bandas de rock, que se vão formando um pouco por todo o país.


Pémios: 

1º - 1000€ 

2º - 500€ 

3º - Voucher Aguahotels

As inscrições estão abertas até dia 15 de Março. 

+ Info:

LINDA MARTINI | Tour Casa Ocupada

CARTAZ | Concerto

FESTIVAL 5 ELEMENTOS | Oeiras

21/02/2011

VÍDEOCLIP | "Senhora do Monte" - Os Velhos

É este o primeiro avanço para o álbum de estreia d´Os Velhos. Aqui fica o vídeoclip "Senhora do Monte". O vídeo tem realização de Luís Monge. 

THE GIFT

 

O novo disco dos The Gift está composto, gravado, misturado, masterizado e pronto para que o mundo o descubra.

Hoje mesmo e até ao dia 27 de Fevereiro através do site www.thegift.pt poderá adquirir as onze canções que compõem o novo disco. O preço? Dê o que achar justo. Dê o que puder dar. Dê aquilo que quiser dar...

Inscreva-se hoje no site, siga os passos e receberá a partir do dia 28 de Fevereiro uma canção por dia.

No total serão onze dias com uma música nova na sua caixa de correio... Onze dias, um disco novo, alguns anos depois…

Comercialmente ainda não existe data oficial de lançamento e esta torna-se a única maneira de ouvir em primeira mão este novo disco.

Recorde-se que os The Gift têm já anunciados espectáculos em Lisboa no Teatro Tivoli nos dias 17, 18 e 19 de Março bem como em Madrid no Teatro Circo Price a 7 de Maio.

Para estes concertos a banda criou uma inovadora maneira de trazer pessoas de fora da capital aos espectáculos, criando o The Gift Experience Pack.

Este pack é um pacote que inclui bilhetes duplos para os concertos, viagem de comboio, hotel de 4 estrelas entre uma série de outras ofertas únicas e exclusivas.

AMOR ELECTRO | "A Máquina"


Chama-se "A Máquina" e é a primeira amostra para o álbum de estreia do novo projecto de Marisa Liz (ex-Donna Maria), os Amor Electro. 

No disco, que chega às lojas no dia 14 de Março, "Cai o Carmo e a Trindade", podemos ouvir temas onde a guitarra portuguesa (Ricardo Parreira), o acordeão (Celina da Piedade), as percussões tradicionais (Tânia Lopes e Pedro Ferreira), se juntam ao bom gosto musical e “electrizante” das canções, algumas delas compostas pela própria banda, como por exemplo “A Máquina” (Tiago Pais Dias e Marisa Liz) ou outras por alguns compositores convidados como Yami em “Onde tu me quiseres” e Jorge Cruz (Diabo na Cruz) em “Amanhecer e “Rosa Sangue”, bem como algumas versões que renascem nas memórias de uma serie de gerações anteriores e que ao mesmo tempo são uma descoberta para o público mais jovem. 

Algumas, fazem parte da história da Pop e do Rock Português como “Sete Mares” (Sétima Legião), “Bem-vindo ao passado” (GNR), “Capitão Romance” (Ornatos Violeta) e “Foram Cardos, Foram Prosas” (Miguel Esteves Cardoso e Ricardo Camacho), outras (também canções) surgem do panorama musical do Fado, como “Estrela da Tarde” (José Carlos Ary dos Santos e Fernando Tordo) ou “Barco Negro”, uma canção do músico brasileiro Caco Velho, com a adaptação de uma letra de David Mourão Ferreira.

Os Amor Electro, não foram nem mais longe, nem mais perto. Apenas escolheram uma serie de canções que fazem parte do panorama musical português, fizeram temas originais, onde se reflectem as suas influências, convidaram alguns instrumentistas representativos da nossa cultura e partiram para uma identidade própria que tem como base a “Musica Pop” mas neste caso sem contradições… Portuguesa!

Para além de Marisa Liz, a banda é ainda composta por Tiago Pais Dias, produtor e multi-instrumentista, e  por Ricardo Vasconcelos e Rui Rechena.

"A Máquina", está disponível para audição, AQUI.

GUTA NAKI | Vila Real


Entre retalhos da canção urbana, três amigos, munidos de ferramentas pop, constroem uma sonoridade estranhamente familiar que se espraia em canções com corpo de escrita. 

O disco de estreia dos Guta Naki tem barulhos da agulha a riscar o vinil, tem ecos como os de um livro e tem uma voz capaz de abarcar o céu e o inferno num só fôlego.

24 de Fevereiro - Teatro de Vila Real, Café Concerto

Entrada Livre

www.myspace.com/gutanaki

IBERIA | "Revolution"


Chega às lojas no próximo dia 28 de Fevereiro, "Revolution", o terceiro álbum da banda, que foi considerada uma das melhores de Hard Rock nacional - Iberia.

Foram a primeira banda portuguesa a passar na BBC- Radio One alcançando o tão esperado sucesso internacional. 

A banda que ficou conhecida com o tema “Hollywood” em 1988 volta agora na sua melhor forma para gáudio dos inúmeros fãs com o álbum “Revolution”.

Produzido por Tó Carvalho e co-produção de Iberia, o álbum foi gravado no estúdio Topstudios de Ricardo Landum, antigo guitarrista da banda. 

“Revolution” conta com as participações especiais de Fernando Ribeiro e Ricardo Amorim dos Moonspell nos temas “Tired” e na nova versão de “Hollywood”.

"Revolution" conta com 13 temas e o single “Angel” já pode ser ouvido no myspace da banda.

PZ | "For Sure"


Depois da apresentação do vídeo, PZ disponibiliza a música - "For Sure" - para download gratuito e legal na página da editora Meifumado.

CARTAZ | Concerto


20/02/2011

TRIBUTO A JOSÉ AFONSO | Braga


Evocar a data da morte de José Afonso - 23 de Fevereiro - é já prática enraizada no calendário de espectáculos dos bracarenses Canto D’Aqui.

Este ano, em colaboração com o Município de Braga, o grupo traz o Tributo a Zeca Afonso para o Theatro Circo e propõe um espectáculo onde são interpretados vários temas do vasto repertório de grande qualidade que nos deixou “Zeca” Afonso, nome como era conhecido nos meios mais íntimos e com o qual se perpetuou até aos nossos dias.

História, poemas e música, muita música de Zeca Afonso, interpretada por várias formações convidadas – “Sopro de Zeca”, Grupo Coral da Associação de Pais do Conservatório de Braga, entre outros - são algumas das propostas que o grupo Canto D’Aqui reservam para uma noite de homenagem à "eterna obra de Zeca".

23 de Fevereiro - Theatro Circo, Braga (21.30h)

Bilhetes: 8€

CRISTINA BRANCO | "Não há só Tangos em Paris"


O Teatro de São Luiz, em Lisboa, serve de palco para a apresentação de "Não há Só Tangos em Paris" o novo disco de Cristina Branco. 

O espectáculo na sala lisboeta está marcado para 31 de Março.  O Cine-Teatro  de Estarreja (26 Março) e o Convento São Francisco, em Santarém (1 Abril) são os outros palcos nos quais Cristina Branco apresenta o seu mais recente trabalho.

O novo disco de Cristina Branco, "Não há Só Tangos em Paris»" tem edição agendada para o próximo dia 28 de Fevereiro. 

A edição portuguesa antecipa o lançamento internacional, previsto para Março. Para os territórios internacionais o disco contará com um título diferente - "Fado Tango".

Já apresentado nas rádios portuguesas, com o single-homónimo "Não há Só Tangos em Paris" (composto por Pedro da Silva Martins, dos Deolinda), o novo trabalho de Cristina Branco apresenta uma nova visão da artista na sua relação com o fado. 

Depois de discos aclamados pela crítica como "Sensus", "Ulisses" e o último "Kronos", a fadista contempla agora uma visão musical entre Buenos Aires, Paris e Lisboa e a partir deste triângulo construiu o novo disco.

"Não há só Tangos em Paris" conta com autores e compositores de excepção como António Lobo Antunes, Mário Laginha, Vasco Graça Moura, Manuela de Freitas, João Paulo Esteves da Silva, entre outros.

www.cristinabranco.com

CAMANÉ | Vila Nova de Famalicão

A digressão de apresentação do mais recente trabalho de Camané “Do Amor e dos Dias” - do qual se destacam temas como “A Guerra das Rosas”, “Súplica”, "Último Recado” ou “Fado Livre”, entre outros - continua na estrada. 

Assim, no próximo dia 26 de Fevereiro, Camané estará na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão.

www.camané.com

MU | Agenda


Agenda: 

01 de Abril - Festival Folkarria, Madrid (23.00h)

0 2 e 03 de Abril - Madrid 
 
05 de Abril - Sala Clamores, Madrid (21.30h)
 
15 de Abril - Mieres,  Auditório Cajastur  (20.00h)

www.myspace.com/muuuuuu

MAFALDA VEIGA | Auditório dos Oceanos

19/02/2011

LOUSY GURU | Discurso Directo


No próximo dia 21 de Fevereiro chega às lojas o álbum de estreia dos Lousy Guru, "As Big as Divided", um disco repleto de harmonias vocais. O Portugal Rebelde, esteve à conversa com André Barata, que em Discurso Directo, nos dá a conhecer o primeiro registo da banda.

Portugal Rebelde - Antes de mais, quem são os Lousy Guru? 

André Barata - Lousy Guru é uma banda portuguesa, formada em 2008 composta por seis elementos: Marta Carvalho (voz, teclas, glockenspiel), Miguel Décio (voz, guitarra), Tiago Albuquerque (voz, bateria), João Braz (voz, acordeão), André Galvão (Voz, baixo) e André Barata (voz, guitarra). 

PR - "As Big as Divided", chega às lojas no próximo dia 21 de Fevereiro. Que expectativas têm em relação à aceitação deste trabalho? 

AB - O álbum surge como a sequencia natural do nosso trabalho de composição. A uma dada altura tens já um volume de trabalho que não faz sentido que fique escondido. tem de ser registado. e o album é isso. um registo de algum do trabalho de composição que temos vindo a fazer. Nessa lógica, esperamos que as pessoas que ouçam o álbum tenham uma boa experiência enquanto o fazem e com alguma sorte trauteiem uma ou outra das nossas melodias. 

PR - "Ampola", é o primeiro avanço para o vosso disco de estreia. Este é o tema, que melhor encarna o "espírito" do álbum? 

AB - Foi o tema mais consensual. se cada um de nós tivesse de escolher dois temas, a ampola estaria nas escolhas de todos. Talvez por ser uma música enérgica, divertida, positiva 

PR - Numa frase - ou apenas duas- como caracterizarias o álbum "As Big as Divided"? 

AB - Um conjunto sólido de temas muito variados, repleto de harmonias vocais e fortes linhas melódicas. 

PR - No próximo dia 26 de Fevereiro, apresentam no Teatro Turim, em Lisboa, este primeiro registo. O que pode esperar o público deste concerto de apresentação de "As Big as Divided"? 

AB - No dia 26 teremos o Azevedo Silva a abrir o espectáculo, ao que se seguirá o nosso concerto. O ambiente será certamente intimista e descontraido enquanto vamos levando a espectador ao longo das diferentes paisagens musicais que nos caracterizam.
/>