31/07/2011

XUTOS & PONTAPÉS | 1º de Agosto"

É um dos "hinos" dos Xutos & Pontapés - "1º de Agosto". "É amanhã dia 1 de Agosto e tudo em mim é um fogo posto..."

Este tema foi editado pela primeira vez na colectânea "Ao Vivo no Rock Rendez-Vous" em 1984. 
 

VÍDEOCLIP | "Negatividade" - Plano Oculto

"Negatividade", é este o novíssimo vídeoclip dos Plano Oculto.

REDLIZZARD | Novos Sons


A vida quotidiana, as experiências individuais, o cruzamento de vontades e estilos deram origem aos redLizzard. Músicos com um percurso em bandas locais, que se cruzaram nas ruas e nos bares, encontraram um lugar comum: a vontade de criar música. 

Um convidou o outro e estes mais três até a formação ficar completa com cinco elementos, todos provenientes de Almada. Em Janeiro de 2008 fizeram o primeiro ensaio. Estava colocada a primeira pedra nas fundações deste edifício em crescimento. 

A banda procurou definir uma sonoridade própria, sem pretensiosismo, aproveitando uma atitude descontraída e positiva, que permitiu o fruir das experiências musicais anteriores de cada um. 

Sons fortes de guitarra, canções com ritmos marcados, intersecção de ideias inovadoras com alguns clichés, originaram a música marcadamente Rock dos redLizzard. 

Nas letras e nas próprias melodias transparece a atitude positiva, com mensagens fortes e um olhar curioso e crítico sobre o quotidiano, definindo o estilo do colectivo musical. 

Em Abril de 2008, já com canções originais escritas, aventuraram-se em estúdio e gravaram estas primeiras criações em conjunto. O resultado foram 4 temas que serviram para apresentar a banda.

Como acontece com todas as bandas, os redLizzard subiram aos palcos para mostrar ao vivo aquilo que conceberam, numa demonstração de força e criatividade. 

Durante o ano de 2009, a banda conseguiu os primeiros frutos nas suas actuações. No Concurso de Música Rock Alive '09, no Paradise Garage, foram premiados com um honroso 2º lugar e em Novembro do mesmo ano, os redLizzard foram a 2ª banda mais votada online, no concurso Levi's Unfamous Award. 

Final de 2009 rumaram de novo a estúdio, onde gravaram músicas novas e fizeram novos arranjos em músicas anteriores. No estúdio Rosa dos Ventos, com produção de Paulo Jorge Silva, nasceu aquilo que se tornou o CD com 5 canções, o qual vai ser cartão de visita dos redLizzard em 2010. 

Hoje, a banda de Almada assegura a 1ª parte do concerto dos Bon Jovi no Parque da Bela Vista, em Lisboa. 

Formação: 

Elvis - Guitarra

Patrick - Guitarra

Ricardo - Bateria

Mauro - Voz

David - Baixo

PUCARINHO | Matosinhos

Pucarinho, apresentou ontem na Fnac NorteShopping, em Matosinhos o álbum "Na Rua Amarela". Ao longo de 45 minutos Pucarinho "viajou pela Rua Amarela" passando pelos blues, o jazz, o clássico e até mesmo o rock. 

Nota negativa para a fraca adesão do público. O projeto Pucarinho merecia mais. Aqui ficam alguns imagens da viagem pela "Rua Amarela". 


FICAVOUGA | Sever do Vouga

30/07/2011

PUCARINHO | "Sinto Falta de Ar"

Pucarinho, apresenta hoje na Fnac NorteShopping (17.00h) e Fnac Guimarães (22.00h) o seu disco de estreia - "Na Rua Amarela".

Pucarinho deixa-nos repletos de uma sonoridade e voz muito particulares, numa viagem que passa pelo blues, o jazz, o clássico e até mesmo o rock. 

"Sinto Falta de Ar", é um dos temas que faz parte do primeiro álbum do projeto Pucarinho.

ANTÓNIO PINHO VARGAS | "Música e Poder"

"Portugal foi excluído das concepções hegemónicas da modernidade elaboradas nos países do centro da Europa (Inglaterra, França, Alemanha). Daqui derivam todas as repetidas introduções de práticas artísticas modernas em Portugal. Só se introduz aquilo que, originalmente, está no exterior. 

As narrativas da generalidade das artes em Portugal são muito semelhantes às narrativas que especificamente tratam a música portuguesa na medida em que, em cada um dos momentos fundadores de modernidade em Portugal, se referem sempre a um exterior no qual a modernidade "estava", do qual a modernidade "vem" - e esse exterior é a Europa, a tal Europa hiper-real.
Para Portugal a Europa é um "Outro" (p. 94).

Esta investigação aponta para dois factores decisivos na produção de uma imagem de ausência da música portuguesa erudita, tanto histórica como actual, na vida musical europeia. 

O primeiro resulta da formação do cânone musical no século XIX, da sua crescente supremacia durante o século XX e dos dispositivos de poder localizados nos países centrais que regulam e, por isso, excluem, em grande escala, os diversos produtos culturais provenientes das periferias europeias de acordo com os seus interesses e com as suas visões do mundo. 

Estas exclusões podem assumir as formas discursivas de considerações estéticas ou juízos de valor, proferidas a partir dos locais de enunciação onde se localizam os centros dos cânones, histórico ou contemporâneo, mas resultam principalmente de um grande desinteresse e desconhecimento e por isso, a maior parte das vezes, estas exclusões traduzem-se pelo silêncio.

O segundo factor resulta da incapacidade de instalar uma política ou uma prática de trocas culturais em condições de igualdade por parte dos agentes e responsáveis culturais portugueses que, no essencial, aceitam os mesmos valores, vistos como universais, e actuam em função dos mecanismos de poder que declaram a subalternidade, contribuindo desse modo para a própria inexistência simbólica no interior do país. (António Pinho Vargas)

"Música e Poder - Para uma Sociologia da Ausência da Música Portuguesa no Contexto Europeu" é uma edição Almedina.

TRABALHADORES DO COMÉRCIO | Barcelos

Os Trabalhadores do Comércio apresetam-se hoje em concerto electro/acústico no Parque da Cidade, em Barcelos. O concerto tem início às 22.00h.

www.trabalhadoresdocomercio.org

HOMENS DA LUTA | Agenda

Agenda:

06 Agosto - S. Pedro do Sul, Festival Andanças

07 Agosto - Setúbal, Feira de Santiago

14 Agosto - Praia de Cortegaça, Festival Surf at Night

24 Agosto - Grândola, Feira de Agosto

25 Agosto - Crato, Festas do Crato

27 Agosto - Açores (Terceira), Festival Azure


www.homensdaluta.com

FESTIVAL SERRA DA ESTRELA | Manteigas

29/07/2011

DARKO | Discurso Direto


Aos 23 anos, Zé Manel decide dar início a um novo capítulo na sua vida profissional com o projecto Darko, depois de se ter destacado durante 8 anos como vocalista e letrista dos Fingertips. O Portugal Rebelde esteve à conversa com o músico, que em "Discurso Direto" fala de "Bordeline Personality Disorder", um mundo feito de vários mundos.

Portugal Rebelde - “Borderline Personality Disorder, é o encerrar de uma década de ilusões, desilusões, conquistas e falhas?

Darko -  Sem dúvida. Como as músicas foram compostas em épocas diferentes da minha vida, quando compiladas acabam quase por se tornar um calendário da minha adolescência. Existem temas neste disco que já estavam compostos desde os meus 15 anos e poder ir buscá-los e olhar para eles de uma forma mais imparcial e menos emotiva acaba por me fazer repensar numa série de coisas e até rir delas se for preciso.

PR - “Borderline Personality Disorder”, é um disco muito pessoal, com temas muito intensos, quase confessionários. Que sentimentos o assaltam quando pensa em algumas das canções presentes neste álbum?

Darko - Acho que acima de tudo a primeira coisa em que penso é que cresci. Que muitas das situações descritas no álbum foram de facto importantes pela intensidade com que me marcaram em determinada fase porque isso me levou a ser o que sou hoje. Na realidade acabou por fazer com que consiga reviver cada um desses momentos através da música com a certeza de que magoar-me não foi o seu único propósito.

PR - “Define Joy””  foi o single de apresentação deste trabalho. É este o tema, que melhor define o “espírito” do disco? 

Darko - Penso que não. “Define Joy” é, com certeza, a música que melhor marca o início de uma nova fase relativamente a tudo o que já tinha feito, mas não creio que haja um tema que possa reflectir o resto do disco. Cada história tem um ambiente muito próprio e fiz questão que assim fosse. Afinal, nós nunca sentimos duas vezes da mesma forma. O “Define Joy” é um tema que faz uma questão irónica a toda a humanidade. Afinal, o que é ser feliz?

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este "Borderline Personality Disorder"?

Darko - “Borderline Personality Disorder” é um mundo feito de vários mundos onde qualquer caminho só nos poderá levar ao interior de quem somos.


PR - Depois do disco, vamos ter a oportunidade de ouvir as canções deste disco no palco?

Darko - Claro que sim. Nem elas fariam sentido se não fossem comunicadas a uma plateia. Sou um homem de palco e é lá que me sinto feliz. Preciso de receber essa energia por parte de terceiros para continuar a acreditar que a minha vida na música é uma certeza.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo de Darko?

Darko - Por crescer. Queremos tocar muito para as pessoas, sou um compositor compulsivo e já tenho uma série de ideias para um próximo álbum... Quero escrever outro livro, sinto muito essa necessidade. Por outro lado em Setembro vou dedicar-me a brincar aos actores, ao protagonizar uma curta-metragem escrita por mim. Um projecto ambicioso que me vai divertir bastante. Se a minha vida andar de mãos dadas com a arte serei certamente feliz, precisando sempre de sofrer pequenos desgostos pessoais para que a inspiração não me abandone...mas esses, quem não os tem?

VÍDEOCLIP | "Canção Sentimental"

“Canção Sentimental”, é este o tema de avanço para “Canções para Senhoras”, álbum de Diego Armés a ser editado em 2011 pela Chifre.
 

MISS LAVA | Álbum novo em 2012

Os reis nacionais do heavy stoner-rock/ metal, Miss Lava, recrutaram os serviços do famoso produtor norte-americano Matt Hyde, vencedor de vários Grammy e que já trabalhou com bandas como Children of Bodom, Hatebreed, Slayer, Monster Magnet, The 69 Eyes, Fu Manchu, Porno For Pyros entre outras para misturar e masterizar o seu novo e segundo longa-duração de originais, o sucessor de "Blues For The Dangerous Miles" de 2009, no decorrer do próximo mês de Agosto, em Los Angeles, Califórnia.

As gravações de bateria do novo trabalho de Miss Lava, cujo som acústico foi da responsabilidade de Chris Common, tiveram lugar nos Estúdios Panavideo, em Lisboa, com a supervisão do produtor/ baixista Samuel Rebelo. 

As vozes do disco foram captadas em Junho, nos Black Sheep Studios, com a orientação de Makoto Yagyu (Paus, If Lucy Fell e Riding Panico) sendo que, presentemente, a banda está de regresso aos Estúdios Panavideo, com vista a finalizar todo o processo com a gravação das partes de guitarra e baixo.

Ainda não intitulado e com edição provável para o início de 2012, o novo álbum dos Lisboetas Miss Lava irá conter temas como: "Desert Mind",  "Motel Neon" e "Ride".

STONE SLAVES | Vencedores do Rok Nordeste

A banda alentejana Stone Slaves venceu a 8ª edição do Rock Nordeste - Festival de Música Moderna que terminou ontem, em Vila Real.

O evento, que decorreu entre quarta e quinta-feira, foi organizado pela primeira vez pela Associação Douro Alliance, que une Vila Real, Peso da Régua e Lamego no chamado Eixo Urbano do Douro.

Jimmy Romano, Nuno Batista, Karlão e Freak formam o quarteto que veio de Alcaçar do Sal para conquistar o palco transmontano, recolhendo as preferências do júri entre as oito bandas que ao longo de dois dias desfilaram pelo Complexo de Codessais.

THE ZANY DISLEXIC BAND | #7

Ao mês sete chega o sétimo dos doze discos que a Zany Dislexic Band prometeu editar durante este ano. Mais trinta minutos de música datada de 1 de Outubro de 2005.

Todos os discos estão disponíveis apenas em formato digital, AIF (qualidade CD) e MP3 (320Kps), na Meifushop.

SUPER CLARKS | Novos Sons

Os Super Clarks, banda formada em Fevereiro de 2010 disponiblizaram para download gratuito e legal a sua primeira demo.

A banda é constituída por  João Isaac (bateria/voz), Joel Lucas (Guitarra/voz), João Diogo (Baixo/Voz) e Tiago Amaro (Guitarra/Voz). 

28/07/2011

ORANGOTANG | Discurso Direto

"Apneia", é este o 2º ato dos Orangotang depois de uma longa paragem. Cinco anos depois de "Propaganda" a banda de Mondim de Basto regressa com um conjunto de canções pop/rock caracterizadas por fortes melodias, muito ritmo, overdrive e sintetizadores vintage. Rui Mota, a voz dos Orangotang é hoje o nosso convidado em Discurso Direto

Portugal Rebelde - Cinco anos depois de “Propaganda”, os Orangotang estão de regresso aos discos com “Apneia”. A que se ficou a dever esta longa ausência?

Rui Mota - Esta longa ausência no que diz respeito a discos deveu-se principalmente a muitas mudanças que a banda foi obrigada a fazer ao nível da formação e do agenciamento. Foram problemas que surgiram de surpresa e que nos causaram grandes prejuízos a todos os níveis mas que já foram ultrapassados. O grande objectivo era lançar o disco e isso foi conseguido como queríamos.

PR - O que é que une/separa “Apneia” de Propaganda?

RM - O que une os dois trabalhos são a procura pelas canções rock/pop, canções curtas, melódicas e enérgicas. O que as separa é a roupagem mais eletrónica do Propaganda e alguma ingenuidade na estética que torna o som por vezes pouco definido. Em termos de produção no Apneia o Vitor Silva aposta nas guitarras e na bateria com uma sonoridade mais natural, pessoalmente gosto muito mais. Aproveito para agradecer ao Vitor Silva, grande produtor, grande guitarrista e um amigo que ganhei.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias este “Apneia”?

RM - É um trabalho de canções mais maduro, com bastante trabalho dos músicos em estúdio, é um trabalho sincero e de maior exposição.

PR - No vosso press release, dizem que este disco é para ser tocado ao vivo, em celebração. O palco é o “oxigénio” que os Orangotang precisam para respirar?

RM - Sempre foi, aliás quem nos conhece, e são muitas as pessoas que já nos viram ao longo deste anos todos, dizem que nós damos muita energia às canções nas apresentações ao vivo. O palco é onde gostamos de estar e é também onde gostam mais de nós.

PR -  “Controlo (1 surto mudo)” é o single de apresentação deste novo trabalho. Este é o tema que melhor define o espírito do álbum?

RM - Sabes que a escolha de um single na maior parte das vezes obedece a uma série de parâmetros. Neste caso achamos em conjunto com o Vitor que esta canção seria a melhor, no entanto penso que pelo facto de ser o tema mais antigo do disco faz com que haja alguma diferença estética relativamente ao resto dos temas. Acho que tanto a Hora como o Herói…como tu são mais representativos do que é o "Apneia".

PR - A que se ficou a dever a escolha de “Apneia” para título deste registo?

RM - Sempre gostei de palavras pela sua sonoridade ou pelo seu ritmo, muitas vezes só por isso, sem ligar nada ao seu significado. No entanto neste caso escolhi uma palavra que gosto pela sonoridade e que também significa um pouco o que se passou connosco, um momento de isolamento e de paragem.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Orangotang?

RM - Para já estamos a fazer pequenos concertos nas Fnacs, onde temos o disco à venda, as coisas estão a correr bem. Durante o verão já temos em agenda vários concertos. Vamos intensificar a divulgação através dos nossos canais da net e continuar um caminho que já conhecemos muito bem e que sabemos que não é fácil mas que nos dá muito prazer. 

SÉRGIO GODINHO | "Mútuo Consentimento"

"Mútuo Consentimento" é este o título do novo álbum de Sérgio Godinho. O disco tem edição agendada para o dia 12 de Setembro.
 
O sucessor de "Ligação Directa" (2006) tem onze novas canções e parcerias com Bernardo Sassetti, Noiserv, Francisca Cortesão (Minta), o percussionista António Serginho (Foge Foge Bandido) e a Roda de Choro de Lisboa. 

Sérgio Godinho volta a ser acompanhado pelos Assessores, além de Hélder Gonçalves e do produtor e director musical Nuno Rafael. 

A edição de "Mútuo Consentimento" será acompanhada de concertos de lançamento. As novas canções foram apresentadas no ano passado na Culturgest e na Casa da Música. 

"Nada melhor do que onze novas canções para celebrar 40 anos", disse o músico à agência Lusa. 

LOULÉ JAZZ

A 17ª edição do Festival Internacional de Jazz de Loulé, um dos mais consagrados eventos nacionais de jazz, arranca hoje na cidade algarvia sob a direção artística do reconhecido músico e compositor Mário Laginha.  

Com organização a cargo da Casa da Cultura de Loulé e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, este ano serão apresentadas ao público três grandes propostas de referência no mundo do jazz.
 
Maria João e Orquestra Jazz de Matosinhos, Richard Galliano Group, Aaron Parks Quartet e Orquestra de Jazz do Algarve são os nomes que irão subir ao palco na Cerca do Convento Espírito Santo, no centro histórico da cidade. 

O Festival Internacional de Jazz de Loulé volta a oferecer aos seus conterrâneos e transeuntes um fim de semana de música jazz de qualidade excecional.

Nos três dias, os concertos têm início às 22.00h, na Cerca do Convento Espírito Santo, no centro histórico da cidade de Loulé. 

O preço dos bilhetes diários varia entre 8 euros (para sócios da Casa da Cultura de Loulé) e 10 euros para o público em geral.

NOISERV | Agenda

Agenda:

29 de Julho - Festins 2011, Alcains(0.00h)

30 de Julho - Alameda D. Duarte de Almeida, Vouzela (21.30h) 

www.myspace.com/noiserv

THE UPBEATERS FEAT MARTA REN | Poto

27/07/2011

JOÃO AGUARDELA | A Biografia

"João Aguardela - Esta Vida de Marinheiro" será o título da biografia escrita por Ricardo Alexandre a publicar em Seembro pela Quidnovi.

"É um livro que não devia existir", explicou à Lusa o jornalista e amigo de João Aguardela, que morreu em 2009, aos 39 anos, com cancro.

A biografia traça o percurso do músico desde a banda Sitiados â Naifa. Reúne fotografias, depoimentos e uma entevista inédita, com cerca de trinta páginas.

DEOLINDA | Prémio Amália Rodrigues

Deolinda, Camané e Maria Amélia Proença foram alguns dos vencedores dos prémios Amália Rodrigues.
 
Camané conquistou o galardão de Melhor Álbum do Ano, pelo seu "Do Amor e dos Dias", editado em Setembro do ano passado. O fadista já havia sido distinguido pela fundação Amália Rodrigues em 2005, na primeira edição dos prémios, quando foi eleito o Melhor Intérprete Masculino de Fado. 

Os Deolinda ganharam o prémio Amália Música Popular, enquanto Maria Amélia Proença, que comemora 60 anos de vida ligada ao fado, foi distinguida com o prémio carreira. A fundação Amália Rodrigues atribuiu o prémio de Melhor Intérprete a Ricardo Ribeiro. 

Ana Marta. uma das Três Vozes no Fado ao lado de Anita Guerreiro e Francisco Sobral, foi eleita a artista revelação, e Tiago Torres da Silva, que escreveu letras para Mafalda Arnauth, Joana Amendoeira, António Zambujo, Carminho, Raquel Tavares e Dulce Pontes, é agora recompensado com o prémio Composição/Poesia. 

O júri que atribuiu os prémios é presidido pelo compositor Fernando Machado Soares, contando este ano com o musicólogo Rui Vieira Nery, Álvaro Salles Lopes, em representação da Fundação, o jornalista Nuno Lopes e o músico Jorge Fernando.
 
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 22 de Novembro no Centro Cultural de Belém.

VÍDEOCLIP | "Largar Mais"

"Largar Mais" é este o primeiro vídeoclip/single do que será o próximo álbum de Mafalda Veiga, com edição agendada para Setembro.
 

CANÇÕES DE EMBALAR DE DIA E DE NOITE

Dez anos depois do primeiro Canções de Embalar já ser um clássico, o autor da Banda do Casaco, mas também de “Telepatia “, “Alibábá”, “ Eu Só Quero“ e tantos outros sucessos, volta a querer embalar-nos: As crianças precisam de ser embaladas, mas os adultos também.

O passado, o presente e o futuro, não fazem sentido se não partilharmos o mundo imaginário das crianças. Sejam elas nossas ou não.

O Nuno como autor, compositor e editor e José Peixoto como músico, arranjador e produtor, convidaram grandes nomes da Música Portuguesa: Rui Veloso, Luís Represas, Teresa Salgueiro, Mafalda Veiga, Filipa Pais, Dany Silva, Luanda Cozetti e ainda Teresa Macedo na sua estreia.

Para as “Canções de Embalar de Noite” convidaram Ana Isabel Dias que construiu uma teia de sonhos de embalar num universo sonoro inédito: É um disco só com harpa.

E por estas razões e pelos excelentes protagonistas, músicos e técnicos, o nosso destaque: Estas novas “Canções de Embalar de Dia” e “Canções de Embalar de Noite”, são discos obrigatórios para os adultos ouvir e oferecerem às crianças.

O disco já se encontra disponível nas lojas!

MU | Agenda

THEY´RE HEADIN WEST | # 6º Sessão

ROCKWALL FESTIVAL | Vieira de Leiria

26/07/2011

VÍDEOCLIP | "Ultra Suave" - Aquaparque

"Ultra Suave", é esta a primeira amostra para o álbum "Pintura Moderna" (Aquaboogie, 2011) dos Aquaparque.

FOXROT | Vila Nova de Gaia

Os Foxrot apresentam-se como uma banda original, no resultado de uma junção de sons e instrumentações diferentes. 

Um estilo livre, uma forma de bem-estar na produção e criação de música. Promovem, no Fórum Fnac, o EP de estreia "Tudo Isto é Puro Vício".

30 de Julho - Fnac GaiaShopping, 22.00h

KLEPHT | Agenda

Agenda:

31 Julho -  Parque Bela Vista, Lisboa (20.00h)

31 de Julho - Vila do Rei (23.00h)

13 Agosto - Amareleja (01.00h)

19 de Agosto
- Baia de Cascais (20.30h)

20 de Agosto
- Porto Covo

03 de Setembro
- Festival da Juventude, Madeira (23.00h)


www.klepht.com

MOONSPELL | Almada

MORE THAN A THOUSAND | Summer Tour 2011

25/07/2011

VÍDEOCLIP | "Family Tree" - Frankie Chavez

"Family Tree" o mais recente trabalho de Frankie Chavez que tem vindo a ser apresentado pelo país com enorme sucesso, chega-nos agora registado em vídeo;  "Family Tree"  a faixa que dá nome ao álbum.
 

AUREA EM CONCERTO

Passaram 10 meses após o lançamento do álbum de estreia de Aurea, editado a 27 de Setembro 2010. 

Desde então, o primeiro trabalho da cantora natural de Santiago de Cacém está há 32 semanas consecutivas no Top Nacional de Vendas (Artistas), 28 das quais em Top 5, tendo permanecido 8 semanas seguidas no 1.º lugar. Neste percurso, o álbum homónimo de Aurea atingiu a marca de Platina. 

Pelo meio ficam vários showcases nas Fnac, concertos de apresentação, um dueto do tema "Love me Tender" com Elvis Presley (aprovado pela família do mesmo e incluído no álbum "Viva Elvis", editado no final de 2010), um S. Jorge esgotado e uma digressão nacional que percorrerá várias cidades e que se prolongará até ao final do ano.
 
No passado mês de Maio, o talento de Aurea foi reconhecido na gala Globos de Ouro, onde lhe foi atribuído um galardão na categoria de "Melhor Intérprete Individual". Nesta entrega de prémios, Aurea recebeu três nomeações, feito inédito para um artista nacional.

Para terminar com chave de ouro este ano ininterrupto de emoções, conquistas e muito trabalho, Aurea levará o seu espectáculo tão especial ao palco dos Coliseus, com algumas novidades. 

No dia 28 de Outubro, Aurea actuará no Coliseu Micaelense, em S. Miguel (Ponta Delgada, Açores), rumando ao Coliseu do Porto no dia 11 de Novembro, para terminar a 18 do mesmo mês no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

LINDA MARTINI (A)GOSTO

Agenda:

13 de Agosto - Festas do Louriçal (Louriçal/Pombal) 

20 de Agosto - Festival Paredes de Coura

26 de Agosto - Noites Ritual (Porto) 

CINTURA | Rock Nordeste

FESTINS´11 | Alcains

FESTIVAL CAIS AGOSTO 11 | Açores

24/07/2011

VÍDEOCLIP | "Cais" - GNR

"Cais", é este o primeiro avanço para o álbum "Voos Domésticos" dos GNR, disco  em que a banda revisita alguns dos seus maiores clássicos com roupagens diferentes e sem dúvida, surpreendentes.

Originalmente, “Cais” foi incluído no álbum “Mosquito” de 1998 e surge agora com nova roupagem. O disco inclui 13 versões e um original; chega amanhã às lojas.

NOME COMUM EM CONCERTO

No próximo dia 27 de Julho, a partir das 22.00h, os Nome Comum apresentam-se em concerto no  Palacete da Estefânia (Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa), em Lisboa.

BEST YOUTH | Viseu

Os Best Youth são formados por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. 

As canções da banda têm uma sonoridade que passa pelo pop-rock e pela electrónica. 

A melodia, a harmonia e o ritmo são as palavras de ordem. Depois do final dos Genius Loki e de uns anos a trabalhar com outros nomes, o duo volta a encontrar-se para criar um novo projecto em meados de 2010. 

O EP "Winterlies" antecipa o registo de longa duração de estreia que está em preparação.

31 de Julho - Fnac Viseu, 17.00h

www.myspace.com/wearebestyouth 

II FESTIVAL MEDA +

23/07/2011

VÍDEOCLIP | "Curses" - The Paperboats

"Curses", é esta a primeira amostra para o álbum "Surviving The Flood" dos The Paperboats. A banda integra a colectânea Novos Talentos Fnac 2011. 

AQUAPARQUE | Centro Cultural de Belém

O duo Aquaparque, constituído por Pedro Magina e André Abel, que editou já este ano o magnífico "Pintura Moderna" (Ed. de autor, distribuição Mbari), amplamente elogiado pela crítica portuguesa, irá fazer a primeira parte do concerto dos Animal Collective, que terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, no próximo dia 25 de Julho.

As portas abrem às 20.30h. Os Aquaparque sobem ao palco às 21.00h.
 

THE UNDERDOGS | Porto

Rock! Sem derivações, adjectivos ou conceitos subjectivos.  De Aveiro, para o mundo, os Novos Talentos Fnac 2011  The Underdogs apresentam o EP de estreia  "Silence". Música feita com a alma e coração.

31 de Julho - Fnac Santa Catarina, 17.00h 

AVANTE COM A MÚSICA PORTUGUESA

Camané, Clã, Dead Combo & Royal Orquestra das Caveiras, Amor Electro, Sean Riley and the Slowriders, The Poppers, Tim e Companheiros de Aventura, Virgem Suta, Expensive Soul, Marco Rodrigues, X-Wife, Trovante (35 Anos), Sérgio Godinho e Xutos & Pontapés são alguns dos artistas portugueses que vão atuar na Festa do Avante, que decorre de 2 a 4 de Setembro, no Seixal.

+ Info: 

22/07/2011

SUSANA FÉLIX | Discurso Direto

Susana Félix, está de regresso aos discos com "Procura-se" (Farol, 2011), um disco onde a artista procura fazer o "novo"; um disco diferente no conceito e na sonoridade.

Portugal Rebelde - Treze anos depois do primeiro disco, este é o álbum que há muito tempo procurava?

Susana Félix - Todos os álbuns que fiz  foram álbuns representativos dos momentos em que foram gravados. Todos foram feitos de forma muito sentida e justa consoante cada momento da minha carreira. Essa é a minha procura constante...  e este álbum não é excepção.

PR - “Procura-se” marca o início de um novo ciclo?

SF - Penso que sim. O resultado final deste álbum demonstra isso. No diferente conceito e sonoridade... Na forma não convencional como o disco foi produzido, os arranjos as letras... É francamente um disco diferente dos que fiz  até agora!

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizaria este  "Procura-se"?

SF - Descobrir o prazer procurar...  fazer o “novo” e não “de novo”.

PR - Este disco inclui duas versões, uma de Marcelo Camelo e outra dos Xutos & Pontapés. A que se ficou a dever a escolha das canções “Está bom” e “Mundo ao contrário”?

SF - As canções em si. São grandes canções. Pelo que dizem, da forma como foram construídas e a forma como poderiam soar no contexto geral deste disco e das canções originais que o compõem. Para além do desafio enorme que é criar uma versão: reinventar sob outra perspectiva algo que já é muito bom. 

PR - Podemos afirmar, que estamos na presença do disco mais “Pop” da sua carreira?

SF - Sim é um álbum de um universo muito “pop”! Aproveitando ao máximo toda a liberdade criativa que a “pop” oferece, sem descaracterizar a minha forma de escrever canções.

PR - “Procura-se” inclui também um dueto com Jorge Drexler em “A idade do Céu”. Como é que surgiu esta oportunidade?

SF - A oportunidade surgiu da vontade de o fazer de ambas as partes! Foi  um encontro muito feliz ter tido a oportunidade de registar essa partilha com um cantor e compositor que tanto admiro.

PR - Para terminar, depois do disco, vamos ter oportunidade de ouvir as canções de “Procura-se” em palco?

SF - Sim. Depois de criadas as canções, é no palco que elas vivem e crescem perante o objectivo de tudo isto: o público.

VÍDEOCLIP | "Papoila" - Os Eléctricos

"Papoila", é este o primeiro avanço para o disco de estreia homónimo d´Os Eléctricos. 

O grupo evoca o charme alfacinha dançante e poético dos anos 40 e segue à aventura Rock’n’Rolante dos 50s.

BYONRITMOS´11 | Festival da Diversidade

Depois do êxito das edições anteriores; a VI edição do Byonritmos realiza-se nos dias 8 e 9 de Agosto.

Este ano o Festival da Diversidade uma agrdável surpresa, mudou-se para a Praia Fluvial da Fraga, Baião, um espaço envolto de uma paisagem magnífica. 

A programação conta com um leque internacional de participações, prometendo muita música, dança, oficinas diversas para crianças/adultos e o desfrutar de dois dias entre natureza, dança, ruralidade, tradição e sustentabilidade. 

O campismo será gratuito com o bilhete dos dois dias. O Festival Byonritmos é uma organização conjunta da Associação Byonritmos e Câmara Municipal de Baião. 

+ Info:

BAILENDA | Leça da Palmeira

Os Bailenda, quarteto folk de Penafiel, vai ao Fórum Fnac apresentar o seu trabalho dedicado à música de inspiração tradicional e folk contemporâneo. 

É usado equipamento electrónico combinado com instrumentos tão ancestrais como o rabel, a sanfona, a moraharpa, a braguesa, a concertina, o bandolim e a gaita de foles. 

Ao vivo são usados efeitos em tempo real, "loops" e recolhas sonoras… resultando numa fusão de vários géneros musicais, um repertório cheio de energia e um espectáculo contagiante.

31 de Julho - Fnac MarShopping, 17.00h

CINTURA | Tertúlia Castelense

21/07/2011

SMIX SMOX SMUX | Discurso Direto

"Os Gloriosos Smix Smox Smux Derrotarão os Exércitos Capitalistas", é este o 2º ato dos bracarenses Smix Smox Smux. O Portugal Rebelde esteve à conversa com a banda, que em "Discurso Direto" falam do seu mais recente trabalho.

Portugal Rebelde - Ao segundo disco, os Smix Smox Smux, vão mais longe na sátira e zombaria sem terem medo de se exporem?

Smix Smox Smux - Não sei se vamos mais longe, mas continuamos sem medo de nos expormos. Gostamos de ser como somos, e vamos continuar assim. Apesar de tudo, penso que este novo álbum até é um pouco mais subtil, do que o anterior.

PR - Recentemente o “Ípsilon” afirmou que os Smix Smox Smux são “loucos abençoados. Filhos da invenção com espírito punk e um descaramento admirável”. É mesmo assim?

Smix Smox Smux - Não somos só “loucos abençoados” (embora tomemos isso como um belo elogio). Talvez isso não transpareça, mas a nossa música é filha de muitas horas de trabalho, em ensaios e em estúdio. É também o resultado de muita escolha, por cada música que está no álbum, devemos ter uns 3 ou 4 “embriões” de música que não chegaram a ver a luz do dia.

PR - Numa frase apenas - ou duas - como caracterizariam este "Os Gloriosos Smix Smox Smux Derrotarão os Exércitos Capitalistas"?

Smix Smox Smux - Antes de mais nada, é uma provocação.

PR - Este novo trabalho conta com a participação especial do “vampiro” Adolfo Luxúria Canibal. Como é que surgiu esta oportunidade?

Smix Smox Smux - Fomos juntando algumas ideias que nos pareceram boas para fazer um tema que remetesse para o universo dos Mão Morta e acabamos por concluir que o melhor seria ter o próprio Adolfo Luxúria Canibal a cantá-lo. Como somos todos da mesma cidade, já o conhecíamos pessoalmente, e até as nossas salas de ensaio ficam a dez metros uma da outra, por isso foi fácil fazer-lhe o convite que ele aceitou prontamente.

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar este disco em concerto. Qual tem sido o “feedback” do público às novas canções dos Smix Smox Smux?

Smix Smox Smux - Por enquanto, ainda sentimos que as pessoas conhecem melhor outros temas mais antigos, o que é natural, mas temos tido uma reacção positiva, nos concertos, e boas críticas, também.

PR - O disco fecha com o tema “País Feliz”. Ainda acreditam, que é possível nesse País?

Smix Smox Smux - Temos todos que acreditar.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Smix Smox Smux?

Smix Smox Smux - Temos várias ideias para próximos trabalhos e sobre novas formas de chegar ao público, mas por enquanto, o futuro passa por dar concertos e mostrar os novos temas.

VÍDEOCLIP | "Etanol" - Prana

"Etanol", é este o tema de apresentação do disco de estreia dos Prana - "Trapo Trapézio". 
 

JOSÉ & PILAR

 
A banda sonora do filme "José & Pilar" foi editada no passado dia 18 Junho pela produtora JumpCut; a partir de hoje este disco está também disponível por encomenda para o email noiserv@gmail.com. 
De relembrar que o tema "Palco do Tempo" tem apenas edição neste disco.

HOT PINK ABUSE | Agenda

Agenda:

24 de Julho - Festival StCulterra, Santo Tirso

05 de Agosto - Festival das Artes Comunicantes, Moura 

www.myspace.com/hotpinkabuse
/>