31/12/2011

30/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

"O Bisonte felicita Portugal, O Rebelde, pelos seus cinco anos de crença e apoio."

OLUDO | "Almirante"


É um autêntico "presente" de Natal, a banda oLudo disponibilizou para download gratuito e legal o álbum "Almirante" (2011). O disco está disponível para download, AQUI.

ADRIANA | Évora


Adriana não poderia começar o ano de 2012 de melhor maneira! Logo no dia 7 de Janeiro, a cantora apresenta-se no auditório do Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, para uma actuação, desta feita, e em estreia absoluta, em trio. A acompanhá-la neste espectáculo, mais intimista do que o habitual, estarão os músicos Rodrigo Santoanastácio (guitarra) e José Canha (baixo).

Adaptando e rearranjando o repertório que normalmente toca em concertos, Adriana apresentará temas de "O Que Tinha de Ser" (o seu segundo disco, editado em Março deste ano), como “Sem fazer planos”, e brindará igualmente o público com uma versão sua, ao piano, de “My Funny Valentine”. Do alinhamento farão igualmente parte alguns dos êxitos do seu primeiro disco, "Adriana" (2009), como “Cara ou Coroa”.

Mais madura e segura do seu percurso criativo e artístico, em "O Que Tinha De Ser" Adriana propõe-nos saborear a sensualidade do cruzamento de vários géneros, como o Jazz, a Pop e a Música Brasileira.

JORGE PALMA | "Intimo"

29/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Com a "linha vermelha" no horizonte, os Booster, associam-se hoje ao 5º Aniversário do Portugal Rebelde.

ANTÓNIO VARIACÕES EM FILME


O filme "Variações" começa a ser gravado já no próximo ano. A notícia foi avançada pela revista "Time Out", que noticia o fim do processo judicial entre a Utopia Filmes e o realizador João Maia.

À revista, o realizador afirmou que pretende fazer um «musical realista»: «É uma biografia ficcionada, os elementos da vida de Variações estão lá, mas nem tudo o que aparece se passou de facto», revelou João Maia. 

A história do filme terá início na última viagem de Variações a Nova Iorque e termina 15 dias antes da morte do músico. O actor Sérgio Praia foi escolhido para protagonizar António Variações.

JORGE PALMA | Portimão


Jorge Palma apresenta o novo álbum "Com Todo o Respeito" numa mini-tour acústica criada especificamente para salas onde o artista, ao piano, faz-se acompanhar por um músico especial, o filho, Vicente Palma. 

Aquele que é por muitos considerado o melhor “cantautor” Português, cria um ambiente intimista de interactividade com o publico e viaja por 40 anos de carreira, com paragem obrigatória, no seu mais recente trabalho - “Com Todo Respeito”.

Portimão é a terceira data desta tour, o concerto terá lugar no Teatro Tempo, no sábado, dia 28 Janeiro às 21.30h.

CARTAZ | Concerto

28/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Do Algarve com muita "cafeína", recebemos hoje no Portugal Rebelde os Deep Coffee Nonsense. "Glance Moves" é o primeiro "cartão de visita", explicado aqui na primeira pessoa.

VÍDEOCLIP | "Selva" - Macacos do Chinês

"Selva", é este o vídeoclip/single do novíssimo álbum dos Macacos do Chinês, “Vida Louca” (Enchufada, 2011). 

SEBASTIÃO ANTUNES | Miranda do Douro


É já na próxima sexta-feira, dia 30 de Dezembro,  que Sebastião Antunes – mentor da Quadrilha – apresentará o seu trabalho a solo “Cá Dentro” no GEADA 2011 – IV Festival de Cultura Tradicional de Terras de Miranda – organizado pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, a decorrer no Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro.

Esta será uma noite onde se irão cruzar as tradições populares portuguesas com a chamada música de raiz celta ou a música proveniente dos países do norte de África.

Recorde-se que “Cá Dentro” é composto por 13 temas e foi re-editado no ano passado com uma versão mixada de “Esquina” por Jon Luz – músico cabo-verdiano - e foi composta na íntegra por Sebastião Antunes. Temas como “Turca”, “Níger” ou “Sabes, Eu Também” não deixam ninguém indiferente.

CARLA PIRES | "Rota das Paixões"


Carla Pires  dará inicio à tour “Rota das Paixões”, em Paris na sala L’Alhambra, no dia 20 de Janeiro. Será uma apresentação ao público e imprensa parisienses do seu novo trabalho. “Rota das Paixões” terá edição mundial pela Harmonia Mundi/World Village em 17 de Abril de 2012.

Nos últimos 4 anos Carla Pires realizou concertos e digressões  em França, Espanha, Áustria, Suécia, Noruega, Suiça, Grécia, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Holanda, Turquia, Itália, Argélia, Japão, Brasil, destacando-se salas de prestígio, como a Ópera de Gent (Bélgica), Centre Universitaire Méditerranean-Nice (França), Abadia de  Sylvanès (França),Teatro Leal e Teatro Circo de Marte (Canárias), Oharu Auditorium (Expo Mundial Japão), Queen Elizabeth Hall (Londres) entre outras.

Uma excelente notícia para Carla Pires foi o ter sido selecionada, de entre cerca de 1000 propostas, para um dos 30 concertos a realizar na Babel Med Music. 

OS ELÉCTRICOS | Agenda


Agenda:

20 de Janeiro - Cine Teatro Torres Vedras (21.30h)

27 de Janeiro - Forum Cultural J.M. Figueiredo, Baixa da Banheira (22.00h)

03 Fevereiro - Centro de Artes, Sines (22.00h)

04 de Fevereiro - AISCA, Viana do Castelo (22.00h)

10 de Fevereiro - Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra (22.00h)

03 de Março - Cine Teatro João Mota, Sesimbra (22.00h)

27/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Em mês de aniversário do Portugal Rebelde, Os Lábios "acariciam-nos a alma" com uma música nova. 

FESTIVAL DE MÚSICA MODERNA DE CORROIOS


A edição de 2012 do Festival de Música Moderna de Corroios já está em marcha. Além das melhorias técnicas, logísticas e outras, as regras deste Festival têm sofrido de anos a anos, alterações que o melhoraram, indo ao encontro do anseio e às necessidades das bandas para se revelarem...

Assim em 1996 o Festival nasceu só para bandas a Sul do Tejo com temas originais e em português, produzindo-se uma colectânea ímpar e memorável.

Logo em 1997, embalados por esse êxito, a organização decidiu, então, abrir as inscrições a bandas de todo o país, continuando a “obrigação” de se cantar em português e então aí as seguintes colectâneas deram excelentes retratos da Música Moderna Portuguesa dos finais dos anos 90 a nível nacional.

Depois a partir de 2000 foi instituído o CD-EP Prémio à banda vencedora do Festival. E em 2002 os Ashfield vencem o Festival beneficiando da nova mudança do regulamento que possibilitou a expressão em Inglês.

E agora, passados dez anos, a organização avança com outra alteração: além dos quatro temas originais, as bandas que o pretendam, podem tocar ainda um quinto tema: que terá de ser uma versão de um tema em português já editado.

Assim, na inscrição, os concorrentes devem obrigatoriamente enviar a concurso quatro temas originais em qualquer idioma ou instrumentais e quem quiser tocar a versão, além dos quatro temas originais, terá também de juntá-la à inscrição, isto é, não será possível tocar temas na sua actuação que não constem da inscrição.

O Regulamento do Festival de Música Moderna de Corroios 2012, está disponível AQUI.

RICARDO PARREIRA | Tournée "Com Que Voz"


Na sequência de uma série de espectáculos já realizados entre 2010 e 2011, em Portugal e em alguns teatros e festivais internacionais, o guitarrista Ricardo Parreira regressa à Flandres para uma série de dez datas nos últimos dias do mês de Janeiro.

O espectáculo é uma homenagem aos grandes poetas da literatura portuguesa: Camões, Alexandre O’Neill, Manuel Alegre, Fernando Pessoa, David Mourão Ferreira; Cecília Meireles; Pedro Homem de Mello, José Carlos Ary dos Santos, José Saramago, José Luis Peixoto, entre outros. 

E neste sentido alguns dos temas mais emblemáticos do panorama musical do fado como: “Naufrágio”, “Maria Lisboa”, “Trova do Vento que Passa”, “Com que Voz”, “Cravos de Papel”, “As Mãos que Trago”, “Gaivota”, “Havemos de Ir a Viana”, “Cuidei que Tinhas Morrido”, “Formiga Bossa Nova”, “Meu Amor, meu amor”, “Madrugada de Alfama” entre outros.

Os seus convidados: Micaela Vaz (Voz) e Marco Oliveira (Voz e Viola de Fado), reúnem-se num espectáculo onde o fado se foca nos grandes poetas da nossa história.

Ricardo Parreira faz parte da nova geração de guitarristas que surgiu nos últimos anos. Tem 2 discos editados em nome próprio “Nas Veias de Uma Guitarra” (2008) e “Cancionário” (2010).

Agenda: 

19 de Janeiro - Koksijde

20 de Janeiro - Lokeren

21 de Janeiro - Ternat

22 de Janeiro - Heist-op-den-berg

24 de Janeiro - Leopoldsburg

25 de Janeiro - Borgerhout

26 de Janeiro - Bornem 

27 de Janeiro - Evergem-Sleidinge

28 de Janeiro - Beveren

29 de Janeiro - Waregem

KUMPANIA ALGAZARRA | Sintra

26/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Hoje juntam-se à "Festa" do Portugal Rebelde os Chips and Salsa, duo formado por  Rita Braga e Chris Carlone. "Tonight You Belong To Me" foi a canção escolhida.

FESTIVAL MUSIDANÇAS 2011 | Musicbox


O Musicbox recebe a 11ª edição do festival das artes do mundo lusófono, o Musidanças. Este ano, o festival divide-se em três noites temáticas: Étnica, Reggae e Mística.

Lindu Mona é o primeiro artista a subir ao palco, num reencontro entre a África Espiritual de Angola e a Lisboa urbana. De seguida, a música guineense de Guto Pires comprovar porque é um dos embaixadores de gumbé pelo mundo inteiro. A noite termina com a maior orquestra de percussão tradicional portuguesa: Tocá Rufar.

O segundo dia é dedicado ao Reggae. Em palco surgirão nomes da nova geração lusófona com influências em sonoridades jamaicanas. Sam-Davies Aka Sword Through the Redshield abrem a noite com uma fusão entre reggae, hiphop, blues e funky. Os Urbanvibsz encerram a noite, que promete muitas vibrações positivas.

No último dia vai haver muita fantasia. O Projecto Ruruoni guia-nos numa viagem pela Austrália e Índia, que continua com os ritmos árabes dos Atma e pela voz doce de Emmy Curl. 

28, 29 e 30 de Dezembro - Musicbox, Lisboa

CARL MENDES


Os dois discos de Carl Mendes podem agora ser adquiridos nas suas versões para download, a preço reduzido. Basta para isso aceder à página do músico na comunidade BandCamp em http://carlmendes.bandcamp.com/album/the-song-poet 

Pode assim adquirir-se "Winter Songs" que não estava até agora disponivel nas lojas e, "The Song Poet" que pode também ser adquirido na sua versão "física" nos locais habituais.

Carl Mendes está também neste momento a preparar o lançamento de um novo single e prepara-se para apresentar em 2012 mais alguns Showcases de promoção ao recente "The Song Poet" que saíu a 15 de Novembro deste ano.

SHOUT! EM CONCERTO


Shout! é o primeiro colectivo Gospel português, formado por 12 cantores e 3 músicos, que através da sua música transmitem toda a energia e alegria do Gospel. 

O grupo foi criado em 1995 para acompanhar Sara Tavares no seu primeiro trabalho "Escolhas" e, desde então, tem colaborado com diversos artistas de relevo no panorama nacional, como Rui Veloso, Mafalda Veiga, Carlos do Carmo, Olavo Bilac, Nuno Guerreiro, entre outros.

29 de Dezembro - Teatro do Bairro, Lisboa (23.30h)

25/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Depois de "Fados do Rock", Zé Perdigão prepara-se para editar no próximo ano o seu novo trabalho. O Portugal Rebelde esteve recentemente em estúdio a "espreitar" este novo registo. O músico fez uma pausa e felicitou-nos pelos 5 Anos de entrega à Música Portuguesa.

PEDRO ABRUNHOSA | Discurso Direto


Depois de um ano marcado a ouro com a edição do CD/DVD "Longe", Pedro Abrunhosa, está hoje no Portugal Rebelde, para fazer o balanço de 2011, que agora termina, e prepara já com muita dedicação e entrega o novo espectáculo para 2012.

Portugal Rebelde - 2011 tem sido um ano de estrada particularmente duro para ti e os teus Comité Caviar. Mais de 40 concertos por todo o país com a tour “Longe”, digressão que havia passado pelos Coliseus do Porto e Lisboa em Novembro de 2010. O concerto do Porto foi o escolhido para ser gravado, e que agora podemos ver e ouvir em DVD. Que memórias guardas deste concerto do Porto?

Pedro Abrunhosa - Tem sido um ano, não duro, mas muito proveitoso. O número de espectáculos reflecte o acolhimento pela parte do público ao disco "Longe". Reflecte  também  a imensa força dos "Comité Caviar", em estúdio e em palco, bem como a entrada de João Bessa para o lugar de Produtor, em conjunto comigo, nos dois últimos trabalhos, sendo ele o responsável pelo incrível som, quer dos discos, quer dos espectáculos..  A memória que guardo, por isso, do espectáculo agora gravado e editado  em DVD é uma história de cumplicidades, de interligação, de jogo de talentos, de emoção, de publico transformado em palco e de palco tornado publico. Essa energia, esse poder comunicativo, transcendeu daquela sala e foi possível plasmá-la e agirá neste formato. 

PR - Para além dos momentos vividos no Coliseu do Porto, o que podemos encontrar mais neste DVD?

Pedro Abrunhosa - Acho que finalmente foi possível passar para o ecrã a real dimensão da força dos espectáculos que tenho feito por esse mundo fora. E essa é a grande mais valia do DVD "Coliseu". Lamento não ter tido oportunidade de ter feito o mesmo enquanto os "Bandemónio" tinha, a energia que lhes incuti. Mas há também as belíssimas fotos do Paulo Bico, imagens de bastidores, um conjunto de quatro canções nossa tocadas e filmadas no Boom  com som directo, como  se  de um programa de TV se tratasse. Falara ainda referir a inserção neste DVD do clip da canção "Capitão da Areia". Estas duas últimas realizações foram feitas por Aurélio Vasques. O DVD foi captado pela Media Luso  e teve a incrível montagem de Sérgio Mourão.

PR - Nos dias 20 e 27 de Janeiro de 2012, agora num formato mais intimista ao qual chamaste “Canções”, voltas aos Coliseus de Lisboa e Porto. Queres falar-nos um pouco destes espectáculos?

Pedro Abrunhosa - Serão concertos muito mais despidos, num contraste que me apetece depois da energia do colectivo "Comité Caviar". A centralidade do espectáculo estará na "Canção", conforme texto que escrevi. Quer isso dizer que tudo será possível: o repertório abarcará os Autores que mais marcaram o meu percurso bem como canções do meu universo autoral, por vezes menos interpretados ao vivo. 

PR -  Do álbum “Longe”, qual é a canção que te “toca” particularmente?

Pedro Abrunhosa - Talvez o "Pode o Céu ser tão Longe" ou "Entre a Espada e a Parede".

PR- Já estás a preparar as canções para um novo trabalho?

Pedro Abrunhosa - Eu trabalho ao ritmo da Vida. Preciso de escrever para continuar a respirar. O meu próximo disco esta já dentro de mim. Em breve estará a ser produzido e gravado. Há uma imensa necessidade interior de me tentar ultrapassar e para isso tenho que produzir e escrever.

PR - Para terminar, que desejos formulas para 2012?

Pedro Abrunhosa - Que a Música continue a reflectir mais a realidade do que a gestão política.

CLÃ | Braga


“Disco Voador” não é um OVNI no cosmos dos Clã. Embora a banda tenha, a bordo das músicas que o compõem, atravessado várias vezes o seu próprio universo sonoro à velocidade da luz, este não é um projecto estranho àquilo que os Clã vêem como futuro do seu passado e como passado do seu futuro. 

A partir de um desafio - construir um espectáculo para espectadores super-novos - os Clã entenderam que só fazia sentido serem ainda mais decididamente fiéis à sua rota. 

Seguros de que nenhum humano mata totalmente a criança e o adolescente que mora dentro de si, os Clã sabem que este “Disco Voador” se destina descaradamente a todos os públicos.

28 de Janeiro - Theatro Circo, Braga (21.30h) 

CARTAZ | Concerto

24/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

De Barcelos, chega-nos hoje Bruno Lopes, a voz do projeto High Flying Bird, que se junta ao aniversário do Portugal Rebelde com o tema "Quatro Estações".

AUREA | "Ao Vivo no Coliseu dos Recreios"


O novo CD/DVD de Aurea "Ao vivo no Coliseu dos Recreios" é Disco de Ouro. Acompanhada pela sua banda habitual e por uma fabulosa orquestra de 20 elementos, a cantora desfilou talento, simpatia e sedução pelo palco da mítica sala lisboeta, interpretando temas como "Okay Alright", "No No No No (I Don't Want Fall In Love With You Baby", "Heading Back Home", o novo single "The Only Thing That I Wanted, o sempre irreverente e muito solicitado pelos fãs "The Witch Song" e o incontornável "Busy (For Me", entre muitos outros. 

VÍDEOCLIP | "Canção de Natal" - Os Capitães da Areia

"Senhoras e Senhores, esta é a verdadeira história de uma rena chamada Rodolfo que morreu para um dia ser recordada. Pezinhos que dançam em êxtase e guizos do além. Muita, muita agitação e uma carta tornada pública. 

A canção não vem embrulhada nem tem um laço a condizer mas eleva a tropicalidade que até hoje havia feito cerimónia em dar as Boas-Festas. Reinvente-se a história. Salve-se a tradição. A Quadra Natalícia merece ser celebrada."

Aqui fica o vídeoclip para a "Canção de Natal" d´Os Capitães da Areia.

PITT BROKEN | Braga

23/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

"Life in a day", é desta forma que os Madame Godard celebram o 5º Aniversário deste Blogue.

VÍDEOCLIP | "All Together Now"

Porque o nos liga é Optimus, aqui está mais um dueto improvável - Vitorino & Expensive Soul, numa recreação do tema "All Together Now". 

TERESA TAPADAS | "Traços de Fado"

Teresa Tapadas terminou o seu segundo álbum - “Traços de Fado”, a editar a 23 de Janeiro de 2012.

Com direcção musical de Armindo Neves, Teresa Tapadas gravou 11 temas, e estreia-se aqui como autora, assinando a letra de dois deles: “Momentos de Ternura” e “O que Sentes, e Eu Sinto”.

“Traços de Fado” será apresentado no Auditório Municipal de Lagoa, a 28 de Janeiro, num espectáculo ao vivo.

PAULO GONZO | “Só Gestos”


"Só Gestos" (Sony Music, 2011) o mais recente trabalho de Paulo Gonzo é disco de Ouro.   

O álbum saiu no passado dia 21 de Novembro e  com a participação especial de Tito Paris (Voz e Guitarra Nylon em “Negra”), Pedro Jóia (Guitarra Nylon), Carlos Lopes (Acordeão), Jair de Pina (Percussão) e José Vasconcelos (Teclados). 

Miguel Sousa Tavares também participa neste disco como compositor no tema "Vem" que encerra este novo trabalho discográfico de Paulo Gonzo. 

REVEILLON ATREVIDOTE | Santiago Alquimista

22/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Hoje no "palco" do Portugal Rebelde, Noiserv. David Santos é o nome por trás de Noiserv. Criada em meados de 2005, esta entidade musical ganhou forma quando David decide gravar algumas ideias numa demo com o intuito de participar no Termómetro Unplugged desse ano. 

O álbum "One Hundred Miles from Thoughtlessness" viu a sua reedição em 2011 acompanhado do EP "A Day in the Day of the Days".

MADAME GODARD | "Jingle Bells"

Em tempo de Natal, recuperamos "Jingle Bells", aqui numa versão para os Madame Godard.

DEEP COFFEE NONSENSE | Novos Sons


Após um ano marcado por concertos, ensaios e gravações a banda algarvia Deep Coffee Nonsense editaram no passado mês de Outubro o EP de estreia, "Glance Moves".

O disco reune, em traços largos uma parte importante do trabalho que a banda tem vindo a desenvolver desde a sua estreia em palco, a 11 de Setembro de 2010.

www.myspace.com/deepcoffeenonsense

BIAROOZ | Póvoa de Varzim

X-MAS ROCK'N ROLL PARTY | Alcobaça

CARTAZ | Concerto

21/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

“Xícara nasce do gosto pela poesia e pela música tradicional portuguesa. Pretende prestar, musicalmente, homenagem a poetas de todo o país, relembrando tradições e enaltecendo a língua camoniana. 

Fruto duma rebuscagem da etnografia musical portuguesa, este projecto encerra numa união entre melodias tradicionais e poesia. 

Revive a nossa riqueza literária fazendo-a acontecer fora do seu íntimo ao mesmo tempo que destaca a sua capacidade de inspirar outras formas de expressão artística. 

Produto deste casamento, uma pluralidade de formas e tons que se estendem numa perspectiva etnográfica, literária, musical e pedagógica pois tende ainda a chegar a um público mais jovem desvendando uma diferente feição da poesia declarando a dinâmica educativa e o carácter multifacetado da música. 

Os poetas reunidos neste projecto foram deliberadamente seleccionados de todos os cantos do país tendo sido escolhidos entre outros António Botto, João Penha de Oliveira Fortuna, João de Deus, Fernando Pessoa e João Cabral do Nascimento." 

Depois da edição do EP, esperamos ansiosamente pelo chegada do primeiro longa-duração dos Xícara!

DAZKARIEH | Disco Novo em 2012


Os Dazkarieh vão entrar em estúdio em Janeiro para gravar o seu sexto disco com edição prevista para o final de 2012. O disco terá edição a cargo da editora alemã Galileo MC e será constituído por temas originais com composições de Vasco Ribeiro Casais e letras de Joana Negrão. O grupo dá também as boas vidas ao seu mais recente membro, chama-se Lara e pesa 3,400 Kg.

Como prenda de Natal a banda deixa-nos um video gravado ao vivo este ano no Cinema S.Jorge em Lisboa. http://www.youtube.com/watch?v=H8VhaXB-73Q

ORNATOS VIOLETA


Em entrevista a publicar na próxima edição da Blitz, nas bancas a 30 de dezembro, Manel Cruz admite que os Ornatos Violeta, cujos dois álbuns acabam de ser reeditados, deverão voltar a tocar juntos numa ocasião especial.

"De há uns meses para cá temos vindo a falar sobre fazer um reencontro, porque há muito que as pessoas [no-lo pedem]. Para todos os efeitos, gostava de encerrar o capítulo e, ao mesmo tempo, de dar às pessoas que nunca nos viram um concerto de Ornatos. 

Acho que vou simplificar um bocado isto e fazer feliz muita gente, incluindo eu, porque também ia gostar de dar um concerto", revela o vocalista e letrista dos Ornatos Violeta, numa longa entrevista com a Blitz.

Ainda não são conhecidos mais detalhes sobre o concerto de celebração dos Ornatos Violeta. Nas lojas está já a reedição de
"Cão!" (1997) e "O Monstro Precisa de Amigos" (1999), numa caixa com um terceiro disco, com "inéditos e raridades". No próximo ano, os álbuns são reeditados em vinil.

De momento, Manel Cruz está a trabalhar no primeiro álbum dos Supernada, que já está concluído e sai em 2012.

MEIFILMADO AT ADELINA CARAVA


Filmado ao longo do mês de Julho de 2010 no auditório Adelina Caravana do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, "Meifilmado at Adelina Caravana" é uma série de gravações áudio e vídeo, sem público a assistir, captando a descontracção e a cumplicidade entre os músicos e a sua relação com os instrumentos, num ambiente de sala de ensaio, onde o que conta é o sentimento e a perfeição que se põem na interpretação da obra a executar, num total de 11 episódios com cerca de 30 minutos cada um.

Com uma produção Meifumado, a gravação áudio e as misturas são um trabalho de Zé Nando Pimenta. Os episódios foram realizados por Alexandre Azinheira, André Tentugal, Joana Areal, Paulo Zé Pimenta e Rita Barbosa.


No site
www.meifilmado.com apresentamos alguns excertos deste projecto que envolve as seguintes bandas: Black Bombaim, Foge Foge Bandido, Guta Naki, Long Way To Alaska, Mão Morta, Mikado Lab, Mind da Gap, Orelha Negra, Paco Hunter, Small Trio e The Zany Dislexic Band.

Brevemente será anunciada a apresentação pública de todos os episódios.

CONCERTO POR UM NOVO FUTURO | Lisboa


Ana Moura, Deolinda, Clã, Luisa Sobral, António Zambujo, Anaquim e Cuca Roseta juntam-se no palco do Campo Pequeno a 10 de março, para o evento de solidariedade  “Concerto Por Um Novo Futuro”.

As receitas provenientes do evento irão reverter a favor da Associação Novo Futuro, cuja missão é apoiar crianças e jovens, dando preferência a grupos de irmãos, sem distinção de idade, sexo, raça ou religião, que estejam privados de um ambiente familiar adequado.

“Entre canções e sorrisos, espera-se uma noite de muita música, esperança e boa disposição…”, pode ler-se em comunicado. Os bilhetes para o espetáculo custam entre €15 e €35.

B FACHADA & NORBERTO LOBO | Lisboa

20/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Música para-popular portuguesa com esteróides? Swingabilly? Ié-Ié Tuga? Punkvalsa? Skanetismo (ska+cançonetismo)? Tango-western ou música para baile de finalistas? 

Com Os Eléctricos todas estas categorias valem, pois sintetizam a sua missão: animar crianças, jovens, adultos e idosos (com e sem bengalas, agulhas de crochet e baralhos de cartas).  

Neste primeiro álbum d’Os Eléctricos, editado pela Sony Music e produzido por Miguel Castro, o grupo evoca o charme alfacinha dançante e poético dos anos 40 e segue à aventura Rock’n’Rolante dos 50s.

É com Os Eléctricos, que hoje chegamos ao vigésimo vídeo publicado! 

CAMANÉ | "Já Não Estar"


A canção "Já Não Estar" interpretada por Camané no filme "José & Pilar" está entre as pré-seleccionadas para o Óscar de Melhor Canção Original de 2011. 

Com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, "Já Não Estar" ilustra um dos momentos deste magnífico filme-documentário de Miguel Gonçalves Mendes que tem sido alvo das melhores críticas em todo o mundo.

No próximo dia 5 de Janeiro, serão conhecidos os finalistas nomeados a conquistarem este galardão atribuído pela “Academy of Motion Pictures Arts and Sciences” normalmente dominado pela indústria norte-americana. Entre os pré-nomeados, encontramos canções de Sinead O’Connor, Elton John & Lady Gaga e Mary J Blige, entre outros.

www.camane.com

TIAGO BETTENCOURT | "Tiago na Toca e os Poetas"


Tiago Bettencourt editou esta semana o álbum "Tiago na toca e os Poetas", onde o músico canta poemas de autores portugueses na companhia de amigos. O disco é composto por 13 temas e vem acompanhado de um livro criado em conjunto com o ilustrador Mário Belém.
 
"Tiago na Toca" é um projeto à parte, não é um disco, ou um livro, ou uma personagem. É apenas o nome que dei ao conjunto de experiências que faço por intuição ou acaso, distintas dos meus discos de carreira», refere o músico no texto de apresentação do projeto. 

Dos vários temas que compõem este álbum, destaque vai para o poema "Cavalo à solta", de Ary dos Santos, e que Bettencourt canta com Fernando Tordo. A fadista Carminho também colabora no disco, através da interpretação em conjunto com Tiago do poema "X" de Florbela Espanca. 

Outros poemas de autores portugueses como Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andersen e Alexandre O`Neill também fazem parte de "Tiago na toca e os poetas". 

No álbum, participam ainda Camané, Mafalda Nascimento, Inês Castel-Branco, Pedro Castro, Pedro Gonçalves (Dead Combo), Dalila Carmo, Tiago Maia e Pedro Puppe (Oioai).

Este disco está à venda em exclusivo nas lojas Fnac e todo o lucro das vendas reverte a favor da associação Ajuda-me a Ajudar.

VÍDEOCLIP | "Leonor" - Xícara

Chama-se "Leonor" e é o novíssimo videoclip para os vimaranenses Xícara.

CARTAZ | Concerto

19/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

"O Que Tinha de Ser"...Adriana no Portugal Rebelde, tocando os "Parabéns!"

SÉTIMA LEGIÃO | 30º Aniversário


Em 2012 a Sétima Legião assinala o seu 30º aniversário  com uma Tour nacional de cerca de 10 concertos. A formação original revisitará ao vivo temas de todos os seus álbuns.

Formação:
 
Pedro Oliveira (voz e guitarra)
 
Rodrigo Leão (baixo e teclas)

Nuno Cruz (bateria)

Gabriel Gomes (acordeão e guitarra)
 
Paulo Marinho (gaita de foles, flautas)
 
Ricardo Camacho (teclas e guitarra )
 
Paulo Abelho (percussão, samplers )

A JIGSAW | "I Have Been Away For So Long"


Dia 16 de Dezembro, os a Jigsaw anunciaram a terceira edição relacionada com o seu novo álbum “Drunken Sailors & Happy Pirates”. De seu nome “I Have Been Away For So Long”, esta terceira edição em formato Cassete serve de homenagem dos a Jigsaw ao locutor Nuno Ávila da RUC - Santos da Casa (Rádio Universidade de Coimbra) que há 12 anos passou pela primeira vez na rádio uma das suas canções gravada precisamente em cassete. 

Editada em parceria com a Editora Cakes & Tapes esta cassete de edição limitada de 50 unidades, cuja artwork ficou a cargo do designer Luís Belo, contém, para além do tema que lhe dá o nome, cinco temas de bandas portuguesas interpretadas pelos a Jigsaw, que foram escolhidas de entre um universo de 15 músicas seleccionadas pelo Nuno Ávila.

Recordamos que durante o mês de Dezembro, os a Jigsaw oferecem o tema "I Have Been Away For So Long" para descarga gratuita através do seu site www.ajigsaw.net e que antes do Natal poderão ver os a Jigsaw ao vivo nas seguintes datas:

20 de Dezembro - Tuá Tuá, 22.30h (Leiria)

21 de Dezembro - Fnac Chiado, 18.00h (Lisboa)

22 de Dezembro - Museu do Azeite, 20.00h (Sarnadas de Ródão - Castelo Branco)

Track list Cassete “I Have Been Away For So Long”:

01. I Have Been Away For So Long (a Jigsaw)

02. Tree (Blind Zero)

03.Lost Words (Tiguana Bibles)

04. Liar Alone (Bunnyrunch)

05. Dried Up River Blues (Corsage)
 
06. Slow Dance (Frankie Chavez)

A cassete foi gravada por a Jigsaw, misturada e masterizada por João P. Miranda.

VÍDEOCLIP | "Quando Chega o Natal" - Deolinda

"Quando Chega o Natal", é este o presente de Natal, que os Deolinda que nos oferecem nesta quadra.

CLUB OFFBEATZ | Sessão #56


Esta quarta-feira, dia 21 de Dezembro, pelas 23.00h o Club Offbeatz está de regresso ao Musicbox com dois vídeos portugueses, apresentados pelos profissionais envolvidos na criação dos mesmos e dois concertos ao vivo de bandas portuguesas que apresentam no palco do Musicbox os seus trabalhos mais recentes.

Na sessão #56 do Club Offbeatz serão apresentados os seguintes vídeos:

Noiserv - "Palco do Tempo", realização de Miguel Gonçalves Mendes: www.youtube.com/watch?v=n_CEKlVJoOw.

O tema "Palco do Tempo" é interpretado por David Santos/Noiserv e faz parte da banda sonora do conceituado e premiado documentário "José & Pilar". O realizador deste vídeo é o mesmo realizador do próprio documentário, Miguel Gonçalves Mendes. David Santos/Noiserv estará presente na apresentação deste vídeo na sessão #56 do Club Offbeatz.

Photomaton - "Acende e Apaga", realização de Nuno Casanovas: www.youtube.com/watch?v=mvwqYD9DL_E&context=C20555ADOEgsToPDskKlawaYxDnuTj5tTs7MMHcj


Após a mostra semanal de vídeos musicais, na próxima sessão do club offbeatz sobem ao palco do Musicbox os Panda Pompoir e T3KA.

18/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Em 2011 Frankie Chavez brindou-nos com o álbum "Family Tree". Hoje junta-se à "Família" do Portugal Rebelde para nos deixar a sua mensagem de felicitações. 

BERNARDO DEVLIN | Porto


Bernardo Devlin actua n' O Meu Mercedes É Maior Que O Teu no próximo dia 6 de Janeiro (sexta-feira) às 23.30h. Este espectáculo fica desde logo registado para a posteridade ao constituir-se como a estreia absoluta de Bernardo Devlin a solo na cidade do Porto. 

Nesta actuação será apresentado um conjunto de canções assentes em bases electrónicas/electroacústicas sem recurso a instrumentação. Entre elas incluem-se inéditos em inglês que poderão fazer parte de um futuro álbum de título "Chroma Key", perspectivado para ser gravado algures em 2012. 

O concerto inaugura a mensalidade do Mana que em 2012 levará ao histórico bar portuense todos os nomes apresentados anteriormente no podcast, seendo apenas interrompida em período estival - de Junho a Setembro - esta mensalidade realiza-se sempre na primeira sexta-feira do mês.

Os bilhetes encontram-se disponíveis em venda antecipada na Matéria Prima (Porto). Com stock devidamente  abastecido para a ocasião, a Matéria Prima marcará presença nas noites de concertos disponibilizando grande parte  (ou mesmo a totalidade) da discografia dos artistas envolvidos na mensalidade, algo difícil de encontrar nos dias que correm. Por último, a equipa da Matéria Prima fica ainda responsável por passar discos após os concertos. 

VÍDEOCLIP | "Castelo" - Suisso

Chama-se "Castelo" e é a primeira amostra do EP "Quem Sou" do rapper Suisso. O vídeo tem realização de André Luís. O EP está disponível para download gratuito e legal, AQUI

KUMPANIA (E) ALGAZARRA NO NATAL

17/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

A preparar novo trabalho, do qual se conhece o belíssimo "Extravagante", o projeto Uxu Kalhus passa hoje pelo Portugal Rebelde, para se associar à "Festa" dos 5 Anos de vida deste blogue. 

JORGE PALMA | "Com Todo o Respeito"


Quatro anos passaram sobre o lançamento do álbum "Voo Nocturno". Durante este período de tempo Jorge Palma percorreu o país de lés a lés, apresentando o multi-platinado "Voo Nocturno" numa das maiores digressões da sua carreira. Pelo meio foi buscar inspiração para ir construindo “Com Todo o Respeito” o seu novo álbum de originais, que acaba de atingir a "marca" de Ouro.

Este novo disco conta com a já habitual participação dos Demitidos (banda que vem acompanhando Jorge Palma nos últimos anos), assim como dos convidados Cristina Branco, Carlos Barreto, Carlos Bica, Bruno Vasconcelos e Vicente Palma. 

Carlos Tê e José Luis Peixoto emprestam também letras de sua autoria a dois temas. Mais uma vez a produção ficou a cargo do amigo de sempre Flak.

SIR GIANT | "Não Fazes Nada"


Não há motivos para preocupação… o Sir Giant não está a insinuar que não fazes nada! É sim, o nome do seu mais recente single. "Não Fazes Nada" é uma ma música alegre, cheia de ritmo e que vai fazer qualquer pessoa dançar. 

Uma mistura de Disco com Dance-Music, este é mais um tema que promete tornar-se um hit nacional, como já foram duas das músicas anterirormente lançadas pelo artista: "I'm 25" (2005 - "EP05") e "Doce Cereja" (2008 - "Expectations & Illusions"). Ambas podem ser ouvidas no site oficial em http://www.sirgiant.com

"Não Fazes Nada" fala de lutas no mundo da música, de conquistas e vitórias por parte do Sir Giant. É um "ataque" a todos aqueles que falam demais e fazem pouco. Que apontam o dedo a quem trabalha muito, só porque eles próprios não têm forças para lutar tanto. 

Com este tema, Sir Giant mostra que é um músico completo e convicto das suas opções e decisões, do seu trabalho, da sua força enquanto músico e produtor. E como ele próprio diz, "venha quem vier eu não paro"!

Podes ouvir este novo single em www.soundcloud.com/sirgiant (lá encontrarás o link para poderes fazer o download gratuito).

FILIPE RAPOSO TRIO | "Firts Falls"

16/12/2011

PORTUGAL REBELDE | 5º Aniversário

Hoje a nossa viagem parte ao encontro de "melodias de um Portugal caminhado, talvez esquecido, sem dúvida inspirador! 

A velocidade dos dias apressou a abertura de outros caminhos. Ir por caminhos velhos é hoje "a opção" de quem insiste em não deixar esquecer...façamo-nos ao caminho na companhia dos Andarilhos."

FELIZ NATAL E UM 2012 REBELDE


O Portugal Rebelde deseja a todos: 

Os leitores do blogue

Os amigos do myspace e facebook

As bandas e músicos 

Os promotores 

Os produtores 

Os agentes e managers 

Os editores e distribuidores

Os jornalistas e radialistas 

Um Feliz Natal e um 2012 com muita Música Portuguesa!

VÍDEOCLIP | "Sexta-Feira (Emprego Bom Já)" - Boss Ac

Boss AC está de volta! "AC Para os Amigos" é o título do seu novo álbum, que será editado a 6 de Fevereiro e que marca a sua estreia pela Universal Music. 

"Sexta-Feira (Emprego Bom Já)", é a primeira amostra do sucessor do aclamado "Preto no Branco" de 2009. 

/>