31/01/2012

A NAIFA | "Corações obedientes não se deitam comigo"

Está já confirmado que passará por Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Portimão, Ílhavo, Caldas da Rainha, Arcos de Valdevez, Loulé, Almada e Açores, a Tour que levará a música d’A Naifa, aos palcos de vários Teatros portugueses, entre Março e Maio de 2012. 

Depois da Tour realizada em 2010, a banda de Luís Varatojo (Guitarra Portuguesa) e Maria Antónia Mendes (Voz), que conta agora com Sandra Baptista (Baixo) e Samuel Palitos (Bateria), volta a pisar os palcos de vários Teatros portugueses para apresentar as músicas do seu novo álbum de originais “não se deitam comigo corações obedientes”. 

O novo disco tem 11 canções, compostas a partir de textos de Adília Lopes, Ana Paula Inácio, Margarida Vale de Gato,  Maria do Rosário Pedreira e Renata Correia Botelho. Ilustram o disco imagens seleccionadas das diversas propostas chegadas, na sequência do desafio lançado pela Banda a artistas plásticos, gráficos, ilustradores, fotógrafos, etc. 

O disco será inicialmente disponibilizado em edição on-line, durante o mês de Fevereiro e só terá edição física no inicio do mês de Março, com venda exclusiva nos locais dos concertos. A edição física de “não se deitam comigo corações obedientes”, só no final do mês de Março estará disponível nas lojas.

Tour “não se deitam comigo corações obedientes”:

02 de Março - Arcos de Valdevez – Casa das Artes

03 de Março - Braga, Theatro Circo 

07 de Março - Lisboa, Teatro S. Luiz 

09 de Março - Coimbra, Oficina Municipal de Teatro

17 de Março - Portimão, Teatro Municipal

31 de Março - Caldas da Rainha, Centro Cultural e de Congressos

07 de Abril - Ílhavo, Centro Cultural

12 de Abril - Porto, Casa da Música

14 de Abril - Loulé, Cineteatro Louletano

20 de Abril - Almada, Teatro Municipal

05 de Maio – Faial, Cineteatro 

Aqui ficam alguns excertos do álbum “não se deitam comigo corações obedientes”.

ANA MOURA | Agenda


Após um ano de 2011 em que Ana Moura deu a volta ao Mundo com concertos em 30 países espalhados pelos 5 continentes, o início de 2012 continua a ser pontuado por viagens, hotéis e espectáculos para a mais internacional artista portuguesa da actualidade. 

A agenda de actuações deste ano da fadista foi iniciada no passado dia 19 no prestigiado National Concert Hall de Dublin, seguiu com uma presença no Festival Celtic Connections em Glasgow, na Escócia. 

De seguida, Ana Moura apresentou-se na mítica Opera de Tel Aviv, onde teve como convidado Idan Raichel, um dos artistas mais populares de Israel.

O mês de Fevereiro será marcado por uma extensa digressão pelos EUA e Canadá com passagens em algumas das principais cidades como Nova Iorque, Chicago, Los Angeles ou Phoenix. 

Já em contagem decrescente para o final da extensa tour de "Leva-me Aos Fados", iniciada em Outubro de 2009, Ana Moura visitará França, Itália e Alemanha durante o mês de Março. 

Este ano que será, ao que tudo indica, o ano de regresso aos discos de originais de Ana Moura contará ainda com concertos já confirmados em muitos outros países como Espanha, Turquia, Brasil, México, Hungria, Suécia, Noruega, Marrocos, Holanda, Inglaterra entre muitos outros a ser divulgados oportunamente.  

Agenda:

04 de Fevereiro - New Bredford (EUA)

05 de Fevereiro - University of Massachusetts, Amherst (EUA)

08 de Fevereiro - Palais Montcalm, Quebec (Canadá) 

10 de Fevereiro - Michael Schimmel Center for the Arts, Nova Iorque (EUA)

11 de Fevereiro - Old Town School of Folk Music, Chicago (EUA)

12 de Fevereiro - The Dakota Jazz Club, Minneapolis (EUA)

13 de Fevereiro - The Dakota Jazz Club, Minneapolis (EUA)

15 de Fevereiro - The MIM, Phoenix (EUA)

17 de Fevereiro - The Broad Stage, Los Angeles (EUA)

18 de Fevereiro - Zellerbach Auditorium, Berkley (EUA)

01 de Março - Teatro Giacosa, Aosta (Itália)

04 de Março - Toulon, Toulon (França)

06 de Março - Théâtre Georges Leygues, Villeneuve-sur-Lot (França)

08 de Março - Konzerthaus Pfalzbau, Ludwigsshafen (Alemanha)

10 de Março - Concerto por um novo futuro, Campo Pequeno (Lisboa)

23 de Março - Lyon, França

25 de Março - Frankfurt, Alemanha

26 de Maio - Vila do Bispo

20 de Junho - Sala BKK, Bilbao, Espanha

22 de Junho - Madrid

24 de Junho - Ourém

26 de Junho - Istambul

JULIE & THE CARJACKERS | "Parasol"


"Parasol", o primeiro álbum de Julie & The Carjackers, promete a fusão entre o clássico e o moderno. Um indie-pop, com mistura de diferentes ambientes sonoros,  diversidade instrumental, arranjos alternados entre sopros, coros e teclados, dão mote a este disco de estreia.

05 de Fevereiro - Fnac NorteShopping, 17.00h

TIM & COMPANHEIROS DE AVENTURA

SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS EM CONCERTO

30/01/2012

WALTER BENJAMIN | "Aiports and Broken Hearts"


Airports and Broken Hearts” é a primeira música de avanço do novo disco de Walter Benjamin, “The Imaginary Life of Rosemary and Me”, a ser editado no próximo dia 9 de Abril pela Pataca Discos.

Este primeiro avanço fala sobre aviões, corações destroçados e tornar o aeroporto de Heathrow num sítio tropical. Com a participação da Márcia e da Francisca Cortesão (Minta), para além dos clássicos João Correia & Nuno Lucas (Julie & the Carjackers) e de uma caixa de ritmos a dar-nos a bossa nova.

Walter Benjamin escreve sobre tudo, tem a voz vagamente sussurada, fez parte da editora Merzbau e teve muitas bandas, entre elas os Jesus, The Misunderstood.

Em 2008, lançou "The National Crisis" (Merzbau), entre vários EP's e colaborações. Também produz discos e gosta de estar por detrás das máquinas. Créditos incluem B Fachada, Márcia, Noiserv, You Can't Win Charlie Brown, Julie & The Carjackers e João Coração.

Três anos após o último concerto na sua cidade natal, Walter Benjamin volta a Lisboa esta semana para 2 concertos: dia 2 de Fevereiro, pelas 23.30h, no Musicbox, a convite da Rua de Baixo; e dia 3 de Fevereiro, na Galeria Cristina Guerra, “Walter, Julie and Charlie”, concerto integrado na exposição “Monkey Business” de João Paulo Feliciano (Pataca Discos).

RITA REDSHOES & TIGERMAN | Lisboa


Depois de esgotar as salas por onde passou, o cine-concerto “Estrada de Palha” chega finalmente a Lisboa (Teatro Municipal S. Luiz, 21.30h). Assim, é já esta quarta-feira que Rita Redshoes e The Legendary Tigerman apresentam ao vivo a banda sonora do novo filme de Rodrigo Areias.
Estas apresentações antecedem a passagem ao circuito comercial de “Estrada de Palha” e revestem-se de características únicas já que Rita Redshoes e The Legendary Tigerman apresentarão, ao vivo, a banda sonora exclusivamente criada para esta longa-metragem. 
Tal como no processo de composição, recorrerão a instrumentos pouco usuais no seu dia-a-dia musical. Aliás, segundo as palavras de ambos: “Foi com grande paixão que procurámos instrumentos estranhos e maravilhosos, como o Marxophone, o Violin-Uke e a Violin-Harp e os cruzámos com outros de uso mais tradicional, como a guitarra eléctrica e a Guitalele. 
A procura desta sonoridade (in)correcta levou-nos, com alguma apreensão, a actos mais insensatos, como o uso de um berbequim para “abrir” o som de uma guitarra Dobro.”
Entretanto, a banda-sonora de ”Estrada de Palha” estará disponível, nos formatos CD e Vinil, em exclusivo nas lojas Fnac.

NATALIA JUSKIEWICZ | "Um Violino no Fado"


Chegou hoje às lojas o disco de estreia de Natalia Juskiewicz, uma violinista que nasceu em Koszalin, Polónia, e reside em Portugal há vários anos. 

Titular de um diploma superior e de um mestrado com especialidade em violino clássico pela Academia de Poznan, uma das escolas de música mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal e decidiu mudar-se, adaptando-se à língua, à cultura e à maneira de ser dos portugueses. 

Na sua nova terra, desenvolveu um percurso profissional variado, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais, o que a levou a viajar intensamente pelo país, onde hoje se sente em casa. 

Durante 2010, deu o primeiro passo para a concretização de um desejo artístico muito pessoal: um disco de fado clássico onde, pela primeira vez, a tradicional voz é substituída pelo violino. O disco intitula-se “Um Violino no Fado”. 

Trata-se de um conceito simples e original, merecedor de grande cuidado na sua execução e que, acima de tudo, traduz uma sentida homenagem ao Fado por parte de uma virtuosa intérprete clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com alma fadista e quis casar os dois universos. 
 
Alinhamento:
 
01. Com que voz (Alain Oulman) 

02. Ai Mouraria (Frederico Valério) 

03. Barco Negro (Caco Velho/Piratini)  

04. Lágrima (Carlos Gonçalves) 

05. Nem às Paredes Confesso (Ferrer Trindade/Artur Ribeiro) 
 
06. Casa da Mariquinhas (Alberto Janes) 

07. Foi Deus (Alberto Janes) 

08. Canção do Mar (Ferrer Trindade) 

09. Segredos (Paulo Valentim) 
 

ANAQUIM | "Desnecessariamente Complicado"


Depois do EP “Prólogo” (2008) e do álbum de estreia “As Vidas dos Outros” (2010)  os conimbricenses Anaquim regressam aos discos com “Desnecessariamente Complicado”.

Um álbum em que a brilhante verve poética de José Rebola está agora ainda mais afiada (incluindo canções claramente de intervenção!) e em que a música está mais próxima do rock, embora sem nunca pôr de parte a paleta sonora que antes os caracterizava: o swing, a country, o jazz manouche, o cabaret ou a música portuguesa segundo os mandamentos de Sérgio Godinho ou José Afonso.

“Desnecessariamente Complicado” contém catorze temas originais (entre os quais um dueto com a cantora Viviane em “Onde acaba o Oeste?”), foi produzido por Gil Figueiredo e tem edição marcada para 13 de Fevereiro, via Sons em Trânsito.

Depois de nos últimos dois anos terem dado dezenas de concertos – incluindo em festivais como o Sudoeste (duas vezes), Super Bock em Stock, Marés Vivas ou MED de Loulé, inúmeras Queimas das Fitas, auditórios e uma incursão no estrangeiro para participar na Ibero-American Week na Hungria – os Anaquim vão agora mostrar ao vivo a arte de “desnecessariamente complicar”. 

Arrancam a digressão 2012 a 16 de Março com um concerto na sua cidade-natal, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, seguida por apresentações no Porto a 17 de Março no Hard Club e a seguir Lisboa, em data ainda por anunciar.

SONS DE VEZ | Arcos de Valdevez

29/01/2012

ORFEU REEDITA DISCOGRAFIA DE JOSÉ AFONSO


Entre Abril de 2012 e Abril de 2013, a Orfeu, selo recuperado pela Movieplay vai reeditar 12 álbuns de José Afonso.

Do plano fazem parte "Cantares de Andarilho" 1968), "Contos Velhos Rumos Novos" (1969), "Traz Outro Amigo Também" (1970), "Cantigas do Maio" (1971), "Eu Vou Ser Como a Toupeira" (1972), "Venham Mais Cinco" (1973), "Coro dos Tribunais" (1974), "Com as Minhas Tamanquinhas" (1976), "Enquanto Há Força" (1978), "Fura Fura" (1979) e "Fados de Coimbra e outras Canções" (1981). Às lojas voltará também "De Capa e Batina", conjuntos de EPs de fados de Coimbra, já editao em CD.

Gonçalo Frota, autor dos textos que vão acompanhar as reedições, afirmou à Blitz, que "o importante é que a música de José Afonso possa de novo ser ouvida".

PEDRO ESTEVES | "Mais um dia"


No próximo dia 6 de Fevereiro chega às lojas com o selo da Orfeu, "Mais um dia", disco de estreia de Pedro Esteves.

O disco é composto por treze temas, dois dos quais em parceria com o seu irmão Filipe Esteves. "Mais um dia" é o nome do disco e é também o nome daquela que foi a sua primeira composição e que serviu de arranque para o trabalho  que tem vindo a realizar.

O músico confessou que  "é uma honra editar este primeiro trabalho a partir do selo Orfeu, que foi a casa de tanta gente que muito admiro."

Alinhamento:

01. Canta Canta (Quanta Poesia)

02. Mais um dia (Toca o rádio)

03. Pote quebrado

04. Maravilha Amor

05. Vista curta vista estreita

06. Esta canção passa

07. Está para durar

08. Na campanha

09. Ao fim da noite (Eu e tu)

10. Odeio-te

11. Nossa história nosso tempo
 
12. Espanto encanto

13. Grão coração

CARMINHO | "Alma"


O segundo álbum de Carminho, "Alma" tem edição agendada para o próximo dia 2 de Fevereiro. Um mês depois, a fadista apresenta-o no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

M-PEX | Agenda


Agenda:

04 de Fevereiro - Fnac Cascais, 17.00h

12 de Fevereiro - Fnac Chiado, 17.00h

28/01/2012

HOUDINI BLUES | Discurso Direto


Hoje rumamos ao Sul na companhia de Hugo Frota, para ficarmos a conhecer o 4º registo dos Houdini Blues - "Suão" (Edição de Autor, 2011). O sucessor de "F de Falso" é "um disco concebido como consequência de uma vida rodeada de calor, aridez, cânticos graves e velhos vestidos de luto."

Portugal Rebelde - Quando partiram para a gravação deste 4º registo, o “Sul” era a direcção que pairava nas vossas cabeças?

Hugo Frota - Era precisamente a única coisa que pairava nas nossas cabeças pois pela primeira vez não tínhamos nenhum tema esboçado. Não tínhamos nada na gaveta.

PR - “Suão” é um disco a que agrada a coincidência fonética de “solidão” e “sulidão”. “Festa” “desalento” e “esperança” cabem também neste disco?

HF - Sim, porque o grande Sul congrega tudo isso, festa e melancolia mas também a esperança como única saída possível para o desalento. Por exemplo há festa no som de "In Pace Finis", mas na letra coabitam essa dualidade de desalento e esperança.

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “ Suão”?

HF - Um disco concebido como consequência de uma vida rodeada de calor, aridez, cânticos graves e velhos vestidos de luto

PR - Este disco inclui dois temas com poemas do poeta transmontano Guerra Junqueiro - “In Pace Finis” e “Divino Hugo”. A que se ficou a dever esta escolha?

HF - Enquanto elaborávamos o disco surge-nos o convite da Universidade Católica do Porto para musicar um poema para a colectânea “A música de Junqueiro” que foi editada com o jornal Público. Nós trabalhámos dois poemas e eles escolheram um, mas gostámos tanto dos dois e achámos que as letras cabiam perfeitamente no chapéu temático que acabaram por entrar em “Suão”. E além disso gostamos sempre de fazer esse tipo de opções que baralhem um pouco quem está de fora.

PR - “Pirâmide” foi o single escolhido para presentação deste novo trabalho. Queres falar-nos um pouco da “história” deste tema?

HF - Esse tema foi construído a partir de um sample de um tema de uma velha cassete que tínhamos no sótão onde ensaiávamos. O Ricardo Gonçalves (baixista) tinha ido ao Cairo e tinha comprado por piada aquele objecto meio kitsch. Fizemos a música a partir dali. Ao construir a letra tentei descrever o que seria aquele povo um dia acordar da letargia. E não é que passado pouco tempo aconteceu mesmo!

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Houdini Blues?

HF - Passa por levar este disco para a estrada e começarmos já a pensar no próximo, estamos cheios de vontade de fazer coisas novas.

MUSKET | Novos Sons


A Corvo Records, uma nova editora independente portuguesa de música alternativa com artistas de sonoridades que vão desde o dance punk e o indie rock modernos à IDM, prepara para o mês de Fevereiro as suas primeiras edições (Wind Koala, Musket e Marmalard, o projecto a solo de Sérgio Dinis dos Iconoclasts).

A estreia da nova editora faz-se com  o EP de estreia homónimo dos Musket, que se encontram actualmente a gravar o primeiro longa duração. 

Este EP foi gravado no Black Sheep Studios com Makoto Yagyu (de PAUS e If Lucy Fell, entre outros) e apresenta como grandes referências bandas como os Gang of Four, LCD Soundsystem e toda a escola moderna de punk sujo mas dançável.

O EP dos Musket encontra-se disponível para download gratuito e elegal, AQUI.

DEFYING CONTROL | "Times Changes"


Já se encontra disponível para escuta e download gratuito o novo EP de Defying Control intitulado "Time Changes". Em Portugal o lançamento foi feito em parceria com o site rocknheavy.com. Nas próximas semanas serão lançados dois videoclips, vídeos de estúdio e lyric vídeos.

RAPARIGA ELÉCTRICA EM CONCERTO

27/01/2012

OS CLÃ FORAM À ESCOLA


A antecipar a aterragem no palco principal do Theatro Circo, prevista para amanhã ( 21.30h), os Clã levaram hoje o seu recente disco voador a  estabelecimentos de ensino do concelho de Braga.

Cumprindo a premissa que tem vindo a acompanhar o lançamento deste novo trabalho discográfico inspirado no universo infanto-juvenil, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves passaram a manhã e tarde de hoje, com alunos da E.B. 1 de São João de Souto e do Colégio Luso Internacional de Braga.

Para além dos muito solicitados “Embeiçados”, “Amigo do Peito” e “Asas Delta”, a vocalista e baixista dos Clã fizeram-se acompanhar de resposta para todas as perguntas que os frequentes dedos no ar reclamavam.

Fontes de inspiração, como se fazem canções, como conseguem voar nos videoclips ou a dificuldade de «dançar na corda bamba» foram algumas das dúvidas que os mais pequenos colocaram no dia em que tiveram oportunidade de «estar com artistas a sério».

Usados, num primeiro momento, como «forma para testar junto do público-alvo as músicos compostas para “Disco Voador”», estes momentos de interacção da banda com as crianças prolongaram-se e constituem agora parte indispensável da digressão de apresentação do novo projecto da banda de Vila do Conde.

BULOTA | "Animal"


Depois de um 2011 intenso dividido por atuações ao vivo e a composição de novos temas, Bulota começa o ano de 2012, com o lançamento de “Animal”, single que fará parte do álbum “7 Vidas” a sair em meados do corrente ano. 

O álbum foi gravado e misturado no estúdio Lobo Mau, com produção a cargo da própria banda. De registar ainda a modificação no line up da banda, passando de trio a quarteto, juntando-se a Maurício Medon na bateria e Zé Pedro Caldas na guitarra, Jota Freitas na voz e Catarina Meireles no baixo.

HMB | "Dia D"


Os HMB nasceram nos finais de 2007 e são  Héber Marques na voz, Joel Silva na bateria, Daniel Lima nos teclados, Fred Martinho na guitarra e Joel Xavier no baixo. 

Depois de algum tempo a comporem e a cantarem em inglês, encontraram a sua própria voz e identidade musical. Ritmo, emoção e boas canções cantadas em português, é o que pretendem trazer à música e aos ouvintes.

Dia D” reafirma a qualidade das músicas dos HMB, das letras/mensagens de jovens que não se resignam a construir em consciência, a participar e partilhar de forma enérgica e positiva os desígnios do Soul e do R&B na atualidade. O álbum homónimo terá edição  muito em breve.
O disco expressa com a alma os valores do amor e a complexidade dos relacionamentos; que nos desperta para as causas sociais e da (con)vivência em sociedade.

seBENTA | "Grita pelo nosso Amor"


Os seBENTA no início de 2012 regressam aos discos e aos palcos. Em Fevereiro já se vai poder escutar "Grita pelo nosso Amor", single que antecede o novo álbum, que tem edição prevista para Abril. 

Agenda: 

01 de Março - Vila Real

02 de Março - Maia

08 de Março - Porto

10 de Março - Viseu

31 de Março - Tomar

www.myspace.com/sebenta

THE RAMBLERS | Agenda


Agenda:

28 de Janeiro - República da Música 
 
08 de Fevereiro - Musicbox (Festa de Lançamento de Videoclip - Offbeatz)

23 de Fevereiro - Gravação de DVD ao vivo, Restart

CARTAZ | Concerto

26/01/2012

VÍDEOCLIP | "Com que Voz" - Natalia Juskiewciz

"Com que Voz", é este o vídeoclip/single de apresentação do álbum "Um Violino no Fado" (Seven Muses, 2012) de Natalia Juskiewciz.

MAFALDA ARNAUTH | Sever do Vouga


Mafalda Arnauth é um dos nomes incontornáveis do chamado “Novo Fado”. A sua ligação com a música nasceu cedo, mas só quando chega à faculdade é que Mafalda descobre o Fado.  

Desde então, Mafalda Arnauth, enveredou pela carreira de Fadista, começando por cantar nas casas de fado, nos teatros e festivais do país e do mundo, deixando para trás os estudos de veterinária.

O seu percurso  já inclui seis álbuns, várias participações em projectos estrangeiros e portugueses, de onde destacamos o mais recente “Rua da Saudade”, uma homenagem a José Ary dos Santos.

A 28 de Janeiro, Mafalda Arnauth apresenta o seu espectáculo no Centro das Artes do Espectáculo em Sever do Vouga, pelas 22.00h. Os bilhetes custam 7,5€.

AMÁLIA RODRIGUES | "Cantigas d´Amigos"


Quarenta anos depois da sua publicação, enfim a edição em CD de “Cantigas de Amigos”, o mais raro e menos conhecido dos  discos  de Amália - menos  até  que  o  álbum  gravado  num  serão  em  casa  da  cantora  em  1968  intitulado  “Amália /Vinícius”.

Entre os amigos e convivas dessa noite estavam José Carlos Ary dos Santos e Natália Correia, que anuncia a preparação do livro “Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses” (colectânea de poesia medieval em português actualizado, publicada em 1970). A este livro se refere Ary no texto do LP original, reproduzido na presente edição.

Entre  1968  e  1971, Amália  não  só  edita  o  single  “Canta Poesia Medieval Portuguesa”,  como  atinge  o  pináculo  da  sua discografia no LP “Com Que Voz” – álbuns inteiramente preenchidos com temas de Alain Oulman. Publica igualmente num EP de 1969, Anda o Sol na Minha Rua, uma composição de José Fontes Rocha, autor também das introduções e arranjos para “Com Que Voz”. 

Em “Cantigas de Amigos” é o extraordinário guitarrista que concebe  toda a música, exceptuando "Ermida de São Simeão". Neste  trecho,  é  usada  uma  versão,  gravada  para  o LP  “Fado Português”  em  1964,  à  qual  foi  adicionado,  em  1971,  um discreto acompanhamento stereo.  Infelizmente, Amália não regravou esta Cantiga de Amigo  (titulo com que apareceu em “Fado Português”).

As  incursões de Amália pela poesia  trovadoresca (pela mão de Oulman), as  “composições” de Fontes Rocha no disco dos discos, as noites na rua de São Bento com a Natália, o Ary, a Maluda, foram, sem dúvida, importantes dados lançados para este tão intimo e tão singular disco. De amigos. (Frederico Santiago, 2011)

AMIGOS MAIORES QUE O PENSAMENTO

FREUD&EU | Porto

25/01/2012

OS CAPITÃES DA AREIA | Discurso Direto


"Praia, calças às cores, desamores juvenis e as riscas verticais da Costa Nova compõem o imaginário dos quatro rapazes de Lisboa. Sintetizadores, guitarras africanas, tambores de verdade e tambores eléctricos, vozes sem complexos: Capitães da Areia é pope, pope, pope." Hoje são nossos convidados em "Discurso Direto" os Capitães Pedro, Tiago António e Vasco.  

Portugal Rebelde - Antes de mais como é que nasceram Os Capitães da Areia?  

Os Capitães da Areia - Tudo começou com uma troca de telefonemas. Depois com uma reunião secreta seguida de brindes com sumo de framboesa. Por fim, achámos melhor escrever e compor umas canções. Os Capitães da Areia nasceram antes de saberem quem eram.

PR -  “O verão Eterno d´Os Capitães da Areia” é a primeira esperança de um disco desenhado para dançar, amar e sonhar?

Os Capitães da Areia - Sim. Essa é uma das certezas que podemos partilhar. Tambores para dançar, acordes de sonho para amar e histórias de amor cantadas para sonhar.

PR - Este disco de estreia d´Os Capitães da Areia recorda Orange Juice e Radar Kadafi. Concordam?

Os Capitães da Areia - Nós concordamos com tudo. Até concordamos que o céu é azul. Contudo, as bandas referidas acima só nos foram apresentadas enquanto líamos críticas ao single-isolado ‘Bailamos No Teu Microondas’. Se este disco recorda esta banda, aquela ou a outra, é um reflexo involuntário. O disco recorda parte da nossa infância e presente adolescência pope.

PR - ”Dezassete Anos” foi o single de apresentação deste disco. É este o tema que melhor define o espírito do disco?

Os Capitães da Areia - Não. A canção-single ‘Dezassete Anos’ foi a escolhida para iniciarmos esta viagem na pista infinita. Mas o disco ainda agora começou. Para o podermos caracterizar devidamente é fundamental escutar do início ao fim, pela ordem correcta. E depois observar a capa, a contracapa e contemplar as ilustrações no seu interior. Após este delicado processo é soltar a primeira palavra que surja. E aí estará o real espírito do disco. Mas o refrão, esse, não vai parar. Não cheira a queimado, mas estamos sem travões. 

PR - Numa frase apenas como caracterizarias “O Verão Eterno d’Os Capitães da Areia”?
 
Os Capitães da Areia - Uma jarra de laranjada com groselha, sandes de fiambre e queijo em pão de forma cortado em triângulo e raparigas de outras idades a andar de baloiço com tops às riscas.

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar as canções deste disco. Qual tem sido o feedback do público?

Os Capitães da Areia - O ‘feedback’ nunca é igual mas tem sido entusiasta. Vemos luz nos sorrisos de quem assiste a um concerto nosso. Vemos gémeos tonificados por estarem a dançar e ouvimos coros bem memorizados. O início da viagem tem sido repleto de beleza.

PR - Para terminar, é verdade que o “plano” d´ Os Capitães da Areia é dominar os PALOP?

Os Capitães da Areia - Se não fosse verdade seria escusado afirmar. Mas é um plano a longo-prazo. Neste instante queremos é ensaiar, tocar muito ao vivo e estudar. Um plano de cada vez. Saúde!!

DEAD COMBO | Aula Magna


O quarto disco de originais da dupla de bandidos mais irreverente da música portuguesa já tem destino marcado. “Lisboa Mulata” sai à rua e salta das aparelhagens para o palco da emblemática Aula Magna em Lisboa.

Tó Trips e Pedro Gonçalves criaram, com este disco, a sua banda sonora de uma Lisboa multicultural e urbana com a ajuda de amigos como Marc Ribot, Alexandre Frazão, Sérgio Godinho e Camané.

O disco foi considerado pela crítica como um dos melhores álbuns de 2011, estando também nomeado para o prémio de autores da SPA na categoria de melhor disco do ano.

Agora a Mulata vira-se para os palcos e prepara a grande estreia dos Dead Combo numa das mais prestigiadas salas de Lisboa, a Aula Magna, no dia 3 de Maio pelas 22.00h. Este espectáculo contará com a presença de convidados especiais, que serão anunciados brevemente. 

ROCK ON | Alcobaça


No próximo dia 4 de Fevereiro o Armazém das Artes em Alcobaça vai ser "palco" do Rock On, uma viagem ao rock "Made in Portugal" com a exibição do documentário "Meio Metro de Pedra" de Eduardo Morais, que revisita a história da contracultura do rock'n roll nacional desde o seu surgimento no fim da década de 50 até aos nossos das, acompanhada pela exposição de capas de discos de vinil Rock Português em 101 Discos de Vinil de António Manzarra e finalmente um concerto único e em formato acústico do projecto Sidewalkers, que estiveram no Festival Paredes de Coura e Festa do Avante 2011 e foram considerados banda Novos Talentos Fnac em 2009.

AQUAPARQUE | Porto

DEALEMA EM CONCERTO

NOITES DA RUA | Lisboa

24/01/2012

SEAN RILEY & THE SLOWRIDERS | Agenda


Depois da edição europeia de “It’s Been a Long Night”, em Setembro do ano passado, e de se terem estreado nos Festivais Eurosonic e Reeperbahn, Sean Riley & The Slowriders estão de regresso ao norte da Europa para uma tournée de apresentação. Dinamarca, Alemanha e Holanda são o destino de Afonso Rodrigues, Bruno Simões, Filipe Costa e Filipe Rocha. 

Assim, a banda de “Everything Changes” irá estar em Esbjerg e Copenhaga (Dinamarca), Berlim e Duisburg (Alemanha) e em Deventer, Alphen, Coevorden e Haarlem na Holanda.

A 18 de Fevereiro Sean Riley & The Slowriders regressam aos palcos nacionais para um concerto no Teatro Municipal de Vila Real.

Agenda:

26 de Janeiro - Huset, Esbjerg (Dinamarca), 20.00h

27 de Janeiro - Beta, Copenhagen (Dinamarca), 22.00h

28 de Janeiro - Privatclub, Berlim (Alemanha), 20.00h

31 de Janeiro - Steinbruch, Duisburg (Alemanha), 20.00h

01 de Fevereiro -  Burgerweeshuis, Deventer (Holanda), 20.00h

03 de Fevereiro - Het Kasteel, Alphen (Holanda), 21.00h

04 de Fevereiro - MFC, Coevorden (Holanda), 22.30h

05 de Fevereiro - Patronaat, Haarlem (Holanda), 19.00h

18 de Fevereiro - Teatro Municipal de Vila Real, 21.30h

NOISERV | Macau


Agenda:

29 de Janeiro - Centro Cultural de Macau, 18.00h

04 de Fevereiro - Fórum Macau, 20.00h

www.myspace.com/noiserv

DEEP COFFEE NONSENSE | Loulé

CLASSIFICADOS A CAMINHO DO RIVOLI

23/01/2012

A JIGSAW | "The Strangest Friend (Live)"

Aqui está versão acústica para o tema "The Strangest Friend", single de apresentação do álbum "Drunken Sailors & Happy Pirates" (Edição de Autor, 2011) dos conimbricenses a jigsaw.

MARCO RODRIGUES | Sesimbra


O Cine Teatro João Mota, em Sesimbra, recebe Marco Rodrigues, a 28 de Janeiro, num concerto onde, para além dos muitos originais que integram o álbum “Tantas Lisboas”, se vão poder ouvir também alguns clássicos.

Neste segundo álbum, Marco Rodrigues canta a sua paixão por Lisboa e convida Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth para dois dos mais famosos temas do fadista: “O Homem do Saldanha” e “Valsa das Paixões”. 

Tiago Machado, Boss AC, Tiago Torres da Silva e Inês Pedrosa estão entre os letristas e compositores convidados pelo fadista Prémio Revelação Amália Rodrigues 2007.

“A Rima Mais Bonita”, “Tantas Lisboas”, “O Inverso do fado” e “Rapsódia do Fado que Ninguém Quer” são também temas já bem conhecidos do público e farão também parte do alinhamento do concerto que marca o início da digressão “Tantas Lisboas” neste ano.

Património dos portugueses desde a sua origem, o Fado é desde Novembro Património Imaterial da Humanidade. Marco Rodrigues comenta a distinção atribuída pela Unesco: ”Como português e fadista, acredito vivamente que são os portugueses que tem de se sentir verdadeiramente orgulhosos ao ver a nossa música inserida na lista representativa do património cultural imaterial da humanidade.”

A digressão “Tantas Lisboas” tem já confirmados concertos em Braga e Loulé, entre outros a anunciar em breve. Em Sesimbra, Marco Rodrigues (Voz e Viola de Fado) partilha o palco com Luís Guerreiro (Guitarra Portuguesa), António Neto (Guitarra Clássica) e André Moreira (Viola Baixo), convidando também Aristides Santos, um fadista local. 

O concerto tem início às 21h.30h. Os  bilhetes já se encontram à venda a um preço de 10€.

MÚSICA NO POP-UP | Lisboa


A Volkswagen vai abrir ao público o espaço Pop-up!, assinalando a entrada do pequeno citadino up! no mercado português. Música, design, cinema e workshops animarão diariamente o espaço, localizado em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa, porta meias com o emblemático cinema São Jorge.

Com um cartaz cheio de jovens talentos, a Pop-up! vai certamente marcar a agenda cultural de Lisboa. Frankie Chavez, Balla, You Can’t Win Charlie Brown, We Trust, Samuel Úria, Capitães da Areia, são alguns dos nomes que passarão pelo espaço Pop Up!, totalizando 15 concertos, de entrada livre, até dia 11 de Fevereiro.

+ Info:

CLUB OFFBEATZ | Lisboa


Depois de uma sessão em parceria com o Festival Termómetro, na próxima quarta-feira, dia 25 de Janeiro, pelas 23.00h o Club Offbeatz está de regresso ao Musicbox no seu formato original. Uma vez que a próxima sessão Club Offbeatz é a última do mês de Janeiro, será anunciado o vídeo musical vencedor do mês.

Na sessão #60 do Club Offbeatz, considerando que na sessão em parceria com o Festival Termómetro não houve apresentação de vídeos musicais, será feita a retrospectiva dos seguintes vídeos:

Macacos do Chinês - Selva, com realização de André Madeira e Diogo Rodrigues e efeitos especiais de Márcio "Bónus" Pité - http://www.youtube.com/watch?v=lMKC-k5pQ4g. Este é o mais recente vídeo dos Macacos do Chinês lançado em Dezembro de 2011, que pretende demonstrar o que é que acontece "quando a Selva é pequena demais para os animais". Selva é uma das músicas de "Vida Louca", disco editado pela Enchufada em 2011.

Memória de Peixe - Fish & Chick, com realização de Miguel Nicolau – http://www.youtube.com/watch?v=LROYmOP5cIM. Fish & Chick (Feat Da Chick), é o primeiro avanço do EP de estreia dos Memória de Peixe e foi realizado pelo próprio guitarrista da banda. O disco de estreia dos Memória de Peixe chega às lojas em 2012 com o selo da Lovers & Lollypops.
  
Capitães da AreiaDezassete Anos, com realização de Alexandre Azinheira - www.youtube.com/watch?v=xJrTFRhPdtM. Este é um dos vídeos do álbum "O Verão Eterno d'Os Capitães da Areia" editado em 2011 pela Amor Fúria.

Bellenden Ker - <3 (heart), com realização de Joana Vistas, Filipa Melo Serêno, Fábio Vilares e Marcel Encarnação – www.youtube.com/watch?v=LeKNMj0bjHk. Embora o projecto já tenha terminado, as Bellenden Ker fizeram questão de apresentar este vídeo em exclusivo no Club Offbeatz.

Após a escolha do vídeo musical vencedor do mês de Janeiro, na próxima sessão do club offbeatz sobem ao palco do Musicbox Robot Dealer e Miss Lava.

Os Robot Delaer (http://www.robotdealer.net) definem-se como “uma entidade perversamente comercial”. Formaram-se em Sintra em 2009 e são uma máquina operada por 4 proletários: Adriano L, dá voz ao Dealer, Carlos F programa o Robot e toca guitarra eléctrica, Gonçalo B nos teclados e fashion-taste e Vasco R na bateria e quinquilharia. 

Na necessidade de atribuir um rótulo ao seu trabalho, gostam que seja Cave-Disco, Indie-Core ou Dark-Pop. O concerto dos Robot Delaer na sessão #60 do Club Offbeatz marca o regresso da banda ao Musicbox, Lisboa.

Os Miss Lava (www.facebook.com/MissLavaOfficial) são um dos nomes confirmados para a Slacker Canadian Music Week, em Toronto, em Março de 2012 mas antes de partirem para o Canadá fazem uma visita ao Club Offbeatz onde vão apresentar quatro temas inéditos. 

Os Missa Lava estão ainda a trabalhar naquele que será o seu segundo álbum de originais em conjunto com o famoso produtor Norte-Americano Matt Hyde, com edição prevista para este ano. 

Uma vez que a entrada para o Club Offbeatz é totalmente gratuita, esta poderá ser uma excelente oportunidade para os seguidores da banda terem acesso aos temas inéditos que serão apresentados esta quarta-feira no palco do Musicbox, Lisboa.
/>