31/05/2012

LAIA | Discurso Direto



"Sogra", é este o registo que marca o regresso dos Laia aos discos. Pedro Trigueiro, é hoje o convidado em "Discurso Direto", que nos fala deste "prazer do incómodo" que é o álbum "Sogra".

Portugal Rebelde - Para este segundo disco, multiplicaram-se. De 2 passaram a 5. Com a entrada de Cipriano Mesquita, Luis Custódio e Fred Ferreira, os Laia procuraram explorar novas “sonoridades”?

Pedro Trigueiro - Estes 5 existiam desde “viva jesus e mais alguém” ao vivo. Agora foi hora de colocar todos a jantar à mesa e assumir a conta para com o dono do restaurante.

PR - Para além dos 9 temas originais, que fazem parte do alinhamento do álbum,  podemos encontrar neste disco uma  música adaptada de um canto popular ("Encomendação das Almas") e uma versão para "Lembra-me um sonho lindo", da autoria de Fausto Bordalo Dias. Queres falar-nos um pouco destes temas?

PT - "Encomendação das Almas" tem relação directa com o canto mórbido, melancólico e muito bonito que acontece na nossa cultura judaico-cristã. Em conversas eternas com o Alexandre Bernardo ficou sempre essa vontade de captar esse momento. Ele conseguiu em São Miguel D`Acha (Idanha a Nova) por altura da Páscoa, num ritual público único. O Fausto Bordalo Dias é o governo sombra de Laia. Ele manda e desmanda sem nunca ter dirigido a palavra à banda. É um holograma nos ensaios e composições. Tínhamos que o “ter” em estúdio.

PR - “Arraial Montado” foi a canção escolhida para apresentação deste disco. É este o tema que melhor define o “espírito” deste álbum?

PT - “Arraial Montado” é provavelmente um bom início de “incómodo” para este disco. É um tema cantado, da linhagem rock, com adufes em frequências muito graves, tem um texto que se pretende tenso e um vídeo de duplo sentido. Isto é Laia na sua versão "Sogra".

PR - Pedro Gonçalves (Dead Combo) e Ricardo Parreira são alguns dos convidados deste disco. Queres falar um pouco do contributo destas participações?

PT - O Pedro Gonçalves é o gajo mais naturalmente magnífico que se possa conhecer. O seu talento é provavelmente mais natural do que ele puxar do cigarro no meio da rua. Dead Combo é um dos azimutes de Laia. Ricardo Parreira é da linhagem da busca, da novidade dentro da tradição, muito próximo da visão que temos da música portuguesa de hoje.

PR - As canções deste disco já tiveram oportunidade de serem apresentadas em concerto. Qual tem sido o “feedback” que têm recebido do público?

PT - Excelente. "Chão" e "Benjamim e Tu" sugam a água das pessoas. Pelo menos foi o que nos disse um rapaz de Beja.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas - como caracterizarias o álbum “Sogra”?

PT - "Sogra" é o prazer do incómodo.

PR - Para terminar, a que se ficou a dever a escolha de “Sogra” para título deste disco?

PT - Fonética. Semântica. Vácuo interpretativo.

ROQUE BEAT #4 | Paus & You Can´t Win Charlie Brown


Arranca amanhã em Torres Vedras a quarta edição do Roque Beat, série de concertos que dá a conhecer alguns dos mais interessantes projetos nacionais.

Os Paus, quarteto  com origem em bandas tão diversas como os Caveira, If Lucy Fell, Linda Martini, ou Vicious Five, são já considerados uma das super-bandas do nosso país. 

Responsáveis por atuações ao vivo incendiárias e marcantes, têm como ex-libris a utilização da célebre bateria siamesa, um foco do ritmo imparável que tem conquistado audiências um pouco por todo o país. 

O homónimo álbum de estreia, a meio caminho entre o rock clássico e a pista de dança, invadiu inúmeras listas dos melhores de 2011 e consagrou-os como um dos mais explosivos projectos nacionais.

Dos You Can't Win, Charlie Brown já muito se disse. E outra coisa não seria de esperar de uma banda que acumula conquistas umas atrás das outras, como o facto de terem sido convidados para o enorme South by Southwest, um dos mais importantes eventos musicais em solo norte-americano. 

Mas a grande força do sexteto luso é mesmo a música, as canções, numa mistura mágica entre folk, pop e rock alternativo que não deixa ninguém indiferente. 

Agenda:

01 de Junho - Teatro-Cine, Torres Vedras

14 de Junho - Teatro José Lúcio da Silva, Leiria

15 de Junho - TAGV, Coimbra

16 de Junho - Teatro Virgínia, Torres Novas

22 de Junho - Teatro Aveirense, Aveiro

VÍDEOCLIP | "Só Por Prazer" - The Gama GT Blues

"Só por prazer", é este o mais recente vídeoclip para o projeto The Gama GT Blues.

MONSTRO MAU | "A Crise Está Na Tua Cabeça"


"A crise está na tua cabeça", tema dos Monstro Mau feito exclusivamente para a Coletânea "À Sombra de Deus" IV - Braga 2012; uma iniciativa de Adolfo Luxúria Canibal e Miguel Pedro, que conta com a participação de 23 bandas bracarenses.

KUMPANIA ALGAZARRA | Agenda


Agenda:

02 de Junho - Arte & Manha, Lisboa

16 de Junho - Campo Mártires da Pátria, Festas de Lisboa

23 de Junho - Musicbox, Lisboa

07 de Julho - Teatro das Figuras, Faro

www.facebook.com/kalgazarra

SANTOS POP | Lisboa

VESTERDAY | Fadeinfestival 2012

30/05/2012

PE7ERPANIC | Discurso Direto


“Don’7 Panic” é o disco de estreia de Pe7erpanic, "one man band", natural de Vila Real. O Portugal Rebelde esteve recentemente na capital transmontana à conversa com Pedro Botelho, o rosto do projeto Pe7erpanic, que em "Discurso Direto" nos fala de um disco que “tem tanto de divertido e dançável quanto de sensual”.

Portugal Rebelde - “Canções curtas, cheias de ritmo, com um som limpo e "tremolado" a fazer lembrar os anos 60 ou sujo e avariado, mais próprio do punk dos anos 70.” É isto que podemos encontrar no álbum “Don´7 Panic”?

Pe7erpanic - Isso tudo e provavelmente algo mais... se pensarmos que as minhas influências vão desde os magnânimos The Cramps, passando pelos sempre consistentes Slayer até aos inigualáveis Cocteau Twins!!!

PR - Que sonoridades exploras neste projeto a solo?

PP - Neste projecto tenho temas que vão desde o surf-garage, ao rock (com base blues), passando pelo pop e até uns temas mais melo(dio)sos “para passar na RFM”!!! Comecei por compor apenas no baixo por ser o meu instrumento base, mas logo passei para a guitarra acompanhada por basspedal (teclado de baixos tocado com os pés, tipo os que existem nos órgãos das igrejas) e bombo e prato-de-choque para a percussão.

PR - O fio condutor às 13 canções deste disco são as relações entre o homem e o sexo oposto. Que “mensagem” procuras deixar?

PP - A maioria dos temas são auto-biográficos. Mas muitos são apenas desvarios inspirados por uma ou outra frase, por experiências pessoais ou até por pessoas que conheço... ou gostava de conhecer!!! Não há propriamente uma mensagem, apenas escrevo e canto aquilo que penso desta relação tão excitante que o homem tem com o seu oposto!!!

PR - Neste teu disco de estreia, podemos encontrar alguns convidados especiais. Queres falar-nos um pouco destas participações?

PP - Antes de gravar o disco já tinha a ideia de convidar alguém para tocar serrote num tema, o que depois de alguns contactos gorados se veio a concretizar com a presença do Sr. António “Tony das Gaitas” Ribeiro. Um senhor de 70 e tal anos que foi palhaço profissional de circo quase a vida toda e que agora se dedica a construir e tocar bombos e gaitas de foles. Obtive o contacto através de um bom amigo e assim se fez magia com a sua magnífica participação no tema Swing My Thing!!! Outros 2 temas tinham já escaladas as participações de Paulo Almeida e Pedro Carvalho nas guitarras solo, que pontualmente tocam comigo ao vivo. Ficaram ambos muito bons (My Baby is Gone e Kick My Kips)!!! Assim como ficou genial o solo de guitarra que o Pedro Mendes, co-produtor do disco, fez na Justwannafuckya. Ideia que surgiu já em estúdio e se revelou um belo acrescento que veio dar muita vida ao tema. Mas fenomenal mesmo ficou a voz de Eric L. da Silva no tema Nevermind! A parte vocal deste tema foi ficando para o fim pelo facto da minha performance vocal não estar a agradar ao Daniel Cardoso, produtor do disco! E assim, já com todos os outros temas registados, chegara a hora de “tratar” deste... A problema inicial mantinha-se. Surgiu então a ideia de que o tema pudesse ser “cantado” por outra pessoa ao que o Pedro Mendes sugeriu que convidássemos o Eric L. da Silva, actor profissional com experiência em vozes e uma dicção inglês irrepreensível! O resultado foi estonteante logo ao primeiro take e o tema passou muito naturalmente a ser o single do disco.

PR - Já tiveste oportunidade de apresentar as canções deste disco em concerto. Qual tem sido o “feedback” do público?

PP - Ao vivo tenho tocado quase todos os temas do álbum, intercalados com alguns temas novos e versões minhas de temas dos (The) Cramps, (The) Raveonettes e das (The) Ronettes!!! O público tem-se manifestado positivamente, aplaudindo, dançando e até já cantando... e uivando comigo!!! Tenho também sentido que as pessoas agora já não se espantam tanto com o facto de eu estar a tocar vários instrumentos ao mesmo tempo, preocupando-se mais em ouvir e apreciar a minha música. Isso deixa-me muito contente!!!

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este “Don’7 Panic”?

PP - Não é fácil... Para mim este disco é algo de que tenho muito orgulho porque nunca esperei que o resultado final viesse a ter tanta qualidade e que me demorou quase 2 anos a concretizar! Talvez dissesse dele que “tem tanto de divertido e dançável quanto de sensual”!!!

PR - O “pânico” invade-te, quando sobes ao palco apenas munido de uma guitarra ou baixo, bombo, pratos, pedal de baixo e voz?

PP - Por estranho que pareça, nunca tive essa sensação agora que toco sozinho. No passado quando tocava em bandas sentia isso. Não sei bem porquê agora não. Ou pelo menos não sinto da mesma forma. Não é nervosismo ou medo, apenas uma vontade imensa de saltar para o palco e começar a rockar!!!

PR - Para terminar, sentes que mesmo sozinho se consegue fazer uma banda?

PP - Sinto! No entanto adoro ter gente a tocar comigo... Algo que a cada novo tema sinto como mais necessário. Estarei a caminhar para Pe7erpanic & The Tranquilizers? O futuro o dirá, mas para já continuo cheio de vontade de tocar tudo sozinho por este reino afora!!!

VÍDEOCLIP | "Meu Caro Amigo Chico" - Os Quais

"Meu Caro Amigo Chico", é este o primeiro avanço de "Pop é o contrário de Pop" da dupla Jacinto Lucas Pires e Tomás Cunha Ferreira. O disco tem edição agendada para o dia 1 de Junho.

PRIMITIVE REASON | "Power To The People!"


Os Primitive Reason regressam às edições com novo single e novo disco, financiados em parte pelos seus fãs.

O primeiro single do novo trabalho, "Seeds Among the Rain", irá estrear dia 5 de Junho na Antena 3, e aponta um regresso às origens estéticas da banda com uma sonoridade que mistura o ska e o rock, e uma letra que aponta o positivismo e humanismo que sempre caracterizaram este projecto musical.

O histórico grupo regressa este ano às edições. De forma totalmente independente, a banda pretende co-financiar a produção do seu novo disco angariando a participação dos seus fãs no mesmo, através da plataforma de Crowdfunding nacional, PPL.com.pt

Também o título do disco que nos chegará no Outono aponta uma actualidade fulcral: "Power to the People!" não é só uma afirmação da banda sobre a sua confiança no conceito do Crowdfunding e edições de autor (a label independente de Abel Beja e Guillermo de Llera, a Kaminari Records, irá editar o disco), como nos soa a uma necessidade universal, nos tempos que correm.

Com "Power to the People!", os Primitive Reason são o que sempre foram – jovens, irreverentes, contestatários e enérgico.

TARA PERDIDA | "Chuta Ronaldo"

"Chuta Ronaldo" é uma divertida versão de "Chuta Cavalo", dos Peste & Sida, com letra alusiva ao CR7, que os Tara Perdida decidiram fazer às portas do Euro 2012.

A inspiração surgiu na homenagem aos Peste & Sida, a propósito da comemoração dos 25 anos da banda, brindada com a edição do livro "25 Anos de Veneno" que inclui um CD, tributo de várias bandas do panorama português, onde encontramos nomes como os Xutos e Pontapés, Galandum Galundaina, Pacman, Albert Fish e, claro, os Tara Perdida com a reciclagem do emblemático "Chuta Cavalo".

OVO | "O País Arde"

De 1 a 10 de Junho os Ovo vão publicar em www.ovolandia.com os dez novos temas, um por dia. "Metade desses temas são inéditos. Os outros cinco foram já apresentados em versões preliminares mas sofreram alterações significativas", adiantou a banda.

UHF A NORTE

CARTAZ | Concerto

29/05/2012

VÍDEOCLIP | "That's How We Roll" - Richie Campbell

Richie Campell, uma das referências nacionais do reggae, tem novo single/videoclip - "That's How We Roll" - assim se chama o tema.

OFFBEATZ APRESENTA


Nas sextas-feiras do mês de Junho o Palco Instantâneo da Baixa-Chiado PT Bluestation irá receber cinco bandas convidadas pelo Offbeatz que representam um pouco do que mais excitante se faz actualmente na música portuguesa e que vão trazer muito ritmo a quem começa a noite de sexta-feira num dos bairros mais cosmopolitas de Lisboa. Todos os concertos são gratuitos.

O calendário Offbeatz para o mês de Junho é o seguinte:
01 de JunhoPlane Ticket, 21.00h
08 de Junho Nice Weather for Ducks, 21.00h
15 de Junho - Youthless, 21.00h
22 de Junho - SAUR, 21.00h
29 de Junho - The Ramblers, 21.00h

SANTOS & PECADORES | 20 Anos de Canções


Os Santos e Pecadores prosseguem com as celebrações de duas décadas de uma carreira intensa e carregada de sucessos com uma já há muito desejada apresentação no Coliseu dos Recreios a 9 de Novembro.

Trata-se de um encontro com os fãs da banda de "Não Voltarei a Ser Fiel", "Fala-me de Amor"," Momento Final" ou "Quando Se Perde Alguém" que será marcado pela presença de convidados e muitas outras surpresas, numa viagem pela história do grupo que certamente agradará a fãs veteranos ou mais recentes. 

Olavo Bilac possui uma das vozes mais carismáticas da pop portuguesa e "Os Santos & Pecadores" sempre beneficiaram de um enorme carinho do público pelo que este concerto no Coliseu será, certamente, memorável.

EXPENSIVE SOUL | Rock In Rio lisboa

Os Expensive Soul actuam pela primeira vez no Palco Mundo do Rock In Rio  Lisboa, depois deterem actuado no Palco Sunset nas últimas 3 edições. O concerto está marcado para dia 1 de Junho e os Expensive Soul vão pisar o mesmo palco que Ivete Sangalo, Maroon 5  e Lenny Kravitz!

2012 está a ser um ano verdadeiramente mágico. Quem é que já esqueceu quão  fantástica foi a “Expensive Soul Symphonic Experience” no Pavilhão Multiusos de Guimarães no âmbito da Capital Europeia da Cultura? 

Para o concerto de dia 1 de Junho no Parque da Bela Vista em Lisboa, “Utopia”, o último trabalho da banda de onde foram retirados os singles “O amor é mágico” e “Dou-te nada”, continua a ter honras de destaque, mas os Expensive Soul também vão recuperar êxitos dos álbuns anteriores, “BI” e “Alma Cara”.

LISSABON | Évora


Os Lissabon vão estar pela primeira vez em Évora a promover o seu álbum de estreia "If It´s Only Just A Dream..." editado no passado Abril pela Licked Records.

02 de Junho - Sociedade Harmonia  Eborense, 23.00h

HOMEM DOS 7 INSTRUMENTOS | Tour Fnac


Agenda:

08 de Junho - Fnac Chiado, 18.00h 

08 de Junho - Fnac Colombo, 21.30h

09 de Junho - Fnac Almada, 17.00h

09 de Junho - Fnac Alfragide, 21.30h

15 de Junho - Fnac Viseu, 21.00h

13 de Julho - Fnac Norte Shopping, 22.00h

14 de Julho - Fnac Santa Catarina, 17.00h

14 de Julho - Fnac GaiaShopping, 22.00h

15 de Julho - Fnac MarShopping, 17.00h

21 de Julho - Fnac Braga, 17.00h

21 de Julho - Fnac Guimarães, 21.00h

MIKKEL SOLNADO | Hard Rock Cafe

28/05/2012

VÍDEOCLIP | "Golden Maps" - League

"Golden Maps", é este o vídeoclip de apresentação de apresentação do EP dos League, que hoje chegou às lojas numa edição Optimus Discos.  

A edição digital está disponível a partir de hoje para download gratuito e legal em www.optimusdiscos.com.

OPTIMUS DISCOS


Chegaram hoje ao mercado nacional as novas edições da Optimus discos: Balla, Terrakota, Hello Atlantic e League.

Reconhecido e respeitado como um dos mais prolíficos produtores nacionais da actualidade, Armando Teixeira regressou em 2011 às edições discográficas com o projecto Balla, um dos seus mais aclamados alter egos.

Aproveitando o balanço do disco mais electrónico de obra do “homem balla” - "Equilíbrio", é agora editado “Balla Redux” – um projecto em que Armando Teixeira convida uma série de DJ’s/ Produtores para remisturar o álbum “Equilíbrio”, com nomes conceituados a nível nacional e internacional, passando também por novas promessas como DJ Ride, Moullinex , Gunrose, Gallak, Memória de Peixe, Tó Ricciardi e  of Fun Cavalier.

Os Terrakota passaram o inverno passado a "dubbar" sons dos álbuns antigos e a convidar outros cantores que a banda foi conhecendo por esse Mundo fora, sem medo de entrar por novas e mais ousadas texturas musicais. O  EP “Re-Cooked Sessions” é o primeiro resultado destas experiências. 

Trata-se da reinvenção de temas dos álbuns “World Massala” e “Oba Train” (a abrir o apetite para um álbum completo de remisturas previsto para o final de 2012) e tem a participação de Mahesh Vinayakram, da estrela de Bollywood Vasundhara Das, Kuthla Khan dos Rajasthan Roots, Hélio Bentes dos Ponto de Equilíbrio e Florian Doucet dos Family Jammin’, Conductor (Ngonguenha, Buraka Som Sistema), Ikonoklasta (Batida, Ngonguenha), K Kota (Nigga Poison) e Beat Laden.

Ao contrário do habitual, são os próprios músicos que estão a remisturar, aplicando uma linguagem dub a todo o tipo de ritmos na procura de sonoridades novas, mais planantes e envolventes.

Hello Atlantic é uma colecção de melodias e letras escritas em viagem por João Esteves. Em 2011, após dois EPs partilhados em digital, João Esteves volta à Finlândia para produzir um terceiro trabalho. É em Helsínquia, entre velhos amigos, que os arranjos de "Slob Of The Kitchen Sea" ganham vida.

Numa cidade coberta de neve, já em 2012, estão concluídas as novas gravações.  Hello Atlantic está de regresso a Portugal e trouxe histórias para contar.

Os League são dois estudantes de jornalismo e arquitectura que decidiram abandonar os seus estudos para viver numa tenda na praia. Esta experiência foi uma enorme influência na composição do EP “Golden Maps”, que espelha bem a fusão entre a natureza, o registo psicadélico e etno-tribal e uma sonoridade bastante urbana.

Vivem entre Los Angeles e Lisboa e o single “Golden Maps” já é um sucesso de airplay nas rádios nacionais. 

Os discos estão disponíveis para download gratuito e legal, AQUI.

HOMEM DOS 7 INSTRUMENTOS | "Dissertação sobre tudo e coisa nenhuma"


Numa edição Iplay, chegou hoje às lojas o novo projeto de Tozé Santos - Homem de 7 Instrumentos. 

2012 é o ano de Tozé Santos se estrear a solo com um disco que escreveu e gravou inteiramente, ao qual se irá juntar, no final do ano, um livro e um filme num compêndio de luxo.

VIRGEM SUTA | "Maria Alice"


"Maria Alice" é o segundo single retirado do novíssimo álbum dos Virgem Suta, "Doce Lar". Editado este mês, o segundo disco de Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo traz-nos uma mão-cheia de histórias de amor, sonhos de infância, subtis ironias e assuntos sérios que se disfarçam de paródias. E vice-versa.

ROCKASTRUS | 4ª Eliminatória

27/05/2012

VÍDEOCLIP | "Croquetes" - PZ

"Croquetes", é este o primeiro avanço para o álbum "Rude Sofisticado" (Meifumado, 2012) de PZ. O disco chega às lojas no próximo dia 4 de Junho.

TEAM MARIA | “Do It Everywhere”


No próximo dia 4 de Junho os Team Maria, banda de Leiria, editam aquele que é o primeiro disco de originais.  

Produzido por Nuno Simões, baixista de David Fonseca, “Do It Everywhere” é composto por 12 temas: “On Fire”; “Going In”; “Such a Good Time”; “Priorities Changing”; “Evil 81”; “Pretty Girls Are Pretty High”; “Rolling And Drinking”; “What Happened to Him”; “Living It Hard”; “Rush Out”; “Ready Already” e “The Ti Maria’s Song”.

A banda, composta por Nuno Rancho (voz), André Pereira (guitarras, coros) e Luís Jerónimo (baixo, coros), tem o seu primeiro single “On Fire” já a rodar nas rádios nacionais.

As apresentações ao vivo já têm data marcada: 6 de Junho no Estúdio Bar (Fátima), 9 de Junho no Musicbox, em Lisboa e a 15 de Junho nas Festas de Maceira.

www.facebook.com/theteammaria

GONÇALO BILÉ


Chega amanhã ás lojas o disco de estreia de Gonçalo Bilé, uma edição Sony Music. Para a gravação do seu primeiro registo de originais, Gonçalo Bilé rodeou-se dos amigos para fazer gravar um álbum leve e descomprometido. A produção foi conduzida por Bruno Vasconcelos (Pinto Ferreira, Guys From The Caravan) e a gravação e mistura ficaram a cargo de Nélson Carvalho (estúdios Valentim de Carvalho). 

O disco contou ainda com a participação especial de Frankie Chavez no tema “Líderes e Nações”.

Alinhamento: 

01. Amarrado (da cabeça aos pés)

02. Eu Sei Que Tu Sabes 

03. 100% Cool

04. Qualquer dia

05. Doida Varrida

06. Líderes e Nações (participação especial de Frankie Chavez)

07. Haja O Que Houver 

08. Essa Gente

09. Dylan

10. A Rapariguinha do Shopping 

11. Vieram-me dizer

ENA PÁ 2000 EM CONCERTO

CARTAZ | Concerto

26/05/2012

LISSABON | Discurso Direto



Hoje recebemos no Portugal Rebelde os Lissabon. Formados em meados de 2010, a banda é constituída por Pedro Lourenço e Inês Vicente (dos extintos You Should Go Ahead), Soraia Simão e Garcês (ex Slimmy). Para esta nova etapa na carreira dos músicos, a banda propõe um indie rock muito bem composto e estruturado, utilizando a versão convencional de voz, guitarra, baixo, bateria e teclados. “If it’s only just a dream…” é o motivo para a conversa com Pedro Lourenço.

Portugal Rebelde - Depois da edição de um EP em 2011, muito bem recebido pela crítica, “If Its Only Just Dream” marca o início de uma nova fase criativa para os Lissabon?

Pedro Lourenço - Se por um lado o álbum novo é uma continuidade do EP, a edição do EP permitiu-nos um novo folgo e olhar para o trabalho que tínhamos feito com alguma distancia e corrigir a trajectória... Há temas do EP que transitaram para o disco porque fazia sentido que assim fosse. Marcam uma fase inicial da banda, que foi muito importante para o que somos hoje. e que muita gente só agora terá oportunidade de conhecer.

PR - Para esta nova “etapa” propõe-nos um indie rock muito bem composto e estruturado, utilizando a versão convencional de voz, guitarra, baixo, bateria e teclados. Era este o disco que um dia “sonharam” gravar?

PL - Foi este o disco que nos propusemos a gravar, no dia em que começamos a ensaiar todos juntos. É a sonoridade intrínseca ao conjunto... Se um de nós mudasse, provavelmente a sonoridade mudaria. Quase todos nós já tínhamos outras experiências na música, ainda assim o uso e abuso dos pianos e sintetizadores são uma das principais características de que não abdicamos. Tínhamos em mente fazer um disco que conseguíssemos reproduzir em concerto sem cair na tendência de usar programações. Isso de facto foi importante para nós e conseguimos fazê-lo. Se o disco poderia ser diferente? Sim podia, mas não era a mesma coisa.

PR - “Wake Up”,  foi o  single de apresentação  de “If Its Only Just a Dream”. É este o tema que melhor define a sonoridade deste novo trabalho?

PL - Sinceramente não.... O álbum é variado, é um pouco cíclico. Temos momentos alegres, momentos tristes, momentos calmos, momentos mais dançáveis, etc... A escolha de um single é sempre complicada e muitas vezes temos de solicitar opiniões externas para tomar estas decisões. O "wake up" foi dos últimos temas a serem compostos e por isso tornava-o mais apetecível para nós. Havia mais proposta para debate, que serão os próximos singles, provavelmente!

PR - Já tiveram a oportunidade de apresentar em concerto as canções deste disco. Qual tem sido o “feedback” do público?

PL - Tocámos ao vivo todas as canções do disco no passado dia 22 de Maio...Como é um álbum de certa forma heterogéneo, as reacções são diferentes... Numas músicas a pessoas abanam-se mais, noutras ficam mais espantadas com a performance, noutras viajam na maionese (risos). A verdade é que no fim dos concertos as pessoas fazem questão de falar connosco, para elogiar, perceber, criticar, mas no geral isso é muito bom!

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este”If Its Only Just a Dream”?

PL - É um álbum "sentido"! ...vem das nossas entranhas... é a nossa essência! É o nosso disco. É um marco físico que nos caracterizará como artistas para o resto das nossas vidas. Quando assinas uma obra não tens como fugir. Sentimos que foi o melhor que conseguimos fazer e isso dá-nos prazer e uma alegria imensa em ir para a estrada defendê-lo.

VÍDEOCLIP | "Estrela Morena" - Memória de Peixe

"Estrela morena", é este o single/vídeoclip de apresentação do disco que estreia do duo Memória de Peixe, que foi editado no passado 14 de maio com o selo da Lovers & Lollypops. 

O disco com as participações de Carlos Bica, Catarina Salinas (Best Youth) e de Da Chick, no já conhecido tema “Fish & Chick”. 

PLASTICA DE REGRESSO AOS ESTÚDIOS


Depois de três anos de "silêncio", os Plastica estão de regresso aos estúdios. Depois de várias reuniões e sessões de composição nos estúdios "Red Light", a banda entra em estúdio para gravar o tema que deverá ser o single de avanço de um próximo trabalho.

O regresso aos palcos será também uma realidade, no entanto esse regresso será apenas depois do Verão. A paixão pelo Pop Psicadélico e pelo Vintage Rock mantêm-se e a banda promete aos fãs um regresso com grande inspiração.

www.myspace.com/plasticamusic

TERESA SALGUEIRO | Agenda


Agenda: 

26 de Maio - Union Chapel, Londres (Inglaterra) 

08 de Junho - Toledo (Espanha) 

09 de Junho - Centro Cultural do Redondo 

20 de Junho - Museu do Oriente, Lisboa 

22 de Junho - Pax Júlia, Beja

www.teresasalgieiro.pt

MADREDEUS | "Essência" Tour

VOID CREATIONS APRESENTA

25/05/2012

VÍDEOCLIP | "Soul do Rock" - Balão de Ferro

Chama-se "Soul do Rock" e é um dos temas que faz parte de "À Sombra de Deus IV - Braga 2012", uma compillação organizada por Adolfo Luxúria Caníbal e Miguel Pedro.

Para além dos Balão de Ferro, fazem parte deste duplo disco The Astroboy, Mundo Cão, Nyx, Peixe:Avião, Estilhaços, Long Way To Alasca, Ermo, Cavalheiro, Dead Men Taling, Monstro Mau, The 1969 Revolutionary Orgy, Vai-te Foder, Palmer Eldritch, At Freddy’s House, Smix Smox Smux, Egg Box, Governo, Mão Morta, Tatsumaki, Angúria, Hunted Scriptum e Spitting Red.

PZ | "Rude Sofisticado"


Em 2012, PZ lança-se à descoberta de pessoal estranho com uma atitude fora do normal. Se és um freak do género "Rude Sofisticado", sê bem-vindo.

Para quem não sabe se pertence a esta categoria, informamos que basta reunir as características abaixo descritas:

a) Tens sempre, tipo, 20 cenas para fazer;

b) Só queres passeio;


c) Pensas mais de uma vez, sobre o facto de haver putas de origem cubana no Zimbabué;


d)Tens horários marados;


e) Esta cena do FMI deixa-te em baixo;


f) Sempre que fazes merda, caem-te em cima;


g) Na tua última ceia a ementa seria croquetes, e que se foda o bacalhau.

Para o caso de te reveres nas supracitadas, não há motivo para alarme: és alguém com uma atitude excepcional. Fica a mensagem: tá-se bem, tás aqui, tás ali, tá-se bem, ok? 

"Rude Sofisticado" é o novo disco do PZ. Se reconheces características de algum familiar ou amigo encaminha-o com urgência para a Meifushop.

"Rude Sofisticado" chega às lojas no próximo dia 4 de Junho, mas já está disponível na Meifushop.

PE7ERPANIC | Guarda


Pe7erpanic continua a apresentar o álbum "Don'7 Panic", primeiro trabalho discográfico deste projecto one man band. Hoje Pe7erPanic apresenta-se no Teatro Aquilo, na Guarda a partir das 23.00h

Pe7erpanic é o alter-ego de Pedro Botelho que, através deste projecto a solo explora as sonoridades surf, garage e blues, munido apenas de uma guitarra ou baixo, bombo, pratos, pedal de baixo e voz.  

Pe7erpanic toca ao mesmo tempo todos os instrumentos enquanto canta, em inglês, as relações entre o homem e o sexo oposto.

Canções curtas, cheias de ritmo, com um som limpo e "tremolado" a fazer lembrar os anos 60 ou sujo e avariado, mais próprio do punk dos anos 70, são a base de um espectáculo que ao vivo nos mostra que mesmo sozinho se consegue fazer uma banda.

FRANKIE CHAVEZ | Vila Real


Frankie Chavez é um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, tendo vindo a ser referido como a mais recente revelação blues do sul da Europa. 

A sua música, conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num blues/folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos. 

Apesar de se identificarem diferentes influências musicais, é difícil encontrar um único termo para definir a sua música, o que lhe garante um estilo único e inconfundível.

Uma das características únicas da sua sonoridade é o facto de ter reinventado a abordagem à guitarra portuguesa. Utilizando uma afinação própria, Frankie Chavez mistura o trinar tão característico daquele instrumento com riffs típicos de blues. O efeito é agradavelmente surpreendente.

26 de Maio - Teatro de Vila Real, 22.00h 

DAVID FONSECA | Rock In Rio Lisboa


"Under the Willow" é o novo single de David Fonseca. Retirado de "Rising", o primeiro volume de 2Seasons". O novo trabalho de David Fonseca terá um segundo volume – "Falling" – a ser editado a 21 de Setembro. 

David Fonseca marcará presença este ano no Festival Rock in Rio, em Lisboa, onde actuará com a brasileira Mallu Magalhães. O concerto, aguardado com muita expectativa, será no próximo dia 3 de Junho no palco Sunset.

RITA REDSHOES & MORENO VELOSO | Lisboa


Faltam poucas horas para o concerto que Rita Redshoes vai dar no Festival Rock in Rio, no Parque da Bela Vista, em Lisboa.  

Assim, é já amanhã que a cantora irá subir ao Palco Sunset para um concerto muito especial com um dos grandes músicos brasileiros: Moreno Veloso.

Neste espectáculo, em que se poderá assistir a uma perfeita harmonia entre a música pop-rock e a MPB, Rita Redshoes e Moreno Veloso (filho de Caetano Veloso) vão cruzar repertório e influências: temas como “Choose Love”, “Captain of My Soul” ou “Hey Tom” terão certamente um toque a Brasil, enquanto que as versões de “Deusa do Ébano”, ou “How Beautiful Could a Being Be” levarão uma nova roupagem.

Uma oportunidade ímpar para assistir a um cruzamento muito especial entre a música portuguesa e brasileira.

FESTIVAL ROCK NA VILA | Vila de Rei

/>