31/08/2012

ORNATOS VIOLETA | "1991-2012 Ao Vivo"


Os Ornatos Violeta, que este mês voltaram a tocar ao vivo, com um concerto em Paredes de Coura, anunciaram as três datas que deverão encerrar a celebração "1991 - 2012 Ao Vivo".

Aos concertos já anunciados, nos coliseus de Lisboa e do Porto, juntam-se agora mais três datas: no Coliseu de Lisboa a 27 de outubro, no Porto a 1 de novembro e também no Coliseu Micaelense, nos Açores, a 19 de outubro.

Os bilhetes para os concertos de Lisboa e do Porto são postos à venda amanhã, 1 de Setembro. Quanto ao concerto na Ilha de São Miguel, nos Açores, será revelada informação em breve.


Tanto no Coliseu de Lisboa como no do Porto, os bilhetes custarão entre 25 euros e 35 euros. Os concertos começam pelas 21.30h. 

DAVID FONSECA | "All That I Wanted"


Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 3 de Setembro, a estreia do novo single de David Fonseca. A canção “All That I Wanted” é retirada do seu novo disco, “SeasonsFalling”, o 2.º volume de “Seasons”.

O single toca em exclusivo na Rádio Comercial na próxima segunda feira, às 8.35h, e a partir dessa hora e até ao final desse dia, a canção fica disponível para download legal e gratuito. Os fãs terão de seguir o link a partir do site da rádio: www.radiocomercial.clix.pt. Até lá, está disponível uma pequena antecipação AQUI.

O próximo dia 3 de Setembro fica ainda marcado pelo arranque da pré-compra dos novos formatos de “Seasons”, nesta semana num exclusivo Amazing Cats (o clube de fãs oficial de David Fonseca), uma semana depois em qualquer loja Fnac. 

Os primeiros compradores terão acesso a um desconto de 5€ na aquisição de bilhetes para a tournée de teatros que David Fonseca iniciará dia 28 de Setembro no CC Olga Cadaval em Sintra e no dia 29 de Setembro no Theatro Circo de Braga.

Na pré-compra do disco, os fãs de David Fonseca terão ainda acesso a ouvir o novo disco antes deste chegar às lojas e às suas mãos através de um código de acesso gratuito ao serviço de música Music Box (válido por 3 meses), onde o disco estará na integra em exclusivo também a partir do dia 3 de Setembro.

OUTONALIDADES | Circuito Português de Música Ao Vivo


De 21 de Setembro a 14 de Dezembro, durante 12 fins de-semana, o programa apresenta 34 concertos, de 18 grupos, em 12 espaços, continuando a evidenciar-se como a maior rede de música ao vivo de pequeno formato do ocidente ibérico. Um festivo encontro e cruzar de géneros musicais que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska aos blues, do experimental às músicas do mundo.

Nesta edição, o OuTonalidades reafirma a sua missão de oportunidade cultural, reajustando-se ao contexto de dificuldades do meio artístico e continuando a levar música ao vivo a todo o país, de norte a sul do território nacional. 

Mesmo sem a extensão galega, a semente do espírito de intercâmbio luso-galaico deu frutos e, nesta edição, marcam presença um grupo português na Galiza e 2 grupos galegos em Portugal, reiterando a importância e o reconhecimento da iniciativa entre promotores e artistas que, mesmo resistindo às adversidades, continuam a manifestar o forte interesse em participar no circuito. Da mesma forma, se inicia, com a presença de um grupo francês, um intercâmbio do OuTonalidades com o circuito congénere francês TREMA.

O circuito é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural, em colaboração com inúmeros parceiros (municípios, teatros, associações), na consolidação de uma grande rede de programação, que assume, cada vez mais, uma importância estratégica para a difusão de grupos emergentes e reconhecidos no panorama musical nacional.

Os 18 Grupos desta Edição:

JP Simões

Mind da Gap 

Bela-Nafa 

Melissa Oliveira 

João Gentil 

Quarteto de Bolso 

Jeff Davis Trio 

Rita Braga 

Pucarinho 

Fanfarra Alfares 

20 Dizer 

Tanira 

Jigsaw 

Muito Riso, Muito Siso 

Toques do Caramulo 

Aira da Pedra (Galiza) 

Aló Django (Galiza) 

Andromakers (França)

+ Info: 

NOITES RITUAL | Porto

ENDLESS SUMMER ROCLALOT | Setúbal

30/08/2012

DCM TUGA | Campeonato Nacional de DJ´s 2012


Já ninguém regateia a elevação do Turntablism – ou Giradisquismo, em bom português – à condição de arte. A profunda concentração, como lhe chamou DJ Premier, de um giradisquista sobre o seu instrumento traduz décadas de uma cultura que o hip hop ergueu em torno do vinil, mas que soube avançar para lá desse género. 

O DJ, manipulador de sons, sobretudo em vinil, tornou-se um músico por direito próprio e do rock ao jazz, do funk à electrónica, passando, claro, pelo hip hop, são muitos os exemplos de colectivos que não dispensam a arte do Giradisquismo.

Este ano, a cultura dos djs e do Giradisquismo volta a expressar-se na maior battle em solo nacional, o DMC Tuga – Campeonato Nacional DJ’s 2012, que terá lugar a 15 de Setembro no Ritz Club, em Lisboa. Com quase três décadas de existência – foi criada em 1983! – a DMC é a maior organização de DJs do mundo. 

O DMC World DJ Championship realiza-se desde 1985 e no palmarés conta com a descoberta de alguns dos maiores talentos mundiais do gira-discos, como DJ Q Bert, DJ Craze, C2C ou A-Trak. Ser campeão da DMC é por isso mesmo o grande objectivo de carreira para muitos DJs que sonham poder vir a fazer parte do DMC Hall of Fame, um verdadeiro olimpo de lendas que elevaram a arte do scratch e da manipulação de vinil até níveis inimagináveis.

A 15 de Setembro próximo, o DMC Tuga vai escolher o vencedor em três diferentes categorias – Individual, Equipas e Supremacy – que terá depois a missão de defender as cores nacionais nas finais de Londres a 27 e 28 de Setembro que atribuem um prémio superior a 10 mil dólares.

O evento contará com algumas actividades paralelas, incluindo um showcase do júri DJ Ligone (World Champion 2010), street art com o GAU, b-boying com os Funky Flex Crew, uma demonstração de beat box, uma MPC Jam session, actuação do DJ residente DJ Freelancer e ainda um concerto a anunciar mais próximo da data.

Em 2011, o DMC Tuga decorreu no espaço TMN Ao Vivo e sagrou como vencedores SlimCutz (Individual), Beat Bombers (equipas) e Yoke (Supremacy). SlimCutz e Yoke já asseguraram que defenderão o título em 2012 e DJ Núcleo, vencedor da DJ Jam Battle, já confirmou igualmente que integrará os participantes da edição de 2012.

Tudo pronto, portanto, para a maior batalha do ano, uma daquelas batalhas em que só alguns egos correm o risco de sair magoados e onde o nível artístico é sempre elevado. Foi no Bronx, há mais de três décadas, que Grandwizard Theodore primeiro percebeu que poderia fazer música arrastando vinil por debaixo da agulha do seu gira-discos. 

Todo este tempo depois, em Portugal, uma nova geração de DJs aponta a Londres e ao futuro e promete elevar, uma vez mais, esta arte.

O futuro começa a 15 de Setembro. No Ritz Club, em Lisboa!

HELDER MOUTINHO | Festa do Avante


Helder Moutinho atua no próximo dia 9 de Setembro, pelas 20.30h, no Auditório 1º de Maio da Festa do Avante. Neste espectáculo, será acompanhado por Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, Marco Oliveira na viola e Fernando Araújo no baixo.

O fadista e também compositor esteve recentemente em estúdio a gravar o seu quarto disco de originais. Neste concerto, irá desvendar alguns dos seus novos fados que revelam, mais do que nunca, a grande alma fadista de Helder Moutinho.


DENTINHO | "Salto"


"Salto", é este o mais recente single de Dentinho. O tema está disponível para download gratuito.

JORGE PALMA | Lisboa

THE RAMBLERS | Agenda

29/08/2012

MULHERES E MÚSICA ROCK EM PORTUGAL | Projeto de Doutoramento


A pedido da doutoranda Rita Grácio, aqui fica um "convite" muito especial na primeira pessoa. Colaborem!

"Sou estudante de doutoramento na Universidade de Exeter (UK) e o meu projecto de doutoramento – em parceria com o CES (Coimbra) – intitula-se “Mulheres e Música Rock em Portugal”. 

Entendendo rock em sentido amplo, pretendo entrevistar mulheres que se considerem fãs de rock, bem como vocalistas e/ou instrumentistas em bandas e/ou DJs de rock, e perceber os seus usos deste género musical.

Estou à procura de mulheres que queiram colaborar neste projecto, mulheres de todas as idades e de todas as regiões do país.

A quem queira colaborar, o meu contacto: rsga201@exeter.ac.uk. A confidencialidade e o anonimato da informação disponibilizada será assegurado, e as participantes poderão desistir da sua colaboração, em qualquer momento."

Muito obrigada!

rita grácio

VÍDEOCLIP | "For a Change" - Pitt Broken


"For Change", é este o single/vídeo de apresentação do disco de estreia de Pitt Broken - "Change" (Iplay, 2012). O disco tem edição prevista para o dia 17 de Setembro.

OS PONTOS NEGROS | Ritz Clube


Depois da edição de “Soba Lobi” em Abril pela Optimus Discos e de uma série de concertos apresentados por todo o país, o grupo prepara-se para fazer a grande festa de apresentação em Lisboa do seu quarto álbum de originais, gravado nos estúdios Abbey Road em Londres.

No dia 13 de Outubro, Os Pontos Negros sobem ao palco do Ritz Clube para também deixar a sua pegada no número 57 da Rua da Glória. 

“Soba Lobi” está disponível para download gratuito em www.optimusdiscos.pt

BICHO DO MATO | Agenda


Agenda:

31 de Agosto - Velha-a-Branca, Braga (22.00h)
 
01 de Setembro - Arredas Folk, Barcelos (21.30h)

02 de Setembro - Fnac Chiado, Lisboa (17.00h)
 
04 de Setembro - Évora , RTP
 
14 de Setembro - Feira de Moura, Beja (22.00h)
 
15 de Setembro - Festival do Castelo, Portalegre
 

OCTA PUSH | Lisboa

CORVOS NAS VINDIMAS | Palmela

28/08/2012

REY BRANDÃO | Discurso Direto


Habituado a desafiar as leis do Rock´n´roll desde muito cedo, Rey Brandão está de regresso aos discos com "Ponto de Partida", um álbum que "apaga e esquece o passado e olha em frente de novo e mais uma vez", porque o "sonho" de ser "Rey" do Rock´n´roll continua bem presente.

Portugal Rebelde - ”Ponto de Partida” é o recomeço de uma nova vida para o Rey Brandão?

Rey Brandão - Sem dúvida, depois de tantos percalços musicais que atravessei, há finalmente uma continuidade e estabilidade na carreira,  um novo nome que acho super apelativo, novas ideias, novos sons e novas experiências tanto musicais como pessoais, “Ponto de Partida” é tudo isso, um novo arranque com mais maturidade.

PR - De que é que nos falam as canções deste disco?

Rey Brandão - Já referi algumas vezes que nunca foi o meu prato forte fazer as letras, mas a nível de pop-music nunca foi também necessário grandes dotes líricos, o mais simples até resulta quase sempre melhor, como tal falo sempre de coisas muito objetivas, a nível social procuro dar alguma voz á indignação coletiva perante o futuro, nunca aprofundando demasiado os temas pois não vale a pena apontar a culpa a ninguém, mas os fenómenos sociais acontecem e estão aí e é isso que me inspira, outras canções falam de tudo que respeita à nossa existência, amores e desamores,e é curioso notar que com a idade a  avançar e olhando para os filhos sentimos uma forte noção de que uma força superior nos controla e nos dá  sentimentos e emoções nunca antes sentidos, e isso também é muito inspirador.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas - como caracterizarias este “Ponto de Partida”?

Rey Brandão - Apaga e esquece o passado e olha em frente de novo e mais uma vez. Depois da experiência, há ordem nas ideias e uma certeza objetiva.

PR - “Desempregado” foi o single escolhido para apresentação deste trabalho. É este o tema que melhor define o espírito do disco?

Rey Brandão - Não, de forma alguma, pois é um tema vs de “Escravos do Estado” e os dois em conjunto formam uma dualidade antisocial muito pacífica e isolada do resto do disco, completamente à parte. Curiosamente pensava que seria este o “hit”, e enganei-me completamente, nem consigo perceber qual o motivo do desinteresse em relação ao tema pois é muito atual e cada vez mais real, mas algo correu mal, e se calhar foi tudo imaginação minha pensar que era uma grande tirada fazer uma homenagem àquele estatuto do “desempregado” e ser solidário, mas até ao momento não houve  o feedback  esperado, pode até ser uma questão de tempo, quem sabe? Parece que “Delírio Total” e “ Como um pássaro azul” estão a ser  mais bem recebidos pela critica musical em geral.

PR - Depois do disco, vamos ter a oportunidade de “saborear” as canções deste álbum no palco?

Rey Brandão - Recomendo verem-me ao vivo, não irão esquecer aquela hora e meia de rock português de originais com muita adrenalina, 7 músicas deste álbum, 4 do anterior, 2 covers (um dos Stones), e 4 inéditos já para o próximo álbum em estreia absoluta. Acreditem, quem gosta de rock português e procura a mudança vai gostar de Rey Brandão e a sua Power Band, tenho a certeza pela experiência de pessoas que assistiram e andam ansiosas por mais concertos.

PR - Depois de uma vida dedicada à música, ainda sonhas ser o “Rey” do Rock'n'roll português?

Rey Brandão - Alguém tem de o ser! E se o Pai (Rui Veloso) e a Mãe (José Cid) do Rock já existem, eu nunca poderia ter outro estatuto. (risos) Só se vive uma vez e cada dia da nossa vida é um “Ponto de Partida”. Grande abraço e espero encontrar-vos todos nos meus concertos algum dia!

VÍDEOCLIP | "Proper Goodbye" - The Weatherman

 

Após um interregno de um ano para se concentrar exclusivamente na composição e gravação do novo disco, The Weatherman regressa agora, apresentando o seu registo mais Pop e simultaneamente mais auto biográfico.

Simplesmente intitulado "Weatherman", o novo álbum que chegará ainda este ano, traz 12 canções pop envoltas numa sonoridade que bebe influências desde a música electrónica até à folk europeia, trazendo uma identidade nova ao percurso do músico do Porto.

"Proper Goodbye" tem a participação de Rui Maia (X-Wife/ Mirror People), Nuno Sarafa (X-Wife, Best Youth) na bateria, e João André, (André Indiana, Mónica Ferraz) no baixo e na cadeira da produção ao lado de Weatherman.

Aqui fica o vídeo de "Proper Goodbye", realizado por Vasco Mendes.

 


RA + JP | TRC ZigurFest


Já tínhamos avisado, mas não custa relembrar. O TRC ZigurFest pretende ser memorável e não se poupou a esforços para tal. 

É por isso que, a segunda edição, o festival assegura a sua primeira actuação exclusiva: RA (o pseudónimo de Ricardo Remédio enquanto homem por detrás das máquinas) junta-se ao artista plástico JP para uma noite de celebração e catarse. 

Mais do que uma fusão de duas artes, o que se espera é que em palco exista uma combustão mútua. De um lado, a música de Rancor, o EP escrito por Ricardo Remédio enquanto RA. Do outro, a pintura de JP, ou João Pedro Fonseca, artista plástico da Zigur Artists. O melhor é mesmo aparecer e ver para crer."

Os bilhetes para o TRC ZigurFest já estão à venda e têm um preço de € 5 por dia e € 7 para os dois dias.


MINTA & THE BROOK TROUT | "Olympia"

CARTAZ | Concerto

27/08/2012

PE7ERPANIC EM CONCERTO


Pe7erpanic é o alter-ego de Pedro Botelho que, através deste projecto a solo explora as sonoridades surf, garage e blues, munido apenas de uma guitarra ou baixo, bombo, pratos, pedal de baixo e voz. Pe7erpanic toca ao mesmo tempo todos os instrumentos enquanto canta.

Canções curtas, cheias de ritmo, com um som limpo e "tremolado" a fazer lembrar os anos 60 ou sujo e avariado, mais próprio do punk dos anos 70, são a base de um espectáculo que ao vivo nos mostra que mesmo sozinho se consegue fazer uma banda.

Agemda:

01 de Setembro - Vale de Cambra, 22.00h

02 de Setembro -  Guimarães, 17.00h

PAULO DE CARVALHO | Lisboa


50 anos de carreira não se fazem todos os dias. Por isso, Paulo de Carvalho dedica o ano de 2012 a comemorar uma carreira ímpar de espectáculos, edições discográficas, canções e participação cívica na sociedade. Dia 7 de Setembro é a vez de Lisboa, sua cidade natal e sobre a qual tanto tem cantado e composto, o acolher.

Neste espectáculo, o cantor e compositor revisita, com arranjos actuais, os grandes temas da sua vida musical, como “E Depois do Adeus”, “Gostava dos Vos Ver Aqui”, “Nini dos Meus Quinze Anos”, “Dez Anos”, “Prelúdio (Mãe Negra)”, “Os Meninos de Huambo”, “O Cacilheiro” ou “O Meu Mundo Inteiro”. 

Em palco, está acompanhado por grandes músicos de uma geração posterior à sua, o que contribui para o registo de modernidade que marca esta celebração, como Victor Zamora (piano), Tiago Oliv eira (guitarra), Leo Espinoza (baixo), Ruca Rebordão (percussão), Marcelo Araújo (bateria) e ainda os convidados, Mafalda Sacchetti e Agir.

Reconhecido pela sua personalidade vocal e timbre únicos e por ser um cidadão notável, Paulo de Carvalho é um nome incontornável da música portuguesa.

THE GIFT | Agenda


Agenda:

05 de Setembro - Festa do Leitão, Águeda

08 de Setembro - Capital Europeia da Juventude, Braga

16 de Novembro - Coliseu dos Recreios, Lisboa

23 de Novembro - Coliseu do Porto

www.thegift.pt

TRC ZIGURFEST | Lamego

26/08/2012

AVANTE COM A FESTA


Diz-se que a vida são 2 dias e a isso o povo juntou que o Carnaval são 3. Mas também o Avante são 3 dias.

Este ano a "Festa" arranca a 7 de setembro e termina a 9 com fogo de artifício. Pelo meio, vão passar pelos variados palcos da Quinta da Atalaia projetos como os Wraygunn,  Blasted Mechanism, Miúda,  Linda Martini , Peste & Sida ou Jorge Palma.

É, porventura, o maior e melhor festival de música portuguesa do Mundo. E ainda apresenta algumas surpresas internacionais. Para conheceres o horário e os palcos das atuações mais importantes, segue este "Link".

VÍDEOCLIP | "Once Broken" - Adryana Gold


“Once Broken”, é este o primeiro avanço para o EP de estreia de Adryana Gold, “Meet the Eye”. O vídeo teve edição e direcção de João Nunes.

O disco está disponível para download gratuito, AQUI.


PITT BROKEN | "Change"


“Change”, é este o nome para o primeiro longa duração de Pit Broken. O disco tem edição agendada para o dia 17 de Setembro.

As novas canções têm sido apresentadas em território nacional, mas também em Espanha, onde Pitt Broken atuou por 5 vezes, sempre com enorme sucesso. 

"For a Change" é o primeiro avanço deste trabalho.

EXPENSIVE SOUL | Agenda


Agenda:

27 de Agosto - Bidoeira de Cima

30 de Agosto - Feira da Luz,  Montemor-o-Novo

06 de Setembro - Ficabeira, Arganil

08 de Setembro - Declaração Oficial das 7 Maravilhas Praias de Portugal, Tróia

www.expensivesoul.com

25/08/2012

FESTIVAL EFEITO BORBOLETA | Tramagal


A 4ª edição do Festival “Efeito Borboleta” realiza-se nos próximos dias 7 e 8 de Setembro na vila de Tramagal (Abrantes).
À semelhança das edições anteriores a 4ª edição assume-se como uma plataforma de divulgação de música Portuguesa, focando-se na descoberta de novos grupos emergentes.

Um verdadeiro laboratório de novos conceitos e ideias refrescantes, simbolizando um movimento alternativo cada vez mais rico e interessante.
A Associação juvenil Cistus toma, mais uma vez, as rédeas desta iniciativa e pretende, durante um fim de semana, tornar a vila de Tramagal num palco previligiado e contrariar a inércia latente que, agora mais que nunca, caracteriza a nossa região em termos de uma oferta cultural proeminente e diversificada.

O Festival Efeito Borboleta tem entrada gratuita!
07 de Setembro:
Guta Naki
:Papercutz
Abztraqt Sir Q
08 de Setembro:
Capitão Fausto 
The Doups
Alto! 
+ Info:

RICARDO RIBEIRO | Lisboa


No próximo dia 30 de Agosto, o Espaço Projecto Lei, situado em Lisboa, na Rua do Passadiço nº 68, recebe às 18.30h um convidado muito especial para participar no habitual debate mensal, desta vez dedicado totalmente ao fado.  

Ricardo Ribeiro conversará com o público sobre o fado e as suas variantes, a sua essência, tradição e importância cultural. O Fado como património mundial da humanidade também será um tema a abordar por este grande fadista que tanto contribuiu para que tal acontecesse.

A seguir ao debate, Ricardo Ribeiro apresentará um showcase, acompanhado por dois guitarristas, no qual interpretará alguns dos fados mais conhecidos.

Ricardo Ribeiro é um jovem fadista, mas já é conhecido no meio do fado há muito tempo. Há uns anos falava-se que viria a ser o um dos melhores fadistas portugueses e o tempo veio a confirmar essa premonição popular. Com o seu mais recente disco "Porta do Coração" deslumbrou o público com uma voz sublime e com letras a cargo dos melhores poetas portugueses.

O Projecto Lei dá assim seguimento aos seus debates mensais, realizados nas últimas quintas-feiras do mês, onde são discutidos os mais diversos temas que marcam a atualidade e a sociedade portuguesa. Por aquele espaço já passaram personalidades do cinema, da política, do jornalismo, do associativismo, do ensino superior, do direito, etc. Agora chegou a vez de dar voz ao Fado!

Obs: A entrada é livre, mas limitada aos lugares existentes. Aconselha-se por isso reserva antecipada de lugar através do nº 916 629 411.

UHF | Agenda


Agenda:

31 de Agosto - Cinfães, Festival da Juventude (22.00h)

01 de Setembro - S. Paio de Merelim, Braga 
S. Paio de Merelim, Braga
02 de Setembro - Deão, Viana do Castelo

06 de Setembro - Águeda, Festa do leitão

07 de Setembro - Mora, Expomora-Recinto da Feira (22.00h)

08 de Setembro -  Maiorca (Motard)

15 de Setembro - Amadora, Festas da Cidade

ROCK´ART | Anadia

FESTIVAL B-GLOBAL | Braga

24/08/2012

BALLA | "Canções"



Os últimos anos têm afirmado o trabalho de composição e produção de Armando Teixeira como dos mais criativos e distintivos na música pop portuguesa.

Estreado em 2000, o seu projecto Balla construiu um vasto imaginário sonoro através de uma discografia que experimenta a electrónica, orquestrações, ambientes latinos, de música negra e uma variedade de soluções sem espartilhos, em busca da Canção.

Desta vez, Armando Teixeira é ainda mais objectivo nessa procura. Ao intitular "Canções" ao sexto disco com a marca Balla, o compositor desvenda a matéria que motivou a sua composição no último ano. São oito as canções deste novo trabalho.

Nele encontramos participações vocais de Joaquim Albergaria (Paus), Paulo Gouveia (Gomo), Inês Lopes Gonçalves (Soulbizness) e Rita Reis (Mesa).

Armando Teixeira gravou todos os instrumentos e contou com a colaboração de Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e Miguel Cervini nas guitarras e de João Rato no piano.

O disco estará disponível para download gratuito em www.optimusdiscos.pt  e em formato físico nas lojas no dia 17 de Setembro.

Levantamos o véu a duas destas canções – “A Casa” e “Quebro” – para deixar aguçar o apetite para o 6º álbum de originais de um dos mais prolíficos produtores nacionais. 

www.myspace.com/ballaportugal
/>