30/09/2012

VÍDEOCLIP | "Bom Dia Amor (Carta de Maria José)" - Carminho


"Bom Dia Amor (Carta de Maria José)", é este o mais recente vídeoclip/single para o platinado álbum "Alma" de Carminho.



www.facebook.com/CarminhoMusic

MARIA BOBONE | "Fado & Piano"


"Fado & Piano" dá nome ao mais recente álbum da fadista Maria Ana Bobone. Um projeto inovador em que, acompanhada ao piano, compõe as suas próprias canções e arranjos, dando uma cor diferente aos fados que interpreta. 

Maria Ana Bobone faz-se acompanhar pelo contrabaixista Rodrigo Serrão e à guitarra portuguesa por Bernardo Couto, para uma atuação ao vivo no Fórum Fnac de Santa Catarina, no próximo dia 6 de Outubro pelas 17.00h.

DAVID FONSECA | Agenda


Agenda: 

06 de Outubro - Integr@te, Estádio Municipal de Aveiro

12 de Outubro - Cine-Teatro Paraíso, Tomar

13 de Outubro - CAE, Portalegre

20 de Outubro - Casa das Artes, Famalicão

01 de Novembro - Cine Teatro Avenida, Castelo Branco

02 de Novembro - Centro Cultural, Ílhavo

03 de Novembro - Teatro Municipal, Vila Real

17 de Novembro - Casa da Cultura, Barreiro

22 de Novembro - Teatro das Figuras, Faro

23 de Novembro - Teatro-Cine, Torres Vedras

24 de Novembro - Teatro Virgínia, Torres Novas

07 de Dezembro - CAE, Guimarães

www.davidfonseca.com

BIRDS ARE INDIE | Valado dos Frades

29/09/2012

SAM ALONE | "Youth In The Dark"


Mais conhecido como o carismático líder dos Devil In Me , uma das mais importantes bandas hardcore nacionais, Apolinário Correia (Poli) lançou-se em 2008 sob um novo desafio com o seu projecto a solo Sam Alone. 

Depois dos discos “Dead Sailor” e do EP “Restless”, chega-nos às mãos em 2012 “Youth in The Dark”, um autêntico manifesto de Folk-Rock Indie, que bebe influências de Johnny Cash, Bob Dylan, Bruce Springsteen e até de uns Gaslight Anthem.
 
Sam Alone vem acompanhado em “Youth in The Dark” pelos Gravediggers, uma big band que tem elementos de outras conhecidas bandas nacionais: Matos (baixo), Guru (bateria), Ricardo (teclados), João (guitarra) e Sega (guitarra).

Sam Alone partilha experiências de vida e histórias de amor, ódio, vingança, esperança e realização pessoal sem nunca esquecer a família, amigos e a sua terra natal, de uma forma emocional e musicalmente cativante e comovente. 

“Youth in The Dark” é uma colecção de 11 extraordinários e bonitos temas interpretados de uma forma que só Poli consegue, nos quais a rudeza se alia à doce amargura de uma história ainda por acabar e que não são menos acessíveis ou cativantes que aqueles a que nos habituou com os Devil In Me. 
 
Usando as suas palavras: “This record is dedicated to the Underground… the working class…it´s more than just music… Be true and work hard!” Seguramente uma das grandes surpresas do ano da música portuguesa.

"Youth In Dark", chega às lojas no próximo dia 8 de Outubro numa edição Rastilho Records! 

Alinhamento:
 
01. Warm

02. Little World

03. Gallow

04. No Class

05. Overcome

06. Youth in the Dark

07. Last to die

08. Love abobe

09. H.W.C.

10. January

11. Settle the score



www.facebook.com/SamAloneMusic

DAPUNKDPORTIF | "Fast Changing World"


Dia 15 de Outubro é a data que marca o lançamento do 3º álbum de originais dos DaPunkSportif"Fast Changing World". A partir desta data o álbum estará disponível nas lojas em formato físico e digital.

Com produção dos próprios DaPunkSportif e Marco Jung, trata-se de um álbum de edição de autor que integra 11 temas originais com a irreverência e energia características dos DaPunkSportif e que conta com a participação especial de vários bateristas convidados: Marco Jung, Zé Carlos (que toca ao vivo com a banda), Pedro Cação (Pigs in Mud), Johnny Dynamite (Murdering Tripping Blues), David Canhoto (ex Mister Lizard) e Samuel Palitos (A Naifa/ Censurados / Ladrões do Tempo).

O single deste álbum é o tema homónimo "Fast Chaging World", já disponível nalgumas rádios nacionais e cujo vídeo será lançado muito em breve. Um tema que retrata a rapidez com que o mundo muda à nossa volta e os desafios que surgem dessa mudança constante e virtiginosa. 
 
Alguns dias antes do lançamento oficial do álbum "Fast Chaging World", os DaPunkSportif sobem ao palco do Musicbox Lisboa para um concerto de pré-lançamento deste novo trabalho. 

Neste concerto marcado para dia 12 de Outubro, não só será possível assistir à apresentação dos novos temas como também adquirir o CD "Fast Changing World" ainda antes deste chegar às lojas. Os bilhetes custam €8,00 e podem ser adquiridos através da Blueticket.

www.facebook.com/dapunksportif

UNI_FORM | "1984"


Vestido de sintetizadores negros, o trabalho inspirado nas obras de George Orwell – “1984” - ganhou lugar nos escaparates no passado dia 17 de Setembro.

“1984” é o segundo disco dos Uni_Form, distribuído pela Compact Records no nosso país e também com distribuição em Espanha e Alemanha.

O primeiro single de avanço “Still Alive”, em rotação nas rádios, é o mote para a descoberta de um disco ora tempestuoso, ora calmo, com fortes influências de Editors, The Cure, Joy Division, Depeche Mode, Interpol ou She Wants Revenge que, inclusive, convidaram a banda para se juntar a eles, em dois concertos memoráveis em Portugal.

Aos seguidores e para os querem descobrir a sonoridade dos Uni_Form terão oportunidade a 4 de Outubro, no Festival Indigente, no Auditório Municipal do Seixal.

Os Uni_Form nasceram em 2006 ganhando território na cena indie rock, com fortes inspirações no punk rock dos anos 80. Depois dos EP’s “Uni_Form”, em 2008 e “Winter Blue”, em 2011, do primeiro longa duração “Mirrors” (2010) e “Mirros Remixed”; a banda encorajou-se a gravar o mais recente disco “1984”. Este disco, como já referido, é inspirado no livro de George Orwell, como uma reacção à falta de liberdade de expressão e aos mecanismos de controlo e censura.

“1984”, o novo disco dos Uni_Form encontra-se à venda na Fnac, em todo o país, e nas lojas online como Itunes, Amazon e Bandcamp. Também disponível no site da banda, com o selo da Polvo Sonoro Records.

VÍDEOCLIP | "Scratch My Back" - Aurea


"Scratch My Back", é este o single/vídeoclip de avanço do novo álbum de Aurea. O disco chama-se "Soul Notes" e chega às lojas no dia 26 de Novembro.



www.aurea.com.pt

OS IRMÃOS CATITA | Ritz Clube

REAL COMBO LISBONENSE EM CONCERTO

LIVE MUSIC EXPERIENCE


Já estão escolhidas as 18 bandas que vão participar nas actuações ao vivo do Live Music Experience, concurso promovido pelo Cinema City e pela EP Music Experiences, que procuram novos talentos para apoiar.

A-nimal, Atrium, Carol line, From Heros to Zeros, God Bless Jack, Homem Espantalho, Jack & Dante, Lettersfromadeadman, Lobo Homem Lobo, Luís Folgado, Mel, Plug, Sónós2, Soul Mate, Subic Bay, The Kafkas, The Plug e The Undergrads concorrem agora pela oportunidade de gravação de um Single.

A primeira noite de actuações é já sexta-feira, 19 de Outubro, às 22h30, com Lettersfromadeadman e Atrium.

No Live Music Experience, as 18 bandas seleccionadas vão tocar ao vivo no Cinema City Alvalade todas as sextas-feiras (de 19 de Outubro a 14 de Dezembro). A final, com três bandas, realiza-se a 21 de Dezembro.

A banda vencedora ganha um "Cheque EP" My Single Pack Experience - inclui um "workshop" sobre management e assessoria artística, apoio à produção musical e equipa técnica; gravação, mistura e masterização de um tema, entrega do master em CD áudio, cópia do master em formato MP3, sessão fotográfica, art cover e duplicação de mil CDs - e ainda um vale de compras no valor de 350 euros na loja de música Garrett, em Carnaxide.

O grupo que ficar em segundo lugar neste concurso recebe um workshop EP Experiences sobre management e assessoria artística e um vale de compras de 200 euros na loja de música Garrett.

A última banda finalista é recompensada com um workshop EP Experiences sobre management e assessoria artística e um vale de compras de 100 euros na loja de música Garrett.

Todos os semifinalistas serão também premiados com um 'workshop' EP Experiences sobre management e assessoria artística.

28/09/2012

MINTA & THE BROOK TROUT | Discurso Direto


Produzido por Francisca Cortesão e Mariana Ricardo, “Olympia” (Optimus Discos, 2012), é o segundo "capítulo" de Minta & The Brook Trout, um disco de ressaca à digressão pelo Canadá e EUA com "They’re Heading West". O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com Francisca Cortesão, que em "Discurso Direto" nos fala de um álbum com "menos melancolia e certamente com muita ironia e muita "pica".

Portugal Rebelde - Depois da baleia e dos gansos, chega agora ao mercado o álbum do urso, "Olympia". Que “histórias” nos traz este disco?

Francisca Cortesão - Na linha dos discos que fizemos até agora, os temas das canções do "Olympia" continuam à volta das relações e dos conflitos entre as pessoas.
PR - Podemos dizer, que há menos melancolia, mais ironia e muita "pica"  neste “Olympia”?
FC - Creio que sim. Menos melancolia certamente e alguma ironia. "Pica", muita, no sentido de que nos deu um gozo enorme gravar este disco e também porque estamos com muita vontade de apresentar estas músicas ao vivo.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias este  disco?

FC - São dez canções entre Lisboa e a América do Norte, uma viagem de meia hora.

PR - “Falcon” foi o single escolhido para apresentação deste novo trabalho. Este é o tema que melhor define o espírito do álbum?

FC - Acho que qualquer uma delas define o espírito do disco, e da mesma maneira nenhuma delas isoladamente chega para perceber o som que andamos a fazer. O "Falcon" pareceu-nos a canção mais imediata do disco, a melhor porta de entrada para o que criámos.

PR - ”Olympia” tem a participação de alguns amigos como Afonso Cabral e Salvador Menezes dos You Can’t Win, Charlie Brown. Queres falar-nos um pouco destas participações?

FC - Neste disco conseguimos realizar duas ideias antigas: ter um coro a fazer as harmonias de vozes, e era difícil ter conseguido coro melhor, e ter sopros, o que foi possível graças ao João Cabrita, saxofonista, que tem sido nosso cúmplice desde o início. É um privilégio ter por perto gente tanta gente tão talentosa e tão disponível para nos emprestar o seu tempo e as suas ideias.

FREI FADO | "Se O Meu Coração Não Erra"


Depois do aclamado tributo a José Afonso, os Frei Fado D'el Rei regressam aos discos com "Se o Meu Coração Não Erra", um espaço de novas texturas sonoras suportadas por diversas correntes de estética literária e por uma fluidez de movimentos de minimalismo contemporâneo, resolvendo um cuidado momento de renovação estética na linguagem musical do grupo.

12 de Outubro - Fnac MarShopping, 22.00h 

www.facebook.com/freifado.site

SEBASTIÃO ANTUNES E A QUADRILHA | "Com um Abraço"


Sebastião Antunes, exímio embaixador da música tradicional portuguesa, convidou um grupo de artistas estrangeiros com residência em Portugal para trazerem um pouco da sua interpretação aos temas compostos por si.

Ao vivo Sebastião Antunes e a Quadrilha continuam a fazer a festa: a fusão entre a tradição portuguesa, a música de raíz celta e os aromas do Norte de África.

Agenda:

29 de Setembro - Fnac Alfragide, 17.00h

29 de Setembro - Fnac Cascais, 21.30h

ROGÉRIO CHARRAZ | Tour A Chave

COSIE CHERIE | Teatro Loucomotiva

27/09/2012

VÍDEOCLIP | "Dried Up River Blues" - A Jigsaw


Chama-se "Dried Up River Blues" e é o mais recente vídeoclip dos conimbricenses A Jigsaw. O tema é um original da banda Corsage.

A Jigsaw iniciou ontem na Corunha mais uma longa "tour", que vai percorrer o país de norte a sul.

ANTÓNIO ZAMBUJO | "Quinto"


Depois de alcançar o marco de disco de ouro em Portugal com o disco "Quinto", António Zambujo leva o seu talento além fronteiras e encontra-se em digressão no Brasil.

Um dos programas mais conceituados e de maior audiência do Brasil – Programa do Jô – cujo apresentador é o mítico Jô Soares, recebeu esta semana o músico português.

Bastante aclamado pela crítica, Zambujo eleva assim uma vez mais, o nome da música portuguesa, tendo já conquistado o país do outro lado do atlântico com as suas sonoridades doces e suaves onde a simbiose do fado com a bossa nova e as baladas ritmadas não deixam ninguém indiferente.

O próprio Caetano Veloso já se afirmou como fã incondicional da música de Zambujo, referindo que “é de arrepiar e fazer chorar”.

Em Portugal, o músico vai actuar no Coliseu dos Recreios em Lisboa, no dia 7 de Dezembro. Compre aqui o seu bilhete. 

A participação de António Zambujo no Programa do Jô, está disponível aqui.

FADO EM SI BEMOL | "QB"


Os Fado em Si Bemol estão de volta e na bagagem trazem consigo o seu mais recente trabalho, “QB”. Um registo claro e sofisticado, da mais pura world music com toque a Portugal.

Neste reencontro recheado de convidados ilustres, novas versões de temas bem conhecidos do grande público constituem o prato principal de um banquete onde a guitarra portuguesa assume, mais uma vez, um papel preponderante. 

O single de apresentação do disco, “Casa da Mariquinhas”, arrisca um dueto improvável mas fascinante com o incontornável Paulo de Carvalho, numa mistura invulgar de modernidade e tradição.

Deste quinteto portuense espera-se, invariavelmente, algo que nos encha a alma, uma brisa que nos envolva, um momento que nos marque pela diferença profunda da inovação, «ou dessa lenta inquietude da recriação artística», como diria Júlio Lima Lobo.

 “Matilde”, “Do Nada o Fim” e “Folhetim” são essa lufada de ar fresco, são essa pedra de toque de um universo novo a descobrir.

Charme é a palavra de ordem e a subtileza com que o pintam a sua marca de água. O tempo encarregar-se-á do seu trilho, mas uma coisa é certa: não lhes ficará indiferente. A música portuguesa agradece.

MARIA DO ROSÁRIO PEDREIRA | "A Minha Primeira Amália"


Com texto Maria do Rosário Pedreira e ilustração João Fazenda (D. Quixote, 2012) chegou recentemente às livrarias "A Minha Primeira Amália", «uma obra para apresentar a nossa maior fadista de sempre a quem nasceu já depois da sua morte».

"O pretexto para o lançamento deste livro é a proximidade do primeiro aniversário da eleição do fado como Património da Humanidade, mas para falar de Amália não são precisos pretextos. 

Em "A Minha Primeira Amália", a autora Maria do Rosário Pedreira respondeu a um desafio: “Apresentar a nossa maior fadista de sempre a quem nasceu já depois da sua morte”, escreveu no blogue Horas Extraordinárias

E acrescentou a dúvida: “Não sei se fiz um bom trabalho.” Fez. Num tom de proximidade com o leitor, vai contando a vida da cantora, com a explicação, aqui e ali, de conceitos que suspeita não serem do conhecimento de quem a lê, como “diva”, “reportório”, “solista” ou “busto”. 

A biografia contém algumas letras de fados e revela as particularidades da sua criação. Como é o caso de "Vou Dar de Beber à Dor". “Até se conta que Alberto Janes lhe fez uma letra que toda a gente dizia para ela não cantar. Mas ela não deu ouvidos, cantou e foi um êxito. (…) Era uma espécie de resposta a um fado mais antigo, "A Casa da Mariquinhas".” 

Também são descritos certos pormenores do dia-a-dia, como o facto de Amália usar sempre apenas uma jóia: “Se punha um alfinete, dispensava os brincos.” Se a forma de contar a história conquista logo quem está do lado de lá das páginas, o modo de João Fazenda a ilustrar obriga-o mesmo a deixar-se ficar até ao fim. Depois, apetece aplaudir. Todos três. (Texto divulgado no Público de 22 de Setembro de 2012, página Crianças)

FADE IN BOSSA | Fridays Mar lounge


As noites de sexta-feira no Mar Shopping, em Leça da palmeira voltaram a ser dedicadas à música com concertos gratuitos, intimistas e exclusivos.

Amanhã é a vez do projeto Fado In Bossa completar o cartaz deste mês e atuar no palco do Fridays in Mar Lounge no Mar Shopping, em que se poderá ouvir a perfeita fusão entre o Fado e os ritmos quentes e relaxados da Bossa Nova, com Ana Gomes na voz e Uriel Varallo no piano. 

VALTER LOBO | Tour de Inverno 2012


JORGE FERNANDO | Coliseus de Lisboa e Porto


JÚLIO PEREIRA | Guimarães


26/09/2012

CANTAM AS FILHAS DA ROSA

 
O jovem documentarista e realizador Tiago Pereira prepara-se para mais uma demanda musical. 
 
"Cantam as Filhas da Rosa" é o seu mais recente (futuro) projecto que procura descobrir, recolher e transmitir a história da Viola Campaniça, bem como dar a conhecer as práticas musicais e os contextos socioculturais de que foi e é ainda protagonista. 
 
Para conseguir avançar com este projecto, Tiago Pereira não cruzou os braços e lançou-se numa campanha de Crowdfunding - http://www.massivemov.com/projectDetail.php?idProjecto=272

É com base na temática do apoio ao património imaterial que se pretende vivo e, ao mesmo tempo, imortalizado para a nossa memória futura, que em parceria com o Musicbox, A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria alia-se a uma data especial - 5 de Outubro - para uma noite igualmente especial.

Os convidados são: Alex D'Alva Teixeira, Caracol, Susana Félix, Noidz e o DJ Nuno Calado. Os preços variam entre os 8€ (bilhete normal) e os 15€ (bilhete + t-shirt alusiva ao evento).

MIND DA GAP | "Regresso ao Futuro"


O sexto álbum de originais da tríade nortenha chega às lojas no próximo dia 1 de Outubro mas já se encontra em pré-venda na Meifushop.

Deste "Regresso ao Futuro" já foram apresentados os singles
"Este Beat" e "O Jardim (feat. Rey)". As restantes onze faixas que compõe este último trabalho ficam hoje disponíveis em streaming no portal Myway

MANA NO MERCEDES | Agenda


A mensalidade do Mana n’ O Meu Mercedes É Maior Que O Teu irá retomar a sua actividade com a rentrée do histórico bar portuense, após ter apresentado no seu palco ao longo do primeiro semestre nomes como Bernardo Devlin, Aquaparque, Coclea, David Maranha & Patrícia Machás, Rafael Toral & Gustavo Costa.

A programação para os últimos meses do ano envolve actuações de Tropa Macaca a 5 de Outubro, Loosers a 2 de Novembro, e como concerto de encerramento, a 7 de Dezembro, a estreia de uma nova formação – ainda sem designação – constituída por Pedro Gomes (Sei Miguel Unit Core), André Abel (Aquaparque, Tropa Macaca) e Gabriel Ferrandini (Red Trio, Rodrigo Amado Motion Trio).

Os bilhetes para estes concertos custam 5 € e podem ser desde já adquiridos nas lojas de discos Matéria Prima (Porto) e Jo-Jo’s Music.

(A)TESTA | "Do Lado de Fora"

(A)testa é este o nome dado por Diogo Casinha ao seu projecto a solo. Depois da sua passagem por bandas como Gatos Pingados e Karma on Mute, o músico resolveu começar uma "aventura" a solo.
O EP "Do Lado de Fora" composto por 4 temas, está disponível para audição, AQUI.

THE PARTISAN SEED | Agenda


Agenda:
 
29 de Setembro - Fnac MarShopping, Leça da Palmeira (17.00h)

29 de Setembro - Cinema Venepor, Maia (21.30h)

www.myspace.com/thepartisanseed

UHF | Ao Norte Unplugged Tour

MARIA MENDES EM CONCERTO

MARTA HUGON | Festival Douro Jazz

25/09/2012

OLD JERUSALEM | 10 Anos de Canções


Prestes a entrar no ano que assinala o 10º aniversário da iniciação da banda nas lides das edições discográficas (com “April”, lançado em 2003), os Old Jerusalem decidem alinhar numa celebração de improviso, oferecendo aos portadores de bilhete para o concerto da banda no CCB no próximo dia 13 de Outubro um EP constituído por reinterpretações de alguns dos temas da discografia do projecto, a saber:

01. Stroll

02. One, I should know you

03. Song of Daphne

04. O joy of seeing y

05. Twice the humbling sun

O EP, foi registado no Estúdio AMP em dois fins de semana de Setembro. A primeira parte do concerto no CCB será assegurada por Minta & The Brook Trout, eles próprios a promover o seu belíssimo “Olympia”, editado recetemente pela Optimus Discos.

OS PONTOS NEGROS | Ritz Clube


Depois da edição de “Soba Lobi” em Abril pela Optimus Discos e de uma série de concertos apresentados por todo o país, o grupo prepara-se para fazer a grande festa de apresentação em Lisboa do seu quarto álbum de originais, gravado nos estúdios Abbey Road em Londres.

No próximo dia 13 de Outubro, Os Pontos Negros sobem ao palco do Ritz Clube (23.00h) para também deixar a sua pegada no número 57 da Rua da Glória. Porquê? Porque a melancolia do Outono tem de ser combatida com todo o vigor, vigor esse que é destilado em canções como "Tudo Floresce", "Eu + Eu = Ninguém", "Conto de Fadas de Sintra a Lisboa", "Magnífico Material Inútil" e "Rei Bã", entre outras. 

THE SUPERVISOR | "Hold"


A noite de 28 de Setembro foi a escolhida pelos The Supervisor para iniciarem a tour nacional de apresentação do seu primeiro longa-duração, "Hold". A festa está marcada para o renovado Ritz Club, novo espaço de referência da noite lisboeta.

Depois da edição de "Hold" em formato digipack (CD+EP) disponível em exclusivo na rede Fnac e com apresentação em vários showcases, a banda lisboeta irá disponibilizar ‘’Hold’’ no concerto de 28 de Setembro, com um novo artwork e com vários extras. A partir de dia 29 a nova edição de ‘’Hold’’ estará disponível no mercado global.

O projecto lisboeta pretende que seja uma noite "memorável". Para tal, os The Supervisor juntaram-se à promotora La Dolce Productions (responsável pelas noites Rock Faktory e dedicada exclusivamente à promoção de bandas e dj’s nacionais) para criar este evento.

A noite vai ser dividida em vários actos: a primeira parte estará a cargo do Vitorino Voador de João Gil. De seguida, concerto de apresentação de "Hold’". A terminar, Pedro Moreira Dias (Rádio Radar) e Joaquim Quadros (Vodafone Fm) são os DJ´s convidados para para passarem discos em formato B2B, ou seja cada um vai passando um tema de forma alternada até à vitória final. 

/>