30/11/2012

TIAGO BETTENCOURT | Discurso Direto


Figura incontornável da nova música portuguesa, Tiago Bettencourt reúne em "Acústico" (Universal, 2012) as suas canções de sempre. O vocalista e compositor é hoje o meu convidado em "Discurso Direto" para nos fazer a retropestiva do seu percurso, sem deixar de lançar pistas para o futuro próximo.
 
Portugal Rebelde - “Acústico” é um “best of” disfarçado de disco ao vivo. Este é um álbum especialmente feito a pensar nos fãs?

Tiago Bettencourt - Acho que qualquer disco ao vivo acaba por ser um “best of”. A ideia deste disco ao vivo começou com a ideia de um “best of” e só depois pensei que teria que ser um concerto ao vivo, único e feito propositadamente para esta gravação áudio e vídeo. É um disco para os fãs e para quem não conhece tão bem o meu percurso. É um disco com pretensões unificadoras.
 
PR - “Acústico”, recupera um pouco do espírito das gravações “unplugged” do canal de música MTV, conta com a participação de Ricardo Frutuoso, antigo guitarrista dos Toranja, da cantora Lura e de Jorge Palma. Queres falar-nos um pouco deste encontro de Amigos?

TB - O Ricardo é um grande guitarrista e convidei-o por isso mesmo. Foi muito bom tocar com ele músicas dos Toranja e músicas da minha carreira a solo mas teria-o convidado independentemente de ter sido guitarrista dos Toranja. Ele é antes de mais um grande músico. Conheci a Lura há pouco tempo e instantaneamente tornei-me fã. Convidei-a para cantar uma canção do ultimo álbum chamada “já não te encontro mais” que compus inspirado por uma morna do Tito Paris. Ao trazer a Lura para esta canção demos-lhe uma nova vida e a raiz da inspiração veio ao de cima. O Jorge Palma dos artistas que mais admiro na música portuguesa. Este ano fizemos vários concertos juntos (também com o Tim e a Cristina Branco) e logo que apareceu a ideia de fazer este álbum convidei-o. Foi uma honra ter podido registar esta versão do Laços com o Jorge a cantar e a tocar.

PR - “Carta” foi o primeiro single retirado de “Acústico”. Esta escolha tem algum simbolismo? 

TB - Acaba por ter, no sentido que foi com esta canção que um público mais vasto de apercebeu da minha existência.
 
PR - Para além dos êxitos que marcaram a tua carreira, encontramos neste disco duas versões: “Canção de engate”, de António Variações, e “Pó de arroz”, de Carlos Paião. A que se fica a dever inclusão destes temas?

TB - São versões que fizemos e que achámos que fazia sentido ter neste álbum. A “canção de engate” ainda na altura dos Toranja para uma gala da TVI, e o pó de arroz para uma colectânea do Carlos Paião já com os Mantha.
 
PR - “Acústico”, assinala também os teus dez anos como músico. Que “memórias” guardas desta “aventura”?

TB - Muitas gargalhadas, muitos amigos, muito partilha e claro, muito trabalho. Passados 10 anos continuo a respeitar muita a posição privilegiada que tenho e tento ser o mais competente que sei e acima de tudo sinto-me sempre muito agradecido a toda a gente que me acompanha desde o principio e me permite viver da música.
 
 PR - Para terminar, para quando um novo trabalho a solo?

TB - Espero estar a gravar um novo disco no fim do verão de 2013.

RUI VELOSO E AMIGOS | RTP1


A RTP1, apresenta hoje a partir da 01.02h um documentário com os momentos da gravação do álbum “Rui Veloso e Amigos”, um disco de duetos em que Rui Veloso revisita, na sua grande maioria, temas menos conhecidos da sua carreira e que gravou com vários amigos.

Alinhamento:

01. Em busca dum visual com Jorge Palma

02. Conceição com Camané

03. Má fortuna com Luís Represas

04. Mr. Dow Jones com Expensive Soul

05. Os velhos do jardim com Carlos do Carmo

06. Fado do ladrão enamorado com Dany Silva

07. As regras da sensatez com Maria João & Mário Laginha

08. A explicação das estrelas com JP Simões

09. Benvinda sejas Maria com Bernardo Sassetti

10. Nunca me esqueci de ti com Ricardo Ribeiro

11. Primeiro beijo com Tito Paris

12. Corações periféricos com Zeca Medeiros

13. Fado com Pessoano com Manuel João Vieira, Boss AC, Ana Sofia Varela, Paulo Flores, Lura, Tcheka, Zé Ricardo, Manecas Costa, Luanda Cozetti.



www.ruiveloso.net

VÍDEOCLIP | "A Crise Está Na Tua Cabeça" - Monstro Mau


"A crise está na tua cabeça"; aqui está o vídeoclip para um dos temas incluido na colectânea barcarense "À Sombra de Deus IV". Quem assim canta são os Monstro Mau.



www.facebook.com/monstromau?ref=ts&fref=ts

SALTO | Porto


Os Salto são uma das grandes revelações da nova música portuguesa. O duo portuense estreou-se nos palcos nacionais em 2007 e, em 2010, entraram na compilação Novos Talentos Fnac.

"Deixar cair" é o cartão de visita do seu álbum de estreia que nos convida a dançar freneticamente ao som de interessantes canções, num momento de perfeição pop.

30 de Novembro - Fnac Santa Catarina, 18.00h 

www.myspace.com/saltopt

HIGH FLYING BIRD | "Desassossego"


Agenda:

30 de Novembro - Fnac Guimarães, 17.00h

30 de Novembro - Fnac Braga, 22.00h

20 de Janeiro - Fnac Viseu, 17.00h

www.facebook.com/highflyingbird.brunolopes?ref=ts&fref=ts

KARPE DIEM | "Suspenso no Ar"

29/11/2012

MARIA JOÃO PIRES / CARLOS DO CARMO | "Sem Palavras"


"Sem Palvras", é este o primeiro avanço para o novíssimo trabalho da dupla Maria João Pires e Carlos do Carmo.

São nove os diálogos que Carlos do Carmo partilha com Maria João Pires neste projecto tão especial. Diálogos com “argumentos” que jogam com as palavras de Vasco Graça Moura, José Carlos Vasconcelos, Júlio Pomar, Fernando Pinto do Amaral, José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, Nuno Júdice, Maria do Rosário Pedreira e Fernando Tavares Marques e com “tramas” desenhadas nas partituras de António Vitorino d’Almeida.

O disco chegou às lojas no passado dia 26 de Novembro com o selo da EDGE Music, uma das etiquetas da prestigiada Deutsche Grammophone, e tem uma única edição: digipack acompanhada por um DVD onde se testemunha a gravação dos ensaios para o disco, mostrando as interpretações de cinco dos fados do disco.


JOANA AMENDOEIRA | "Amor Mais Perfeito"


Com o propósito de homenagear o professor, mentor e amigo, José Fontes Rocha, Joana Amendoeira, uma das mais reconhecidas fadistas da chamada nova geração do Fado, interpreta, no seu mais recente trabalho, algumas das mais importantes composições do falecido guitarrista.

29 de Novembro - Fnac NorteShopping, 22.00h

JOSÉ GONÇALEZ | "Dia 13"

José Gonçalez é uma das revelações da nova geração de fadistas. Desde muito novo que revelou aptidão para a música e para o mundo das artes. Autor, compositor. Aos 18 anos grava nos estúdios da Valentim de Carvalho o seu primeiro disco, Fado Lusitano.

Em 1996 grava o seu primeiro CD em Mogofores, com produção de José Cid e António Pinto Basto, “Voz do Meu País”. No ano de 1997 grava com produção de Paco Bandeira e participação especial de Rão Kyao, o CD “Natal em Família” em dueto com António Pinto Basto.

No ano de 1998 na Exposição Universal de Lisboa, canta durante 15 dias consecutivos no palco destinado ao fado. Em 2003 decide juntar um grupo de amigos e edita “Entre Amigos”, com D. Vicente da Câmara, Rodrigo, José Cid, Rodrigo Costa Félix, António Pinto Basto, Margarida Bessa, Grupo de Cantares de Portel, entre outros.

Em 2004 grava ao vivo, em Estremoz, “Fadistolatria”. É incluído na colectânea “Fado Capital 5”, ao lado de nomes como, Maria da Fé, Alfredo Marceneiro, Camané, Katia Guerreiro, entre muitos outros. - “Fado em Sextilhas”, assim se chama o seu CD, datado de Setembro de 2006.

Em 2008 marca o encontro musical com Frei Hermano da Câmara, realizam espectáculos por todo o país. - Com espectáculos realizados um pouco por todo o país e no estrangeiro, 2010 marca o regresso aos discos com o lançamento de “Viagem P´lo Fado”.

Dois mil e doze é ano do álbum "Dia 13" - produzido por Jorge Fernando. O disco conta com a colaboração, na composição de letras, de nomes como Herman José, Tozé Brito e José Carlos Malato.

JORGE FERNANDO | Medalha de Mérito

 
Numa altura em que passa um ano sobre a da declaração do Fado como Património Imaterial da Humanidade pela Unesco, a Câmara Municipal de Lisboa vai atribuir a medalha de mérito a Jorge Fernando. 
 
O fadista vai receber a medalha pela mão do Presidente da Câmara, António Costa, pelos serviços prestados ao fado ao longo da sua carreira.
 
Para além de ser um dos mais acarinhados cantores de fado, Jorge Fernando é ainda músico, compositor e responsável por alguns dos maiores êxitos deste género musical, nomeadamente pela voz de outros cantores como Mariza, Ana Moura ou Fábia Rebordão. 
 
Acompanhou Amália Rodrigues à viola durante quase uma década e foi agraciado com o prémio da Cultura do Governo Italiano e com vários prémios em Portugal como reconhecimento pelo contributo prestado ao fado. 
 

SARA VIDAL | Albergaria-a-Velha

28/11/2012

VÍDEOCLIP | "Juras?" - Orelha Negra


"Juras?" é este o segundo vídeoclip/single para o mais recente disco de originais dos Orelha Negra. O vídeo tem realização de Pedro Cláudio, que já havia assinado as capas dos 2 álbuns da banda.



www.facebook.com/orelhanegra

PRIMITIVE REASON | "Power To The People"

 
Os Primitive Reason actuam dia 28 de Dezembro, no MusicBox em Lisboa a partir das 23.00h. Trata-se de um concerto exclusivo para os fãs da banda - a Primitive Tribe – que apoiaram a sua campanha de CROWDfunding através do site PPL que decorreu no Verão.

Neste concerto, os Primitive Reason vão estrear vários temas ao vivo de "Power to the People", o novo álbum que será lançado em 2013. O primeiro single de apresentação deste trabalho é "Seeds Among the Rain", já a rodar  nas rádios nacionais.

O novo site da Comunidade Online dos Primitive Reason, www.primitivereason.net, vai estar online a partir do dia 3 de Dezembro. Este novo site inclui informação sobre a discografia completa da banda, uma galeria de imagens e vídeos com alguns dos melhores momentos dos Primitive Reason e ainda oferece a possibilidade aos fãs de participarem no projecto de CROWDfunding para o novo disco, "Power to the People", que tem assim continuidade através do site oficial da banda.

Os fãs que decidirem adquirir o bilhete para o concerto de 28 de Dezembro através do site da banda, não só são recompensados com o concerto e uma cópia do álbum digital como ainda recebem um A-Side do Seeds Among The Rain.

Embora se trate de um evento exclusivo, quem quiser assistir ao concerto dos Primitive Reason em Dezembro no Musicbox Lisboa, poderá ainda adquirir os bilhetes na data e local do evento ou através da Blueticket por €10,00 com direito a uma cópia digital do álbum, passando, assim, a fazer parte da Primitive Tribe.

MINTA & THE BROOK TROUT | Vila Real


“Olympia” é o segundo disco de Minta & The Brook Trout. O primeiro, “Minta & The Brook Trout”, foi considerado pela Blitz um dos melhores discos portugueses de 2009, com “música absolutamente maravilhosa, feita de canções luminosas e sublimes” (António Pires, jornal "i"). 

O novo disco, produzido após uma digressão pela Costa Oeste do Canadá e EUA, tem América do Norte e Lisboa no miolo das canções e dos arranjos.

29 de Novembro - Teatro de Vila Real (Café-Concerto), 23.00h

www.facebook.com/mintamusic

RODRIGO AMADO | Museu da Electricidade


É já amanhã, que Rodrigo Amado inaugura uma nova exposição individual de fotografia no Museu da Electricidade/Fundação EDP (18.30h), intitulada "Un Certain Malaise". Nesse mesmo dia é lançado o primeiro livro de fotografia com textos inéditos do Gonçalo M. Tavares (edição Documenta).

Uma hora depois (às 19.3h0), os Lisbon Improvisation Players (Rodrigo Amado, Carlos Zíngaro, Rodrigo Pinheiro, Miguel MIra e Gabriel Ferrandini) tocam com um convidado super especial - o saxofonista e trompetista Joe McPhee, nome lendário do jazz de vanguarda norte-americano.

Entrada livre! 

A NAIFA EM CONCERTO


27/11/2012

VÍDEOCLIP | "Carta" - Tiago Bettencourt


Chama-se "Carta" e foi o primeiro grande êxito dos Toranja. Agora o tema foi recuperado para o álbum "Acústico" (Universal, 2012) de Tiago Bettencourt. O disco chegou ontem às lojas.



www.myspace.com/tiagobettencourt

RITA REDSHOES | "3´30 - Percussive Sung Songs"


O que acontece quando desafiamos compositores da música contemporânea a escrever uma peça de três minutos e meio (3'30”), como se de uma canção pop clássica se tratasse? E se a formação for tão invulgar quanto uma intérprete/songwriter e um percussionista contemporâneo? Estaremos a criar uma nova língua para a canção, um novo espaço de sons que desafia convenções tão longinquamente estabelecidas? 

A descoberta das respostas a estas questões estiveram na base do convite feito pelo percussionista Nuno Aroso a Rita Redshoes para esta aventura artística de título “3’30’’ – Percussive Sung Songs” com desenlace agendado para o próximo dia 14 de Dezembro no Centro Cultural de Belém. 

Uma improvável dupla de criadores com trajectos notáveis que convergem na admiração mútua e na vontade incessante de se desafiarem criativamente. 

No dia 14 de Dezembro,  “3’30’’ – Percussive Sung Songs” terá a sua estreia no Centro Cultural de Belém às 21H, integrando a programação do CCBeat. Espera-se um público curioso e cúmplice neste encontro de sonoridades, referências, instrumentos e experiências.

 Os bilhetes poderão ser adquiridos nas bilheteiras do CCB com preços entre 11€ e 13,5€ (sujeitos aos descontos habituais). No próximo dia 2 de Dezembro no âmbito da iniciativa "Mercado do CCB Novo & Antigo" estarão disponíveis com um desconto de 30%.

Entretanto,  próximodia 29 de Novembro, Rita Redshoes irá estar nas míticas “Quintas de Leitura” que decorrem, como habitualmente, no Teatro de Campo Alegre, no Porto. Uma óptima oportunidade para ver a cantautora num registo informal e único.

Recorde-se, ainda, que esta semana estreia “A Origem dos Guardiões”, filme de animação onde Rita Redshoes dá voz à personagem “Fada Dentinhos”. Mais informações aqui

DAVID FONSECA | Tour Fnac´s


Agenda:

30 de Novembro - Fnac Chiado, 17.00h

30 de Novembro - Fnac Colombo, 21.30h

01 de Dezembro - Fnac Santa Catarina, 18.00h

01 de Dezembro - Fnac NorteShopping, 22.00h

www.davidfonseca.com

CARTAZ | Concerto

26/11/2012

AUREA | "Soul Notes"


Aurea está de regresso às edições discográficas com "Soul Notes". O novo registo de originais chega hoje às lojas e sucede o álbum homónimo lançado em Setembro de 2010.

O single de avanço de "Soul Notes" é o tema "Scratch my back", a rodar intensamente nas rádios nacionais. "Scratch my back" é o presente que Aurea escolheu para dar a todos que acompanham o seu trabalho no dia do seu 25.º aniversário (7 de Setembro), pelo incansável e contínuo apoio incondicional. 

O alinhamento de "Soul Notes é constituído exclusivamente por temas originais e segue a linha de composição do último trabalho da artista, que se rodeou da mesma equipa e cumplicidade do álbum anterior, completada por Rui Ribeiro e Ricardo Ferreira. 
 
Nesse sentido, o novo álbum – gravado e produzido pela Blim Records -, apresenta um conjunto de canções intemporais que irão reconquistar os amantes da música de Aurea e que facilmente se identificarão com o conteúdo das suas letras, que focam temáticas e histórias reais e muito próximas a qualquer indivíduo. 
 
Estes temas reflectem também situações, episódios, vivências e emoções que, de certo modo, inspiraram Aurea por algum motivo especial e que a cantora partilha agora com o mundo em "Soul Notes".
 

PITT BROKEN | "Change"


O bracarense Diogo Lima, mentor de Pitt Broken, vai apresentar no próximo mês de Dezembro, o álbum de estreia “Change”.

Depois do sucesso do single “For A Change”, que tomou de assalto as rádios nacionais e transformou-se numa das músicas deste verão (fazendo igualmente parte da banda sonora de uma das telenovelas de maior audiência em Portugal), Pitt Broken apresenta-se finalmente ao vivo no Porto e Lisboa.

A apresentação no Porto vai ter lugar no dia 13 de Dezembro, no Hard Club, às 22.00h; o músico atua em Lisboa, na sala TMN ao Vivo, no dia 17 de Dezembro, também às 22.00h.

Para além dos bilhetes estarem disponíveis nos locais habituais através da Ticketline (Lojas FNAC, Worten, C. C. Dolce Vita, El Corte Inglés, C.C. MMM, C. C. Mundicenter, Agências Abreu e Agência A.B.E.P.) e mais de 150 Lojas online; vai estar também disponível na Fnac um pack especial, que inclui o CD e acesso ao concerto.

O álbum “Change”, está disponível desde Outubro e é já considerado uma das maiores promessas do panorama pop rock nacional. De destacar também a versão única do tema “Bad Romance” de Lady Gaga que cativou a atenção das rádios.

O álbum tem  sido apresentado também em Espanha, onde Pitt Broken atuou por 5 vezes, sempre com enorme sucesso. 
 

PASSATEMPO HELL HOT HELL MULTIMÉDIA


O álbum "a Chave" de Rogério Charraz já se encontra disponível para compra em formato digital no Mercado de ArteLivre.
Nesta estreia, a Hell Hot Hell Multimédia oferece diariamente bilhetes duplos para o concerto no dia 30 de Novembro em Vila Nova de Gaia. Para te habilitares a ganhar, escreve uma frase original que inclua o nome do álbum "a Chave"!

EMMY CURL | "Origins"

A JIGSAW | Lisboa

SKALIBANS | Second By Scond Tour

25/11/2012

JORGE PALMA | Coimbra


No âmbito das Comemorações dos 50 anos do Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família, o Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra recebe Jorge Palma no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 22.00h.

RODRIGO LEÃO | Coliseus do Porto e Lisboa


Rodrigo Leão está de regresso aos palcos dos Coliseus, amanhã no Porto e no dia seguinte em Lisboa. Nestes concertos, Rodrigo Leão revisita os momentos mais marcantes da sua carreira, experimentando novas ideias e introduzindo novos arranjos.

Para além dos habituais cúmplices de Rodrigo Leão, irão também passar pelos palcos dos Coliseus alguns nomes ilustres da música internacional, que colaboraram com o compositor português ao longa da sua carreira: Neil Hannon (The Divine Comedy), Beth Gibbons (Portishead) e o australiano Scott Matthew. Beth Gibbons colaborou com Rodrigo Leão no álbum “Cinema” (2004), Neil Hannon foi a voz do tema “Cathy” no disco “A Mãe” (2009) e Scott Mathew foi um dos convidados do mais recente trabalho de Rodrigo Leão, “A Montanha Mágica”.

Rodrigo Leão ao vivo nos Coliseus: uma oportunidade única para (re)descobrir o trabalho de um dos mais talentosos músicos e compositores portugueses em duas noites que se preparam para ser inesquecíveis.

THE GIFT ACLAMADOS EM ESPANHA


Os The Gift estiveram em destaque na edição de ontem no jornal espanhol El Pais. O jornalista Fernando Neira teve como ponto de partida o concerto no Coliseu de Lisboa e escreveu rasgados elogios à banda de Alcobaça. O titulo não podia ser mais sugestivo - "The Gift ou o Milagre".

Os The Gift que recentemente esgotaram os Coliseus de Lisboa e Porto começam uma digressão por Espanha de oito datas pelas principais cidades de Espanha.

DEAD COMBO | Fábrica Braço de Prata

RODRIGO AMADO | Agenda

24/11/2012

EXPENSIVE SOUL | "Sara"


A 28 de Abril 2012, os Expensive Soul subiram ao palco do esgotado Pavilhão Multiusos de Guimarães para uma actuação única e memorável, com a Fundação Orquestra Estúdio, dirigida pelo Maestro Rui Massena.

A “Expensive Soul Symphonic Experience” foi gravada e foi agora editada em DVD, num registo para a posteridade e um artigo de colecção essencial para os fãs da banda. Dele fazem parte sucessos como "O Amor é Mágico", "Dou-te nada" e "Sara", entre muitos outros.



www.expensivesoul.com

TIAGO BETTENCOURT | "Acústico"


Tiago Bettencourt edita no próximo dia 26 de Novembro “Acústico”, um álbum que faz a retrospectiva do percurso do artista. “Acústico” inclui temas dos extintos Toranja, mas também temas que marcaram o seu percurso como artista a solo.

Carta” é o single de avanço do álbum, uma música que é já incontornável e intemporal ganha nova vida e surge agora com novos arranjos e em versão acústica. 

Este álbum de recordações percorre a carreira do compositor e intérprete, passando por “Esquissos” e “Segundo”, álbuns editados com os Toranja, mas também por “O jardim” e “Em Fuga”, os dois álbuns que se seguiram com o seu projecto mais recente, os Mantha.

 Embora tenha sido gravado em estúdio, Tiago Bettencourt convidou 50 fãs para assistir à gravação de “Acústico”.

www.myspace.com/tiagobettencourt

KALÚ EM CONCERTO


Em Janeiro de 2013, chega finalmente às lojas o primeiro álbum a solo do baterista e fundador dos Xutos & Pontapés. O disco, ainda sem título, já tem single de apresentação – "Demagogia" – e, às palavras e à música, juntam-se agora as imagens. O vídeo de "Demagogia" já está online e pode ser visto AQUI.

O primeiro registo de Kalú a solo foi produzido por Ramon Galarza, amigo e colaborador de longa data do baterista. Segundo o produtor, nesta estreia, Kalú «ramifica o seu percurso criativo em mais uma aventura. Mas, desta vez, assume-se como solista, compondo, tocando e cantando os seus sentimentos mais íntimos».

Pela primeira vez, no álbum a solo, Kalú vence todos os medos e (en)canta. E é esse o mesmo espírito de coragem que o baterista pretende levar para os palcos, onde o disco vai, certamente, ganhar nova dimensão. 

Antes da edição do registo de estreia, Kalú vai viajar pelo país para as primeiras apresentações das suas novas canções. Enquanto se faz a contagem decrescente para a edição do álbum, até ao final do ano, esta nova aventura pode ser encontrada em:

Agenda:

30 de Novembro - Tavira, Casa do Povo de Santo Estêvão

01 de Dezembro - Faro, Sede do Motoclube de Faro

07 de Dezembro - Montijo, Bar Timilia Montijo

15 de Dezembro - Beja, Galeria do Desassossego

28 de Dezembro -Leiria, Texas Bar

PEIXE | "Apneia"


Peixe é Pedro Cardoso, membro fundador dos Ornatos Violeta que é hoje considerada uma das mais importantes bandas portuguesas de sempre e que marcou de forma incontornável a nova música moderna portuguesa. Agora regressa à Fnac para revelar o seu primeiro álbum a solo, "Apneia".

Agenda:

24 de Novembro - Fnac NorteShopping, 22.00h

30 de Novembro - Fnac Santa Catarina, 22.45h

23/11/2012

ANTÓNIO CHAINHO ENTRE AMIGOS | Braga


Baseado no álbum homónimo que reúne as mais importantes parcerias realizadas pelo Mestre com cantores e músicos seus amigos, “Entre Amigos” é o espectáculo que assinala o regresso de António Chainho a Braga a 7 de Dezembro (21.30h). 

“Entre Amigos”, que na circunstância conta com a presença de Tiago Oliveira (viola), Ciro Bertini (baixo acústico e acordeão), Ruca Rebordão (percussão), Ana Vieira, Filipa Pais e Marta Dias (voz), pretende tornar-se num encontro de amigos que António Chainho foi musicalmente cultivando no tempo, mas também um momento de “amizade” que se espera entre ele, os seus convidados e o público tão diverso que o tem acompanhado a si e à sua “guitarra” ao longo de uma carreira de quase 50 anos. 

Recentemente distinguido com o Prémio Prestígio pela Fundação Amália, para além de «exímio executante», Chainho é considerado pelo júri do Prémio em questão um embaixador da guitarra portuguesa que «tem levado o nosso instrumento a todo o planeta, procurando em cada local onde actua maneiras de fundir linguagens musicais».

«De Goa ao Brasil e de volta a Portugal, Chaínho permanece um pioneiro e um jovem inquieto, como o prova o seu disco e espectáculo recente onde está reunido por vários amigos e admiradores, como Adriana Calcanhotto, Camané, Fernando Alvim, Rão Kyao, Ana Sofia Varela, Marta Dias, Filipa Pais, Isabel Noronha e Ana Vieira», acrescenta o júri.

Alentejano de origem, cedo António Chainho elegeu as doze cordas da guitarra portuguesa como seu destinoo. Inspirado em mestres como Armandinho, estreia-se na casa de fados A Severa, em meados dos anos sessenta, a que se seguiram actuações n’O Faia, n’O Folclore e no Picadeiro, de que aliás seria proprietário e onde foi dando azo ao seu amor pela guitarra portuguesa, acabando por formar o seu próprio conjunto de guitarras. 

Mas é quando acompanha Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Carlos do Carmo, Francisco José, Tony de Matos, António Mourão, Frei Hermano da Câmara ou Hermínia Silva que Mestre Chainho começa a deixar marcas na história da guitarra portuguesa.

Contudo, o orgulho na sonoridade da guitarra portuguesa leva-o a inverter possições e Chainho decide fazer incidir os holofotes, que até então recaíam sobre o canto, no dedilhar daquele que considera «um dos mais brilhantes instrumentos porugueses».

Com o início de uma carreira a solo, António Chainho parte para palcos internacionais que, em algumas ocasiões, divide com nomes como Paço de Lucia ou John Williams e avança com o lançamento de uma discografia em nome próprio.

Entretanto convidado para acompanhar alguns dos maiores nomes de vários géneros musicais da actualidade, António Chainho tem vindo a manter-se fiel ao propósito de divulgar a guitarra portuguesa no mundo ao mesmo tempo que, em Portugal, se assume como mentor de um projecto que acalentou durante doze anos – a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa.

DANÇAS OCULTAS & DOM LA MENA


Na próxima semana as Danças Ocultas partem de novo para a estrada, acabados de  regressar de uma tour pela Bélgica, desta vez para dar início a uma digressão nacional, para a qual convidaram a jovem violoncelista e cantora brasileira Dom la Nena.

Juntos em palco, os Danças Ocultas e Dom interpretarão novos arranjos para obras assinadas por ambos, dando uma nova perspectiva à música que criaram. Voz, violoncelo e concertinas - sopros diferentes, mas uma idêntica paixão pela música numa apresentação singular e imperdível.
 
Artur Fernandes, Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel, os Danças Ocultas, utilizam o acordeão diatónico, vulgo concertina, para dar sopro às suas composições, distinguindo-se não só pela formação singular mas, sobretudo, pela profunda originalidade da música que criam. 
 
Dom, é uma jovem, mas reputada violoncelista e cantora cujo talento já a levou a ser requisitada para digressões com notáveis como Jane Birkin e que tem um álbum que conta com co-produção de Piers Faccini. Com um fôlego musical que se estende da música erudita à música popular brasileira e mais além, Dom é assim a parceira ideal para os também dotados de generosas vistas Danças Ocultas.

Agenda:

29 de Novembro - Porto, Casa da Música

01 de Dezembro - Aveiro, Teatro Aveirense

02 de Dezembro - Lisboa, Cinema São Jorge

06 de Dezembro - Coimbra, Auditório do Conservatório de Música

07 de Dezembro - Sines, Centro de Artes

RESISTÊNCIA ANUNCIAM DIGRESSÃO NACIONAL


A Resistência, uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa, da primeira metade dos anos 90, supergrupo responsável por alguns inesquecíveis sucessos, prepara-se para regressar para uma tour com que celebra 20 anos do lançamento do projeto.


Fernando Cunha, Miguel Ângelo, Pedro Ayres Magalhães, Tim, Fernando Júdice, Alexandre Frazão, José Salgueiro, Rui Luís Pereira, Fred Mergner e Olavo Bilac - a formação original - irá pisar os palcos ao lado de dois convidados especiais, os guitarristas Mário Delgado (que já tinha participado em Mano a Mano) e Pedro Jóia.
O supergrupo propõe-se recriar o alinhamento do mítico concerto do Armazém 22 além de prometer ainda tocar as versões que assinaram para discos de tributo a Zeca Afonso e António Variações, "Chamaram-me Cigano" e "Amália, Voz de Nós", respetivamente. 

O ex-guitarrista dos Delfins, Fernando Cunha, é um dos instigadores deste regresso e refere o entusiasmo com que todos os membros originais receberam a ideia. A reedição do material originalmente editado pela Resistência na caixa "As Vozes de Uma Geração" foi um dos fatores que inspirou este regresso. 

Este coletivo de músicos, nascido de uma ideia original de Pedro Ayres Magalhães ainda em finais dos anos 80 para uma apresentação na Feira do Livro de Lisboa, representou um momento especial na história da pop portuguesa, com a elevação da língua de Camões a património comum. 

As vozes e as guitarras de Tim, Pedro Ayres, Fernando Cunha, do então em arranque de carreira Olavo Bilac e de Miguel Ângelo, juntamente com o baixo de Fernando Júdice, a bateria de Alexandre Frazão, as percussões de José Salgueiro e ainda mais guitarras de «Dudas» (Rui Luís Pereira) e Fred Mergner reduziram ao essencial uma série de clássicos da música portuguesa, apostando numa pureza acústica e na força de um coletivo para elevarem a hinos temas como "A Noite" dos Sitiados, "Não Sou o Único" dos Xutos & Pontapés, "Fado" dos Heróis do Mar, "Nasce Selvagem" dos Delfins ou "Perigo" dos Trovante.

Juntos, todos estes músicos representavam uma fatia importante da mais relevante música portuguesa das últimas décadas. E, claro, continuam todos no ativo, em projetos como Madredeus, Quinteto de Lisboa, Santos e Pecadores, Xutos & Pontapés, Ar de Rock ou em carreiras a solo repletas de aplausos, como acontece com o ex-vocalista dos Delfins Miguel Ângelo. 

Para esta reunião, este grupo de músicos resolveu tirar um mês e meio para ensaios rigorosos que lhes permitam recuperar a chama singular que animou os álbuns "Palavras ao Vento" de 1991 e "Mano a Mano" de 1992, além das suas contribuições para as compilações de homenagem "Filhos da Madrugada" e "Variações - As Canções de António".

Esta será a primeira vez que a Resistência se reúne em palco para um concerto pleno desde 1994. Quase duas décadas depois, a Resistência continua na alma de todos os portugueses.

Agenda: 

19 de Dezembro - Lisboa, Campo Pequeno (21.00h)

29 de Dezembro - Guimarães, Pavilhão Multiusos (22.00h)

DAVID FONSECA | "Right Here, Right Now"


"Right Here, Right Now", é o título do livro de fotografia de David Fonseca, a sua estreia neste tipo de edição. Uma recolha de 132 fotografias Polaroid entre as inúmeras imagens produzidas por David Fonseca neste formato entre 1998 e 2008. 

Como é frequentemente referido em algumas entrevistas e notas biográficas, David Fonseca tem desde há muito uma grande paixão pela imagem, tendo inclusive efectuado estudos nessa área em paralelo com a sua actividade musical. 

Foi aliás a sua carreira enquanto intérprete, músico e compositor que de alguma forma o desviaram da conclusão de alguns projectos na área da fotografia e que entretanto retomou, chegando este ano ao público.

A publicação de "Right Here, Right Now" sucede alguns meses após a sua participação na edição de 2012 dos "Encontros da Imagem" realizados em Braga, em que apresentou a exposição "As Long As We Have Each Other".

"Right Here, Right Now" está disponível numa edição da Tinta da China com 160 páginas e 132 fotografias, podendo ser encontrado nas lojas da especialidade. Mais detalhes sobre este livro AQUI.

"Right Here, Right Now", uma outra forma de descobrir a personalidade artística de David Fonseca.

CARTAZ | Concerto

UHF | Ao Norte Unplugged Tour


22/11/2012

VÍDEOCLIP | "Song of Origin" - Emmy Curl

 

"Song of Origin", é este o vídeoclip/single que apresenta o novo EP de Emmy Curl chamado "Origins", e que a cantora e compositora de Trás-os-montes, nascida em Vila Real como Catarina Miranda, lança hoje.

No EP "Origins", a transmontana promete manter a personalidade musical que já deu a conhecer, tentando ao mesmo tempo levar as canções por caminhos novos e mais aventureiros. André Tentugal
(We Trust) é um dos convidados deste novo EP.

 



www.myspace.com/emmycurlmusic

PEDRO CARDOSO | "Mirrors"


Pode dizer-se que o projeto de Pedro Cardoso não teve um início. Desde sempre que a música o acompanhou, tendo sido causa e consequência da sua rápida maturidade. No início de 2012, lançou o seu primeiro EP intitulado de "Episodes".

“Mirrors” é o resultado de uma constante evolução, é fruto de um caminho bem traçado e anuncia o caminho a percorrer, onde encontramos canções sentidas, que apelam aos mais simples sentimentos, e não nos deixam indiferentes.

A edição de “Mirrors” demonstra um amadurecimento do autor e oficializa a colaboração com a Optimus Discos, marcando uma nova etapa no seu caminho na música.


 Pedro Cardoso, Vitorino Voador e Bodyspace estão disponíveis a partir de hoje para download gratuito em www.optimusdiscos.pt.

DEDOS BIÓNICOS APRESENTA

AUREA | Fnac Tour 2012

21/11/2012

PIERRE ADERNE | Discurso Direto


Nasceu em Toulouse (França), passou a infância em Brasília e a adolescência em Londres e Portugal. Chama-se Pierre Aderne, é brasileiro com um coração português. O mar a sua "eterna musa" está uma vez mais bem presente no seu mais recente trabalho, "Bem Me Quer Mar Quer", um "barco de saudade" que junta músicos de Portugal e Brasil, sem nunca esquecer o "tempero" de África.

Portugal Rrebelde - Ao ouvirmos as 14 canções de “Bem me Quer Mar me Quer”, torna-se evidente que há um oceano a separar Brasil e Portugal, mas por outro lado há um mar sereno a uni-los. Concorda?

Pierre Aderne - A aproximação só é possível através do conhecimento mútuo, e é justamente isso que alguns artistas de brasil e portugal estão buscando.
 
PR - Podemos dizer, que este disco é brasileiro na “receita”, português e africano nos “temperos”?

PA - Podemos dizer que esse disco é um novo prato ainda sem nome concebido por 3 culturas que tem como fogo principal a lingua.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este ”Bem Me Quer Mar Me Quer”?

PA - Um barco de saudade.

PR - Este disco junta uma “multidão” de artistas, de entre os quais, Jorge Palma Mário Laginha, JP simões, Sara Tavares, Daniel Jobim, Norton Daiello, Luanda Cozetti, Júlio Resende e Luís Caracol. Quer contar-nos como nasceram os duetos com Jorge Palma e Sara Tavares?

PA - Com sir palma enviei um poema que ele musicou e decidimos cantar juntos o tema, com sara, fiz uma morna pensando nela e a convidei para escrever em criolo parte da letra e cantar comigo o tema.

PR - Um dos temas deste disco, que motivou alguns “desencontros” foi “Um lugar para ficar”. Quer explicar-nos o que concretamente aconteceu?

PA - Cantei inicialmente com luísa sobral no filme MpB, na gravação do álbum chamei mario laginha para gravar o piano, nessa altura luísa estava fora de portugal e não pode gravar, chamei então várias cantoras para gravar, entre elas : teresa salgueiro, marisa (amor electro), manuela ( clã ) e márcia, cada uma por alguma razão, tons, disponibildade etc acabaram por não gravar, enfim…a música foi mesmo composta para ser cantada pela belissima foz fado bluzy de gisela joão, o tema era pra ser dela!

PR - O mar continua a ser uma fonte de inspiração essencial para o seu trabalho?

PA - O mar é minha eterna musa!

PR - Para além do álbum “Bem me Quer Mar me Quer”, realizou o documentário “MPB - Música Portuguesa Brasileira”, um filme que passou recentemente no Douro Filme Harvest. O que pretendeu mostrar com este documentário?  

PA - A cozinha musical que se faz nas diferentes bordas nessa grande piscina.

PR - Para terminar, vamos ter oportunidade “saborear” as canções deste “Bem me Quer Mar me Quer” em palco?

PA - Sim, em conversas musicais itinerantes Portugal a fora.
/>