31/07/2013

CASUAL ATTRACTION | Discurso Direto


Hoje recebemos no Portugal Rebelde os Casual Attraction, banda atraída pelo pop-rock moderno, temperado com folk e blues. “From Scratch” (2012), é o mais recente capítulo desta aventura. Pedro Leónidas, guitarrista do grupo, revela em "Discurso Direto" a  nova etapa na jornada dos Casual Attraction.

Portugal Rebelde - É verdade, que o projeto “Casual Attraction” nasceu casualmente? Queres contar-nos como tudo aconteceu?

Pedro Leónidas - É verdade, na altura andava à procura de uma oportunidade para me reencontrar nalgum percurso musical... Desde que saí da garagem com 18 anos que não voltara a encontrar aquele gosto, associado ao prazer de fazer música...tinha decidido deambular em busca de experiências e de auto-conhecimento...e foi só após vários anos (doze) e algumas bandas, que decidi voltar ao que levou a apaixonar-me pela música... quando o som era mais puro, mais sentido e menos pensado...quando éramos livres de criar o que nos dava gozo... Foi então que surgiu a ideia, à qual se juntaram alguns "cúmplices casuais". A Ru Vasconcelos era uma rapariga de 18 anos que tinha aulas de guitarra comigo e num acaso descobri que tinha um timbre muito interessante para o projecto. O Tiago Barbosa, já trabalhava comigo noutros projectos e decidiu aceitar o desafio, e assim surgiu a ideia de fazer o projecto a duas vozes. Para a bateria, ninguém mais apropriado, do que o meu primeiro companheiro musical...já desde o tempo da "garagem"...o Diogo. O primeiro registo foi todo gravado em casa, e com as condições que havia. Decidimos colocá-lo no mercado, e  só então partimos para concertos.A formação passou por várias experiências e mutações até chegarmos aqui. E acredito que esta dinâmica faz parte do processo ser genuíno.

PR - Quais são as influências, que podemos encontrar na música dos Casual Attraction?

PL - Penso que uma das mais valias do projecto é a transparência das influências pessoais de cada um. No final é mais difícil fazer uma colagem a alguma banda conhecida, mas facilmente encontra-se lembranças do passado e inspirações espontâneas em cada tema. Há uma nostalgia geral presente, sem haver uma colagem a artistas específicos.

PR - O álbum “From Scratch” (2012) marcou uma nova etapa na vida do grupo. Este é o “caminho” que pretendem trilhar?

PL - Prefiro afirmar, que este faz parte do caminho que trilhamos até agora, e o futuro é movimento. "From Scratch" foi mais um registo do percurso. Já temos algumas ideias para o futuro, mas tudo o que posso dizer é que se avizinha uma nova etapa.

PR - Pop-rock moderno, temperado com folk e blues. É esta a “receita” para o sucesso dos Casual Attraction?

PR - Esta é a receita para o gozo que sentimos ao tocar...o resto vem em função desse mesmo prazer, e penso que isso transparece na nossa música. No fundo, num mundo musicalmente tão diverso, o que transparece para o público é a genuinidade e o carisma. Penso que o facto da música ser acessível à generalidade da população, também ajuda...

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias a música dos Casual Attraction?

PL - Essa é a pergunta mais difícil, porque é tão subjectivo... mas posso dizer que para mim, a frase que usaram na pergunta anterior está perfeita.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Casual Attraction?

PL - Estamos neste preciso momento, a planear uma nova etapa. A Ru Vasconcellos, após um "período sabático", voltou a fazer parte do projecto. Ainda estamos a definir objectivos, mas posso garantir que haverá novidades em breve!


GIL MONTEVERDE | “Arcturus”


Gil Monteverde é versátil e dotado de vários talentos. Enquanto concluía uma breve passagem pelo desporto de competição, chegando a conquistar alguns troféus nas categorias de natação e tenismo, entra no mundo da música electrónica de forma curiosa; com apenas 16 anos e é através de programação informática que decide experimentar um software de produção musical com o intuito de produzir música para um dos videojogos que estava nessa altura a desenvolver.

No seu percurso académico optou por investir numa carreira que lhe permitisse exercitar as suas capacidades de raciocínio e de lógica através do cálculo, ao lado da Engenharia Civil. No entanto sendo a música matemática pura e aquilo que considera o maior estímulo para a sua mente criativa, nunca se conseguiu afastar muito deste passatempo que viria mais tarde a prevalecer levando-o a fazer da música a sua actividade principal, com o objectivo de se tornar num produtor capaz de inovar e trazer algo de novo ao mundo da música electrónica.

Em 2008, três anos após o seu primeiro contato com a música, já mais no âmbito de produtor, mas ainda por mero entertenimento, recebe inúmeros prémios no site garageband.com e lança o primeiro remix da sua carreira, com o single “Wir Sind Das Volk” da banda Volksempfanger, numa assinatura electro.

Em 2009 a sua abrangência expande-se ao atingir o primeiro lugar mundial no site reverbnation.com do género eletrónica, seguido de nomes tão influentes como Riot, Celldweller, Infected Mushroom e Paul Van Dyk. Seguidamente, o mesmo site serve de promoção para as suas faixas “Red Cube” e “I Can Control The Clouds” por campanhas oferecidas pela Microsoft.

Ainda no mesmo ano conquista o segundo lugar no challenge Rock Rendez Worten que lhe assegura a sua primeira actuação televisiva para a Sic Radical e a sua primeira entrevista de rádio na Best Rock FM.

Consequentemente é referenciado na conceituada revista Blitz como um dos mais criativos e inventivos artistas portugueses sem contrato profissional. Em simultâneo vê os seus temas serem sincronizados em vídeos de desportos radicais da Gofly Entertainment, uma equipa de produção audiovisual Brasileira.

Em 2010 para além de dar os primeiros passos no palco com presenças em festas privadas mas ainda com a produção em primeiro plano lança o seu primeiro álbum “Vulgar”, um trabalho construído através da compilação de várias produções individuais e colaborações com outros artistas, dentro dos géneros de IDM, trance, clássica e electro-pop. 

Optando por um traço totalmente house editou também o seu primeiro EP “Red Cube” através da Editora Beat Rude Records, acabando por ser destacado na revista Noite.pt com a faixa “Let's Dance” com a voz de Teresa Aleixo.

Lado a lado com o seu amadurecimento, a partir de 2011 o seu registo opta por um rumo mais complexo com um pouco de electro resultando em que o seu tema “Resilient” seja remixado pelos Drop Top. 

A partir de 2012, afirmando-se cada vez mais como produtor, revela a sua versatilidade e capacidade de adaptação começando também a expandir-se um pouco mais nos palcos fazendo actuações como Dj em discotecas como Jimmy’z, festas de faculdades ou em festivais como o Warmaggedon.

Continuando a dar provas de evolução e crescimento como produtor, é em 2013 que desenvolve o tema “Reptilian”, sincronizado numa longa metragem Portuguesa, “Bairro”, com o apoio da Media Capital Entertainment. “Arcturus” é o nome do EP que a Farol Música terá nas plataformas digitais a partir de hoje.

www.facebook.com/gilmonteverdemusic

JOÃO SEILÁ | Disco de Estreia em Setembro


João Seilá foi a grande revelação da mais recente edição dos Ídolos. Embora não tenha sido o vencedor, João Seilá foi um dos finalistas, tendo sido aquele cuja notoriedade saiu mais reforçada.

Os seus enormes dotes musicais, a sua capacidade única de interpretação e composição, tornaram João Seilá na maior revelação da música do último ano.

Em Setembro é editado o seu primeiro álbum de originais e, para já, ficam disponíveis nas plataformas digitais quatro dos temas que integrarão o álbum: “Epifania”, “Mudar o Mundo”, “Balada da Ivone” e “Lista Negra”.

www.facebook.com/jseilaoficial

BIG BAND ESTARREJAZZ


Resultado da Masterclass Estarrejazz, inserida na edição de 2012 do Festival, com direção pedagógica e musical a cargo de Pedro Moreira e acompanhamento semanal de João Mortágua, a Big Band Estarrejazz afirma-se como o passo seguinte dado pelo festival ao nível da sua vertente formativa. 

“Dar seguimento ao trabalho de workshops, juntar músicos com regularidade e criar uma extensão do Estarrejazz” são os principais motivos que levaram à criação da Big Band, conforme enumera Paulo Bandeira, diretor artístico do Estarrejazz, Festival de Jazz de Estarreja que em 2013 conta com a sua 8ª edição.

Composta por 15 jovens músicos, a Big Band diferencia-se das restantes precisamente pela “idade dos músicos que a compõem”, entre os 13 e os 30 anos, provenientes de várias localidades da Região de Aveiro - “um viveiro de músicos impressionante”, na opinião de Pedro Moreira - mas também do Porto. 

Outra das mais-valias desta nova orquestra de jazz apontada pelo diretor pedagógico é a “qualidade incrível e o potencial enormíssimo de desenvolvimento”, que os músicos transferem para a Big Band, capaz de a tornar “numa orquestra de referência na área”.

O concerto de estreia está agendado para o mês de novembro, no âmbito da 8ª edição do Festival que lhe deu nome, espírito e contexto. Para futuro, Paulo Bandeira pretende “colocar a Big Band a tocar pelo país e pelos festivais de jazz”.

VOXELS | Agenda


Agenda:

01 de Agosto - Fusing Culture Experience, Figueira da Foz

30 de Agosto - Clube Pirata, Peniche

14 de Setembro - Optimus D’Bandada, Porto

www.facebook.com/thevoxels

30/07/2013

SEBASTIÃO ANTUNES | Byonritmos


Sebastião Antunes e Galandum Galundaina são os nomes escolhidos para animar a segunda noite do Byonritmos (6 de Agosto). O concerto de Sebastião de Antunes tem início agendado para as 22.00h e marca a estreia do Palco Antena 1.

"Cantiga da Burra", será um dos temas que o músico irá partilhar com os Galandum Galundaina no Festival da Diversidade, em Baião!



+ Info:

www.byonritmos.com

OMIRI | Coimbra


Vasco Ribeiro e Tiago Pereira, apresentam no dia 2 de Agosto no Salão Brazil, em Coimbra o projecto Omiri.

Omiri é um projecto do músico Vasco Ribeiro Casais (Dazkarieh) e do realizador Tiago Pereira (MPAGDP), uma proposta arrojada onde o baile tem um cenário: a tela de projecção onde dançam Wim Vandekeybus, William Forsythe, ou o Sr. António a bailar o Galandum.

A mistura de instrumentos estranhos e programações de Vasco Ribeiro Casais com a visão irreverente de Tiago Pereira misturam música "trad" e vídeo em tempo real, sintetizadores e matanças do porco, chouriças e Nyckelarpas com distorção, pessoas das aldeias que dançam e cantam ladaínhas actuais porque são e sempre foram de hoje. Tocar, dançar - e criar - é o que parece dizer este projecto, que atira convenções bafientas às urtigas.

FLÁVIO TORRES | O Primeiro Dia


O cantautor Flávio Torres acaba de disponibilizar para download gratuito a canção “O Primeiro Dia”, tema cantado originalmente por Sérgio Godinho.

www.facebook.com/flaviotorresmusica

PEDRO MOUTINHO | Casino de Lisboa


Pedro Moutinho apresenta o álbum "O Amor Não Pode Esperar" dia 11 de Dezembro no Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa.

Desde que, faz agora dez anos, Pedro Moutinho lançou o seu primeiro álbum, "Primeiro Fado" (2003), tem sido sempre a subir, sem nunca olhar para trás. O título do segundo, "Encontro" (2006), foi significativo: foi o disco do encontro com o produtor que o tem ajudado a moldar o seu percurso, Carlos Manuel Proença, viola de referência.

Veio depois o terceiro registo, o da confirmação como um valor incontornável, "Um Copo de Sol" (2009). Seguiu-se "Lisboa Mora Aqui" (2011), uma escolha de material dos três discos completada por temas novos.

Este ano deu novo passo em frente com "O Amor Não Pode Esperar", o quarto disco de estúdio. De novo produzido por Carlos Manuel Proença, mostra a segurança cada vez maior do intérprete, a discrição confiante do percurso.

Neste disco, Pedro Moutinho conta mais uma vez com grandes letristas como Amélia Muge, Aldina Duarte , Manuela de Freitas e ainda duas grandes versões -"Eu Tenho um Fraquinho por Ti", de Fausto Bordalo Dias e "Preciso Aprender a Ser Só", de Marcos Valle, gravada por gente como Elis Regina ou Maysa Matarazzo.

Em palco, todo ele é fado: a voz, o olhar, a pose e os gestos. Pedro dá corpo às suas canções e entende as subtilezas do género que o escolheu: sobrevoa a guitarra, rodeia a viola e faz suas as melodias com uma voz tão segura que parece que canta desde sempre. 

O que é capaz de ser verdade: começou a cantar aos 11 anos e desde então já pisou muitos palcos, tendo feito muitas noites nas casas de fados onde a verdade se impõe, pois não existe distância entre quem canta e quem ouve.

www.facebook.com/pedro.moutinho.98

TOUES DO CARAMULO EM CONCERTO


Com mais de uma década de estrada, os Toques do Caramulo reinventam-se continuamente, fazendo música nova das velhas cantigas e levando o público a surpreender-se com o repertório esquecido da Serra do Caramulo. 

Com amplo reconhecimento nacional e internacional, este é um espectáculo de forte energia musical e interacção com o público, fazendo de cada concerto uma grande festa para todas as idades.

Agenda:

01 de  Agosto - Feira de Artesanato de Aveiro, Aveiro (21.30h)

10 de Agosto - 8º Festival Planeta Folk, Segovia (Espanha), 23,45h

22 de Agosto - Andanças, Castelo de Vide (00.15h)

24 de Agosto - XLI Cita Folk,Jaén (Espanha)

11 de Outubro - Outono Quente, Viseu

12 de Outubro - V Folk na Boiça, Santo Amaro da Boiça

www.dorfeu.pt/criacao/toquesdocaramulo

29/07/2013

FUSING CULTURE EXPERIENCE | Discurso Direto


A cidade da Figueira da Foz vai receber de 1 a 4 de Agosto uma experiência de verão única em Portugal, através da fusão entre quatro áreas – Música, Arte, Desporto e Gastronomia -, com a cidade e com o público. O recinto principal é composto por uma praia privada, uma garagem transformada em galeria de arte, uma pista onde vai decorrer uma etapa do circuito nacional de snowboard urbano, uma zona lounge que receberá desde curtas-metragens a performances e 3 palcos, sendo um deles no Casino da Figueira. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com Carlos Martins, da organização deste evento e com Chakall, que vai dinamiar o “maior Workshop culinário do mundo”.

Portugal Rebelde - Entre os dias 1 e 4 de Agosto, a Figueira da Foz vai receber a primeira edição daquela que se assume como uma experiência de verão única em Portugal, através da fusão entre quatro áreas - Música, Arte, Desporto e Gastronomia. Quais são os grandes objectivos que pretendem alcançar com este evento?

Carlos Martins - O objectivo do Fusing é a descentralização da cultura. É trazer à zona centro de Portugal, nomeadamente à Figueira da Foz, alguns dos projectos, artistas e nomes mais relevantes do panorama nacional, através de um conceito jovem e inovador, com o intuito de se assumir enquanto referência no panorama cultural.

PR - Na área musical são mais de 35 os artistas nacionais. Confirmados estão, entre outros, Orelha Negra, PAUS, Linda Martini, Frankie Chavez, Noiserv, Memória de Peixe, Dj Ride e Moullinex Live. Esta é a prova, que a nova música portuguesa “respira” vitalidade?

Carlos Martins - A música Portuguesa encontra-se, neste momento, num momento muito forte. As novas tecnologias permitiram, realmente, um aparecimento e um contacto com bandas com muito talento e potencial que até então não era possível.Toda a programação, 100% nacional, foi pensada para proporcionar uma verdadeira experiência entre vários estilos e géneros musicais.

PR - No mercado Municipal da Figueira da Foz, o mote é a gastronomia em que o Peixe e o Arroz, tão característicos da cidade, se assumem como a base das várias actividades. Quer falar-nos um pouco como tudo se vai processar?

Carlos Martins - A fusão com espaços característicos da cidade sempre foi um dos objectivos do Fusing. O mercado municipal é, por si só, um espaço directamente relacionado com a gastronomia. Aqui a programação vai ser composta por showcookings diários onde os participantes poderão aprender algumas técnicas e conhecer alguns truques culinários. O peixe e o arroz, como trunfos da região, assumem assim um papel de destaque na confecção do pratos a apresentar. Para além da componente gastronómica também quisemos incluir a arte, através de exposições, e a música no coração deste epicentro gastronómico, proporcionando uma verdadeira fusão.

PR - No último dia do evento a fusão faz-se no mar com actividades de surf o dia todo e um evento de Surf Nocturno. Já em terra o “Maior Workshop Culinário do Mundo” que pretende juntar 500 pessoas a cozinhar em simultâneo. Este é um grande desafio para si?

Chakall - É um desafio claro. Eu estou muito habituado a fazer workshops, já fiz até com 200 pessoas, mas num contexto diferente. Neste vamos tentar colocar toda a gente a fazer a mesma coisa ao mesmo tempo, sinto-me quase como se fosse um maestro a ter que dirigir uma orquestra gigante. Vai correr tudo bem e sobretudo quero que as pessoas se divirtam e gostem.

PR - Para terminar, indique-me duas razões para que ninguém deixe de participar no Fusing Culture Experience!?

Chakall - Para mim que sempre digo que onde se vive Portugal é fora das grandes cidades, acho que este evento é algo de extraordinário e até consigo dar mais de 2 razões. Primeiro porque tem o maior workshop de cozinha do mundo, depois porque tem um cartaz musical muito bom e porque todas as actividade são naturalmente envolvidas na cidade. Eu acho que este evento vai marcar o verão e vai levar muitas cidades a tentarem copiar o modelo. E o mais importante é feito por gente jovem e com vontade fazer diferente.


LINDA MARTINI | “Turbo Lento”


Começa hoje a pré-venda do novo álbum dos Linda Martini. Os primeiros fãs a encomendar o álbum serão premiados com um bilhete para um dos concertos de apresentação de "Turbo Lento": dia 5 de Outubro no Hard Club, no Porto e dia 12 de Outubro na Meo Arena (Sala Tejo). A oferta é um exclusivo Fnac e será válida durante o período de pré-venda e limitada ao stock existente.

Os Linda Martini estão em fase de masterização de "Turbo Lento". O álbum está previsto chegar às lojas a 30 de Setembro, no ano em que a banda completa 10 anos de carreira.

www.facebook.com/lindamartinirock

SOLAR CORONA | "Innerspace"


"Innerspace", é este o nome escolhido para o EP de estreia dos barcelenses Solar Corona. O disco encontra-se disponível para download gratuito no bandcamp do grupo.

Solar Corona é um projeto nascido do ceio de um grupo de amigos de longa data, vocacionada para o rock psicadélico com um ligeiro sotaque de stoner.

Em palco, para além de uma guitarra cósmica, juntam-se um baixo aguçado e uma bateria vinda dos confins da galáxia, dando início a uma viagem sem precedentes.

VÍDEOCLIP | "Um Momento" - Easy B (feat Gutto)


"Um Momento", é este o mais recente vídeoclip de Easy B. O tema conta com a participação especial de Gutto.



www.facebook.com/easyboficial

ROBOT DEALER AO VIVO


Após interregno por mudanças de line-up, os Robot Dealer lançam agora uma promo de 5 músicas que não foram incluídas no seu EP de estreia "Cave-Disco".

O EP foi gravado ao vivo num concerto em Sintra e vem mostrar uma face mais electrónica dos Robot Dealer e marca uma fase de mudança na sonoridade.

O disco está disponível para download gratuito, AQUI

www.facebook.com/robotdealer

MALABÁ | “Sonho Português”


"Sonho Português",  este o novo trabalho de Malabá conhecido apresentador da Liga Knock Out (battle de mc) . O disco contém  20 faixas e conta com participações de SP, Kosmo, V Unik, Dubble Z entre outros.

www.facebook.com/dagunmalaba

NÓ CEGO | Roque no Rio

28/07/2013

PEIXE : AVIÃO | "Peixe : Avião"


Os bracarenses peixe : avião preparam-se para editar o seu terceiro álbum, e sucessor de “Madrugada” (2010), durante o mês de Setembro pondo fim a um período de três anos, durante o qual os peixe : avião percorreram palcos um pouco por todo o país, procuraram novos processos criativos e novos caminhos para a sua música.

O disco, homónimo, foi composto durante o ano de 2012 e gravado em Fevereiro de 2013 por Nélson Carvalho.

O novo álbum representa, em vários aspectos, uma mudança de direcção em relação aos registos anteriores da banda, tanto em termos de composição, como na sua sonoridade final.

O seu carácter visceral e orgânico, manifestado pela sonoridade crua, pelo processo de composição conjunto na sala de ensaio e pela elevada parcimónia nos arranjos, levou a banda a baptizar o disco de peixe : avião, como que representando a banda no seu estado puro.

Os peixe : avião apresentarão o seu novo trabalho em primeira mão no Theatro Circo em Braga, a 21 de Setembro e no Centro Cultural de Belém em Lisboa, a 5 de Outubro.

"Avesso", é o primeiro avanço para o novo trabalho dos peixe : avião. Aqui fica o vídeoclip.



www.peixeaviao.com/site

VÍDEOCLIP | "Ouro Oeste" - Niagara


Estes são alguns dos "pedaços" de som tirados do EP de estreia de Niagara - “Ouro Oeste” (Príncipe, 2013). O disco está disponível para audição, AQUI.

NICOTINE´S ORCHESTRA EM CONCERTO


A Nicotine's Orchestra prepara-se para lançar um novo registo pela Optimus Discos em Setembro. Entretanto, a banda irá actuar no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no próximo dia 8 de Agosto. 

Nick Nicotine é um maestro que conduz não só esta mas várias outras orquestras que fizeram do Barreiro um dos epicentros do rock n´ roll em Portugal, partilhando o ceptro com a Coimbra rainha e com a gaiata Barcelos. Ele é músico, produtor, editor e organizador de festivais. 

O seu nome está inevitavelmente associado à editora Hey Pachuco!, às bandas The Act-Ups ou Bro-X, e ao Festival Barreiro Rocks.

Agenda:

o8 de Agosto - Cine Teatro João Mota, Sesimbra

14 de Setembro - Festival D'Bandada, Porto

19 de Setembro - Clube Sabotage, Lisboa

01 de Outubro - Braga

02 de Outubro - Salão Brazil, Coimbra

03 de Outubro - Clube de Vila Real, Vila Real

04 de Outubro - Mercado Negro, Aveiro

05 de Outubro - Viana do Castelo

www.nicotinesorchestra.com

CIRCO DAS ATROCIDADES | "No País dos Fugitivos"


O Circo das Atrocidades é um projeto alfacinha concebido e amadurecido por Miguel reis a partir de 2010. É na música popular portuguesa e na música ligeira estrangeira que se inspiram os sons. É na voz das pessoas que se centra a palavra.

O primeiro passo nesta cacofonia de pensamento surgiu em 2011, com a edição do curta-duração, "Na terra dos Decapitados", disponibilizado para download gratuito no site do projeto, que teve boa aceitação de ouvintes e da imprensa especializada.

"No País dos Fugitivos", traz uma sonoridade mais arrojada, que mistura urgência, calma, o DIY punk e uma tradicionalidade revista à maneira do autor. 

"Fez-se um disco a pensar no presente, mas constata-se que o que se diz tem dimensão que ultrapassa o sufoco que nos é trazido no dia-a-dia noticioso nacional", confidenciou Miguel Reis ao Portugal Rebelde.

O disco estará em breve disponível para distribuição através da AWAL. Para já, pode ser ouvido, AQUI.

www.facebook.com/circodasatricidades

27/07/2013

RODRIGO COSTA FÉLIX | "Fados de Amor"


“Fados de Amor”, de Rodrigo Costa Félix, editado a 21 de Maio de 2012, foi distinguido pelos Prémios Amália como Álbum do Ano.

“Fados de Amor”, segundo disco de Rodrigo Costa Félix, é um álbum pleno de maturidade, em torno da temática do Amor, um disco dedicado à Mulher e também o primeiro CD da história do Fado onde a Guitarra Portuguesa é integralmente gravada por uma mulher, Marta Pereira da Costa.

Composto por 15 fados, “Fados de Amor” teve como single de apresentação o tema “Amigo Aprendiz”, música de Tiago Bettencourt sobre um poema de Fernando Pessoa, que foi distinguido pela revista norte-americana “The Atlantic” como uma das melhores baladas de 2012.

O júri, presidido pelo poeta Tiago Torres da Silva, justifica este prémio com a “evolução do intérprete”, a “cuidadosa escola do repertório poético/musical” e pela distinção da revista “The Atlantic”.

Parabéns Rodrigo Costa Félix!

www.facebook.com/rodrigocostafelixoficial

MARCO RODRIGUES | EntreTanto"


O mais recente trabalho de Marco Rodrigues, “EntreTanto”, continua a ser apresentado por todo o país e também em território internacional. Depois de recente viagem a França, é a agora a vez da vizinha Espanha receber o fadista.

O Festival Iberia Huesca Folk 2013, que se realiza perto de Barcelona, conta no alinhamento do dia 9 de Agosto, com a presença de Marco Rodrigues. “Coração olha o Que Queres”, “Do Chiado ao Bairro Alto”, “A Rima Mais Bonita”, entre outros temas, são o foco da prestação ao vivo do artista.

Em Portugal estão já marcadas apresentações na Figueira da Foz, Estoril, Lisboa Amadora, Caldas da Rainha, entre outras cidades do país.

Marco Rodrigues esteve recentemente em estúdio para gravar um dueto com Carlos do Carmo. A música consta do alinhamento do disco que comemora os 50 anos de carreira de Carlos do Carmo. A edição está prevista para Outubro.

Agenda:

27 de Julho - Casino da Figueira da Foz, Figueira da Foz

28 de Julho - Avis, Portalegre

09 de Agosto - Iberia Huesca, Espanha

11 de Agosto - Serenatas, Arcos de Valdevez

23 de Agosto - Feira do Artesanato, Estoril

21 de Seembro - Festival Caixa Alfama, Lisboa

19 de Outubro - Recreios, Amadora

28 de Outubro - Centro Cultural, Caldas da Rainha 

PER7UME | Tertúlia Castelense


Os Per7ume gravaram no dia 2 de Novembro de 2012 um DVD com os maiores sucessos dos 5 anos da banda do Porto com muitos convidados especiais.

Rui Veloso, Mafalda Arnauth, Luís Portugal e Patrícia Candoso foram apenas alguns dos músicos que estiveram presente no concerto que esgotou o Teatro Rivoli no Porto, e que ao longo dos anos se foram cruzando no percurso da banda de Tozé Santos, José Meireles, Bruno Oliveira, Nelson Reis e André Areias.

Com o propósito de apresentação deste DVD, a banda volta ao emblemático palco onde tudo começou, em 2007 - a Tertúlia Castelense na cidade da Maia. O concerto é no próximo dia 2 de Agosto, a partir das 23.00h.

LENA D´ÁGUA & ROCK´N´ROLL STATION


Lena d’Água regressa ao rock’n’roll, com as grandes canções que marcaram o seu trabalho nos anos 80 e 90, na companhia dos Rock’n’Roll Station: João Guincho – guitarras, Paulo Franco – baixo e Pedro Cação – bateria.

O encontro de Lena d'Água com os rapazes do Rock'n'Roll Station aconteceu em Peniche, onde se reuniram para ensaiarem cinco temas que apresentaram ao vivo em Lisboa, no Cinema Nimas, no âmbito do ciclo “Pop Up City”, no dia 6 de Novembro de 2010.

A plateia (sala esgotada), aplaudiu de pé a energia primordial do rock de João Guincho, Paulo Franco e Pedro Cação e as canções intemporais de Lena d’Água.

Ficou sempre a vontade de se voltarem a juntar; vontade essa interrompida por projetos pessoais que estavam já agendados; a gravação e edição do disco “Fast Changing World” dos Dapunksportif e a elaboração e edição do livro “José Águas, o meu pai herói” de Helena Águas.

A energia do coletivo e as fantásticas canções do reportório de Lena D’Água, impuseram o reencontro em 2012 e sucederam-se vários ensaios. Durante o corrente ano, Lena D’Água Rock’n’Roll Station têm estado em estúdio a gravar e a preparar o espetáculo ao vivo.

A primeira atuação acontecerá, já, no próximo dia 2 de Agosto, na Praia do Baleal, no Bar do Bruno, pelas 23.00h.

NOME COMUM | "Cuco"


“Cuco” é o primeiro disco de longa duração dos nome comum, um bestiário de ironias, folias, agonias e outras manias. O álbum, gravado no estúdio Golden Pony com o apoio da GDA; o disco chega às lojas dia 16 de Setembro.

O teaser foi realizado por Gonçalo Soares e Sara Coimbra Loureiro, tal como o videoclip do single, e foi gravado no varandim do mítico pónei dourado, sob uma alegre nuvem de pó de um tapete colorido e teimoso.



www.facebook.com/nomecomum

26/07/2013

MÓNICA FERRAZ | Novo Disco em Outubro


Já esta concluída a gravação do segundo álbum de originais de Mónica Ferraz, que sairá com o selo da Sony Music Entertainment, com quem acaba de assinar contrato. O lançamento do novo registo está previsto para Outubro de 2013.

O single de apresentação deste novo trabalho é “Like a Legend” (em parceria com André Indiana), que já se afirmou como um dos temas mais fortes de 2013 com elevado airplay nas maiores rádios portuguesas.

Mónica Ferraz sobe ao Palco do Meo Sudoeste no dia 8 de Agosto. A cantora continua em digressão pelo país e também marcará presença nas Festas do Mar, em Cascais, onde actua como cabeça de cartaz no dia 22 de Agosto.

Agenda:

07 de Agosto - Puro Beach, Vila Moura

08 de Agosto - Festival do Sudoeste

10de Agosto - Praça Central, Góis

11 de Agosto - Meo Sudoeste (C/Orelha Negra)

22 de Agosto - Festas do Mar, Cascais

31 de Agosto - Cine Teatro João Verde, Monção

06 de Setembro - Festas de Arganil, Arganil

07 de Setembro - Braga

08 de Setembro - Montemor-o-Velho

12 de Setembro - Feira de S. Mateus, Viseu

www.monicaferrazofficial.com

BURAKA SOM SISTEMA | Agenda


Os Buraka Som Sistema preparam-se para divulgar novidades nas redes sociais da banda e na sua página oficial. No próximo dia 29 de Julho a banda abrirá o apetite aos fãs que tornarão a ter notícias da banda, numa espécie de teaser, dias 19 de Agosto e 19 de Setembro.

O grupo tem estado em estúdio a trabalhar no novo disco, com sessões de estúdio em Londres e em Lisboa. No estúdio, o grupo recebeu a visita de diversos artistas como Yadi, Roses Gabor, Dismantle e Dub Phizix.

A banda continua em digressão por festivais europeus. Holanda, Bélgica, Croácia, Eslováquia, Suíça, entre outros, são os próximos países a receber o grupo português. O destaque vai para um dos eventos mais importantes da música europeia, o festival Lowlands, na Holanda, a 17 de Agosto.

Agenda:

27 de Julho - Pacha, Ofir (Buraka DJs

30 Julho - Expofacic, Cantanhede (Portugal)

03 Agosto - Solar Festival (Holanda)

04 de Agosto - Festas da Praia, Terceira

15 de Agosto - Pumphuset, Copenhaga (Dinamarca)

16 de Agosto - Mortágua (Portugal)

17 de Agosto - Lowlands Festival (Holanda)

23 de Agosto - Uprising Festival, Bratislava (Eslováquia)

24 de Agosto - Feestinthepark (Bélgica)

25 de Agosto - Zabreg (Croacia)

07 de Setembro - Solidarity Festival (Bélgica)

www.facebook.com/burakasomsistema‎

DALAI LUME | "Sentido Proibido"


A banda punk rock Dalai Lume lança hoje o seu 2º álbum de originais "Sentido Proibido" em evento a decorrer em Lisboa, na República da Música em Alvalade.

Gravado em fevereiro de 2013 "Sentido Proibido" conta com 13 temas de puro rock de intervenção, mensagem sem rodeios e com a irreverência que este tempo exige.

Formada em 2006 a banda já partilhou o palco com alguns dos ícones do movimento punk internacional como Dwarves ou Jello Biafra. 

Por entre algumas mudanças de formação o grupo chega a 2013 com Zorb (voz), Oregos (bateria), Bernardo (baixo) e Rodrigo (guitarra). Com novo disco, e sem olhar para trás, para lançar uma pedra no futuro do rock em Portugal.

Para além desta festa de lançamento estão já confirmadas outras datas para o arranque da promoção do novo disco. Aqui fica aqui a lista completa para a tour:

26 de Julho - República da Música, Lisboa

27 de Julho - Theatro Bar, Tomar

16 de Agosto - Cais Bar, Odemira

23 de Agosto - Adega do Povo, Famalicão

24 de Agosto - Hard Club, Porto

ROCKASTRUS 2013 | Vencedores

MILHÕES DE FESTA 2013 | Barcelos

25/07/2013

FESTIVAL BYONRITMOS | Reportagem


Nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, Baião recebe a 8º edição do Festival Byonritmos, este ano com um espaço melhorado, envolto das edílicas paisagens naturais do Vale do Rio Ovil, na proximidade das Praias Fluviais de "Outoreça" e da "Fraga do Rio". 

Três dias de concertos, bailes, teatro, oficinas de instrumentos e actividades múltiplas para todas as idades, filmes documentários, apresentações, debates, saúde e bem-estar, artesanato e gastronomia. Em estreia o Palco Antena1 com uma aposta na sonoridade renovada das tradições portuguesas: Galandum Galundaina, Sebastião Antunes, Realejo e Dazkarieh são alguns dos nomes confirmados.

O Portugal Rebelde deslocou-se recentemente a Baião para ficar a conhecer o Byonritmos – Festa da Diversidade, entre natureza, dança, tradição e sustentabilidade. O meu "cicerone" pelo Byonritmos 2013 foi Vasco Monterroso, um dos elementos da organização deste evento.

RICARDO GORDO | Discurso Direto


Ricardo Gordo, aluno do 3º ano da licenciatura em Guitarra Portuguesa do IPCB/Escola Superior de Artes Aplicadas, acaba de lançar o EP "Fado Metal", um disco, que segundo o músico é uma espécie de  "Portuguese guitar meets heavy metal!". Ricardo Gordo, apresenta no dia 30 de Agosto, no Festival do Crato  o seu "Fado Metal".

Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que surgiu a ideia de “casar” a guitarra portuguesa com temas próximos do heavy metal?

Ricardo Gordo - Não surgiu. Nunca foi um objectivo casar a guitarra portuguesa com o heavy metal. O que aconteceu foi que sempre senti necessidade de compor os meus temas. Desde as minhas bandas de garagem da adolescência até hoje, é uma necessidade constante e involuntária. Apartir do momento em que descobri a guitarra portuguesa e comecei conhecer a sua técnica tradicional compus com a mesma linguagem que já usava na guitarra eléctrica. Assim, esta sonoridade resulta numa mistura de influências entre a música tradicional e o metal.

PR - "Fado Metal", é um disco capa de agradar a fadistas e a metaleiros?

RG - Este EP é um disco que, eventualmente, agradará a qualquer pessoa que aprecie a sonoridade de instrumentos acústicos ou ritmos modernos.

PR - Este EP, é um disco que anuncia um trabalho de maior fôlego. Já há alguma data prevista para a edição desse álbum?

RG - Gostava de conseguir apresentar o álbum em Novembro deste ano. Grande parte das músicas está gravada, mas ainda estou na fase de escolha de temas.

PR - Incomoda-o o que os “puristas” do Fado possam dizer sobre este “Fado Metal”?

RG - Não. Penso que o fado está a sofrer uma “modernização” há alguns anos, e esta tem sido bem recebida. A causa deste fenómeno tem a ver também com a sonoridade da guitarra portuguesa actual. Esta evoluiu enquanto instrumento, os guitarristas estão melhores, pois, existe uma absorção enorme de outras influências nesta nova geração de fadistas e guitarristas. Penso que fui fruto dessa modernização também. Não só por ser um ouvinte afoito de metal mas também por ser aluno do mestre Custódio Castelo, que sempre incentivou a continuar com as minhas composições sem recear as críticas dos “puristas” que referiu. Para terminar, partindo do princípio que o meu trabalho é genuíno, não tenho qualquer receio de não agradar a gregos e troianos.

PR -  Numa frase apenas como caracterizaria este “Fado Metal”?

RG - Portuguese guitar meets heavy metal!
.
PR - Para terminar, a consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, fez com que os jovens (re)descobrissem a guitarra portuguesa?

RG - Sim, houve um despertar para o que se faz no nosso país, e felizmente, esta consagração dá-se numa altura em que se faz boa música moderna com a guitarra portuguesa. Temos, neste momento, guitarristas excelentes que facilmente prendem os jovens à cadeira. A técnica está mais apelativa para os jovens, e além disso, o facto de estarmos numa fase tão permissiva no que diz respeito a “misturas” com o tradicional, também ajuda.


ANTÓNIO ZAMBUJO | "Quinto"


O álbum "Quinto" de António Zambujo chega a Disco de Platina! A caminhada de "Quinto" tem sido marcada pelo sucesso: editado no ano passado, o magnífico álbum de António Zambujo, e a primeira aventura discográfica do fadista sob a chancela da Universal Music Portugal, liderou o top iTunes, entrou directamente para o 2º lugar da tabela nacional de vendas e chegou, agora, à marca de Disco de Platina. 

Mas ainda há muito para descobrir em "Quinto" – nomeadamente "Lambreta", o novo single retirado do disco, que já pode ser ouvido nas rádios nacionais.

"Quinto" espraia-se por elementos de jazz, bossa nova, morna e do cante alentejano, conferindo-lhe uma identidade sonora única, à qual ninguém ficou indiferente. Do Alentejo para o mundo, a obra de António Zambujo foi elogiada nos quatro cantos do globo – e é pelo mundo inteiro que a viagem de "Quinto" vai continuar.

Em Agosto, António Zambujo vai viajar com o seu fado ímpar até ao Brasil, com concertos agendados para São Paulo e Rio de Janeiro. Mas não se fica por aqui: até ao final de 2013, António Zambujo vai actuar ainda no México, com o regresso à Europa a encontrá-lo em palcos franceses, noruegueses e finlandeses. 

Depois do concerto no Coliseu dos Recreios, em Dezembro de 2012, "Quinto" regressa a Lisboa no dia 25 de Outubro, num espectáculo marcado para o Centro Cultural de Belém. 

SÉRGIO GODINHO | Monsaraz


A convite do Hotel Rural Horta da Moura, Sérgio Godinho realizará no próximo dia 31 de Agosto, integrado no evento “Sonhos de Uma Noite de Verão”, uma apresentação exclusiva nas instalações daquela unidade hoteleira situada em Monsaraz, junto ao “grande lago”, o Alqueva.

Um concerto especial em que o “escritor de canções” percorrerá a sua vasta obra musical iniciada há cerca de 40 anos com “Os Sobreviventes” e que tem sido uma presença constante no quotidiano português tal é a sua arte de cantar (as) palavras que acompanham as nossas vidas, como se de um fio condutor se tratassem. 

Nesta ocasião, Sérgio Godinho far-se-á acompanhar por Nuno Rafael (guitarras, percussão) e João Cardoso (piano, teclado) num formato intimo que tornará a noite de 31 de Agosto em algo de memorável para todo os presentes.

www.myspace.com/sergiogodinhooficial

D´ORFEU | FolkMus


A d'Orfeu integra o novo projecto europeu FolkMus, uma orquestra europeia de inspiração folk apoiada pela União Europeia, através do Programa Cultura, que está a realizar o seu primeiro encontro esta semana, de 23 a 27 de Julho, na Estónia, concretamente no Viljandi Folk Music Festival. 

Pela associação aguedense, os músicos Sara Vidal, João Pratas e Manuel Maio integram a futura Orquestra FolkMus que, além de percorrer Estónia, Itália, Grécia e Espanha, actuará no próximo Outono também em Portugal.

Reforçando o seu espírito de intercâmbio cultural, a d’Orfeu assume a representação portuguesa nesta iniciativa, juntamente com os parceiros Zètema Progetto Cultura e Archivio Aurunco (Itália), Centro de Música Tradicional da Estónia (Estónia), Departamento Social de Cyclades (Grécia) e Fira Mediterrània de Manresa (Espanha). 

Até Abril de 2015, o projecto FolkMus reúne jovens músicos emergentes de cada país participante, que trabalharão em residência artística sobre as diversas tradições culturais e musicais que compõem a matriz europeia, partilhando a paixão pelas músicas étnicas e o interesse em encontrar pontos comuns entre as suas tradições ancestrais. 

Neste ciclo que agora se inicia, os músicos cruzaram melodias representativas das suas tradições, revitalizando a memória cultural e os instrumentos tradicionais para os tempos actuais, em forma de orquestra multicultural.

Num intercâmbio de ideias e vivências, o repertório musical a ser desenvolvido ficará plasmado numa edição discográfica, assim como será apresentado em festivais e centros culturais em Itália, Grécia, Espanha e Portugal durante os próximos dois anos, além da prevista estreia na Estónia. 

O próximo encontro, a realizar-se no mês de Novembro, será promovido pela d'Orfeu, em Águeda, no âmbito do 17º OuTonalidades - circuito português de música ao vivo. 

Toda a informação sobre "FolkMus" pode ser consultada no sítio http://www.folkmusicproject.eu.
/>