31/08/2013

VÍDEOCLIP | "Re-Tratamento" - Da Weasel


Em 1993 nascia uma das banda mais significativas da nova "música moderna" dos últimos vinte anos, os Da Weasel. Os irmãos Carlos e João Nobre, filhos de pais cabo-verdianos, mas ambos nascidos em Angola decidiram fundar os Da Weasel. Em 9 de Dezembro de 2010, os a banda anuncia o fim da aventura da "doninha".

Hoje recuperamos o vídeoclip para o tema "Re-Tratamento" o primeiro single do álbum "Re-Definições".



www.youtube.com/artist/da-weasel

LEGENDARY TIGERMAN | "True"


"True", é o título do novo álbum de Legendary Tigerman, que terá o seu primeiro avanço no single "Do Come Home To Me". 

O  disco tem edição agendada para o mês de Outubro. Ainda antes do final do ano sairá em versão digital e em vinil e incluirá, além dos temas originais gravados nos Esttúdios da Valentim de Carvalho, remisturas de DJ Ride, Xinobi e Moulinex.

MÚSICA E CULTURA DE MÃOS DADAS NO SALÃO | Coimbra

TRC ZIGUR FEST | Lamego

30/08/2013

VÍDEOCLIP | "Aviãozinho Militar" - OrBlua


"Aviãozinho Militar", é esta primeira amostra para o disco de estreia do projeto OrBlua - ”Trihologia Noctiluca” (Edição de Autor, 2012). O disco está disponível para download gratuito, AQUI.

O grupo nasceu em 2011 por três músicos: Carlos Norton (voz, hurdy–gurdy, harpa, concertina, gaita de foles, bouzouki, banjo e sanfona, entre outros), Nuno Murta (bateria, percussões, darbouka e glockenspiel) e Inês Graça (voz, guitarra, bouzouki e concertina).



www.facebook.com/orblua

CHARANGA | "Borda Tu!"


"Borda Tu!", é este a mais recente edição do projeto Charanga. O disco está disponível para download gratuito e legal no site do grupo - http://www.charangacharanga.net.

A Charanga é um projecto de música electrónica fortemente ligado às raízes da cultura popular portuguesa, mais concretamente à “folk” nacional, que despertou tanto interesse em notáveis músicos, historiadores e investigadores, como Michel Giacometti, José Alberto Sardinha, Fernando Lopes Graça, Jorge Freitas Branco, entre outros. 

LACRE | "Opus 0"


Na recôndita capital transmontana (Bragança), esquecida pelo país e pelo mundo, juntam-se por um mero acaso, ou fruto de um destino que nos é incontornável, cinco personalidades ímpares com a ambição e o talento de criar música genuína.

Com influências distintas e variadas, foi de comum acordo fazerem um som intimista (plenamente acústico) e que tocasse na alma dos ouvintes, decidindo assim tornar este projecto único, apesar das influências latentes que a espaços revelam, tanto nas músicas, como nas letras.

Com o género “Canção” de sabor erudito e levemente temperado com a tristeza e a melancolia do fado, pretendem transportar todas as almas para um estado mais elevado. Embora sejam uma formação recente, apresentam já um repertório vasto de originais que, sendo todas elas com mensagens distintas e melodias que nos criam variados ambientes.

Assim, com este semblante, pretendem encher a alma das pessoas e passar-lhes uma calma inquietante, que as faça pensar, sentir e levitar.

"Ode a Deus" é uma das canções que fazem parte do disco de estreia dos Lacre - "Opus 0". O disco pode ser descarregado gratuitamente, AQUI.



www.facebook.com/pages/Lacre/119072601560021

OPTIMUS D´BANDADA | Porto

29/08/2013

PLAZA | Guimarães


Sete anos depois do sucesso de "Meeting Point", os Plaza estão de volta aos discos e à estrada. No dia 28 de Setembro chegam ao Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) com um espectáculo contagiante provando por que razão são considerados uma das bandas mais aliciantes da última década.

Os Plaza surgem em 2004 através da união das forças criativas dos irmãos Simão e Paulo Praça (Turbojunkie, Grâce e Amália hoje), com a genial energia cientifica das eletrónicas e artes finais de Quico Serrano (Poke, Ban, Três Tristes Tigres e Pedro Abrunhosa). 

Em Abril de 2004 editam o primeiro disco, "Meeting Point", conquistando de imediato a imprensa especializada. Por entre digressões, destacam-se as passagens por vários festivais e programas televisivos e uma nomeação para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Banda Nacional. 

Após uma temporada ausente de lançamentos, os Plaza têm já o single de apresentação "High on Stereo" a rodar nas rádios nacionais. 

Com novo disco, a banda de Quico Serrano, Simão Praça e Paulo Praça promete corresponder à expetativa que tanto tempo de espera provocou nos fãs. Sobem ao palco do Café Concerto com uma formação renovada, prometendo surpreender quem os visitar ao vivo.

NOIDZ | Festival Ilha dos Sons


Os Noidz atuam hoje no Festival Ilha dos Sons, em Mértola. Aqui fica o convite feito pela banda.



www.facebook.com/NoidzSounds

FESTIVAL EM CASA | Porto

WOODROCK FEST | Praia de Quiaios

28/08/2013

RODRIGO LEÃO | "The Butler"


O filme "The Butler" (em português chama-se "O Mordomo"), com banda sonora original assinada pelo músico Rodrigo Leão, conta com um elenco recheado de nomes sonantes de Hollywood e chega às salas de cinema portuguesas já no próximo dia 5 de setembro.

O realizador Lee Daniels, conhecido apreciador do compositor português, escolheu Rodrigo Leão para assinar a banda sonora de "O Mordomo", de entre nomes reputados do panorama internacional.

Rodrigo Leão revela que desde logo sentiu “uma identificação grande com este filme; primeiro com o argumento e depois com a realização e com a representação de atores que admiro muito”. 

Um mês após o desafio lhe ter sido lançado, o músico já estava a compor a banda sonora. Do seu repertório, habitualmente descrito como "cinematográfico", fazem parte algumas bandas sonoras para cinema.

Com realização de Lee Daniels, celebrizado pela sua nomeação para os Óscares de 2009 com ‘Precious’, o filme ‘O Mordomo’ conta com Forest Whitaker no papel de um mordomo da Casa Branca que serviu sete presidentes dos EUA. A Whitaker junta-se um rol de nomes sonantes de Hollywood, como Oprah Winfrey, John Cusack, Jane Fonda, Cuba Gooding Jr, Terrence Howard, Lenny Kravitz, James Marsden, David Oyelowo, Vanessa Redgrave, Alan Rickman, Liev Schreiber, Robin Williams e Mariah Carey.

"O Mordomo" foi o filme mais visto no fim de semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, com 18,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

A banda sonora original, composta por Rodrigo Leão ficará disponível digitalmente dia 2 de setembro. "The Butler" terá ainda uma banda sonora em formato físico, disco que inclui dois dos temas de Rodrigo Leão mas também um inédito de Fantasia. Lenny Kravitz também compos um inédito para a voz de Gladys Knight. O formato físico da banda sonora chega às lojas dia 9 de setembro! 

XUTOS & PONTAPÉS EM ESTÚDIO


Os Xutos & Pontapés estão em estúdio a gravar o sucessor do álbum homónimo, editado em 2009. A banda continua as gravações do seu novo álbum, com saída agendada até ao final do ano, mas nos concertos da presente digressão já interpretam dois temas novos.

"Cordas e Correntes" e "Da Nação" (título provisório) são os nomes das duas canções que farão parte do alinhamento do novo álbum e que já estão a ser testadas nos concertos.

www.xutos.pt

GUILANDE | "Guilande EP"


Guilande anuncia o lançamento do seu EP de estreia. O "Guilande EP" foi lançado no iTunes e em todas as outras plataformas digitais no passado dia 22 de Agosto.

Este quarteto de Rock & Roll é constituído por dois conhecidos guitarristas portugueses, João Oliveira e Carlos Pereira, com uma arma secreta na voz.

A voz fantástica de Orlanda Guilande tem-se destacado , não só em vários projectos a solo de sucesso em soul, gospel, blues e rock, como também pelos seus duetos e backing vocals com artistas como Paulo de Carvalho, Sara Tavares e The Black Mamba. Com Alessandro Devillart na bateria a completar esta máquina, trata-se de Rock & Roll puro.

CÔA SUMMER FEST | Vila Nova de Foz Côa

CARTAZ | Concerto

27/08/2013

VÍDEOCLIP | "Xungaria não teme o F.U.T.U.R.O." - Vários


Com letra de Tiago Lacrau e música de Tiago Lacrau e de João Eleutério, sobre uma amostra da canção "Prolongamos o Sonho" dos Pontos Negros, aqui está "Xungaria não teme o F.U.T.U.R.O.", tema do álbum "Xungaria no Céu" editado pela FlorCaveira e Optimus Discos a 16 de Setembro de 2013.


PATACA DISCOS ESTREIA NOVO SITE


No próximo dia 9 de Setembro a Pataca Discos estreia um novo website. Com a estreia do novo site estreia também o segundo episódio da série Live@15A: You Can't Win, Charlie Brown - playing Velvet Underground.

Na primavera de 2012 os YCWCB responderam ao desafio de Pedro Ramos (Radio Radar) para tocarem o disco "Velvet Undergound & Nico" numa das sessões "Black Balloon" na discoteca Lux.

Perante uma casa cheia a banda apropriou-se do mítico álbum dos Velvet Underground tocando todas as canções do disco como se fossem suas. O sucesso da experiência levaria à sua repetição em Guimarães durante o Primavera Club (Novembro 2012). Estes foram os dois únicos concertos em que os YCWCB interpretaram as 11 canções de "Velvet Undergound & Nico".

Seria uma pena se nada ficasse para registar esta etapa no percurso do grupo. E assim, em Abril de 2013, os YCWCB registaram quatro das canções de "Velvet Undergound & Nico" ao vivo nos Estúdios 15A - sede da Pataca Discos.

"Run, Run, Run" é um de quatro temas gravados - episódio completo a 9 de Setembro, em www.patacadiscos.pt.


PÃO | Agenda


Agenda:

29 de Agosto - Porto, 18.00h

30 de Agosto - Castelo de Vila Nova de Cerveira, 22.00h

www.tiagosousa.org/pao

D3Ö EM CONCERTO

26/08/2013

ZÉ PERDIGÃO | "Sons Ibéricos"


Zé Perdigão lança já em Setembro "Sons Ibéricos", álbum etnico-sinfónico com fusão da Guitarra Portuguesa com a Guitarra Flamenca com poemas de Teixeira de Pascoais, Federico Garcia Lorca, Pedro Homem de Mello, José Cid e José Afonso.

SONS DO DOURO | Peso da Régua


Sons do Douro é um um projeto musical inovador que descobriu sonoridades em pipas de vinho e que procura promover o encontro entre a música popular e a percussão contemporânea.

Nesta performance, participam mais de meia centena de músicos, com idades compreendidas entre os 14 e os 53 anos, vindos dos concelhos de Vila Real, Peso da Régua, Alijó, Lamego, Tarouca e Armamar.

A coordenação artística é da responsabilidade de Hugo Menezes (percussionista que já trabalhou com Cool Hipnoise, Mercado Negro, Tora Tora Big Band, entre outras formações).

No próximo dia 14 de Setembro, os Sons do Douro vão poder ouvir-se na Ponte Pedonal, em Peso da Régua. O espetáculo tem início marcado para as 21.30h.

CAJA BUCALHO | "Estou Danado"


Caja Bucalho lança o seu álbum de estreia, "Estou Danado" no dia 21 de Setembro às 22.00h no Bleza, em Lisboa.

A orquestra Caja Bucalho é formada por 7 músicos e nasceu há cerca de 12 anos, a partir das experiências realizadas a nível tímbrico pelo seu fundador, João Rodrigues.

A música dos Caja Bucalho é, pela originalidade da abordagem aos temas tocados e pelos instrumentos utilizados, difícil de classificar.

A sua sonoridade, cheia de energia e entusiasmo, é o resultado de uma mistura entre a música tradicional portuguesa, fusão e rock com uma forte componente experimental proporcionando ao público uma incomparável experiência ao vivo.

Este orquestra incorpora também, instrumentos totalmente originais e criados de raíz como o “Cajanacaixa”, o “Chocalheiro” e o “Buzieiro”.

Do desenvolvimento destes instrumentos e da sua conjugação dos seus nomes nasceu também o nome da orquestra, Caja Bucalho, que inclui outros instrumentos tradicionais além dos já referidos.

Os músicos dos Caja Bucalho têm passado os últimos meses a terminar a gravação do álbum de estreia "Estou Danado" com o produtor Ramón Galarza nos estúdios Tcha Tcha Tcha.

Os bilhetes, disponíveis na data e local indicados, custam 8€ e dão direito a uma cópia do “Estou Danado” entregue no local.

XIII FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA TRADICIONAL | Macedo de Cavaleiros

25/08/2013

ISABEL VENTURA QUARTETO | Festival Douro Jazz


Isabel Ventura, apresent no dia 28 de Setembro, no Festival Douro Jazz, em Vila Real o seu primeiro disco, "Encontro em Dois Momentos".

«"Encontro em dois momentos" assenta na escolha emocional de alguns dos temas que mais significado tiveram para mim ao longo do meu percurso. Não poderia deixar de incluir “Round Midnight” ou até mesmo “Summertime”.

Por outro lado, decidi incluir composições de autores portugueses [Sérgio Godinho, Fausto…] que também me conquistam diariamente», explicou a cantora.

Isabel Ventura – voz

Marco Figueiredo – piano

Zé Carlos Barbosa – contrabaixo

Michel Marques – bateria

JP SIMÕES | Lisboa


No próximo dia 30 de Agosto, JP Simões anima mais uma noite dos concertos de Verão no Jardim das Esculturas do MNAC - Museu do Chiado, em Lisboa.

Este concerto está inserido no Programa "Lisboa na Rua Com Out Lisbon 2013" da Câmara Municipal de Lisboa.

www.facebook.com/JPSimoesOficial

MONTEMOR-O-VELHO EM FESTA

FESTIVAL CAIXA ALFAMA | Aqui Mora o Fado

23/08/2013

FILIPE RAPOSO | "A Hundred Silent Ways"


O último registo a solo de Filipe Raposo, "A Hundred Silent Ways" já está disponível online. "A Hundred Silent Ways" são quadros sonoros que o compositor vai pintando na estrutura formal das composições e improvisações...

Agora as músicas já podem ser adquiridas no iTunes!

VÁRIOS | "Voz e Guitarra - Vol. II"


Dezasseis Anos depois do primeiro lançamento de "Voz e Guitarra", prepara-se a edição do Volume 2.

Está confirmado o lançamento editorial do projecto "Voz e Guitarra Vol II" para o último trimestre do ano, com Direcção Artística de Manuel Paulo e António Miguel Guimarães, editado e distribuído pela Sony Music.

Em fase final de estúdio, este projecto reúne em torno de um repertório super seleccionado para estes instrumentos, Artistas que não estiveram presentes na primeira edição - com a única excepção para Tim - e a nova geração de cantores e guitarristas.

Como em 1997: o mesmo cuidado, o mesmo objectivo: expor de uma forma clara e definida os poemas, a beleza da voz humana e o som da guitarra.

Instrumentos primordiais que enriquecem algumas das melhores canções portuguesas feitas nas últimas décadas e alguns originais que alguns Artistas compuseram e aqui registaram com grande generosidade.

São mais de 30 Artistas que se apresentam num duplo CD - para mais de 30 canções à Voz e à Guitarra. Dead Combo, Márcia, António Zambujo, Deolinda e Pacman, são alguns dos nomes que vamos podemos ouvir  no volume 2 de "Voz e Guitarra".

MELECH MECHAYA | Festival do Crato


Os Melech Mechaya actuam no próximo dia 29 de Agosto, pelas 23.00h, no Festival do Crato. No mesmo dia actua ainda Richie Campbell, a nova voz do reggae em Portugal.

Com uma importante internacionalização, contando já com espectáculos em Espanha, Croácia, Cabo Verde, Brasil, Suécia, Finlândia e Bélgica, os Melech Mechaya têm ainda agendado o regresso a Espanha e Brasil, e a estreia absoluta na Áustria (em Novembro) e na Alemanha (em Março do próximo ano).

www.melechmechaya.com

AUREA | "How Far Would You Go"


Na próxima semana estreia em Portugal o filme “RPG”, realizado por David Rebordão e Tino Navarro. O tema oficial está a cargo de Aurea e chama-se “How far would you go” e chega hoje às rádios nacionais.

Sobre o filme: Em 2057, um dos homens mais ricos e poderosos do mundo, Steve Battier (Rutger Hauer), fica a saber que tem uma doença mortal. Desesperado e inconformado, procura solução para a sua doença. 

Na sua busca incessante toma conhecimento que uma empresa biotecnológica – RPG - oferece a um grupo muito restrito de clientes a possibilidade de voltarem a ser jovens durante um curto período de tempo. 

Para que os seus ricos e velhos clientes possam aproveitar a sua reencontrada juventude, RPG organiza um jogo: Durante 10 horas, 10 milionários vindos de todo o mundo, homens e mulheres com riqueza, fama e poder, vão transferir-se para corpos jovens, atraentes e saudáveis, para viver um rejuvenescimento temporário num jogo muito real de emoções fortes em que a cada hora alguém terá de morrer. 

No corpo de um homem de 23 anos, voltando a viver os prazeres do sexo e experimentando a adrenalina da violência e do poder sobre a vida e a morte, Steve está disposto a tudo para continuar jovem para sempre…mas nem sempre aquilo que vivemos é o que parece ser…

www.facebook.com/aureaoficial

ALEXANDRE CTHULHU EM CONCERTO

22/08/2013

VÍDEOCLIP | "A Crise" - Time For T"


"A Crise", é esta a nova canção do projecto de Tiago Saga, Aka Time for T, a primeira que compôs em português. 

O músico sempre achou mais fácil cantar e exprimir-se em Inglês, mas finalmente conseguiu quebrar esta barreira. 

Em Portugal ouve-se a palavra "Crise" umas 7 vezes por dia e Time For T quis dar uma nova direção ao negativo, revertendo a ideia de que mesmo em crise financeira, o espirito Português ainda continua em alta. "Devemos estar mais unidos do que nunca", revelou o músico.

 

Tiago Saga é o fundador do projecto Time for T. É luso-britânico, da Califórnia Portuguesa, como o próprio apelida o Algarve

 



www.facebook.com/timefort

NOITES RITUAL | Porto


As Noites Ritual estão de volta aos jardins do Palácio de Cristal! Dias 30 a 31 de agosto, o melhor da música portuguesa no último festival de verão do país, a partir das 21.30h.

Cais Sodré Funk Connection, Batida, Os Poetas, Virgem Suta, e ainda o regresso do Palco Ritual com os valores mais emergentes da música nacional: Serushiô, Little Friend e as bandas convidadas dos Rituais Emergentes.

Dois dias cheios de música, e de animação, que prometem mais um festival inesquecível na cidade do Porto!

Bilhetes à venda nos locais habituais, em bilheteiraonline.pt e no local nos dias do festival. Uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto através da Porto Lazer.

+ Info:

www.facebook.com/festivalnoitesritual

PERNAS DE ALICATE | "Mosca"


Pernas de Alicate é o projecto mais recente do Carlos Bb (baterista e pulso de Riding Pânico e de Men Eater) e da Sara Feio (ilustradora).

Mas estas Pernas de Alicate não tremem que nem varas; são sólidas. E vão fazer as tuas tremer, com o nervoso miudinho de quem não aguenta não abanar a anca. Há moscas que dão sono, mas esta Mosca faz-te dançar.

O Bb é uma espécie de Bimby. Está dito. Atiras lá para dentro o Miguel Nicolau (Memória de Peixe), o Duarte Ornelas (Colectivo Duro) e o Alex Klimovitsky (Youthless) e ele trata de cozinhar tudo no ritmo certo; no tempo certo. E é esta a grande capacidade do Bb; rodear-se dos ingredientes certos e sincronizá-los no tempo dos seus beats.

A Sara Feio sabe como apresentar uma mesa e dar um toque final. E para isso convidou a bailarina Raquel Claudino para um vídeo em que as suas Pernas de Alicate nos ensinam a coreografia certa, para pormos em prática no salão.



www.facebook.com/PernasDeAlicate

FESTIVAL DO CRATO 2013

PEIXE : AVIÃO | Disco Novo em Setembro

21/08/2013

RAC | "Let Go (ft. Kele and MNDR)"


Um dos mais conhecidos produtores de música electrónica da actualidade é português e acaba de editar uma música com Kele, dos Bloc Party.

André Anjos, ou RAC, é natural do Porto, filho de pai português e mãe americana e é conhecido por ter produzido "remixes" dançáveis de artistas como Kings of Leon, Yeah Yeah Yeahs, Lana Del Rey e Ellie Goulding.

Agora aventura-se pela primeira vez numa música em nome próprio e logo com o vocalista da gigante banda inglesa Bloc Party.

A música chama-se "Let Go" e tem um registo dançável, optimista, genuíno. Trata-se do primeiro avanço do EP "Don't Talk", que tem data de lançamento marcada para dia 1 de Outubro.

YELLOW | "Wings Remixes"


Yellow acaba de lançar as duas primeiras remixes de "Wings", pela Audaz Recs. Falko Broksieper, DJ e produtor alemão, responsável por selos como Sub Static ou Karlof Recordings, com um número incontável de edições em labels mundialmente reconhecidas, como Treibstoff ou a Trapez, atravessa "Yellowland" a toda a velocidade.

Beat Laden, produtor lisboeta e sidekick de Yellow, aponta para a pista de dança com "Wind Song". Contornos ácidos intensos condensados num hit poderoso.

J. FAUSTO & ILLUSION ORCHESTRA | "At The Gloomy Club"


Já se encontra disponível o álbum de estreia da "orquestra fantasma" J.Fausto & Illusion Orchestra - "At The Gloomy Club".

O disco foi editado em Dublin pela multinacional Psychonavigation Records (http://psychonavigation.com).

DEOLINDA | Torres Novas

ARREDAS FOLK FEST | Barcelos

AGENDA "YÉYÉ"

20/08/2013

CIRCO DAS ATROCIDADES | Discurso Direto


Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Miguel Reis o "rosto" do projeto Circo das Atrocidades. "No País dos Fugitivos" é 2º capítulo da aventura iniciada em 2011. Segundo Miguel Reis, "No País dos Fugitivos" é "um disco mais arrojado, menos pop, mais experimental e crescidinho... uma colecção de canções de ausência."

Portugal Rebelde - Depois do EP “Na Terra dos Decapitados” (2011), o projecto Circo das Atrocidades lança em 2013 “No País dos Fugitivos”. O que é que une e separa estes dois trabalhos?

Miguel Reis - Bem, antes de mais nada, são os dois tocados pelo mesmo gajo! Mas além disso, três das músicas presentes no primeiro EP foram revistas e regravadas neste disco, que foi mais uma rampa de lançamento para o projecto, ou seja, um início e não um fim. O grande objectivo na altura era começar a tocar e só depois tive de pensar como haveria de tocar as músicas ao vivo. O “No País…” é um disco mais arrojado, menos pop, mais experimental e crescidinho, mas que representa muito melhor o que toco ao vivo. Não direi que é ainda o melhor que consigo fazer, penso que se achasse isso não fazia música, mas a direcção parece-me agora estar muito mais bem definida!

PR - No press release deste disco pode ler-se: ”Fez-se um disco a pensar no presente, mas constata-se que o que se diz tem dimensão que ultrapassa o sufoco que nos é trazido no dia-a-dia noticioso nacional." Que país é este que retratas neste disco?

MR - Essa pergunta tem uma resposta simples: Portugal.

PR - Das 10 canções deste disco, há alguma que te toque em particular. Porquê?

MR - A ter de escolher uma, seria a “Menina Linda”. É a carta fora do baralho do disco (a única que foge um bocado ao lado conceptual do disco), mas ficou tão boa que não podia deixar de a incluir. Foi uma música escrita para a minha mulher, numa altura em que estivemos longe um do outro por um bom bocado, estava eu em Paris. Num dos versos, que começa com “Menina linda fazes aqui tanta falta, tanta falta. E é juíz”, o que vem logo depois é “O estado de embriaguez que tu provocas, ao telefone, quando te ris”. Não me lembro exactamente do que escrevi nesse tempo, mas sei que acabava em Paris! Mas bom, é uma música que tenta descrever o que é isto do amor: um sentimento totalmente anti-macho, que faz um homem de barba rija e voz grossa falar com voz de bebé e tornar-se muito, muito foleirinho. Mas é tremendamente fantástico, é o que faz o mundo girar sem ser uma porcaria total, não é?

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias o álbum “No País dos Fugitivos”?

MR - Um disco para ouvir com atenção do princípio ao fim, pelo menos uma vez. É uma colecção de canções de ausência.

PR - Depois da edição do álbum, vamos ter oportunidade de ver e ouvir as canções deste disco no palco?

MR - Na Sexta-feira dia 24 de Agosto vou estar a tocar em Lisboa, no bar Elevador Amarelo, na Bica. Para já não tenho mais nada marcado, vivo actualmente em Londres a logística de circular pelo País tem-se tornado um bocado mais complicada. Mas mais datas surgirão em breve!

PR - Para terminar, ainda acreditas que é possível “dar a volta” a este País?

MR - Claro que sim. Portugal é um país fabuloso, tem pessoas com abertura para pensar, inteligência para fazer e, neste momento, a perceber a necessidade de mudar de modelos. Se há um país com capacidade para mudar somos nós, se corrigirmos alguns defeitos. O primeiro é achar que somos sempre piores que a estrangeirada: vivo por enquanto cá fora e, sinceramente, tendo a achar que a única grande vantagem destes gajos é ter mais dinheiro. Ora fazer (ou comprar) coisas boas com muito dinheiro é muito, muito fácil. Fazê-las com pouco é que é difícil. E há bons indicadores que o nosso espírito desenrascado pode ser uma enorme vantagem competitiva, repara: na música, existem obviamente boas novidades estrangeiras (os Django Django e as Savages saltam-me rápido à memória). Mas pessoas como o B Fachada ou os Paus, entre uma série de outros, mostram que nós conseguimos fazer coisas mais interessantes, mais “fora da box” do que estes gajos – afinal, que grande mudança está a acontecer na música dita “internacional”? Nada de especial, comparado com a música em Portugal, que está a saltar para um modelo “Tuga-modernaço”. E com muito menos papel envolvido. O segundo defeito, e esse é mais sistémico, tem a ver com a falta de Educação em Portugal. Isto limita imenso o pensamento crítico, mas parece-me que as ditas gerações Rasca, X, e mais recentemente Á Rasca, resolveram um bocado esse conceito, mas a mudança de gerações ainda não aconteceu e os mais velhos não têm meios de competir, o que cria instabilidade social. Falta que os mais novos percebam que Portugal tem de deixar de ser um país de empregados para ser um País de empregadores. Nisto é que os gajos que estão cá fora são melhores, mas isso está a mudar também. Finalmente, também temos de ultrapassar o medo de pensar de deixar que nos critiquem. Começar a pensar competitivamente e que um gajo bom, que tem de ser motivado financeiramente mas não só, cultiva gajos bons e que isso é uma gigantesca vantagem competitiva e não um custo. Infelizmente, penso que para isso é preciso reformar o país de uma forma um bocado bruta: houve de facto muita gente que andou a dormir muito tempo à sombra de empregos eternos, de amizades duvidosas e de corrupção muito óbvia. A maior parte dos mais novos sentem isto no pêlo. Toda a gente tem de mudar e ceder para todos ficarem a ganhar. Falta encontrar é algum exemplo em quem manda em nós, mas não podemos ficar à espera deles – o caminho é nosso e nós é que temos de o trilhar. Um obrigado ao Portugal Rebelde (e a ti António)! Até já!


/>