23/04/2014

THE RAW SAMPLE PROJECT | Discurso Direto


Paulo Jorge Morais, aka “Makkas” aka “LaCrau”, ex-membro de um dos maiores projectos de Hip-Hop Português da década de 90, os Black Company, grupo de margem sul, mais precisamente do Miratejo e com o qual gravou o primeira compilação de Hip Hop Português “Rapublica” (1994) e 3 álbuns de originais (“Geração Rasca” (1995), “Filhos da Rua” (1998) e “Fora de Série” em 2008), está de regresso à música com a sua mais recente "aventura" - The Raw Sample Project,-com uma base muito Jazz, Soul e Rhythm & Blues. "Rotina", é o álbum que está disponível nas plataformas digitais, e reflecte o espírito das pessoas comuns.

Portugal Rebelde - Antes de mais, como é que o The Raw Sample Project, começa a ganhar forma na tua cabeça?

Makkas - Sempre foi meu desejo ter um projecto como o T.R.S.P, algo com que realmente me identificasse a 100% e não somente fazer parte de projectos em que tivesse que conciliar as minhas ideias, em termos de poesia e concepção do todo com outros rappers que olhavam para a música de outra maneira.Com isto não quero nem estou a dizer que a maneira deles seria melhor ou pior, só digo que era diferente.

PR - The Raw Sample Project, vive muito à base de muito Jazz, Soul e Rhythm & Blues. Este é definitivamente o som que procuravas?

Makkas - Sim, esta é a fusão sonora que eu gosto mais, o que não significa que eu não goste de outras fusões mas é esta com a qual me identifico mais,estes três estilos musicais trazem com eles quase todos os outros estilos.

PR - Joana “LBird” Gonçalves, é o outro “rosto” de “The Raw Sample Project”. O que é o projecto ganhou com a sua entrada?

Makkas - A Joana “LBird” Gonçalves, cresceu com a Musica dentro de casa, filha de um músico de Jazz e grande conhecedor de tudo em redor da Musica, acabou por lhe dar uma perspectiva musical muito completa e natural, para alem de que esteve presente em muita coisa do mundo Hip Hop Português na Década de 90… É um espírito lutador e tão ou mais determinado que eu por isso, assim que ela entrou para o T.R.S.P. as coisas começaram outra vez a andar como deviam ter andado no princípio, ela trouxe energia e ar fresco, olha para a música como eu digamos assim.

PR - O álbum “Rotina”, já se encontra disponível nas plataformas digitais. De que é que nos falam as canções deste disco?

Makkas - Este álbum fala-nos da vida e de experiências pessoais, tem um sentimento próprio que não é nada superficial, traz à tona problemas sociais e politico – económicos que condicionam o “bem - estar” das pessoas. Este é o ponto de vista de qualquer ser humano maduro.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias este “Rotina”?

Makkas - “Rotina” reflecte o espírito das pessoas comuns...

PR - Para terminar, como é que vês o atual momento do Hip Hop em Portugal?

Makkas - Existe música boa, ou existe Hip Hop bom, mas é mais a quantidade do que a qualidade…

Sem comentários:

/>