28/02/2014

JOÃO AFONSO | Discurso Direto


Em "Sangue Bom" (Universal, 2014), o novo álbum de João Afonso, é possível encontrar o inesperado diálogo entre a musicalidade de João Afonso e as narrativas, as histórias e os mistérios de Mia Couto e de José Eduardo Agualusa. Três autores, dois escritores e um músico/cantor, sem pátria definida. Em "Discurso Direto" João Afonso, comenta faixa a faixa as 14 canções do álbum "Sangue Bom".

01. Estrada de Sumbe

É um tema de Terra quente de Porto Amboím. Uma das minhas canções preferidas do CD. Agualusa transporta-me para um ambiente Soromenho dos dias de hoje.

02. Na grande casa branca

Identifico-mto com esta canção . Eu , como o Agualusa podemo-nos identificar com esse eterno momento que ele fala. Onde fomos felizes para sempre. Com largas varandas para o mar . "tudo pesiste idêntico e perpétuo dentro de nós. É o paradigama da infância feliz perdida mas fotografada pela nossa memória. Eu noutro dia li um livro do Fernabdo Dacosta sobre os retornados, eu apesar de miúdo, fui um retornado e acho que é uma fase da nossa história recente importante , u grande drama e de facto como diz o Fernando Dacosta nesse grande livro os retornados mudaram a face de Portugal. Com a parceria do meu amigo Fred Martins e sonoridades que vão do Kissanji do Mário Rui aos teclados do Fausto Ferreira.

03. Astros 

Um poema de um surrealismo que só o Mia consegue . Eu também sou um aprendiz de avessos tentando cclher a lição. Uma canção com um som multiplo que o produtor Vitor Milhanas conseguiu mais o berimbau do Quiné...

04. Sangue bom

Como diz o Mia Couto "cada homem é uma raça" e o Agualusa diz "nunca sofri de raça minha pele é muito boa ...saiba o senhor...é. Contra o preconceito,contra qualquer descriminação rácica, religiosa ,homofobia, (isto vem a propósito por causa do recente recuo dos nossos representantes etc. Como diz o Agualusa "eu não creio em raça, não."

05. Lagarto

Escrito por Agualusa onde "já fui lagarto" na pedra ardendo sob um sol tropical e um deserto quente desalinhando palavras num som que considero o mais "ousado" do "sangue bom".

06. Sem Volta

"na minha terra há uma estrada tão larga..." é um belo poema do Mia Couto. Leva-nos a Moçambique mas poderia ser no Alentejo ou na Estrada do Keroac. è um dos meus temas com que mais me identifico.

07. Verde para crer

Verde para crer, a vida salta da chuva , coração de São Tomé. Fizemos os dois, eu e o Zé Eduardo Agualusa, o tema à beira daquele mar imenso, no leve leve do povo de São Tomé. Nesse imenso véu de incenso ao amanhecer é ver para crer , é verde para crer . toco guitarra com o meu amigo Rogério.

08. A paixão só atrapalha

Stewart Sukuma e Costa Neto , tinham que estar . sou luso- Moçambicano e este tema escrito pelo Mia Couto desalinhando o destino na palma mão é especial também. Há uma frase com a qual me identifico: " a paixão só me atrapalha", de tal forma que pedi ao Mia que o tema se chamasse assim. A paixão só atrapalha.

09. Canção Pitanga

Pitanga é um cato que vive com pouca humidade mas aqui vive com a imaginação do Agualusa. Deambulando nos caracóis do cabelo da filha do autor da letra e também da música.

10. Onde o amor termina 

É um tema sobre o encontro e o desencontro, sobre o amor e desamor e sobre a morte. Intenso e forte e acho que conseguimos ir de encontro com o ambiente do texto.

11. Sementes

Acho que este texto como outros fazem pensar, quase filosófico e introspectivo ganhou um universo especial com a sanfona do meu amigo galego Anxo Pintos.

12. Canção da despedida

Aline Frazão na voz . sinto-me honrado ter uma intérprete e compositora tão maravilhosa a cantar este poema do meu amigo Agualusa, aliás foi ele que me falou dela primeira vez e mais tarde a Úxia apresentou-me. É um poema que foi tirado de um caderno de poemas que o Zé Eduardo me emprestou. É um poema de amor de despedida de separação paixão e algum erotismo.

13. A dor e o tempo

É outro poema do Mia introspectivo sobre a morte e como encaramos o desaparecimento de alguém próximo. Isso é naturalmente a minha leitura . Magistralmente tocado pelo meu amigo João Lucas.

14. Canção de Goa

Esta multiplicidade de sonoridades e universos que o produtor e arranjador, o meu amigo Vitor Milhanas conseguiu culmina neste poema sedutor de Agualusa escrito por ele quando escreveu o livro "um estanho em Goa". Destaco por fim o Mia e Agualusa a grande qualidade e coragem da palavra. A dedicação e capacidade artística do Vitor Milhanas. A generosidade da colaboração de imensos músicos e todos que colaboraram.

CLÃ | "A Paz Não Te Cai Bem"


A 24 de março, os Clã lançam o sétimo álbum de estúdio, "Corrente" , do qual já se conhecia "Rompe o Cerco", single estreado no ano passado. Agora, a banda de Manuela Azevedo apresenta "A Paz Não Te Cai Bem", que pode ouvir aqui.

CRISTINA NÓBREGA | "Um Fado para Fred Astaire"


Natural de Lisboa, Cristina Nóbrega canta desde sempre, num percurso solitário que passa por vários géneros musicais. Mas só no início de 2008 o Fado, descoberta e paixão da juventude, ressurge, por ser neste género musical que encontra a forma mais profunda de expressão e a magia de cantar em português.

Com dois álbuns editados e galardoada pela Fundação Amália Rodrigues com o “Prémio Artista Revelação 2009”, a fadista prepara-se para lançar a 31 de Março o seu terceiro disco, “Um Fado para Fred Astaire”. Com poemas de Tiago Torres da Silva e produção e direcção artística de Pedro Jóia, este álbum inclui, entre outras surpresas, um dueto inédito com a cantora cubana Omara Portuondo.

Quando o projecto musical Buena Vista Social Club surgiu em 1996 com um enorme sucesso mundial, uma voz sobressaía entre todas, a de Omara Portuondo, a voz feminina do projecto. De imediato, Cristina Nóbrega, longe de imaginar que um dia cantar também seria o seu destino, se encantou com essa voz imensa e expressiva. Ouvi-la era uma emoção e uma alegria.

Quando há 5 anos se conheceram, Omara confidenciou que ”já tinha cantado vários géneros musicais mas não tinha ainda cantado um Fado, e que adorava Amália Rodrigues”. A fadista pensou que, com a admiração que tinha por esta excepcional cantora, talvez a vida um dia lhe proporcionasse realizar esse sonho. 

Quando de novo se encontraram num festival de Jazz em Oeiras em 2012, combinaram gravar um dueto. Surge assim o tema “Las cenizas de mis canciones”, com letra de Tiago Torres da Silva e música de Pedro Jóia, um Tributo a esta grande cantora cubana, tocado com a formação clássica do fado, guitarra portuguesa, guitarra clássica e contrabaixo.

“Há vários anos em concertos pelo mundo, quer em nome próprio, quer com os Buena Vista Social Club, Omara Portuondo anunciou, no início de 2014, que iria realizar a sua última tournée mundial. 

Com uma enorme devoção pelas grandes cantoras como Amália, Ella Fitzgerald, Sarah Vaugham, Edith Piaf, entre outras, Omara Portuondo, a cantora cubana de turbante, ficará seguramente na história da música contemporânea e é por isso um privilégio extraordinário a gravação deste dueto”, afirma a cantora.

www.cristinanobrega.pt

CANTO&AUTORES NO "PÚBLICO"


Numa edição do Jornal "Público", chega amanhã às bancas a colecção "Canto&Autores", uma homenagem a 13 cantores que criaram algumas das mais ricas obras musicais portuguesas. 

São nomes como Adriano Correia de Oliveira, Manuel freire, Jorge Palma, Né Ladeiras, José Jorge Letria ou Amélia Muge que fazem a diversidade do nosso cancioneiro. Todos os volumes da colecção são ilustrados pelo designer/ilustrador André Carrilho.

Volume 1 - Adriano Correia de Oliveira (Por + 6,95€)

GISELA JOÃO "SEM FILTRO" NA BLITZ


A edição de Março da Blitz, já nas bancas, faz-se acompanhar de um CD grátis de Gisela João. "Sem Filtro" é o título do álbum, exclusivo com a Blittz, que reúne cinco temas ao vivo e dois inéditos gravados em estúdio pela fadista de Barcelos.

REPORTÓRIO OSÓRIO | "Canções de Umor"


Agenda:

14 de Março - Teatro Dom Luiz Filipe, Lisboa 

15 de Março - Galeria do Desassossego, Beja 

29 de Março - Atrás de Serra, Guarda 

02 de Abril - Centro de Animação Cultural de Mortágua 

05 de Abril - Sociedade Harmonia Eborense, Évora 

11 de Abril Cine-Teatro de Estarreja

12 de Abril - Cine-Teatro João Ribeiro, Vouzela

25 de Abril - Sétima Arte, Castro Verde 

26 de Abril - Taifa, Setúbal 

30 de Abril - Quartel das Artes, Oliveira do Bairro 

02 de Maio - Festival "Palco para Dois ou Menos", Carregal do Sal 

03 de Maio - Club de Vila Real 

09 de Maio - Cine-Teatro São Pedro, Águeda 

http://facebook.com/reportorioosorio

A LONTRA FESTA | Santiago Alquimista

27/02/2014

VÍDEOCLIP | "Vida de Estrada" - Diabo na Cruz


"Vida de Estrada", é esta a novíssima a canção dos Diabo na Cruz!



www.facebook.com/pages/diabo-na-Cruz/309932335470

COCLEA | Campanha de Crowdfunding


Guilherme Gonçalves é músico (guitarrista de Gala Drop), sound designer e técnico de som de bandas como B.Fachada, Paus, Macacos do Chinês, Linda Martini, Loosers, Filho da Mãe, Riding Pânico, Youthless, Bridge Under Water, etc.

A solo, toca sob o nome de Coclea, projecto que nasceu em 2007. Desde então, foram lançados 3 cd-r: o primeiro, G, é uma edição de autor, o segundo, For those who made it here, we bid thee welcome, foi editado pela Searching Records e o terceiro, Beams, foi editado pela Rafflesia Records.

Para além de Portugal, onde Coclea já tocou ao lado de nomes como US Girls ou Silver Apples, Itália e Holanda foram alguns dos países por onde viajou entregando a sua música ao vivo.

Um dos novos passos a dar será o lançamento de um registo físico em vinil, já composto e gravado. Trata-se de um disco ambiental que tem a pretensão de estimular o ouvinte a interpretar a música recorrendo ao seu próprio imaginário. 

As composições têm como principal instrumento a guitarra eléctrica que, por vezes, é seriamente processada através de efeitos e sintetizadores o que faz com que a música remeta para sítios abstractos e étereos.

O novo disco, Coclea, foi gravado ao longo de 4 meses em 2013 e algumas das suas inspirações e influências musicais foram: Windy and Carl, Manel Gottshing, Laaraji, Peter Green, My Bloody Valentine, etc.

Para a edição deste disco homónimo, Coclea irá criar uma editora, a Piece, que tem como principal objectivo lançar a sua própria música mas que, futuramente, também poderá vir a lançar projectos de outras pessoas.

Um dos pilares desta editora será conseguir que as capas dos discos sejam, sempre que possível, feitas à mão por artistas ou artesãos e que seja dada primazia a materiais ecológicos, reciclados, recicláveis e usados. Esta abordagem permite que todas as capas seja diferentes, tornando cada disco numa peça única.

Coclea será uma edição de 300 cópias em vinil, com o artwork feito em serigrafia e uma pequena tiragem de 80 cópias em CD-R com uma capa feita de papel obtido a partir de desperdícios de algodão também com artwork feito em serigrafia.

Todo o universo gráfico para a capa do disco foi concebido em colaboração com o artista plástico Tiago Borges. A imagem da editora foi feita pela artista plástica Mariana DC.

Para suportar financeiramente a edição do novo Coclea de forma a cumprir todos estes objectivos, teve início no passado dia 24 de Fevereiro uma campanha de crowdfunding, que está disponível no seguinte site: http://ppl.com.pt/pt/prj/82486.



http://cocleapeace.bandcamp.com

ELEKTRA ZAGREB | "Born-Folk"


"Born-Folk", é este o novo disco (EP) de quatro músicas que a banda lisboeta Eektra Zagreb gravou, recentemente, no período Outono/Inverno.

Considerado pela banda como o mais intimista de todos os lançamentos, "Born-Folk" representa o poder de autorregeneração que a Mãe Natureza apresenta ao renascer, sempre, da forma mais simples e humilde (folk: gente simples). 

Personificado através de quatro músicas que falam sobre o carácter fantasmagórico e inesperado do amor (Love is a Ghst) / a triunfante catarse que glorifica a bonança depois da tempestade (Born-Folk) / o universo revisitado por uma espécie de mantra planetário captado por uma ave imaginária (Violet Dodo, a planet with no star) / o iminente desejo de Luke Shapiro por Stephanie Squires (Luke ‘n’ Stephanie).

www.facebook.com/elektrazagreb

SANDRO NORTON | "Flying High… At The Heart Of It"


Sandro Norton apresenta o álbum de estreia, "Flying high... at the heart of it", na Casa da Música  (Porto) no dia 8 de Março.

Um espetáculo eclético, com uma sofisticada componente cénica, onde a dança, as sombras e a luz acompanham uma experiência musical única. O virtuosismo de oito músicos funde-se numa só linguagem, numa química única que flui do palco e contagia a audiência.

Este novo trabalho representa uma viagem, entre vários lugares, culturas e diversas influências musicais. Temas como "At the heart of it", "Afrikando", "Andaluziana Song" e "The Storm", são plenos de musicalidade e convites à viagem e mereceram críticas de nomes de referência do panorama musical internacional, como Ian Anderson (Jethro Tull), Gary Burton, Vicky Genfan, Sid Jacobs ou Pip Williams.

Sandro Norton será acompanhado por João Salcedo (Piano, Fender Rhodes), Luís Trigo (Harmónica, Violino), João Cunha (Bateria), Marcos Buzana (Percussão, Vozes, Guitarra), Bruno Cardoso (Violoncelo) e Filipe Teixeira (Contrabaixo). O espetáculo na Casa da Música contará ainda com a participação de convidados especiais, como Fernando Girão, Horácio Tomé e Jorge Fernando.

Ao vivo, os temas do disco ganham uma dimensão transcendente. O octeto e a sua vasta gama de 15 instrumentos, reproduz o som do vento, do mar tempestuoso, da quente aragem africana e do fumo que emerge dos passeios de Nova Iorque. 

É árduo verbalizar o que significa assistir a este palpitar do "Flying High… At The Heart Of It". É uma experiência sensorial. Os sentidos pulsam de forma uníssona. Entregam-se de forma uníssona. Deleitam-se de forma uníssona. E isso, mais uma vez, é química. Perfeita.

www.sandronorton.com

TRÊSPORCENTO A CAMINHO DA AUSTRÁLIA


A banda lisboeta Trêsporcento apresentar-se-á pela primeira vez ao público australiano, com dois concertos a realizar nos dias 15 e 16 de Março.

O primeiro concerto na Austrália acontece a 15 de Março, no The Lansdowne Hotel, no coração da noite universitária de Sidney.

No dia seguinte, a banda actuará na 13ª edição do Petersham Food & Wine Fair, no Bairro Português em Marrickville, sucedendo à actuação dos The Gift na edição do ano passado, numa iniciativa do Consulado-Geral de Portugal em Sidney

A banda levará na bagagem "Lotação 136", disco ao vivo lançado em Janeiro, do qual faz parte o tema "Espero", e cuja digressão de apresentação no início do ano culminou num concerto esgotado no Musicbox, em Lisboa.

QUARTETO DE BOLSO | Agenda


Agenda:

01 de Março - Bacalhoeiro, Lisboa

07 de Março - Tertúlia Castelense, Maia

21 de Março - Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Lisboa

23 de Março - Hard Rock, Lisboa

12 de Abril - Estaleiro Teatral Aveirense

www.facebook.com/qu4rtetodebolso

XERIFES&CABÓYS APRESENTA

26/02/2014

VÍDEOCLIP | "Destruction" - Yesterday


Yesterday é o projecto de música a solo de Pedro Augusto! Em 2006, foi vencedor do Festival Termómetro Unplugged, participou na compilação Novos Talentos FNAC 2012 e, nesse mesmo ano, venceu também o prémio Jovens Criadores.

7 de Abril de 2014 é a data de lançamento online do seu sexto álbum, "The Waiting". Este disco será editado digitalmente e disponibilizado gratuitamente a partir dessa data em http://project-yesterday.bandcamp.com

A partir de hoje, está já disponível para pré-compra (é gratuito mas também tem a modalidade de se pagar o valor que se quer pelo disco) e encontra-se, desde já, disponível o primeiro single do disco, Destruction.

"The Wating" marca um período entre o Verão de 2012 e o início de 2014. Fala da esperança, constantemente renovada, da espera e, às vezes, da sua negação. 

Está de tal forma intricado na própria vida que se torna numa espécie de feitiço: como se, ao dizer uma palavra, o anseio por algo que nunca virá, pudesse, de alguma maneira, ser quebrado. De alguma forma, com o álbum terminado, chega também a esperança de que a espera também termine.

PEDRO ABRUNHOSA | Prémio Pedro Osório


Pedro Abrunhosa é o vencedor do Prémio Pedro Osório deste ano, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. O prémio da SPA ser-lhe-á hoje entregue pelo disco "Contramão", editado em Dezembro de 2013.

O prémio foi atribuído por unanimidade por um júri constituído pelos membros dos corpos sociais da SPA, tendo em conta a qualidade da obra editada em finais de 2013 e também o percurso de Pedro Abrunhosa, como criador e intérprete’, diz a SPA em comunicado.

"Contramão", o 7.º disco de estúdio de Pedro Abrunhosa, atingiu recentemente o galardão de Platina. Inclui os singles "Toma Conta de Mim", "Voámos em Contramão" e "Para os Braços da Minha Mãe". 

Este é o disco que tem servido de base à digressão que Abrunhosa tem estado a fazer por todo o País com os Comité Caviar, esgotando salas consecutivamente.

Dia 28 deste mês tocará em Abrantes e dias 1 e 2 de Março em Sintra. Todas as datas aqui.

THE LEGENDARY TIGERMAN | "True"

DEAD COMBO EM CONCERTO

CARTAZ | Concerto

25/02/2014

HARD ROCK RISING | Lisboa


É já a partir de 20 de março, pelas 22.30h, que a primeira “Batalha de Bandas” nacional toma lugar no palco do Hard Rock Cafe (Lisboa) a propósito do concurso internacional Hard Rock Rising. 

A intensa votação no Facebook oficial do Hard Rock Cafe Lisboa resultou na nomeação das nove bandas portuguesas semi-finalistas da iniciativa (Kilindu; Caelum's Edge; Trash Candies; Rock Enlatado; Gente Estranha; Reckless Society; Modern Lights; The Bourbons e Tom Mash), que vão agora disputar entre si a oportunidade de uma vida: atuar no festival Optimus Alive 2014 e concorrer a uma viagem para Roma, com todas as despesas pagas, para atuar no festival de música “Hard Rock Live Rome”.

A competição nacional está, assim, na fase mais renhida e concretiza-se em quatro concertos, divididos em três semi-finais e uma final. Em cada semi-final três bandas vão ter o privilégio de subir ao palco do Hard Rock Cafe Lisboa nos dias 20, 27 de Março e 3 de Abril. 

O júri profissional, composto pelo cantor João Pedro Pais e por membros representantes da Rádio Comercial, da revista de música “Arte Sonora” e da produtora de eventos musicais “Everything is New”, vai declarar o grande vencedor no dia 10 do mesmo mês.

Eleita a banda portuguesa vencedora inicia-se a procura da banda talento à escala global, desafiando todos os vencedores dos Hard Rock Cafe participantes espalhados pelo mundo. 

Após a descoberta das 25 bandas mais votadas online pelos fãs, um painel jurados constituído por profissionais da industria reconhecidos internacionalmente (tais como Steven Van Zandt, Bonnie McKee e outros) vão ajudar a selecionar o grande vencedor e as bandas classificadas em segundo e terceiro lugar.

O prémio não podia ser mais aliciante: atuar no coração do Império Romano, no “Hard Rock Live Rome”, um festival de música ao ar livre que acolherá mais de 40.000 fãs. 

Os vencedores do Hard Rock Rising serão levados de avião para Itália para terem uma verdadeira experiência de estrela de rock – a oportunidade de visitar a cidade histórica de Roma e de abrir as festividades no palco principal. 

As bandas classificadas em segundo e terceiro lugar receberão novas aparelhagens de som e outros equipamentos de música no valor de $10.000. A nível nacional, os vencedores da batalha local de Lisboa vão ainda ter a oportunidade de atuar no festival Optimus Alive 2014.

NORTON | "Norton"


O novo disco dos Norton chega às lojas já no próximo dia 10 de Março. E, tal como os dois álbuns anteriores, também será editado no Japão onde o lançamento está marcado para o dia 15 de Março.

O sucessor de “Layers of Love United” (2011) chama-se “Norton” e marca o regresso da banda de Castelo Branco às canções, exactamente 10 anos depois do álbum de estreia - “Pictures From Our Thoughts”.

Uma década assinalada com um disco quente, coeso e potencialmente clássico, mais uma vez gravado, produzido e misturado por Eduardo Vinhas nos Estúdios Golden Pony, entre Setembro de 2013 e Janeiro de 2014. Um álbum de Verão antecipado, de dias que correm ao ritmo do sol, de pequenos mundos inteiros feitos de sintetizadores planantes, guitarras pulsantes, de rock e de pop.

Pedro Afonso, Rodolfo Matos, Leonel Soares e Manuel Simões apresentam oito temas que são um autêntico espelho de uma vida inteira de canções. Há muito amor dentro do quarto disco dos Norton. 

Há também uma procura incessante de perfeição. De coisas bonitas. De melodias e de momentos que fiquem connosco. “Norton” abre-nos a porta ao mundo deles e eles querem que nós entremos. É só saltar. Sem medo!

O disco estará disponível para pré-escuta, exclusiva, de 3 a 9 de Março, em www.meomusic.pt.

Os Norton são: Pedro Afonso (voz e guitarras), Rodolfo Matos (bateria), Leonel Soares (baixo) e Manuel Simões (guitarra e voz).

Alinhamento:

01. Magnets

02. Premiere

03. Drifting Ballet

04. Hours & Days

05. Directions

06. Brava

07. European

08. Düe

www.facebook.com/wearenorton

SILENCE 4 | SongBook 2014


Antes ainda das apresentações anunciadas para os próximos meses de Março e Abril, os Silence 4 irão realizar, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Instituto Português de Oncologia, uma apresentação exclusiva para a comunidade hospitalar – dos profissionais de saúde aos voluntários – que todos os dias dedica a sua atenção ao acompanhamento dos doentes e familiares.

Esta apresentação especial, decorrerá na próxima 5ª feira, dia 27 de Fevereiro, no auditório do IPO de Lisboa, a partir das 15.00h, num gesto de agradecimento a todos os profissionais e voluntários que diariamente apoiam o doente oncológico.

E ainda que o acesso a este showcase seja exclusivo, o grupo em colaboração com os seus media partners, Rádio Comercial e RTP, irá possibilitar ao público em geral de assistir em directo e na íntegra daquele que será o seu primeiro concerto deste seu regresso aos palcos. 

A transmissão decorrerá no facebook oficial do grupo – www.facebook.com/silence4 - e nas plataformas digitais da Rádio Comercial e RTP.

ANA MOURA & ANTÓNIO ZAMBUJO NOS COLISEUS DE LISBOA E PORTO


A história de amor entre o público português e o espectáculo que a Ana Moura e António Zambujo apresentam continua.

Depois do avassalador sucesso da apresentação em Outubro no CCB, Ana Moura e António Zambujo vêem-se agradavelmente forçados a fazer novamente espectáculos em conjunto.

Para além das datas de 19 de Março no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e dia 21 no Coliseu do Porto, a dupla anuncia agora novo concerto dia 18 em Lisboa, dado o espectáculo do dia seguinte estar já praticamente esgotado.

Este espectáculo nasceu de um convite do Museu do Fado no início de 2013, no âmbito das comemorações da elevação do Fado a Património Imaterial da Humanidade. A reacção do público foi de tal forma estrondosa, que o CCB ficou esgotado com muitos meses de antecedência.

Os apelos insistentes dos fãs de ambos para que o concerto fosse reposto surtiram efeito, sendo esta a oportunidade única para ver juntos e ao vivo os dois artistas nacionais de maior sucesso do último ano.


SENSI | Porto


No dia 14 de Março, Sensi sobe ao palco do Hard Club (Porto) para apresentar o novo trabalho “Pequenos crimes entre amigos”.

O músico e produtor revelou recentemente o novo single e vídeo do tema “Introspecção”, que conta com a participação de Manuela Azevedo, dos Clã. A ideia deste tema partiu de um instrumental de DJ Amp que foi posteriormente produzido por Sensi em estúdio.

O sampler original fala de como hoje em dia é difícil ou mesmo impossível encontrarmos rostos felizes, e inspirou o produtor português a escrever uma letra que abordasse a temática da influência da crise no comportamento das pessoas e na sociedade em geral.

A letra interpretada por Manuela Azevedo e escrita por Sensi, baseia-se na personalidade contagiante e emotiva da cantora em palco. A tonalidade mais melancólica e espiritual desta canção levou Sensi a convidar Frankie Chavez para gravar o instrumental de guitarra deste tema.

O novo álbum de Sensi “Pequenos crimes entre amigos”, editado a 30 de Outubro de 2013, inclui músicos de Orelha Negra, Xutos & Pontapés, Dead Combo, Clã, Expensive Soul, entre muitos outros. Entre cantores e instrumentistas, o disco soma mais de 40 participações de luxo e conta com 14 temas originais no alinhamento.

www.facebook.com/sensimusica

OLAVO BILAC | "Músicas do Meu Mundo"


Olavo Bilac prepara um novo capítulo na sua aplaudida carreira. Dono de uma das vozes mais queridas pelo grande público em Portugal, possui um currículo rico que além dos Santos & Pecadores se encontra ainda ligado a projectos como Resistência.

Com 2014 à porta, o cantor sente ser tempo de partir para outras paragens. "Músicas do meu mundo" será apresentado, em estreia absoluta, a 27 de Fevereiro no B.Leza, em Lisboa. 

Para esse caminho já há ideias precisas e preciosas: um standard como "Trem das Onze", que toda a gente cantou, de Gal Costa aos Duo Ouro Negro, e que Olavo agora quere reclamar, bem como criações de gente tão estimadas quanto Paulo Flores, Waldemar Bastos, Zeca Afonso, Rui Veloso ou os Heróis do Mar, além de uma ou outra incursão pelo património tradicional de alguns cancioneiros, como o de Cabo Verde.

O álbum vai ter alguns desses clássicos lusófonos, mas também criações originais que são ser assinadas por ilustres compositores e letristas como Amélia Muge, Márcia, Valter Lobo ou Paulo Flores. O plano é poder misturar tudo, trazer alguma mestiçagem para a música, pegar num tema como "O meu primeiro beijo" de Rui Veloso e dar-lhe um tom de morna. 

Em palco, o samba e a bossa, a morna e o semba, o fado e a balada serão cruzados e reinventados por músicos experientes, com balanço e rigor. E por cima, uma voz rouca e singular, que o público aprendeu a aplaudir há muito, reconhecendo-lhe uma alma única e plena de força.

Este também é o mundo de Olavo Bilac: é por aí que ele nos guia, com canções, cores, aromas, muito Atlântico e paixão. Fica o encontro marcado.

www.facebook.com/Olavo.Bilac.Oficial

NOISERV | Agenda


Agenda:

28 de Fevereiro - Centro Cultural de Ílhavo, Ílhavo (22.00h)

01 de Março - Cine-Teatro Avenida - Castelo Branco (21.30h)

www.noiserv.net

24/02/2014

VÍDEOCLIP | "Do Come Home" - The Legendary Tigerman


"Do Come Home" é este o primeiro vídeoclip/single do novo álbum de The Legendary Tigerman, "True". O disco com 13 canções tem lançamento agendado para o próximo dia 17 de Março.

"True" tem rock’n’roll, blues e canções. The Legendary Tigerman continua igual a si mesmo, fiel ao que sempre foi, sem concessões.



www.facebook.com/thelegendarytigerman

MARIA DE MEDEIROS | "Pássaros Eternos"


O novo álbum de Maria de Medeiros, intitulado "Pássaros Eternos", é editado hoje. No seu terceiro disco, a actriz, cineasta, cantora e um dos mais importantes nomes da cultura portuguesa, reconhecida em todo o mundo, revela uma nova paixão – a maioria de "Pássaros Eternos" foi composta por Maria de Medeiros.

Ao longo de 10 canções, "Pássaros Eternos" desenha um retrato apaixonante da realidade contemporânea, espraiando-se por canções de amor e olhares femininos mas também por reflexões sociais e homenagens a obras alheias. 

Mas não é uma viagem feita a só: em "Aos Nossos Filhos", honram-se os lutadores pela liberdade, nas palavras de Vítor Martins e música de Ivan Lins; o italiano "Mila Bacci" marca o reencontro de Maria com The Legendary Tigerman, abraço repetido em "Shadow Girl", que conta com a assinatura dos dois portugueses; já "Por Delicadeza" revela Maria de Medeiros a musicar as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen que, por sua vez, homenageiam Rimbaud.

www.facebook.com/pages/Maria-de-Medeiros-Oficial/125894160793265

DEAD COMBO | "A Bunch of Meninos"


Dia 21 de Março, a dupla Tó Trips e Pedro Gonçalves convida o público para um concerto inesquecível no palco do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Foi a primeira vez que uma banda nacional decidiu apresentar um álbum desta forma mas a visão dos Dead Combo já se revelou um sucesso: o novo registo da dupla composta por Tó Trips e Pedro Gonçalves está disponível, em pré-venda, no iTunes, a um preço especial, e inclui quatro canções em forma de «instant grat», à cadência de uma por semana.

"A Bunch of Meninos" só chega às lojas no dia 10 de Março mas o véu começou, assim, a ser desvendado. Depois de "A Bunch of Meninos", a canção que dá nome ao álbum, e de "Povo Que Cais Descalço", "Miúdas e Motas" é o «instant grat» desta semana, seguindo-se "Waits", finalmente, no dia 3 de Março.

O segundo teaser para "A Bunch of Meninos" já está disponível, aqui.

www.facebook.com/deadcombo

ANTÓNIO CÔRTE-REAL NA "HIWATT ARTIST"


António Côrte-Real é oficialmente "Hiwatt Artist". Clicando no link http://www.hiwatt.co.uk/products podem ler as palavras da prestigiada marca inglesa de amplificadores de guitarra sobre o músico e a listagem internacional dos Hiwatt Artists, que conta com grandes nomes Internacionais como Arctic Monkeys, Coldplay, Kaiser Chiefs, Led Zeppelin, Oasis, The Black Keys, The Who, U2, The Rolling Stones, entre outros.

Este verão poderão ouvir o António Côrte-Real ao vivo, não só nos UHF como também no mais recente projeto União Das Tribos cujo cd estará disponível no mercado a partir de Abril. Entretanto, a vida da União das Tribos fervilha de novidades, que brevemente serão reveladas.

www.facebook.com/AntonioCorteRealRock

AZÁFAMA NO BAIRRO

23/02/2014

LUÍS REPRESAS | "Cores"


Com data de edição prevista para amanhã, "Cores" é o primeiro disco de estúdio, a solo, de Luís Represas desde "Olhos nos Olhos" (2008). 

Durante estes cinco anos, Luís Represas editou ainda um CD+DVD ao vivo e um disco de parceria com João Gil, celebração de 35 anos de carreira de ambos, desde que se estrearam juntos nos Trovante. 

"Tomara", é o vídeoclip/single de avanço para este novo trabalho.



www.facebook.com/luisrepresas

FRANKIE CHAVEZ EM CONCERTO PELA ALEMANHA E ITÁLIA


Agenda:

18 de Março - Ludwigsburg, Rockfabrik

19 de Março - Frankfurt, Nachtleben

20 de Março - Colónia, Blue Shell

21 de Março - Hannover, Blues Garage

22 de Março - Hamburg, The Rock Cafe, St. Pauli

23 de Março - Berlim, Quasimodo

25 de Março - Nuremberga, Rockfabrik

26 de Março - Munique, Backstage Club

27 de Março - Freiburg, Waldsee

Em Itália, até ao momento, estão fechadas as seguintes datas:

28 de Março - Siena, Sonar

29 de Março - Mantova, Arci Tom

01 de Abril - Bolonha, Bravo Caffe

03 de Abril - Torino, Maison Musique

04 de Abril - Pádova, Fish Market

05 de Abril - Livorno, The Cage Theatre

www.facebook.com/frankiechavezmusic

REPORTÓRIO OSÓRIO | Canções de Umor"


Está oficialmente aberta a campanha de pré-venda do CD “Canções de umor”, uma forma de contribuir para a sua edição!

O disco vai ser lançado em Março e vai custar 10€, mas espeialmente até ao próximo dia 28 de Fevereiro, pelo valor único de 15€, pode pré-comprar 2 exemplares, ainda por cima autografados! 

Os interessados nesta campanha de pré-venda devem enviar um e-mail para lojinha@dorfeu.pt escrevendo no assunto “Quero 2 CD e o resto são Canções de umor”.

Na resposta, receberão instruções de pagamento e modalidades de entrega (que poderá ser presencial nos próximos concertos ou por correio).

UHF | Teatro Municipal da Guarda

22/02/2014

AS ESCOLHAS DE ARISTIDES DUARTE


Hoje damos a conhecer a Playlist de Aristides Duarte. Autor do Blogue Rock em Portugal e do livro "Memórias do Rock Português", este Professor de profissão, é um dos grandes divulgadores da música portuguesa.

                                         

VÍDEOCLIP | "Má Rés" - Armada


Em tempo de gravação do próximo álbum, A Armada lança mais um teledisco para o seu EP de estreia, Clássico, o 4º de uma série que conta já com os singles "Sinceramente", "Bandidos do Cais" e "Afinal".

Má Rês leva-nos até à Avenida da Liberdade, numa viagem frenética que permite atestar a energia contagiante da banda no palco andante II do Vodafone Mexefest. Óculos escuros, atitude e cara de mau, num rock n’roll sobre rodas!

"Clássico", o EP de cinco canções, é uma fotografia do que a Armada foi desde o seu início em 2009 até ao mês de agosto de 2013. É o resultado de uma série de mutações desde a banda punk sem aspirações de grandeza, até à banda rock n’roll que não quer parar de crescer. 

A formação que gravou este "Clássico" não é a formação de origem, nem a actual, tornando este álbum num registo do caminho que a banda fez até à formação de hoje.

As gravações deste EP foram feitas na casa da Madragoa e no estúdio Fisga por Hugo Valverde, Tiago Martins e Pedro Da Rosa, excepto a canção Sinceramente que foi gravada pelo Nelson de Carvalho nos estúdios da Valentim de Carvalho. Mistura e masterização por Tiago Martins no estúdio Fisga. Produzido por Pedro da Rosa.



www.facebook.com/armadadelisboa

YOU CAN´T WIN CHARLIE BROWN | "Diffraction / Refraction"


Formados em início de 2009, os You Can´t Win Charlie Brown são uma banda composta por seis músicos com personalidades bem distintas. Neste segundo longa-duração, o grupo demonstra-se mais desafiador do que nunca.

27 de Fevereiro - Fnac Colombo, Lisboa (22.00h)

www.facebook.com/Youcantwincharliebrown

CAPITÃO ORTENSE | Hard Rock Café


No próximo dia 24 de Fevereiro os Capitão Ortense actuam no Hard Rock Café a partir das 23.00h. O concerto marcará a apresentação do seu primeiro vídeo.

Os Capitão Ortense tiveram início em 2011 em Fátima entre quatro amigos que partilhavam ideias sobre música e tocavam juntos há algum tempo.

Com raízes no rock clássico, misturam géneros como o funk e o novo rock, passando mesmo por uma viagem alternativa e chegando à pitada de diferença que tentam transmitir.

Desde o seu inicio têm tido oportunidade de partilhar palcos com alguns nomes do panorama nacional, mostrando o seu trabalho a uma maior escala. Como ponto alto no currículo têm uma passagem no Optimus Alive 2013 e a vitória no concurso Hard Rock Rising 2013.

"Assim Se Acaba", o primeio sinngle, mostra uma banda com pujança, enquanto a voz de João Catarino deambula entre a ambição, o risco e a perda mas mostra também que este não é o fim que os espera. Os Capitão Ortense vieram para ficar.

BEZEGOL | Casa da Música

21/02/2014

VÍDEOCLIP | "Mão Pesada" - Capicua


"Mão Pesada" é este o mais recente vídeoclip para o álbum "Sereia Louca" de Capicua. O tema fala sobre Todas as mulheres que têm a coragem de ser como são. O álbum chega às lojas dia 3 de Março.



www.facebook.com/capicuarap

VALTER LOBO | International Songwriting Competition 2014


O tema "Eu não tenho quem me abrace neste Inverno", incluído na edição "Inverno" de Valter Lobo encontra-se nas Semi-Finais do International Songwriting Competition - Categoria World Music - (http://www.songwritingcompetition.com) um dos mais importantes concursos de composição a nível Mundial, que tem como júris nomes como Tom Waits, Garbage, Keane, Robert Smith (The Cure), Black Francis, entre outros.

A língua Portuguesa está unicamente representada pelo músico Valter Lobo. Podem verificar a lista dos Semi-Finalistas no seguinte endereço: http://www.songwritingcompetition.com/semi-finalists.html

De relembrar que o concurso já se encontra numa fase avançada (Semi Finais), visto terem sido dezenas de milhares de temas a concurso inicialmente. Dia 4 de Março serão anunciados os Finalistas e em Abril os grandes vencedores.

Relembro também que no ano de 2009, Mazgani conseguiu alcançar o terceiro lugar na categoria de "alternativo" deste mesmo concurso.

www.facebook.com/pages/Valter-Lobo/273228432716958

THE INSANE SLAVE | “Holes and Stairs”


The Insane Slave são uma banda de Rock n’ Roll oriunda da cidade do Porto. No ano de 2011 lançaram o seu primeiro registo discográfico “The Night Rider EP”, que lhes valeu apreciáveis reviews na imprensa nacional e internacional, assim como uma tour de Norte a Sul do país.

Este EP rendeu-lhes ainda a sua primeira tour fora de portas, que fez a banda embarcar numa histórica viagem a bordo de uma Ford Transit rumo ao Reino Unido, actuando em reconhecidos pubs Britânicos, recolhendo críticas muito positivas.

Após uma fase algo turbulenta, o ano de 2014 arrancou a todo o vapor com o lançamento do single “Holes and Stairs”, produzido pela banda no seu quartel no Stop (Porto), fazendo-se ouvir em várias rádios um pouco por todo o país, tendo já garantido a presença em vários palcos para o próximo Verão.

Influenciados por bandas como Zeppelin, Doors, Hendrix, Queen, Metallica , Gn’R , Beatles, QOTSA… definem-se por uma sonoridade original e desprovida de subgéneros. Inspirados por todo um universo, é na filosofia rock n’ rollesca que assentam os seus pilares vitais.

Freddie - Bateria

André - Baixo

Gui - Guitarra Solo

César - Voz e Guitarra Ritm

FESTIVAL DE INVERNO | Lisboa

TUDO É VAIDADE | Música Solidária

20/02/2014

CELINA DA PIEDADE | "O Cante das Ervas"


Chama-se "O cante das Ervas", e é o mais recente trabalho de Celina da Piedade. O EP com seis temas chegará às lojas no próximo mês de Março numa edição acompanhada com ervas aromáticas.

"Manjerico Manjericão", é o single de avanço que a cantora desvendou ontem no programa "5 Para a Meia Noite" com Nuno Markl.



www.facebook.com/celinadapiedadeoficial

MAFALDA ARNAUTH EM CONCERTO


Mafalda Arnauth apresenta “Terra da Luz” em Lisboa e recorda os maiores sucessos da sua carreira. Hélder Moutinho será o convidado especial do espectáculo que terá lugar no Teatro da Trindade, no próximo dia 28 de Fevereiro, às 21.30h.

Dia 28 de Fevereiro dá-se o regresso de Mafalda Arnauth aos concertos em Lisboa: será no Teatro da Trindade, às 21.30h, num reencontro há muito desejado com o público lisboeta. 

Este espectáculo contará com um convidado muito especial: Hélder Moutinho, que subirá ao palco do Trindade para interpretar com Mafalda Arnauth o segundo single de “Terra da Luz”, “De Nós em Nó”.

Depois de uma passagem bem sucedida por Itália, com concertos em Roma e Bolonha no passado fim-de-semana, Mafalda Arnauth prepara assim o regresso aos grandes palcos nacionais.

Já no próximo dia 22 é a vez do Theatro Circo, de Braga, receber o concerto que apresenta "Terra da Luz" - o seu mais recente trabalho, editado em Outubro de 2013 - e serve também para recordar os maiores sucessos de uma carreira que celebra lá mais para o final de 2014 quinze anos de discos em nome próprio.

Formação:

Pedro Santos - Direcção musical e Acordeão

Pedro Viana - Guitarra portuguesa

Marco Oliveira - Viola de Fado

Fernando Júdice - Baixo

João Ferreira - Percussão

www.facebook.com/pages/Mafalda-Arnauth/138727902826651

ALDINA DUARTE | Culturgest


Aldina Duarte é uma das grandes vozes do Fado, a quem chamam a "Voz Inteligente", pela sua singular capacidade interpretativa. 

A sua personalidade artística é reconhecida por todas as gerações do Fado, pela crítica musical, por artistas das mais diversas artes e personalidades públicas de todas as áreas da cultura e do conhecimento. 

Mantém, desde a edição do seu primeiro disco - "Apenas o Amor”, - em 2004, um público absolutamente fiel e abrangente.

Para festejar duas décadas de Fado, Aldina Duarte apresenta em 2014 o espetáculo "O Que Nunca Direi", com estreia no grande auditório da Culturgest nos dias 7 e 8 de Março, seguindo-se outras salas em Portugal e no estrangeiro.

www.facebook.com/aldinaduarteoficial

FLÁVIO TORRES | Campanha de Apoio ao Novo Disco


"Estou no processo final do meu segundo álbum e quero convidar-vos a fazerem parte deste projecto. Decidi lançar esta campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar um valor mínimo 900€ que servirão para pagar a duplicação dos CD's e o licenciamento das músicas, pois todo o processo de gravação/produção /mix/imagem/vídeo foi já investido ou patrocinado.

Assegura já o teu lugar na história deste trabalho, participando na campanha, recebendo as minhas fantásticas surpresas, e - muito importante! - divulgando junto dos teus amigos!

Esta é também uma excelente oportunidade para teres o novo CD em primeira mão e assim ajudar o projecto com os fundos conseguidos. Só com o vosso empenho e dedicação poderemos transformar este projecto num sucesso verdadeiro. Venham daí fazer parte deste trabalho!" (Flávio Torres)

+ Info:

http://ppl.com.pt/pt/prj/flaviotorresmusica

JP SIMÕES | Vila Nova de Famalicão

/>