31/03/2014

SENSIBLE SOCCERS | Discurso Direto


Os Sensible Soccers são um quarteto formado por Hugo Alfredo Gomes, Filipe Azevedo, Manuel Justo e Emanuel Botelho. Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas actuações ao vivo. "8" (oito) é o registo que marca a estreia dos Sensible Soccers em formato longa duração, numa colaboração entre duas editoras de referência no panorama nacional: a PAD e a Groovement. "8" é "um disco que oscila entre a tensão e a calma", uma colecção de oito temas compostos ao longo dos últimos dois anos da (ainda) curta carreira do quarteto sediado em Fornelo, Vila do Conde.

Portugal Rebelde - Dança, Rock, Funk e Música Atmosférica, é um pouco de tudo isto que faz “correr” os Sensible Soccers?

Sensible Soccers - Não nos parece. Quando estamos a fazer música não pensamos em qualquer tipo de espectro musical. As nossas músicas são conjuntos de soluções pop apesar de nos afastarmos dela quanto à forma e evolução. Não usamos muito o verso/refrão uma vez que preferimos ver o que a música pede e até onde ela vai.

PR - Há alguma razão especial para deixar de fora do alinhamento deste “8” o tão badalado “Sofrendo por você”?

SS - Nunca esteve nos nossos planos editar a Sofrendo Por Você no “8” apesar de termos jogado um bocado com isso no seu lançamento, sobretudo porque gostamos de criar alguma confusão. A verdade é que nunca a anunciámos explicitamente como single de apresentação do disco. A sofrendo é um projecto isolado na nossa curta carreira e demorou dois anos a ser concluída. As fontes sonoras da sofrendo e toda a sua composição e produção fazem parte dum registo mais lo­fi que entretanto deixamos de parte na criação do disco. Podemos dizer que a sofrendo é o fim do que fomos até ao 8.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizariam este “8”?

SS - È o primeiro disco dos sensible soccers onde apresentamos algumas propostas para as músicas que lá estão. É um disco que oscila entre a tensão e a calma e onde paira a ideia de homenagem.

PR - Não sendo os Sensible Soccers uma banda para penetrar no mainstream, como é que explicam o culto à vossa música?

SS - Não temos uma explicação muito lógica para isso. Talvez aconteça porque algumas pessoas gostam das nossas músicas e dos nossos concertos tal como eles são. Há um “good feeling” entre nós e que gostamos de acreditar que passa para as pessoas. Já achamos mais que iria existir essa barreira de que falas entre nós e o mainstream. De certa forma, ao longo destes curtos anos em que temos tocado ao vivo, fomos sempre sendo surpreendidos com as reacções entusiásticas que fomos recebendo de pessoas de todos os quadrantes musicais, e claro que isso é surpreendente sobretudo quando chega de pessoas que não se referenciam propriamente na cena independente. Acontece­nos muito isso e parece ser sinal de que talvez haja mais abertura que nunca para projectos de génese e actuação independente conseguirem um reconhecimento mais alargado.

PR - Para terminar, por onde passa o futuro próximo dos Sensible Soccers?

SS - Isso não sabemos. Sabemos que queremos continuar a existir de forma sustentada cá dentro e tentar ser pequenos lá fora. Sabemos que queremos continuar a fazer a música que nos apetecer sem ter como guia o mercado ou a expectativa, até porque nos parece que é isso que tem feito resultar o nosso trabalho até agora.

VÍDEOCLIP | "Why Do You Think In Sadness" - Under The Pipe


"Why Do You Think In Sadness", é este o mais recente vídeoclip para o álbum "After Sound Comes Silence"  dos Under The Pipe.  



www.facebook.com/pages/Under-The-Pipe/164653436920236

NORTON | Agenda

TORTO | Braga

30/03/2014

ANA MOURA E ANTÓNIO ZAMBUJO JUNTOS NO CAIXA ALFAMA


Depois de confirmados os primeiros nomes que constituirão o cartaz deste ano - Carminho, Katia Guerreiro, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro e Sara Correia -, chega a vez de mais um anúncio que não deixará ninguém indiferente: Ana Moura e António Zambujo, ao vivo, para um concerto conjunto muito especial. 

No ano passado marcaram com exclamação na primeira edição do Caixa Alfama. Na 2ª Edição do Festival, partilharão o mesmo palco e o reportório de ambos, numa harmonia encantadora que confirmará o génio e a singularidade de ambos. 

Capazes de tocarem meridianos sonoros que vão para lá do fado, representam de forma marcada as cores mais vivas do universo musical fadista português, granjeando reconhecimento e merecido clamor aqui e além-fronteiras. 

Com o fado como base, o timbre, a técnica, a peculiaridade e a competência vocais de Ana Moura e António Zambujo, são atributos raros que favorecem a interpretação de outros géneros, como a bossa nova, o jazz ou os blues. 

Por tudo o que se lhes conhece, pela cumplicidade, por tudo o que oferecem, quer ao vivo ou nos registos de estúdio, juntos soam já se sabe infalíveis. E esta será a última oportunidade de os ver num concerto conjunto.

www.anamoura.com.pt

www.antoniozambujo.com

MARIA EM JEITO DE FADO | Novos Sons


Maria, um trio inesperado com uma original estética e sonoridade "em jeito de fado". Uma viagem a novos e velhos apeadeiros da música.

Dois anos após a elevação do Fado a Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, surge “Em jeito de fado” por Maria, um trio inesperado com uma original estética e sonoridade.

No palco, o público é conduzido aos maiores sucessos deste estilo mundialmente respeitado, que entre histórias de época e contos, o guiará por velhos e novos apeadeiros de música e dança. Maria traz os sons… Preto… Branco… Cor… Luz…Fado.



www.facebook.com/mariaemjeitodefado

CRISTINA NÓBREGA | “Um Fado para Fred Astaire”


“Um Fado para Fred Astaire” é o título do novo trabalho discográfico de Cristina Nóbrega. Este disco aborda o fado mais tradicional pela mão do grande poeta e letrista Tiago Torres da Silva e tem edição agendada para 31 de Março.

O álbum é composto por dez fados, duas marchas populares e um dueto inédito, “Las cenizas de mis canciones”, com a grande cantora cubana Omara Portuondo, voz feminina do projecto Buena Vista Social Club e que, pela primeira vez na sua carreira, interpreta um Fado.

Depois da edição do disco amaliano ”Palavras do Meu Fado” (2008), que lhe concede, de imediato, o Prémio “Amália Revelação” em 2009, e de “Retratos” (2010), um álbum de temas inéditos que homenageia os grandes poetas e lhe atribui também o Prémio de Interpretação da SPA, Cristina Nóbrega, atraída pela essência do Fado mais puro, evidencia neste seu novo trabalho, a sua maturidade artística e afirma o seu estilo muito próprio.

Com produção e direcção musical do músico e compositor Pedro Jóia, Cristina Nóbrega interpreta o Fado Bailarico, Fado Dois Tons, Fado Amora, Fado Zé Grande, Fado Alexandrino de Armandinho, Fado Meia-Noite, Fado Tango, Fado Zé Negro, Fado Cravo e um Fado Menor que dá título ao álbum,”Um Fado para Fred Astaire”.

Dentro da mais pura tradição fadista, este álbum aborda as temáticas da saudade, do silêncio e da solidão, tratadas com a actualidade e intemporalidade dos sentimentos mais profundos.

Poemas escritos em momentos de enorme solidão que conhecem o peso do silêncio, o sabor da saudade e a dor da ausência.

Acompanhada na Guitarra Portuguesa por Rodolfo Godinho, na Viola de Fado por Rogério Ferreira, no Contrabaixo por Rodrigo Serrão e por Pedro Jóia na Guitarra Clássica, este álbum adquire um ritmo melódico fora do comum no âmbito instrumental do Fado Tradicional.

Sobre o convite feito por Cristina Nóbrega a Tiago Torres da Silva para escrever os poemas desta obra, o poeta afirma:

Num mundo de tantos desencontros, é uma benção encontrar alguém que promove o encontro. O encontro entre as almas, entre as palavras, entre as pessoas. Num mundo de tanto artificialismo, é uma benção encontrar alguém que transporta a sua verdade como a coisa mais frágil e mais importante que possui.

Num mundo de tanta violência, é uma benção encontrar alguém que carrega em si a semente da delicadeza, que partilha a flor da delicadeza, que dá a colher o fruto dessa mesma delicadeza.
A chegada da fadista Cristina Nóbrega à minha vida é isto: uma benção tripla porque me torna melhor poeta, melhor amigo, melhor pessoa! E é por isso que este disco é isso tudo! 

Verdade nua e crua! Talvez para uns seja pouco, para outros talvez seja demais. Para mim, é a única forma de estar no Fado, a única maneira de ser, a única possibilidade de viver todas as tristezas e todas as alegrias com o coração aberto e a alma grata.

É assim que eu estou perante este disco, perante a Cristina, perante a vida: Grato! Espero que quem ouvir o disco perceba isso mesmo: que verdade é só um dos nomes mais bonitos que podemos dar à gratidão. Obrigado!” (Tiago Torres da Silva)

Alinhamento:

01. Quando o mar nos leva o Fado (fado bailarico)

02. A Saudade não existe (fado amora)

03. Fado às voltas (fado dois tons)

04. A vida que há na saudade (fado cravo)

05. Escadinhas da Bica (marcha da Bica)

06. Um Fado para Fred Astaire (fado menor com versículo)

07. Um quê de eternidade (fado Zé grande)

08. Por me ver sozinha assim (fado meia-noite)

09. Toda a tristeza domundo (fado Zé negro)

10. O barquinho de papel (marcha)

11. Pra dentro do meu ser (fado alexandrino de Armandinho)

12. Outro cansaço (fado tango)

13. Las cenizas de mis canciones (feat. Omara Portuondo)



www.cristinanobrega.pt

CANTO D´AQUI E CONVIDADOS | Canções com História

29/03/2014

MÃO MORTA | "Pelo Meu Relógio São Horas de Matar"


"Pelo Meu  São Horas de Matar", é este o título do décimo álbum de originais dos Mão Morta, com edição prevista para o início de Maio.

Gravado em Janeiro e misturado em Fevereiro e Março de 2014 no estúdio da MeiFumado, mrca o regresso do grupo à NorteSul, selo para o qual gravou no final dos anos 90 e início dos 2000.

"Pelo Meu  São Horas de Matar" tem no seu alinhamento títulos como "Irmão da solidão", "Hipótese de Suicídio", 2Mulher Clitóris morango", "Os Ossos de Marcelo Caetano" e "Horas de Matar", o primeiro single.

www.facebook.com/maomorta

VÍDEOCLIP | "Chegou a Hora" - 5-30


Chamam-se 5-30, nome inspirado na porta do estúdio onde gravaram o álbum de estreia, e são Fred Ferreira (baterista dos Orelha Negra e de Buraka som Sistema), Regula e Carlão (vocalista que já conheceu como Pac man, frontam dos Da Weasel).

"Chegou a Hora", é a primeira amostra do álbum, que chega às lojas na próxima segunda-feira (30 de Março).



www.facebook.com/oficial5.30

VÍDEOCLIP | "Broken Bond" - Rita Redshoes


É o regresso de Rita Redshoes às canções. “Life Is A Second Of Love”, o seu 3.º trabalho de originais, confirma o seu talento e reforça-a, primeiro, como uma das mais talentosas compositoras da sua geração, segundo, como intérprete de rara sensibilidade.

“Broken Bond” é a primeira amostra de “Life Is A Second Of Love”, um trabalho gravado no final de 2013 entre Portugal e o Brasil com produção a cargo de Gui Amabis, músico e produtor oriundo de São Paulo.

“Life Is A Second Of Love”, chega às lojas a 12 de Maio!



www.facebook.com/ritaredshoesmusic

FESTIVAL BONS SONS 2014 | Cem Soldos


Sérgio Godinho, JP Simões, Capicua, Samuel Úria, Noiserv e Memória de Peixe são alguns dos nomes já confirmados para a edição de 2014 do Festival Bons Sons.

De 14 a 17 de Agosto, Cem Soldos (Tomar) volta a ser "palco" do maior Festival de Música Portuguesa!

ROCK OF | Mostra de Música Moderna

28/03/2014

DAZKARIEH EM ESTÚDIO


Os Dazkarieh estão de volta com uma nova formação. O grupo, agora em trio, está mais coeso que nunca e apresenta-se ao vivo com um novo espectáculo.

Os Dazkarieh também começaram um campanha de crowdfunding para financiar o seu 7º disco. Toda a informação disponível aqui, onde também se encontram listadas todas as recompensas de acordo com o patamar de financiamento. 

Está também disponível um video da banda em ensaio a tocar o tema "Meninas vamos à murta" numa nova versão.

VÍDEOCLIP | "This Is Maybe The Place Where Trains Are Going To Sleep At Night"


“This is maybe the place where trains are going to sleep at night” é o nome da terceira canção que noiserv destaca do seu último disco “Almost Visible Orchestra”!

Por muitos apelidado de verdadeiro "Homem Orquestra" - David Santos é às vezes chamado de Os Noiserv -, mas na verdade, ele é apenas um.

Neste novo vídeo, a questão fica no ar: Não seremos cada um de nós uma soma de muitos Eus?

O vídeo foi realizado pelo coletivo We Are Plastic Too com base num conceito de noiserv. A direção de fotografia ficou a cargo do Leandro Ferrão.

Em simultâneo com o lançamento deste novo single é lançada também a segunda edição da caixinha de música de noiserv com o tema original “Once upon a time i thought about having a song in a music box” escrito pelo músico lisboeta.



www.facebook.com/noiserv

SILENCE 4 | "Live 1998-2000"


Numa edição da Revista Blitz, que a partir de hoje está nas bancas, chega também "Live 1998-2000" o álbum ao vivo dos Silence 4.

Em 2001 colocaram um ponto final numa carreira curta mas fulgurante ao serviço da pop portuguesa cantada em inglês. 

13 anos depois, regressam aos palcos (depois de Açores e Madeira, Multiusos de Guimarães dia 29 de Março; Meo Arena de Lisboa a 5 de abril) e oferecem o álbum "Live 1998-2000". 

Em oito canções gravadas nas três mais emblemáticas salas de concertos da capital (antigo Pavilhão Atlântico, Coliseu dos Recreios, Aula Magna) revisitam-se os dias de ouro dos Silence 4. Este CD inclui dois temas não editados nos dois álbuns de originais do grupo.

Alinhamento:

01. Angel Song (Pavilhão Atlântico, 1998)

02. Borrow (Pavilhão Atlântico, 1998)

03. Simple Things (Pavilhão Atlântico, 1998)

04. Transplantation (Aula Magna, 1999)

05. Old Letters (Aula Magna, 1999)

06. Sextos Sentidos (Coliseu dos Recreios, 2000)

07. To Give (Coliseu dos Recreios, 2000)

08. Only Pain is Real (Coliseu dos Recreios, 2000)

www.facebook.com/Silence4

NOBODY´S BIZNESS | "Donkey"


A celebrarem dez anos de estrada, os Nobody´s Bizness lançam o seu segundo álbum, "Donkey". Neste novo trabalho, s blues continuam a estar presentes como essência da música da banda, sendo cruzados com a folk norte-americana, o jazz ou a música country.

30 de Março - Fnac Alfragide, 17.00h

PZ | Agenda


Agenda:

29 de Março - Carpe Diem, Santo Tirso

06 de Abril - Fnac NorteShopping, Porto

11 de Abril - Fnac Sta. Catarina, Porto

12 de Abril - “Azáfama no Bairro”, Teatro do Bairro (Lisboa)

17 de Abril - “Fundão Music Fest”, Fundão

18 de Abril - 7Arte, Castro Verde

19 de Abril - Fnac AlgarveShopping, Albufeira

19 de Abril - Os Artistas, Faro

26 de Abril - Fnac Coimbra, Coimbra

26 de Abril - Beat Club, Leiria

www.facebook.com/pzpimenta

CARTAZ | Concerto

27/03/2014

MIGUEL ARAÚJO | "Reader´s Digest"


Chama-se "Reader's Digest" e é um dos temas que podemos encontrar no DVD "Ao vivo na Casa da Música", incluído na Edição Especial do álbum "Crónicas da Cidade Grande" de Miguel Araújo. O disco tem edição agendada para 21 de Abril.



www.facebook.com/miguelaraujojorge

THE LEGENDARY TIGERMAN | "True"


"True", o novo álbum de The Legendary Tigerman, entrou directamente para o primeiro lugar do Top Nacional de Vendas, revelou Associação Fonográfica Portuguesa. 

Lançado a 17 de Março, "True", que esteve também em primeiro lugar nos Tops de Álbuns do iTunes e Spotify, foi apresentado ao vivo por The Legendary Tigerman em diversas cidades europeias, entre as quais Paris e Londres.

A tour nacional de apresentação de "True" começa amanhã, quinta-feira, 27 de Março, no Lux, com um concerto que já se encontra esgotado, sendo ainda possível adquirir bilhetes para o concerto do dia seguinte, 28 de Março, que terá lugar no Centro Cultural do Cartaxo.

Para o concerto no Lux, The Legendary Tigerman convidou alguns dos seus "cúmplices" em "True": Filipe Costa (teclados) e João Cabrita (saxofone).

O acesso aos concertos da tour nacional funciona através da compra da versão CD-Bilhete de "True", limitada à lotação de cada sala, com venda exclusiva nas lojas Fnac (Porto e Coimbra) e fnac.pt (restantes datas) e nas salas.

www.facebook.com/thelegendarytigerman

RITA REDSHOES | “Life Is A Second Of Love”


Em 2014, Rita Redshoes regressa às canções com “Life Is A Second Of Love”, o seu terceiro trabalho de originais, um disco que a confirma como uma das mais talentosas compositoras da sua geração e uma intérprete de rara sensibilidade.

“Broken Bond” é o tema que antecipa a descoberta de “Life Is A Second Of Love”, um trabalho gravado no final de 2013 entre Portugal e o Brasil com produção a cargo de Gui Amabis, músico e produtor oriundo de São Paulo.

Para além das programações e samples de Gui Amabis, Rita Redshoes contou ainda com a participação dos brasileiros Regis Damasceno (guitarra e baixo) e de Dustan Gallas num improvável solo de guitarra eléctrica que marca indubitavelmente a canção. 

Em termos nacionais e para além de Rui Freire, habitual baterista do projecto, contou ainda com Ana Cláudia Serrão no violoncelo e, numa participação que se estende a outras canções do álbum, nos coros, Afonso Cabral, David Santos (aka Noiserv) e Salvador Menezes, membros do colectivo You Can’t Win Charlie Brown.

“Life Is A Second Of Love” estará nas lojas a 12 de Maio. Um regresso em grande de Rita Redshoes.

www.facebook.com/ritaredshoesmusic

AMÁLIA POR JÚLIO RESENDE


Antes de partir em digressão para o México e a América Latina em Outubro, Júlio Resende, com o apoio da Caixa, vai levar o seu mais recente disco, “Amália por Júlio Resende”, a Auditórios nos quatro cantos do país. 

Nesta digressão, aquele que é já um dos grandes pianistas portugueses da atualidade promete confirmar ao vivo aquilo que conseguiu fazer com distinção em estúdio: trazer o Fado ao piano, a sua linguagem, o seu sotaque, os seus excessos e maneirismos, a sua profunda carga emocional. 

Uma oportunidade única de ver e ouvir todos esses hinos imortalizados pela diva Amália Rodrigues, e algumas outras surpresas, ganharem vida ao piano através do talento singular de Júlio Resende.

www.facebook.com/julioresende.music

CAPICUA EM CONCERTO


26/03/2014

FRANKIE CHAVEZ | "Heart & Spine"


É um dos mais aplaudidos novos talentos da música portuguesa e está de regresso aos álbuns: "Heart & Spine" é o segundo longa-duração de Frankie Chavez e vai chegar às lojas no dia 5 de Maio, com a chancela da Universal Portugal. 

"Fight", com o seu rock eléctrico e guitarra hipnotizante, é a primeira amostra do novo disco de Frankie Chavez e já está disponível.

"Heart & Spine", o sucessor de aclamado "Family Tree", de 2011, foi registado em diversos locais distintos, entre os tradicionais estúdios – na Valentim de Carvalho e Praça das Flores – e uma antiga mercearia de bairro, a «Mimosa da Lapa». 

Gravado por Nélson Carvalho e Pedro Cruz, «Heart & Spine» conta com mistura de Tommaso Colliva e masterização de Giovanni Versari. Ao longo do álbum, Frankie Chavez apresenta, ainda, uma série de convidados: Erica Buettner, com quem gravou um dueto, Selma Uamusse, João Correia, Nuno Lucas, Daniel Lima, Pedro Pinto, Fred Martinho, além dos Groove Quartet, em formação completa.

Onde "Family Tree" reflectia sobre o desafio de construir uma família, "Heart & Spine" discorre sobre a árdua tarefa que é mantê-la, ao mesmo tempo que se luta por algo em que se acredita e se quer fazer. 

Reflexo dos últimos anos do percurso de Frankie Chavez, onde a estrada e os concertos ao vivo foram uma constante, «Heart & Spine» foi igualmente influenciado pelas dificuldades que se vivem em Portugal, onde, num curto espaço de tempo, a realidade mudou e as vidas e os comportamentos da generalidade das pessoas foram fortemente alterados. 

Mais equilibrado e profundamente honesto, "Heart & Spine" segue a panóplia de paixões musicais a que Frankie Chavez já habituou o seu público, explorando as influências dos blues, do rock e da folk acústica.

Multi-intrumentista, a viagem de Frankie Chavez começou em 2006, com a edição de "Slight Delay", canção incluída em «Flavours», um documentário sobre a cultura de surf na Indonésia. 

Três anos depois, compôs e co-produziu a Banda Sonora Original para «Pare, Escute, Olhe», o documentário de Jorge Pelicano que venceu o Festival Internacional de Cinema DocLisboa09. 

Também assinou a banda-sonora do primeiro “North Canyon Show”, programa apresentado pelo surfista Garret McNamara e que ainda hoje inclui temas do músico. O primeiro EP, homónimo, chegaria em 2010, um ano antes da edição do seu álbum de estreia, "Family Tree". 

No currículo, Frankie Chavez orgulha-se de ter pisado centenas de palcos, entre Portugal e estrangeiro, com destaque para actuações no Canadá, Estados Unidos, México, Alemanha, Holanda, Itália, Espanha e França.

www.facebook.com/frankiechavezmusic

FLÁVIO TORRES | Coimbra


Flávio Torres apresenta, pela primeira vez, ao vivo, o novo álbum, "Canalha", esta sexta-feira, 28 de Março, às 21.30h, na Fnac Coimbra, no âmbito do Festival Santos da Casa, que comemora 16 anos. 

Será uma primeira apresentação em formato showcase intimista e acústica (voz e guitarra), sem apoio de banda.

Para além do concerto, Flávio Torres irá falar sobre acções de crownfunding, juntamente com elementos da Associação Prisma.

"Canalha" é o nome do novo álbum de Flávio Torres e está disponível nas plataformas online flaviotorres.bandcamp.com, Amazon, iTunes e Spotify, estando a edição física (em CD), bem como o vídeo do primeiro single, disponíveis no dia 31 de Março. 

Composto por dez músicas, trata-se do segundo álbum a solo do cantautor da Covilhã, depois de ter editado "Canções de Bolso", em 2012.

www.facebook.com/flaviotorresmusica

PRANA | "O Amor e Outros Azares"


Os Prana estão de volta com um novo álbum. "O Amor e Outros Azares" é o segundo disco de originais da banda de S. João da Madeira e tem edição agendada para 7 de Abril.

Gravado e misturado por Nelson Carvalho nos Estúdios da Valentim de Carvalho e produzido por Nelson Carvalho e Miguel Ferreira (Clã), este disco teve o seu lançamento digital a 17 de Março.

Depois do 1º single “Sapatos de Pedra”, os Prana revelam agora o 2º tema de avanço, “A Valsa do Cupido, esse sacana”.

"O Amor e Outros Azares" fala disso mesmo. Do Amor. Mas o amor pode ser perigoso. E tal como nos pode deixar a voar de alegria, também nos pode atirar para o mais negro dos poços e é sobre este lado mais sombrio do Amor que os Prana se debruçam neste 2º trabalho.

João Ferreira (guitarra), Diogo Leite (bateria) e Miguel Lestre (baixo/voz) contaram com a presença de Miguel Ferreira (Clã) nos teclados e em todo o processo de composição e gravação.



www.facebook.com/pranabanda

MUNDO CÃO | Teatro Aberto

25/03/2014

FESTIVAL PARA GENTE SENTADA | Santa Maria da Feira


É já no próximo domingo, 30 de Março que o Europarque de Santa Maria da Feira abre as portas, às 16.30h, para receber a 10ª edição do Festival Para Gente Sentada.

As honras de abertura cabem aos portugueses You Can’t Win, Charlie Brown que sobem ao palco às 17H00 para apresentar os temas dos seus dois álbuns - o de estreia“Chromatic” e o recém-editado “Diffraction / Refraction”.

Segue-se, às 18.00h, a actuação dos britânicos The Veils, que deverão centrar o espectáculo nas novas canções do seu 4º álbum de estúdio, “Time Stays, We Go”.

À noite, o Gente Sentada retoma os concertos às 21.00h com o músico e produtor português Walter Benjamin, seguido da grande revelação da música nacional, a fadista Gisela João, que irá encerrar a edição de 2014 do Festival Para Gente Sentada, a partir das 22.00h

Os bilhetes têm o preço único de 20€.

CAPITÃO FAUSTO | Porto


Depois de esgotarem o Hard Club, os Capitão Fausto regressam ao Porto para um showcase na loja Meo da Rotunda da Boavista. 

A banda vai apresentar o novo álbum dia 28 de março pelas 21.30h, nas Meo Music Sessions powered by Meo Marés Vivas, e todos os interessados podem garantir a sua presença através da participação em passatempos na página de Facebook do Meo Music.

http://capitaofausto.com

UNIÃO DAS TRIBOS EDITA EM ABRIL


O disco de estreia da União das Tribos tem edição marcada para dia 28 de Abril pela Compact Records.

Entretanto, a banda assinou este mês com a Agência Luckyman e encontra-se na sala de ensaios a trabalhar arduamente. As primeiras datas ao vivo serão em Maio.

www.facebook.com/uniaodastribos?fref=ts

CARTAZ | Concerto

24/03/2014

CLÃ | "Corrente"


Chega hoje às lojas o novíssimo trabalho dos Clã – "Corrente" – . É o regresso da banda de Manuela Azevedo aos discos e aos palcos, seu elemento natural, onde sabemos que iremos encontrar o rigor, a irreverência e a energia desta banda, reconhecida pela excelência das suas apresentações ao vivo.

Mas é também o regresso dos Clã com novas canções, feitas em colaboração com os seus cúmplices Carlos Tê, Sérgio Godinho, Arnaldo Antunes, Regina Guimarães e John Ulhoa e ainda com os novos parceiros Nuno Prata e Samuel Úria.

Neste novo trabalho, os Clã voltam a mostrar o seu enorme prazer na construção de canções e o desejo de explorar novos caminhos e sonoridade.

Alinhamento:

01. Outra Vez

02. A Paz Não Te Cai Bem

03. Rompe o Cerco

04. Curto Circuito

05. A Ver Se Sim

06. Basta

07. Outro Mundo

08. Zeitgeist

09. Museu do Mundo

10. Canção de Água Doce

11. Artesanato

12. Também Sim

13. A Conta de Subtrair

14. Quase Um Quasar

www.facebook.com/musica.CLA

THE MIGHTY TERNS | "Strange Tree"


The Mighty Terns lançam o seu primeiro single, “Strange Tree”,tema que faz parte do LP de estreia da banda, “The Mighty Terns”.

Os TMT conheceram-se em 2012, no âmbito da participação das bandas Os Golpes (Portugal) e Toi (Filipinas) no concerto de apresentação do segundo volume da compilação "T(h)ree".

Fazem música trocando informação através da internet, entre os quatro países onde residem os seus membros: Portugal, Filipinas, Japão e Escócia. O video de apresentação, “Strange Tree” inspira-se no processo de comunicação e gravação da banda.

“The Mighty Terns” tem apresentação marcada para Setembro de 2014 em Portugal, onde a banda se juntará pela primeira vez. O single está disponível para download legal e gratuito na página de facebook da banda.

LA CAVE | "Uma Rua Amarela Num País Cinzento"


Os La Cave, com o apoio da Crystal Eye Records lançaram o seu primeiro EP, com duas faixas que podem ser escutadas no seu BandCamp.

Os La Cave são uma banda montijense composta por André Eusébio e João Peres que teve origem no verão de 2013 e tem uma forma diferente de ver o mundo. À sua música lançam poesia e a poesia lançam barulhos estranhos.

VÍDEOCLIP | "Seres Alucinados" - Meu e teu


Os Meu e Teu disponibilizam agora o videoclip do tema “Seres Alucinados”, single de apresentação do disco “Mundo das Formas”.

Os Meu e Teu são: Diogo Freire (Voz, Guitarra), Bruno Cunha (Baixo), Luís Ramos (Guitarra Ritmo), Joaquim Pequicho (Bateria) e Paulo Bispo (Guitarra Solo). Ao vivo a banda conta também com Mossy (teclados e samplers).



www.facebook.com/meueteu

WE TRUST + ORQUESTRA ARTAVE | Vila Nova de Famalicão

XVII FEST-I-BALL | Lisboa

23/03/2014

FESTIVAL CAIXA ALFAMA ´14


Em 2013, a Caixa Geral de Depósitos e a Música no Coração reuniram-se no desafio de criar o primeiro grande Festival da música que transporta a identidade e a alma lusa, o Fado. Nasceu assim o Caixa Alfama.

Alfama fervilhou de vida, recebendo 10.000 pessoas, de todas as idades, conhecedoras ou querendo descobrir, e que percorrendo os palcos, assistiram aos concertos de 40 dos melhores e mais reconhecidos intérpretes do Fado.

Desafio cumprido e aposta ganha, tendo recebido o reconhecimento como Evento do Ano nos Prémios da Revista Time Out.

A 19 e 20 de Setembro, o Caixa Alfama regressa e os primeiros nomes confirmados para o cartaz da 2ª edição são Carminho, Katia Guerreiro, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro e a revelação Sara Correia.

Voltam-se a encher as ruas de um dos bairros mais típicos de Lisboa, com 40 Fadistas desde os consagrados às mais interessantes revelações a actuarem em 10 diferentes palcos.

“A aposta da Caixa Geral de Depósitos a este festival é a tradução do apoio da Caixa ao que de melhor Portugal tem, faz e exporta. É uma associação, efectiva, à cultura portuguesa, ao património cultural português por excelência, colocando a marca Caixa de forma definitiva num diferente patamar de transversalidade, de renovação e de inovação na esfera da sua associação à música”, explica Francisco Viana director de Comunicação e Marca da Caixa.

O bilhete único, já à venda nos locais habituais, mantém o preço de 35€ e deverá ser trocado por pulseira pelo próprio, nas bilheteiras do festival sediadas no Museu do Fado, a partir de dia 18 de Setembro. Pulseira essa que dará acesso a todos os espaços do Festival até ao limite de lotação de cada um.

Os clientes da Caixa Geral de Depósitos terão 10% de desconto nos bilhetes adquiridos com qualquer cartão de débito ou crédito, na bilheteira do Museu do Fado.

www.facebook.com/caixaalfama

DREAMS IN CODE | Novos Sons


Por caminhos desalinhados, cada membro dos Dreams in Code, foi individualmente, construindo um trabalho que parecia sempre incompleto – a música tem destes casos: reclama ser entoada por muitos e ouvida por outros tantos. Sem saber o porvir, cada um, da sua forma e maneira, foi edificando um projeto que, na matéria que cabe às coisas, não existia, mas que, no âmago de cada um, tinha já raízes e alicerces bem plantados.

A reunião não foi difícil, partilhavam um mesmo código, aquele que não se compreende, mas que se sente – característica do que dizem ser inefável. E num qualquer dia, de um qualquer mês, nos inícios de 2013, surgem os Dreams in Code, uma banda cujo som murmura do lado de lá das paredes de um bairro portuense.

Gravaram recentemente o seu primeiro registo oficial: "Dreams in Code - Ladder to the Moon" - EP (2014) e aguardam os projetos que hão-de vir e o momento em que poderão partilhar, com muitos, o código que desde cedo uniu quem nunca pensaria sequer cruzar-se – essa linguagem que todos falam sem aprender e que nos abre a porta da alma ao sonho que espreita do lado de lá – a música.

www.facebook.com/dreamsincode

ROGÉRIO CHARRAZ EM ESTÚDIO


Rogério Charraz encontra-se neste momento em fase adiantada das gravações do seu segundo disco.

O nome do sucessor de “A Chave” ainda se encontra no “segredo dos Deuses”, assim como a lista completa de convidados, que promete surpreender...

No próximo mês de Abril já será possível ouvir nas rádios o primeiro “single”, estando prevista a edição do disco para depois do Verão.

As gravações, misturas e masterização decorrem no Canoa Estúdios, por Nelson Canoa, um dos mais conceituados estúdios da actualidade. A produção musical está a cargo do próprio Rogério Charraz e de Rui Carvalho, um dos músicos da banda que tem acompanhado o cantautor nos últimos anos.

www.facebook.com/rogeriocharraz

MELECH MECHAYA | "Gente Estranha"


O terceiro longa-duração dos Melech Mechaya tem a participação de Amélia Muge, Jazzafari e Pedro da Silva Martins. A digressão de apresentação deste novo disco inclui espectáculos em Portugal, Espanha, Bélgica, Suécia, Finlândia entre outros.

Agenda:

28 de Março - Fnac Colombo, 22.00h

31 de Março - Fna Chiado, 18.30h

www.facebook.com/melechmechaya

D3o | "Love Binder"

22/03/2014

VÍDEOCLIP | “We Are The Ones” - We Trust


Os We Trust dão a conhecer novo single. “We Are The Ones” é o tema de apresentação do segundo álbum de originais do grupo, a ser editado no decorrer deste ano sob o selo da Warner Music Portugal.

O novo single, disponível nas plataformas digitais (iTunes, Spotify…) em Abril, conta com vários convidados, entre os quais elementos de bandas como X-Wife, Little Friend, Dear Telephone, a que se junta a "enorme" presença da Orquestra Artave.

Os We Trust deram a conhecer-se a um público mais vasto em 2011 com a edição do álbum “These New Countries”, do qual se destacou o single “Time (Better Not Stop)”.

Já no próximo mês de Abril arranca a digressão de 2014 dos We Trust com um concerto na Casa das Artes em V. N. Famalicão com a participação da Orquestra Artave, no qual já será apresentado o novo single.



www.facebook.com/wetrustwetrust

GRUTERA | "O Passado Volta Sempre"


"O Passado Volta Sempre", o novíssimo disco do guitarrista Grutera, um dos novos talentos da nova música portuguesa, tem lançamento marcado para 15 de Abril, numa edição em parceria com a promotora covilhete na mão.

"O Passado Volta Sempre" é sucessor de "Palavras Gastas" e foi gravado no interior do Mosteiro de Santa Maria de Cós, em Alcobaça.

O edifício, datado do Séc. XVII, é revestido internamente a azulejo e possui uma reverberação natural estonteante, a exacta procurada pelo guitarrista para o segundo disco.

O single de avanço chama-se "Choraste Por Não Sentir" e está desde a semana passada em rodagem nas rádios nacionais.

O segundo disco do guitarrista da Nazaré é composto por 11 temas e foi captado, produzido e misturado por Tiago Simão. A masterização esteve a cargo de Diogo Simão.

Alinhamento:

01. Espera

02. Não Quis Desconhecer-te

03. Tudo Fica

04. Choraste Por Não Sentir

05. O Que Lhe Diria

06. Faltará Sempre Tempo

07. Gente Quente Aquece Sítios Frios

08. O Passado Volta Sempre

09. Lobo

10. 2ª Vista

11. Esperaste



www.facebook.com/grutera1

SECRET LIE | Secret Tour


A banda Secret Lie realizou entre os dias 28 de Fevereiro e 9 de Março a primeira “Secret Tour” por terras de Sua Majestade, a qual se iniciou em Ilfracombe, passou por Redhill, Londres (2 espetáculos), Nottingham, Bolton, Wakefield, Swansea e Crumlin (estas duas cidades, no País de Gales), tendo terminado em Bristol, perfazendo um total de 10 espetáculos.

O público britânico manifestou um imenso carinho pela banda e revelou estar muito atento à “Secret Tour”, como consequência da curiosidade que existe em relação à nova música que se faz em Portugal. Também pelos media, a banda foi bem recebida, tendo sido entrevistada por órgãos nacionais e locais, o que justifica, em parte, o sucesso da tour e o número elevado de pessoas presente em todas as salas.

A Moorlands Radio esteve inclusivamente presente no espetáculo de Nottingham, tendo entrevistado a banda e gravado parte do concerto para posterior emissão. Por diversas vezes, a banda ficou mais de uma hora nas salas, após os concertos, realizando longas sessões de autógrafos e tirando fotografias com os fãs.

Em Ilfracombe, onde começou a tour, o concerto decorreu numa bonita igreja repleta de público das mais variadas idades. Redhill, perto de Londres, tinha um público mais jovem e que, no final do concerto, confessou ter gostado muito dos Secret Lie, não estando à espera de ouvir a sonoridade da banda vinda do país do Fado.

Em Londres, a banda sentiu de facto a magia de atuar na capital britânica. Em Camden Town, distrito londrino associado à cultura alternativa e onde existem inúmeros espaços de música, as salas estiveram praticamente esgotadas e o merchandise da banda teve uma grande saída. Quer em Londres quer em Nottingham, com uma sala igualmente quase esgotada, o público português esteve presente.

Bolton foi uma surpresa, pois foi onde os Secret Lie sentiram com mais intensidade o entusiasmo e carinho do público. Wakefield, perto de Manchester, foi um marco nesta tour pois o clube onde a banda atuou é frequentado, em grande número, por músicos e a reação foi tão boa que, no encore, a banda portuguesa convidou o público a cantar o tema “Creep” e o palco foi literalmente invadido, numa festa inesquecível.

Chegada ao País de Gales, para atuações em Swansea e Crumlin, a banda confirma a expectativa: o público é mais quente e ambos os espetáculos terminaram em alegria com o público no palco, tal como em Wakefield.

A experiência da tour dos Secret Lie no Reino Unido, em resumo, não poderia ter sido melhor. Os convites para voltar em Outubro deste ano foram imediatamente feitos e até companhias discográficas mostraram interesse em editar o próximo trabalho da banda naquele território.

Os Secret Lie são: Sara Madeira (voz), Pedro Teixeira da Silva (violino), Tó Pica(guitarra), Nuno Correia ( baixo), Adelino Duarte (voz e guitarra) Nuno Louro (piano) e Tiago Ramos (bateria).

www.facebook.com/1.secret.lie

ENCONTRO COM RUI VELOSO EM SANTA CATARINA


A Fnac promove um encontro entre o público e Rui Veloso, na véspera de o músico subir ao palco do Coliseu do Porto. Uma conversa com os fãs, moderada pelo jornalista Tito Couto, que revelará um pouco da história de vida de um artistas dos mais importantes da música portuguesa.

27 de Março - Fnac Santa Catarina, 18.00h

www.facebook.com/rui.veloso.oficial

CARTAZ | Concerto

21/03/2014

SENHOR VULCÃO | Discurso Direto


Senhor Vulcão é o alter ego de Bruno Pereira, fundador e baterista dos extintos Atomic Bees, num reencontro com as canções longos anos depois. Um dia, comprou uma pequena guitarra e voltou a embalar-se ao som das cordas. "Montanha" é o seu primeiro volume de canções. Doze canções feitas à mão. Cruas, simples, inspiradas no dia-a-dia, na inversão social que vivemos. Fala de libertação e de amor. "Montanha" está disponível, numa edição limitada de autor, lacrada à mão pelo artista, em exclusivo para venda online em www.senhorvulcao.com, pelo preço de 10€.

Portugal Rebelde - Antes de mais, a pergunta impõem-se. Como é que se deu o reencontro com as canções longos anos depois dos Atomic Bees?

Bruno Pereira - Foi um pouco ao acaso. Estive muitos anos sem tocar depois de a banda terminar. Há uns 5 anos comecei a escrever bastante em português mas sem nenhuma intenção. Um dia decidi comprar uma pequena guitarra e aos pouco comecei a musicar as palavras escritas ao longo desse tempo. Pedi a um amigo que me construisse uma stomp box de uma caixa de charutos e foi aí que tudo fez sentido.

PR - "Palavras na ponta da língua catapultadas pelo núcleo, uma escalada de sentimentos do sopé até ao cume". É tudo isto, que podemos encontrar em “erupção” neste disco?

BP - O que se pode encontrar é muita verdade e crueza, poucos filtros e palavras sentidas. Foi um processo muito solitário, eu, a guitarra, a stomp, mas ao mesmo tempo muito revelador e de descoberta de mim e da minha forma de fazer canções.

PR - De que é que nos falam as canções deste “Montanha”?

BP - Amor, revelação, intenção, caminho. Como me vejo e sinto e tudo o que me inspira e me faz criar. Para mim é acima de tudo libertação.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizarias este primeiro disco?

BP - Cru e verdadeiro.

PR - ”Vulcão” e “Trem Vem” foram as canções de apresentação deste disco. Estas são as melhores portas de entrada para subir a esta “Montanha”?

PR - Para mim o “Montanha” é um todo, faz sentido junto e não separado. “Vulcão” é também um auto-retrato.

PR - No dia 5 de Abril apresentas este disco de estreia no Centro Cultural Cartaxo. O que é que o público pode esperar do Senhor Vulcão?

BP - Vai ser a estreia do disco ao vivo de alguém que não sobe a um palco há mais de dez anos. Vou mostrar as canções despidas como as criei.

PR - Depois desta primeira “caminhada” até ao cume da Montanha, o que é que podemos esperar no futuro próximo do Senhor Vulcão?

BP - Continuo a escrever e a compor. De certeza que virão mais discos, mais palavras, mais canções. Quero experimentar sonoridades e colaborações com outros artistas. Vou fazer sempre para que seja verdadeiro e honesto com o que acredito e defendo.

VÍDEOCLIP | "Backyard Girl" - The Happy Mess


"Backyard Girl" é o primeiro vídeoclip/single retirado do novo álbum dos The Happy Mess, "Songs From The Backyard".

O vídeo foi realizado por José Maria Cyrne e pretende ser um hino à liberdade de escolha imune a preconceitos sociais. É uma história sem pretensões de moralismos ou irreverências. É tão-somente um exercício estético sem tabus.



www.facebook.com/thehappymess
/>