31/05/2014

THE VICIOUS FIVE | “Ghost Eviction”


Uma banda não é muito diferente de um casamento - depende de química, tesão, provocação, respeito, perdão, diálogo, gritos, abraços, falar e ouvir. 

The Vicious Five foi um primeiro amor e a primeira vez que o Bruno Cardoso, Rui Mata, Paulo Segadães, Edgar Leito e Quim Albergaria viveram juntos, numa garagem, numa carrinha e em cima de muitos palcos a sério. Soavam alto. Estridentes, vibrantes e com uma fome e sede de vida que só as camas de amor adolescente conhecem. 

Fizeram três LP e um EP. Foi bom e importante, como uma primeira tatuagem. O fim da banda foi um divórcio jovem para evitar desperdício de amor. Sobraram do tempo que estiveram juntos 4 canções gravadas numa pré-produção algures em 2009 com Makoto Yagyu e nunca editadas. 

Até agora. “Ghost Eviction” é o exorcismo dos fantasmas bons que ficaram por partilhar. The Vicious Five acabaram pela mesma razão que começaram - para o amor continuar.

“Ghost Eviction”, está disponível para download gratuito, aqui.

www.facebook.com/pages/The-Vicious-Five/46948448084

DUQUESA | "Duquesa"


Nuno Rodrigues encontrou a solo o conforto do Verão e dos dias longos. De um lado as paisagens do seu Norte litoral, doutro os gelados e as tardes de passeio com a namorada. 

O trabalho de estreia do também vocalista dos Glockenwise é soalheiro e apropriado para os dias pródigos em evasão. Tendo como inspiração as melodias da música pop clássica, esta Duquesa explora, no seu modo irreverente, a sensibilidade e a folia juvenil, ancorando-se nas suas raízes barcelenses. É ouvir a caminho da praia.

“Duquesa” é composto por 6 temas produzidos, gravados e misturados por João Brandão (Nuno Rodrigues colaborou na mistura) e teve a participação de Cláudio Tavares, André Simão, João Rafael Ferreira, Ricardo Miranda, Tojo Rodrigues e João Brandão.

"Duquesa" está disponível para download gratuito, aqui.

RICARDO GORDO | Tour Fnac


Agenda:

01 de Junho - Fnac Cascais, 16.00h

14 de Junho - Fnac Santa Catarina, 17.00h

14 de Junho - Fnac NorteShopping, 22.00h

15 de Junho - Fnac MarShopping, 17.00h

27 de Junho - Fnac Chiado, 18.30h

www.facebook.com/ricardogordomusic

RED BULL O SANTO VERTICAL | Lisboa

CONCURSO NACIONAL DE BANDAS DA ANTENA 3 | Eliminatória de Tondela


30/05/2014

VÍDEOCLIP | "Desejo Maldito" - Inkilina Sazabra


"Desejo Maldito", é este o primeiro avanço para o novo trabalho dos Inkilina Sazabra. "Malditamente" tem edição agendada para o dia 9 de Junho.



www.facebook.com/pages/Inkilina-Sazabra/108892062515790

JOANA ESPADINHA | "Avesso"


Joana Espadinha edita “Avesso”, o seu álbum de estreia onde nos apresenta as composições da sua autoria, cruzando influências que vão do Jazz ao Pop/Rock, dando origem a uma música única que certamente marcará o ouvinte.

Sustentada por uma banda onde figuram alguns músicos de renome do panorama nacional, a música vem ao de cima traduzida em canções que combinam um misto de sonoridades acústicas e eléctricas, através das quais, a componente lírica da música de Joana ganha vida.

Em cada faixa, uma nova mensagem, uma nova estória, para ouvir com atenção. “Avesso” é o espaço onde tudo isto acontece.

Com Júlio Resende no piano, João Firmino na guitarra, Francisco Brito no contrabaixo e Luís Candeias na bateria.

O concerto de apresentação de "Avesso" será no próximo dia 3 de Junho, no Musicbox, em Lisboa, às 22.30h. O preço dos bilhetes é de 8,00 €.

www.facebook.com/JoanaEspadinha

ALICE | "Discórdia"


Os Alice são a revelação do ano no rock português. Embora digam que não procuram influências, a sua sonoridade aproxima-se tanto de Ornatos Violeta como de Linda Martini. Um rock fresco e cheio de energia que promete agarrar toda a gente.

Numa edição, inicialmente, exclusivamente digital, "Discórdia" foi descrito como "a lufada de ar fresco que o rock português precisava".

A banda, originária da linha de Cascais, diz que surge para "tentar apelar à musicalidade da língua portuguesa e tentar ajudar os portugueses a darem mais valor à sua língua".

Após todo este sucesso digital e de o videoclipe/single "Gato Morto" ter ultrapassado as 10 mil visualizações, chega agora a edição física do álbum de estreia "Discórdia", distribuída pela própria banda. O disco pode ser adquirido através da sua página de Facebook ou através do seu e-mail, geral.alice@gmail.com.

SILVEIRA ROCK FEST

THE RAMBLE RIDERS EM CONCERTO


BOOSTER | Agenda

29/05/2014

JIBÓIA AO ATAQUE!


Há um ano, Jibóia, o projecto de Óscar Silva, da sua infinitude de pedais e do seu Casio, surpreendeu a crítica com um EP de estreia homónimo, cuja edição limitada se encontra esgotada (mas ainda passível de ser ouvida aqui). 

Agora - e já com presença assegurada no Liverpool International Festival of Psychedelia -, Jibóia desvenda o que se segue. 

“Badlav” chega em Setembro e é um disco inteiramente composto por Óscar Silva e pela cúmplice Ana Miró, que empresta a voz ao disco. Ao todo, são quatro canções, que representam as quatro fases do mundo na filosofia hindu. 



Trata-se de uma edição em vinil, num lançamento conjunto pela Lovers & Lollypops e pela label italiana Shit Music for Shit People. 

“Badlav” foi gravado, produzido e misturado por Xinobi, no estúdio da Discotecas e com apoio de Moullinex.

 O teaser do registo é da autoria do realizador portuense Vasco Mendes.



www.facebook.com/abracodejiboia

LINDA MARTINI | "Baú"


Os Linda Martini são uma das bandas portuguesas mais populares dos últimos anos e, com a edição da Blitz de Junho, que amanhã chega às bancas publicam um álbum de raridades dedicado aos fãs.

Em entrevista, a banda fala do seu trajeto e das "pérolas" que depositou em "Baú". O disco agora disponibilizado com a Blitz é grátis!

www.facebook.com/lindamartinirock

GESSICATRIP | "Raridades"


Depois de darem a conhecer o single de avanço "Feliz Acaso", hoje é dia de revelar os restantes seis temas que compõem o novo álbum de originais dos Gessicatrip intitulado "Raridades".

Quase um ano após a edição do trabalho de estreia “Sala de Estar”, Tito Pires e José Dinis provam hoje que a sua frutífera colaboração os coloca como um dos mais sólidos novos talentos da música portuguesa. 

"Raridades" é uma colecção primorosa de composições desarmadas de regras e ideias pré-concebidas que vagueiam coerentemente pelo rock lo-fi e o pop de curvas sinuosas.

A viagem pela nova vaga de rock português tem assim mais um nome forte, Gessicatrip, os mesmos que se vão apresentar ao vivo em Lisboa e Porto, já no início do mês de Junho.

Assim, dia 6 de Junho, pelas 23.00h, os Gessicatrip sobem ao palco do Musicbox, em Lisboa, e dia 14 de Junho, pelas 22.30h, é o palco do Passos Manuel no Porto que recebe a dupla.

Os bilhetes custam 5€ e estão disponíveis em BilheteiraOnLine e nos locais habituais para o concerto de Lisboa, e no Passos Manuel.

www.facebook.com/gessicatrip

PER7UME | 3D Eixo X”


Quatro anos depois do último disco de originais, os Per7ume editam o muito aguardado sucessor de “Per7ume” (2008) e “Mudo” 2010.

“3D Eixo X”, resulta de um longo processo criativo e é uma natural evolução no som da banda – Mais maduro e mais “musculado”, mas sempre focado nas canções.

“Houve a preocupação de maturar todas as canções na sala de ensaios com inputs e sugestões de todos os músicos, daí ter sido um processo mais moroso mas, a nosso ver, mais genuíno. 

Isso reflete-se também na preocupação do som dos instrumentos propriamente dito. Queríamos que soasse "live-on-studio" e que fosse evidente o timbrar das guitarras ou da bateria, sem grandes edits nem efeitos.”

Exímios escritores de canções Pop e uma das melhores bandas nacionais ao vivo, os Per7ume preparam cuidadosamente a nova Tour, que para além do novo disco “3D Eixo X”, irá recordar os grandes sucessos da banda.

www.facebook.com/PER7UME

LUÍSA AMARO | "ARGVS"


Pioneira da guitarra portuguesa, a intérprete e compositora Luisa Amaro tem um novo CD – ARGVS – que começou a apresentar numa digressão nacional que teve inicio em Maio.

O novo álbum, com dez composições, apresentado no Museu do Oriente, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Maio, a que se seguem, uma apresentação no Porto e uma tournée pelo país.

Discípula de Mestre Carlos Paredes, que acompanhou em centenas de concertos por todo o mundo, a primeira mulher a gravar um álbum do emblemático instrumento nacional é acompanhada neste novo trabalho pelo português Gonçalo Lopes (clarinete baixo), pelo italiano Enrico Bindocci (piano) e pela cantora cipriota Kyriacoula Constantinou (prémio Anguissola-Scotti 2010 para música de câmara, secção folk, como integrante do Krama Ensemble).

Este é o quinto CD de Luisa Amaro, depois de Canção para Carlos Paredes (Artemágica, 2004), Meditherranios (Altvs, 2009), Geração do Novo Cancioneiro, acompanhando poemas ditos por Maria de Jesus Barroso (Althum.com, 2010), e A Raiz da Pele, poemas inéditos de Guilherme de Melo ditos por Victor de Sousa com música de Luisa Amaro (Ovação, 2011).

www.facebook.com/LuisaAmaro.Oficial

GISELA JOÃO | Teatro de Vila Real

MAFALDA VEIGA EM CONCERTO

28/05/2014

RITA REDSHOES | “Life Is A Second Of Love”


O novo disco “Life Is A Second Of Love” vai ser o pano de fundo do concerto que Rita Redshoes irá realizar no próximo dia 7 de Junho no Teatro Cinema de Fafe. Um regresso àquela sala do norte do país depois do espectáculo ali realizado em Outubro de 2011. Desta feita, as novas canções – “Broken Bond”, “White Lies”ou “No Matter What” entre outras - guiarão o público num percurso que incluirá ainda visita aos temas dos seus discos anteriores.

As reacções ao terceiro disco de Rita Redshoes têm sido bastante significativas e entusiasmadas - a critica especializada tem genericamente destacado este trabalho como o ponto alto da carreira da singer songwriter; o público, para além das muitas felicitações através das redes sociais da artista, “levou” o disco até ao Top 5 das vendas nacionais. Curioso ainda o facto de nas passadas duas últimas semanas Rita Redshoes ter liderado a tabela dos artistas nacionais com maior notoriedade mediática.

Ainda antes da apresentação em Fafe, Rita Redshoes participará, em parceria com o percussionista Nuno Aroso, no concerto “3’30’’ – Percussive Sung Songs” que terá lugar no dia 30 de Maio no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. Esta apresentação decorre a convite do Orfeão de Leiria e integra a programação do “32º Festival de Música de Leiria”.

ANA MOURA | Estarreja


Por motivos imprevistos e de força maior, alheios à vontade do Cine-Teatro de Estarreja, o concerto de Cuca Roseta agendado para dia 21 de junho será cancelado. 

Ana Moura é o nome que irá celebrar o 9º aniversário do equipamento, uma marca da cultura estarrejense no panorama local, regional e nacional, na mesma data, 21 de junho, à mesma hora, 21.30h.

www.anamoura.com.pt

FESTIVAL CAIXA ALFAMA´14 | Lisboa

JACINTA | Coimbra

27/05/2014

UM CORPO ESTRANHO | Discurso Direto


Aprendemos desde pequenos a suspeitar do estranho. A não lhe abrir a porta, a não aceitar as suas ofertas, a abordar com cautela e suspeição tudo aquilo que não faça parte de um mundo conhecido e, por isso mesmo, seguro. Mas antes da familiaridade há sempre estranheza, inevitável no contacto com aquilo que nos é novo. Na música de João Mota e Pedro Franco, o duo Um Corpo Estranho, a estranheza apensa à designação é coisa de uma fugacidade momentânea. Não se juntaram por acaso – escolheram-se. Tiveram suficientes bandas, passaram por experiências musicais q.b. para que, no momento de, qual ritual de acasalamento, seleccionarem o parceiro ideal com o saber acumulado responsável. Agora, aos trinta e picos anos, já não é tempo de falsas partidas, bluffs ou tiros de pólvora seca. Com uma mescla de profundezas blues, acutilância pop e um devir do fado terem posto pela primeira vez a cabeça de fora em meados de 2012: a edição de um EP homónimo. Agora, há um Oeste a latejar em "De Não Ter Tempo", um Oeste que é fruto possível de uma sonoridade em que vibram cordas de ukulele e banjo. Mas um Oeste que confunde as coordenadas. Evoca qualquer coisa da lata de feijões aquecida uma lareira, pistola repousada no coldre de um caubói mítico norte-americano, mas não chega com uma pompa morriconiana inventada à distância. Um Corpo Estranho não é épico. É telúrico até mais não.

Portugal Rebelde - “A música de Um Corpo Estranho não é puxada a fórceps, chega desapressadamente, depois de preparado o seu ambiente”, diziam no press release do disco “De Não Ter tempo”. Foi em verdadeiro “recolhimento” que preparam este álbum?

Um Corpo Estranho - Foi um trabalho que levou o seu tempo. Não tivemos pressão de prazos, apenas a nossa própria pressão. Foi um álbum cozinhado em lume brando, que passou sem duvida por esse recolhimento a fim de o deixar maturar e ganhar forma. O nome deve-se em grande parte a essa ironia, porque no fundo existia uma luta interna entre o tempo que lhe quisemos dar e o nosso relógio interno, tal como o crocodilo Tic-tac de Peter-Pan, que simboliza o tempo que nos persegue e nos pressiona a crescer.

PR - “De Não Ter tempo” respira portugalidade e não apenas na simples adopção do português como língua. Há todo um imaginário que transborda o país. É tudo isto que maioritariamente gostam de cantar os Um Corpo Estranho?

Um Corpo Estranho - Não nos preocupamos muito se estamos a fazer música que traduza Portugal, mas é impossível fugir a essa portugalidade. É algo que está em nós, porque nascemos cá e temos o espólio do país no sangue. Talvez seja essa a maior influencia, mais do que o artista A ou B. No fundo, penso que os Um Corpo Estranho gostam de cantar o mundo inteiro, o mundo interior e o mundo físico, sempre vivido através dos olhos de um português em viagem.

PR - De que é que nos falam as canções “De Não Ter Tempo”?

Um Corpo Estranho - “De não ter tempo” tem lugar em vários cenários, que partem de experiências pessoais e depois são romantizados. São impressões que roubamos á realidade e extrapolamo-las para um plano fictício. Não sei se algum artista sabe exatamente do que fala a sua obra. Pelo menos, não na totalidade. Porque ela tende a ganhar uma vida própria, que deixa de lhe pertencer. Fazer um disco é um pouco como estar apaixonado, sente-se mais do que se pensa e semeia-se algo que não podemos adivinhar no que vai brotar. No fundo é um estado de embriaguez constante.

PR - Neste disco prestam um tributo aos Madredeus, com a recriação de “Vem (Além de Toda a Solidão)”. Há alguma razão especial para a escolha deste tema?

Um Corpo Estranho - Começámos o projeto apenas com temas originais, o que era um problema, porque tínhamos pouco tempo de concerto e ninguém nos conhecia. Este tema veio ao nosso encontro para reduzir essa distancia com o publico, no fundo para abrir as portas para as outras músicas. Acabou por ter tanta importância como todos os outros, acabando até por vir a ser o mote estético do projeto. Além da homenagem que fazemos a Madredeus, projeto que faz parte do nosso imaginário de longa data, é um tema que reflete muito do universo de Um Corpo Estranho.

PR - “Auto Coação” foi o single de avanço deste trabalho. Este tema é a melhor porta de entrada para descobrir as canções “De Não Ter tempo”?

Um Corpo Estranho - Todos os temas são uma porta de entrada para o disco. Um single não reflete, necessariamente, o resto do trabalho. De qualquer forma é um tema que faz parte dos primórdios do projeto e talvez o que se assumiu com mais imediatismo. É um tema que remete para uma luta interior, e a forma de ultrapassar os obstáculos que por vezes impomos a nós próprios. Essa catarse está presente noutros temas do álbum, talvez apenas de uma forma mais direta neste tema.

PR - Para terminar, numa frase apenas – como caracterizarias “De Não Ter Tempo”?

Um Corpo Estranho - De Não Ter Tempo é um álbum de crescimento, de confronto entre o pessimismo céptico e o deslumbramento infantil pela vida. Ou pode ser outra coisa...

FESTIVAL ROCK NORDESTE | Vila Real


A promotora de espetáculos e agência de booking covilhete na mão anuncia a coprodução do festival Rock Nordeste, uma organização da Douro Alliance – Associação de Municípios em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Real.

A decorrer a 26 e 27 de Junho, quinta e sexta-feira, respetivamente, o festival acontece no Parque do Corgo e no auditório exterior do Teatro Municipal. A entrada é livre e promete oferecer a Vila Real dois dias repletos da melhor música portuguesa.

Após um ano de interregno, o festival Rock Nordeste regressa para a sua 10ª edição, renovado e com uma forte aposta no melhor que se faz na atualidade da música moderna portuguesa. Pelo festival Rock Nordeste passarão 6 (seis) bandas e 3 (três) dj’s nacionais.

Capicua, Sensible Soccers, Brass Wires Orchestra e Switchst(d)ance são as primeiras confirmações para o Festival Rock Nordeste. Mais nomes serão anunciados ao longo da semana.

A curadoria de dj’s do Rock Nordeste estará a cargo da promotora vila-realense Bandit Room, reconhecida já pelos distintos eventos de música eletrónica que tem vindo a realizar no nordeste do país.

Na sexta 27, o festival contará com a primeira edição do Vila Real Urban Market, um mercado urbano aberto a quem quiser vender o seu produto artesanal, tradicional ou de outro carácter. 

As inscrições podem ser feitas em breve através do site www.rocknordeste.pt e decorrem até uma semana antes do festival, a 19 de Junho.

+ Info:

www.facebook.com/rocknordeste.vr

NOVOS DISCOS PARA NOS!


As primeiras edições NOS Discos já estão disponíveis para download Gratuito em http://nosdiscos.pt. The Vicious Five, Time For T, O Clube, Duquesa e D´Alva, são os nomes escolhidos para esta nova fase.

"Em Abril de 2009, numa acção pioneira em Portugal, a operadora Optimus decidiu fundar uma editora de discos que englobava novas soluções para mostrar música nova. A Optimus Discos nasceu com um objectivo central, a necessidade de participar, de estar ao lado de uma geração emergente que nos últimos anos tem construído uma das eras mais criativas da música pop portuguesa.

Era necessário contrariar o desperdício através de edições, promoção e espectáculos. Em 5 anos, foram editados perto de 90 títulos e centenas de canções. Vimos artistas desconhecidos passarem para o domínio público, criámos elos com outros editores e transformámos uma ideia privada numa imensa plataforma ao serviço de todos. 

Agora, regressamos com novo nome, mas com as intenções que definiram a nossa fundação - partilhar e ser cúmplice no crescimento desta nova geração de músicos. Somos NOS Discos e vamos continuar a editar óptimos discos." (press release)

LENA D´ÁGUA | "Carrossel"


Durante a década de 80 Lena D’Agua, era a estrela da música Pop Portuguesa. 30 Anos depois Lena D’Agua regressa com um power trio, para reviver os grandes sucessos da sua carreira.

Aos ritmos clássicos do rock, junta-se a melodia inesquecivel das canções e a voz inconfundível de Lena D’Agua, que 3 décadas depois continua em plena forma.

Ouvir “Carrossel” tem um efeito “unzip” na nossa cabeça – A “Demagogia”, “Vigaro cá, Vigaro lá”, “Dou--te um doce” juntam-se todas as outras, que vamos ter o prazer de rever neste novo formato.

Se o revivalismo dos anos 80 existe, este será com toda a certa o seu porta estandarte para os próximos tempos.

FILIPE GONÇALVES | "Rádio 10"


No ano em que comemora dez anos de carreira, Filipe Gonçalves encontra-se em estúdio a terminar o seu novo álbum intitulado "Rádio 10", um disco que passa em revista os 10 anos de carreira do músico.

Este novo álbum conta com participações de alguns artistas como é o caso de Sensi, Agir, Dengaz, MC Ary, NBC, Luiz Caracol, entre outros.

"Dá-me 1 Sinal" é o single de avanço deste novo trabalho que traz de volta Filipe Gonçalves aos álbuns originais.

www.facebook.com/filipegoncalvesoficial

CARTAZ | Concerto

26/05/2014

MÃO MORTA | "Pelo Meu Relógio São Horas de Matar"


Chegou hoje às lojas o álbum "Pelo meu relógio são horas de matar", um disco que assinala os 30 Anos de carreira dos Mão Morta.

O novo trabalho promete ser um regresso em grande de uma das mais emblemáticas bandas do rock alternativo nacional. 

São 10 canções marcantes e poderosas, que Adolfo Luxúria Canibal e companhia afirmam compor um dos melhores álbuns da sua já longa carreira.



www.mao-morta.org

BURAKA SOM SISTEMA | "Buraka"


"Já não se trata de apresentarmos o Kuduro. Já não se trata de voltarmos a olhar para o sucesso do "Black Diamond" e definitivamente já não se trata de nos rodearmos de artistas de maior dimensão para validar o nosso trabalho", explica Branko.

"Buraka" trata de música de dança e cultura. Trata de retratar a viagem pessoal de cinco indivíduos criativos, determinados a convidar o mundo a participar num novo estilo de vida global.

O lema "From Buraka To The World", apresentado pela primeira vez no título do EP de estreia, dá uma volta de 180º para se tornar em "From The World To Buraka", à medida que o grupo aprofunda cada vez mais a sua pesquisa por ritmos e géneros inovadores, enquanto se rodeia de artistas que partilham esta visão através da sua editora Enchufada. 

Os convidados são reduzidos ao mínimo, recrutados exclusivamente dentro desta rede de artistas que orbita Buraka. A cantora britânico-argelina Yadi e produtor lisboeta em ascensão Bison ajudam a moldar a sonoridade zouk bass dos Buraka numa canção pop moderna em Do Me Now, Alo Wala contribuem as suas batidas tropicais de inspiração indiana em In a Minute e o reconhecido artista luso Vhils entra numa colaboração visual para um explosivo vídeo no hino global Stoopid.

Não é coincidência que a banda anuncia uma série de concertos para o verão juntamente com a data de lançamento do álbum em Junho, estando plenamente cientes do impacto que o seu inesquecível espetáculo ao vivo tem no palco de um festival. Toda a gente terá a oportunidade de presenciar o renovado concerto dos Buraka em eventos como o Pukkelpop na Bélgica, o Splendour In The Grass na Austrália e o Optimus Alive em Portugal.

Isto é sem dúvida o iniciar de um novo ciclo para uma banda que começa com uma noite no centro de Lisboa e amadurece para se tornar em todo um estilo de vida, que o realizador João Pedro Moreira captura no documentário "Off The Beaten Track". Este é o mundo em que Buraka vive e todos estão convidados.

Os fãs podem encomendar, a partir de hoje, "Buraka" no iTunes, a um preço especial de pré-venda. Na reserva, recebe-se imediatamente o single de apresentação do disco "Stoopid". Dia 9 de Junho ficará disponível uma segunda canção, "Parede".

"Buraka", chega às lojas no dia 23 de Junho!

www.facebook.com/burakasomsistema?group_id=0

VÍDEOCLIP | “Introspection” - Lotus Fever


Os Lotus Fever apresentam o tema “Introspection”, primeiro single retirado do seu álbum de estreia a sair no final do Verão. A produção ficou a cargo de Ramón Galarza, que já trabalhara com a banda no EP "Leave The Lights Out2, registo que ganhou os prémios de EP Português de 2012 e Melhor Música Portuguesa de 2012 pelos leitores da Bandcom.

O vídeo de “Introspection” conta com a assinatura de Pedro Resende, premiado realizador português, vencedor do Animation Talent Award 2013 e finalista do One Screen Festival, promovido pela banda Sigur Rós.

No final do ano passado, os Lotus Fever realizaram uma campanha de crowdfunding para financiar a gravação do primeiro álbum, objectivo que foi alcançado com a contribuição de mais de uma centena de apoiantes.



www.facebook.com/LotusFever

ANTÓNIO BASTOS | "Talk To The Song"


Hoje é dia de nova edição You Feel You Records", edição que marca também o regresso ao inéditos por parte de Antonio Bastos (Johnwaynes, Get Physical / Defected / Mule Musiq / Let´s Play House).

"Talk To The Song", demonstra o talento incontestável do produtor e dj apresentando um som que lhe é tão característico carregado de grooves profundos e sedutores e tons plenos de misticismo. O apelo é simples: "Talk To The Song" chama quem o ouve a soltar-se, livrar-se de preconceitos e dançar com o corpo e a mente conectados.

Um tema sólido de house que engloba camadas funk e hipnóticas, com vocais pontuais e assertivos, incorporadas num sabor exótico com escalas que ecoam por toda a faixa.
Ou seja, Antonio Bastos abre oficialmente o Verão com os seus beats inconfundíveis.

Disponível a partir de hoje nas principais lojas digitais de venda de música, o "Talk to The Song" apresenta também um Radio Edit.

VÍDEOCLIP | "Raio de Luz (com NBC)" - Mundo Segundo


O mítico produtor e MC portuense Mundo Segundo está de regresso às edições discográficas em nome próprio. "Segundo o Ancião" — título do segundo longa-duração, que sairá no final de Maio - é uma retrospectiva autobiográfica do rapper, que mais uma vez surpreende pela diversidade de convidados e pela excelência da lírica, adaptada a arranjos sonoros até agora por explorar no hip hop nacional.

O álbum inclui dez temas originais e uma versão acústica para uma das canções. "Raio de Luz", é a primeira amostra deste novo trabalho. O tema tem NBC como convidado na voz e foi produzido por Virtus.



www.facebook.com/MundoSegundoDealema

25/05/2014

TAIS QUAIS | Serpa


O grupo Tais Quais, que junta Tim, Vitorino, Jorge Palma, João Gil, Celina da Piedade, Paulo Ribeiro, o contador de histórias e humorista Jorge Serafim, entre outros, vai apresentar-se no Encontro de Culturas de Serpa, a 9 de junho.

O espectáculo dos Tais Quais chama-se Na Venda do Isaías e pretende divulgar "algumas das canções mais emblemáticas da música popular do Alentejo".

CARL MENDES | "Holes In The Heart"


O músico de Alcácer do Sal, Carl Mendes apresenta o seu mais recente single. "Holes In The Heart" é o tema escolhido para introduzir o novo “Tales & Facts 'Bout Broken Hearts”.

Este é um tema em que Carl Mendes assume as suas influências Fok/Bluegrass e uma viragem na linha de composição em relação aos discos anteriores.

O novo disco de Carl Mendes tem edição prevista para Setembro.

www.facebook.com/CARLMENDES.info

CAPICUA | Agenda


Agenda:

14 de Junho - Teatro Rivoli, Porto

19 de Junho - Lisboa

12 de Julho - Coimbra

www.facebook.com/capicuarap

PESTE & SIDA NO SOL DA CAPARICA

24/05/2014

VÍDEOCLIP | "Vela Acesa" - Com -Tradição


Residem na Bélgica e fazem Música Portuguesa Com-Tradição. "Quando o tempo se quer pousar", o novo disco do grupo tem edição agendada para o mês de Outubro. Aqui fica o vídeoclip para o primeiro avanço deste disco, "Vela Acesa".



www.facebook.com/CangueiroSalgadoTaminiau

O POVO QUE AINDA CANTA | Antena 1


Tiago Pereira, país fora, mostra, apresenta, música popular local, e as suas contaminações; com um convidado; cria também uma conversa sobre a importância da tradição oral e a música popular.

O programa "O Povo que Ainda Canta" vai para o o ar na Antena 1 aos sábados entre as 06h e 07h com repetição às 15h.

MERCEDES GUERREIRO E JEAN LEMAITRE | "Grândola Vila Morena - A Canção da Liberdade"


Para assinalar as comemorações do 50º Aniversário da canção Grândola Vila Morena, o jornal Público lança no dia 26 de Abril, o livro que retrata toda a história da canção mais reconhecimento tem em Portugal e além fronteiras.

José Afonso escreveu o poema Grândola Vila Morena como reconhecimento pela forma amistosa e solidária com que o Povo de Grândola o recebeu no dia 17 de Maio de 1964. 

Ele sentiu, como muitos dos seus ideais se materializavam na diversificada actividade cultural da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, assim como na forma solidária e fraterna de trabalho dos membros da sua direcção e na contribuição empenhada dos sócios, num projecto colectivo de grande relevo cultural e progressista para a população, cuja maioria vivia da jorna em trabalhos agrícolas ou da indústria corticeira.

Na sua alma de Poeta calou fundo a emoção de encontrar numa pequena comunidade alentejana, um possível caminho para a liberdade e a felicidade dos homens e mulheres do seu povo e da humanidade em geral.

UNIÃO DAS TRIBOS | Agenda


Agenda:

30 de Maio - Fnac Cascais (22.00h)

31 de Maio - Fnac Almada (22.00h)

15 de Junho - Fnac Vasco da Gama (17.00h)

22 de Junho - Fnac Algarve (17.00h)

17 de Agosto - Festival Rock no Sado, Setúbal

www.facebook.com/uniaodastribos

THE RISING SUN EXPERIENCE | Caldas da Rainha

23/05/2014

VIVIANE | Discurso Direto


Vinte e quatro  depois do seu álbum de estreia com os Entre Aspas, Viviane apresenta-nos “Dia Novo”, um disco que surge a partir de uma Viviane mais calma e mais madura, ciente do chão onde pisa e de alguns porquês do universo musical. “Dia Novo”, é um disco com raízes marcadamente portuguesas, que recorre com frequência à guitarra portuguesa e aos sons do fado, visitando aqui e ali a chanson. No novo trabalho existe cheiro a Lisboa, cidade que dá motivação ao primeiro single, “Do Chiado até ao Cais”. Viviane é hoje a convidada do Portugal Rebelde em "Discurso Direto".

Portugal Rebelde - As pequenas e grandes coisas da vida, como o amor, as expectativas e as frustrações; é um pouco de tudo isto que serve de “mote” para o seu 4º disco?

Viviane - Sim, no fundo retrata coisas que são do comum de toda gente e vivências minhas como é o caso do tema “Era voz que salvava” onde conto uma história que me chegou através do Facebook por um admirador mexicano. O rapaz contou-me que vivia numa pequena cidade onde havia muitos grupos rivais e que numa manhã rebentou no meio da rua um tiroteio que obrigou as pessoas a procurar abrigo na sua pequena loja. Por coincidência ele estava a ouvir as minhas canções e quando acabou o tiroteio as pessoas perguntaram-lhe quem era aquela voz porque lhes tinha transmitido calma e paz durante o momento de terror. Achei esta história absolutamente fantástica! Mas para além das minhas letras também convidei o José Luis Peixoto, o Tiago Torres da Silva, o Pierre Aderne, o Hugo Costa e o Fernando Cabrita a escrever para este álbum.

PR - “Dia Novo” reflete uma Viviane mais calma e mais madura, ciente do chão que pisa?

Viviane - Já tenho mais de vinte anos de carreira musical. Felizmente tive muitas experiências diferentes em vários projetos. As minhas canções refletem aquilo que hoje sou e este trabalho é o resultado de todas essas experiências.

PR - “Dia Novo” é um disco com raízes marcadamente portuguesas, que recorre com frequência à guitarra portuguesa e aos sons do fado, visitando aqui e ali a chanson. As influências da sua juventude em França continuam presentes neste disco?

Viviane - Sim, mais do que nunca talvez. Eu nasci em França e quando eu era criança, a minha mãe ouvia as canções da Amália e eu ouvia música francesa e anglo-americana que o meu irmão comprava, eu absorvia isso tudo. Lembro bem de ouvir a Françoise Hardy cantar o tema “Comment te dire adieu” e foi essa boa lembrança que me fez criar uma versão desse tema para incluir neste álbum, mas aproximei-a da minha sonoridade e inclui nela uma guitarra portuguesa o que acho que lhe dá um toque muito especial. Para além disso neste CD em termos de sonoridade, desta vez o acordeão ficou de fora porque quis privilegiar a minha voz, a interpretação e a guitarra portuguesa. Por isso convidei vários guitarristas como é o caso do Custódio Castelo e do Luis Varatojo que já tinham participado no disco anterior e também o Bernardo Couto, o Ricardo Parreira, o Ricardo Martins e o Tó Viegas que imprimiram o seu estilo e enriqueceram os temas que gravaram.

PR - Neste novo trabalho existe cheiro a Lisboa, cidade que dá motivação ao primeiro single, “Do Chiado até ao Cais”. Esta é “banda sonora” perfeita para descobrir Lisboa?

Viviane - Sim claro, pois é um tema que homenageia sem duvida uma das cidades mais bonitas do mundo. O vídeo deste tema ficou muito interessante e retrata um passeio por uma cidade cheia de luz e ritmo à beira do Tejo, com os seus monumentos e poetas que a tornam única. Muitas vezes coloco-me no papel de um visitante que descobre Lisboa pela primeira vez e fico deslumbrada!

PR - “Dia Novo” aflora um tema central da atualidade, a emigração, com a música “Recomeçar”. Este é um tema que a “toca” particularmente?

Viviane - O tema “Recomeçar” fala principalmente do facto das pessoas se sentirem desvalorizadas no seu próprio pais e terem que partir para o estrangeiro, para recomeçar uma vida nova longe dos seus familiares. Os meus pais nos anos 50 também tiveram que emigrar primeiro para Marrocos, depois para França à procura de trabalho por isso este tema toca-me particularmente.

PR - Este disco inclui também três versões de cantores estrangeiros, como Lhasa de Sela e Marcelo Camelo, do grupo Los Hermanos. Quer falar-nos um pouco destes temas?

Viviane - Neste disco, quis partilhar com o meu público um pouco das minha referências musicais e escolhi estas versões por serem especiais para mim. Escolhi esta canção do Marcelo Camelo porque da nova geração brasileira ele é um dos compositores de que mais gosto e gosto particularmente desta música que é da altura dos Los Hermanos. Também escolhi a canção “con toda palabra” da lhasa de Sela porque era uma cantora que eu apreciava muito. Gosto imenso das suas canções e da maneira como ela as interpretava com uma emoção sempre muito especial. Infelizmente, faleceu há 3 anos aos 36 anos e esta é uma pequena homenagem que lhe quis prestar.

PR - Para terminar, 24 anos depois do seu álbum de estreia com os “Entre Aspas”, continua a sentir necessidade de fazer canções?

Viviane - Vou continuar a fazer canções, tenho um prazer muito grande em compor as minhas próprias musicas e em partilha-las com o meu público. Fico muito feliz quando elas de alguma forma tocam nas pessoas ou quando representam um momento especial na vida delas. É essa a magia das canções, e é isso que me motiva para continuar a compor.

JOANA AMENDOEIRA | Tour Amor Mais Perfeito


Joana Amendoeira continua a apresentar Tour “Amor Mais Perfeito”. Esta digressão já a levou a várias salas do país, bem como aos Estados Unidos, Brasil, Espanha, Itália, Lituânia, Hungria e Suécia.

No mês de Junho vai regressar à Hungria e estreia-se na Roménia no International Theater Festival. A acompanhar estarão, como sempre, os músicos Pedro Amendoeira, na Guitarra Portuguesa, Rogério Ferreira, na Viola de Fado e Paulo Paz, no Contrabaixo.

Encontra-se a preparar até ao final do ano, a gravação do seu novo disco, o nono álbum da sua carreira, com edição prevista para a Primavera de 2015.

Agenda:

29 de Maio - Feira de Maio, Páteo Valverde (Azambuja)

31 de Maio - 6º Encontros de Fado de Almada, Auditório Municipal Fernando Lopes Graça (Almada) 

09 de Junho - Kecskemét, Kéttemplom Koz (Hungria)

10 de Junho - Budapeste| Faculty Council Hall, Faculty of Law, ELTE (Hungria)

12 de Junho - International Theater Festival, Biserica Romano-Catolica (Sibiu - Roménia)

13 de Junho - International Theater Festival, Cetatea Cisnadioara (Sibiu - Roménia)

14 de Junho - International Theater Festival, Biserica Sf. Ioan (Ianga Casa Teutsch) (Sibiu - Roménia)

15 de Junho - International Theater Festival, Biserica Ursulinelor (Sibiu - Roménia)

20 de Junho - Festas do Alto do Seixalinho, Parque da Cidade (Barreiro)

27 de Junho - Feira Internacional de Artesanato do Estoril, Fiartil (Estoril)

www.joanaamendoeira.pt

A LONTRA FEST | Encontros Acústicos no Meio do Nada


O Festival A Lontra Fest pretende promover a música alternativa, com qualidade, que se faz em Portugal, cantada em português. 

Os artistas portugueses merecem destaque no mercado da música mas o seu trabalho também é um factor preponderante e decisivo que pode levar um músico ao sucesso ou insucesso. 

Da cidade para o campo, do Santiago Alquimista para o Meio do Nada. A Lontra Fest - Encontros Acústicos no Meio do Nada assume-se como um evento único no seu género levando a nova música portuguesa para locais não convencionais em comunhão com a natureza.

"O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, um ponto a meio entre nada e tudo", Blaise Pascal, Filósofo e Matemático Francês [1623-1662].

Seguindo o espírito do festival, A Lontra Fest promove um novo evento, a decorrer durante o Verão, "Encontros Acústicos no Meio do Nada". 

Trata-se de um concerto em formato acústico num cenário extremamente alternativo e original montado no meio do nada... (um mato, um pasto... seja onde for), sendo que, ao público serão apenas dadas as coordenadas GPS do local e um itinerário traçado no Google Maps.

21 de Junho - Bicho do Mato

12 de Julho - TV Rural

23 de Agosto - Vitorino Voador

Entrada Livre!

www.facebook.com/alontrafest

MELHOR AMIGO | Agenda


Agenda:

24 de Maio - Primeiro Andar, Lisboa (22.00h)

30 de Maio - Largo de Residências, Lisboa (22.00h)

31 de Maio - Teatro O Nariz, Leiria (17.00h)

13 de Junho - Museu Arpad Zsenes, Lisboa (17.00h)

24 de Julho - Salão Brasil, CITEMOR, Coimbra (23.00h)

SOPHIA | Cascais

PENSÃO FLOR | Armazém F

22/05/2014

VÍDEOCLIP | O Homem que Dança" - Guta Naki


O Homem Que Dança" é o novo single/ vídeoclip do segundo álbum de originais dos Guta Naki, "Perto Como". O vídeo tem realização de Joana Areal.

O vídeo e a música falam sobre movimento, algum tipo de acção, neste caso expresso por uma dança em que os Guta Naki, através de movimentos do corpo que representam um ritmo, beat, emoção ou palavra, contam a música. A velocidade mais lenta do que o real ajuda-nos a interpretar este movimento.

Entretanto, a banda disponibilizou para escuta o novo disco no canal do Soundcloud.



www.facebook/gutanaki

VÍDEOCLIP | "Arco das Portas do Mar" - Os Capitães da Areia"


Chegou a altura de começar a deixar derramar a continuação d'A Viagem dos Capitães da Areia a Bordo do Apolo 70.

Desde as primeiras quatro canções, libertadas há um ano atrás (ou será que foram dois?), muita coisa rolou e, dessa muita coisa, há um primeiro teledisco de uma nova cantiga-single para mostrar, chama-se "Arco das Portas do Mar" e o pessoal reunido do lado de lá lado considera que o mambo tem essa qualidade, própria da música pope, à qual nos referimos utilizando a palavra bom.

Esperamos que o mesmo aconteça desse lado daí: girando, rolando e cantando enquanto aguardam o disco completo. O álbum tem edição agendada para Outubro.



www.facebook.com/capitaesdaareia
/>