30/06/2014

SKETCH | Discurso Direto


Os Sketch são uma nova banda pop-rock que apresenta o seu primeiro álbum, "Two Pencils and a Dream". O disco é composto por 10 temas que mostram a música como um desenho com vários esboços sempre em evolução e de cores distintas, tendo por base as composições do guitarrista, Pedro Barros e as letras da cantora, Sónia Pinto. Hoje em "Discurso Direto", destaque para os Sketch.

Portugal Rebelde - “Two Pencils and a Dream”, este é o “sonho” que os Sketch perseguiam?

Sónia Pinto - O nosso sonho era fazer um disco de boa música que reflectisse aquilo que somos, dando-nos prazer desde o acto criativo até ao resultado final. E efectivamente todo o percurso foi uma experiência inesquecível, com a qual aprendemos muito e estamos muito orgulhosos do nosso trabalho.

PR - Two Pencils and a Dream” tem 10 temas que mostram a música como um desenho sempre em evolução. Neste “desenho” o que é que nasce primeiro, as composições ou as letras?

SP - Na maioria dos temas nasce primeiro a composição e depois a letra. Mas, quando juntamos as duas componentes, vamos alterando e ajustando um pouco a música ou um pouco a letra, até estarmos plenamente satisfeitos.

PR - Nesta “viagem” que é “Two Pencils and a Dream”, quais são as influências musicais que dão cor à música dos Sketch?

SP - Provavelmente demasiadas para conseguir específicar. Como em boa parte somos aquilo que ouvimos, são muitos os nomes que teríamos que citar, até porque os temas foram feitos durante um período alargado de tempo. Mas para contextualizar este trabalho, podemos dizer que é um disco influenciado pelo pop-rock anglo-saxónico.

PR - “Up on The Moon” foi o single escolhido para apresentar este disco de estreia. Esta é a melhor porta de entrada para descobrir “Two Pencils and a Dream”?

SP - "Up on the Moon" é um tema "catchy", alegre, bem disposto e por isso uma boa porta de entrada, mas há muito mais para descobrir em "Two Pencils and a Dream".

PR - Numa frase apenas como caracterizarias este disco?

SP - Um bom vinho com diferentes sabores que vai envelhecer muito bem!

PR - Para terminar, depois do disco, agora o “sonho” dos Sketch passa pelo palco e pelos concertos?

SP - Claro que sim, o sonho passa por promover o disco para que a nossa música possa ser ouvida pelo maior numero de pessoas possível, em disco e em concerto.

FADO IN BOSSA | Braga


“Fado Tropical” é o álbum de estreia do projecto luso-brasileiro Fado in Bossa da cantora bracarense Ana Gomes e do maestro e pianista brasileiro Uriel Varallo que chega ao Theatro Circo no próximo sábado, 5 de Julho, pelas 22.00h.

Criado a partir da fusão dos géneros musicais mais representativos dos seus países de origem, Fado in Bossa surgiu da vontade de Ana Gomes e de Uriel Varallo de fazer emergir um estilo único, unindo em palco melodias, ritmos e sentimentos musicais.

Desta ambição resultou o álbum de estreia “Fado Tropical” no qual se podem ouvir, em modo de fusão entre fado e bossa nova na voz de Ana Gomes temas de compositores como Paulo de Carvalho, Amália Rodrigues, Ferrer Trindade, Max e Ary dos Santos entre outros grandes nomes do fado.

«“Fado Tropical” é uma fusão das duas culturas, uma simbiose entre a saudade do fado e a esperança da bossa nova, em que os dois estilos se complementam e enriquecem», explicam os fundadores do projecto que em Braga se fazem acompanhar de Artur Caldeira (guitarras portuguesa e clássica), José Silva (baixo), Inuri Bispo (percussão), Jorge Porto (bateria) e Rúben Henriques (flauta transversal).

Ingressos, a 6 euros (Cartão Quadrilátero: 3 €) disponíveis em www.theatrocirco.bilheteiraonline.pt, na bilheteira do Theatro Circo, lojas Fnac e estações CTT aderentes.



www.facebook.com/fadoinbossa

RODRIGO LEÃO | Guimarães


Rodrigo Leão regressa a Guimarães, no próximo dia 12 de Julho, para atuar no palco da praça da Plataforma das Artes e da Criatividade. O público está habituado a assistir a espetáculos de Rodrigo Leão em recintos fechados, mas desta vez o músico aposta num projeto diferente. Uma digressão de verão pensada para acontecer a céu aberto.

No dia 12 de Julho, pelas 22.00H, a praça da Plataforma das Artes e da Criatividade recebe Rodrigo Leão. Nome maior do universo artístico português, Rodrigo Leão dispensa grandes apresentações. Fundador de vários projetos que marcaram a cena musical como os Sétima Legião e os Madredeus, Rodrigo Leão visita Guimarães com um espetáculo inédito.

O compositor lança-se numa digressão de verão que irá contemplar lugares de excelência, locais de beleza natural, cenários especiais que se conjuguem com a grandeza da sua música. Assim sendo, Rodrigo Leão atua no palco da Plataforma das Artes e da Criatividade, um local especial que se irá fundir com a excelência e singularidade da sua arte.

O músico irá interpretar temas das várias bandas sonoras compostas nos últimos anos, nomeadamente do filme luso-francês “A Gaiola Dourada”, que bateu todos os recordes de bilheteira, e da série de grande sucesso “Equador”. Além disso não esquecerá canções que se tornaram clássicos do seu repertório.

Rodrigo Leão foi distinguido no passado dia 10 de junho, pelo Presidente da República, com o grau de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique como reconhecimento de um trabalho que eleva o nome de Portugal além-fronteiras.

O talento do compositor ultrapassa barreiras e a comprová-lo está também a distinção pela American Society of Composers, Authors and Publishers que lhe atribuiu um galardão pela composição musical no filme “O Mordomo”. O prémio, atribuído no passado dia 25 de Junho em Los Angeles, é o “reconhecimento pela banda sonora do filme”, conforme avançou a promotora de Rodrigo Leão.

Os bilhetes para o concerto podem ser adquiridos na bilheteira da Plataforma das Artes e da Criatividade, no Centro Cultural Vila Flor, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bilheteiraonline.pt.

CARVIÇAIS ROCK 2014


Os The Gift são mais uma das bandas presentes na 12ª edição do Carviçais Rock 2014, com actuação marcada para o dia 12 de Agosto.

Mais um grupo consagrado que se junta ao cartaz deste evento, que marca um regresso já bastante esperado ao panorama nacional dos festivais de verão, e que passará a ter uma periodicidade anual.

The Gift, Blind Zero, Primitive Reason, Keep Razors Sharp e Norton, as primeiras bandas confirmadas, prometem levar muita e boa música ao Carviçais Rock, que regressa nos dias 11 e 12 de Agosto a esta aldeia transmontana que lhe dá o nome, do concelho de Torre de Moncorvo, situada no Douro Superior.

Realizado numa parceria da Junta de Freguesia de Carviçais com o Clube Académico de Carviçais e a Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, a edição deste ano contará com 5 bandas em cada dia, actuação de Dj's e animação itinerante.

+ Info:

www.facebook.com/festivalcarvicaisrock

SUMMER JAMMIN | Torres Vedras


29/06/2014

RICARDO GORDO | Discurso Direto


"Mar Deserto", o novo disco de Ricardo Gordo prossegue o trabalho de estreia do EP "Fado Metal". Num mesmo conceito, "Mar Deserto" apresenta-se como um cruzamento de linguagens entre a música tradicional - que vai beber influências não só no universo alentejano, mais precisamente de Portalegre, terra natal do músico, mas também no universo do Fado e do Folk português - a world music – mesclando aqui e ali sonoridades que cruzam o norte de África ao Oriente – e o rock que viaja entre o mais pop mas também o mais pesado, num diálogo recorrente entre a guitarra portuguesa e a guitarra eléctrica. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Ricardo Gordo.

Portugal Rebelde - Edgar Canelas, jornalista da Antena 1 escreveu que este “Mar deserto” é um disco de viagem. Uma viagem que tem porto de partida, não de uma praia atlântica, mas do mar dos montes do Alentejo. ´Que viagem é esta que nos propõe neste disco?

Ricardo Gordo - Este disco oferece-nos uma viagem por vários episódios da minha vida, nos quais o ouvinte pode saborear diferentes emoções, sejam elas positivas ou negativas, é uma viagem musical rica em sensações e cores.

PR - Este disco prossegue e alarga o cruzamento de influências que estavam presentes no disco “Fado Metal”?

RG - Completamente, é um álbum experimental a certos níveis. Seja ao nível da composição, seja ao nível da produção, procurámos fazer um disco onde a abordagem da guitarra portuguesa fosse inovadora. Chegámos até a usar efeitos de guitarra eléctrica como experiência em alguns temas, o que acabou por resultar muito bem.

PR - “Mar deserto” conta a participação dos Urze de Lume, banda de música folk, no tema “Fragas da Terra”, e dos músicos Stereossauro e Razat no tema “Miranda”. Destaque ainda para a participação dos músicos Tó Pica e Sales Sean Rose, elementos da banda de heavy metal, Ramp. Quer falar-nos um pouco destes “encontros”?

RG - Achei que seria interessante juntar num só disco músicos de estilos, teoricamente, tão díspares como o fado, o heavy metal, a música electrónica... uma vez que se procurava conceber um álbum eclético, achei que seria interessante fazer o convite a músicos amigos de estilos de música alternativos para ajudar a enriquecer este trabalho.

PR - Já teve oportunidade de apresentar as canções deste disco. Qual tem sido o “feedback” que tem recebido do público?

RG - Tal como no ep “Fado Metal”, senti-me sempre um pouco apreensivo em apresentar um trabalho onde a guitarra portuguesa tem um papel diferente. Não o de acompanhar o fado, mas o de mostrar um trabalho solista com base no rock. Felizmente, a aceitação tem sido muito boa e pela primeira vez encontro um grande número de ouvintes de fado e rock/metal num só concerto.

PR - Numa frase apenas – ou talvez duas – como caracterizaria “Mar Deserto”?

RG - "Mar deserto" é um trabalho concebido para provar que é possível transportar a guitarra portuguesa para ambientes musicais que, teoricamente, não lhe pertencem.

PR - Para terminar, continua a pensar, que é possível e desejável o “diálogo” entre a guitarra portuguesa e a guitarra eléctrica?

RG - Ambos são instrumentos únicos e especiais à sua maneira, logo, este diálogo faz todo o sentido.

CARLA PIRES | "Lençóis de Além"


A fadista Carla Pires gravou o tema Lençóis de Além, uma composição do pianista grego Alexandros Nathaniel com letra de Tiago Torres da Silva, no disco "Onde Sonho" editado pela Ocarina. O CD foi apresentado no Centro CUltural de Belém no passado mês de Maio.



www.facebook.com/CarlaPiresOfficial

AS 3 MARIAS | Estremoz


As 3 Marias vão estar em Estremoz no próximo dia 05 de Julho, a convite da Estremoz Editora, para mais uma Noite de Letras. Marcado para as 22.00h, o concerto faz parte do calendário de eventos da Feira do Livro de Estremoz.

O projeto As 3 Marias, tem Cristina Bacelar na voz e na guitarra, Fátima Santos no acordeão e Ianina Khmelik no violino. Assenta num novo estilo musical que atravessa gerações, a que o crítico de música António Pires chamou de “novo tango da Invicta”.

O mais recente álbum, "Bipolar", foi lançado no final de 2013, num espectáculo que teve lugar na Casa da Música, com sala cheia e críticas que reiteram a qualidade musical do grupo. 

O percurso destas artistas tem sido de ascensão, o que lhes permitiu atuar já em vários países e fazer deste um movimento artístico reconhecido internacionalmente, pela forma harmoniosa e até divertida como aborda o «tango-fusão».

www.facebook.com/pages/As-3-Marias/169603863055299

JOANA ESPADINHA | "Avesso"


Agenda:

2, 16 e 23 de Julho - Abertura de Jam Session no Hot Clube

19 Julho - Festival de Jazz de Setúbal

2 de Agosto - Convidada do Trio de Spyros Manesis com Orquestra

17 de Agosto - Convidada de João Hasselberg no Out Jazz

26 de Setembro - Vila Real

27 de Setembro - Salão Brazil, Coimbra

www.facebook.com/JoanaEspadinha

28/06/2014

VÍDEOCLIP | "Carrosel" - Lena d´Água


"Carrossel" (Farol. 2014) é este o nome do álbum que marca o regresso de Lena d'Agua ao Rock com a Rock n´ Roll Station.

Ouvir “Carrossel” tem um efeito “unzip” na nossa cabeça – A “Demagogia”, “Vigaro cá, Vigaro lá”, “Dou-te um doce” juntam-se todas as outras, que vamos ter o prazer de rever neste novo formato. 


Aqui está o vídeoclip para o primeiro single deste disco.



www.facebook.com/LenaDAgua

O MARTIM NA ESTRADA


Agenda:

28 de Junho - Festa Tradiio Live (Palácio Braancamp), Lisboa

05 de Julho - Festival Restart (A Música que Te Pariu), Lisboa

26 de Julho - Festival Ficavouga, Sever do Vouga

14 de Agosto - Festival Bons Sons, Cem Soldos

21 de Agosto - 5ªs sem Headphones, Sesimbra

15 de Novembro - Incrível Almadense, Almada

www.facebook.com/omartim

PUNKSINATRA | Sabotage

CARTAZ | Concerto



27/06/2014

PORTUGAL REBELDE EM PALCO


O Blogue Portugal Rebelde lançou ontem no Festival Rock Nordeste o livro "Portugal Rebelde em Palco", uma edição limitada, que retrata em palco o melhor da música nacional.

A fotografia e a edição deste fantástico trabalho é do meu colega e amigo Ângelo Silva, que nos últimos anos tem acompanhado para o Portugal Rebelde muitos dos concertos, que se realizam na nossa região. O livro digital está disponível para visualização, AQUI.

A Exposição Fotográfica "Portugal Rebelde em Palco", continua aberta ao público no recinto do Festival Rock Nordeste, em Vila Real.

AGITÁGUEDA | 9ª Edição


Vem aí a 9ª edição do AgitÁgueda! De 5 a 27 de Julho, o evento oferece 23 dias de intensa programação cultural de qualidade, com muitos espectáculos, animação de rua, DJ’s, performances, tasquinhas, o espaço Agitakids e o já célebre projeto “The Umbrella Sky”, uma instalação artística de milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam pelas ruas da cidade. A entrada é gratuita!

Entre os nomes confirmados no cartaz estão alguns dos melhores projectos nacionais e da world music. 

Aqui fica o cartaz completo:

05 de Julho - Ala dos Namorados + convidado Jorge Palma

06 de Julho - Luis Portugal (Já Fumega) e Orquestra 12 de Abril

10 de Julho - Fanfare Ciocarlia ( Roménia )

11 de Julho - Inner Circle

12 de Julho - Os Azeitonas

16 de Julho - Mundo Cão

17 de Julho - Skatalites (Jamaica)

18 de Julho - Rui Veloso + Big Band

19 de Julho - GNR + convidada Isabel Silvestre

23 de Julho - Marta Ren

24 de Julho - Medhi Nassouli (Marrocos)

25 de Julho – D8 e Dengaz

26 de Julho - Ritchie Campbell

27 de Julho - Nelson Freitas

Para além dos espectáculos, onde estarão presentes também projectos locais, o AgitÁgueda inclui uma Área AgitaKids, destinada aos mais jovens, e ainda performances, animações de rua, palco com DJ’s e tasquinhas que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho: rojões, moelas, leitão assado, cabrito, coelho grelhado são alguns dos pratos apresentados para os visitantes degustarem. Nos doces, as famosas natas do céu, os pastéis de Águeda e a tarte de Águeda são algumas das doçarias que se podem provar.

Um dos pontos altos do evento, que alia a cultura à diversão noturna, é a instalação artística “The Umbrella Sky“, que dá cor às ruas da baixa de Águeda, que se enchem de milhares de chapéus-de-chuva coloridos, atraindo turistas de todo o mundo. Este conjunto é completado com outro projecto de arte urbana em que bancos de jardim, escadarias, colunas, entre outros, são pintados com variações cromáticas apelativas. Existe um roteiro da cidade dedicado a estas instalações. Estas imagens de arte urbana têm corrido o mundo, identificadas em jornais, televisão, blogs, sites, redes sociais a nível nacional e internacional.

O rio Águeda, o renovado Largo 1º Maio e a tenda gigante onde decorrem os espectáculos são o palco privilegiado para todo o acontecimento onde a música, a cultura, a gastronomia e comércio local se juntam num acontecimento único. 

FREEDY LOCKS | "Iration"


"Iration" é um tema acústico do álbum "Rootstation" (2012), de Freddy Locks; esta musica surge agora com um novo arranjo feito com banda, em rock-steady, um estilo de beat do reggae Jamaicano.

Esta nova versão vem ainda ao encontro das comemorações de uma década de carreira de Freddy Locks, que em meados de Março ofereceu aos seus fãs o álbum “ RootsRockStruggeling” que esteve guardado durante 10 anos.

Com largas horas da sua infância passadas nas ruas do seu bairro, Alvalade, foi aí absorvendo influências das bandas Punk locais, e assim se foi forjando uma atitude observadora e crítica do meio urbano que o rodeava. 

Esta atitude era, claro está, aliada a um apurado sentido artístico que se plasmava nos projectos musicais nos quais participava...: Desde as iniciais experiências Punk, até aos projectos de cariz Reggae, vertente onde se especializou.

A sua biografia musical deixa-nos claro que encara a música como a sua vida, com rebeldia e positividade, e sempre com o horizonte aberto a novas abordagens e perspectivas.

Ao longo destes 10 anos Freddy Locks gravou 4 álbuns de originais, muitos concertos, muitas participações e revelou uma consistência que o coloca como um dos maiores nomes de sempre da música reggae em Portugal e um diamante no mundo da música Portuguesa.

Estes "10 anos" são um marco na sua vida artística, que continuamos a celebrar no Festival Musa no dia 05 de Julho e no dia 15 de Agosto no Festival O Sol da Caparica

LEMUR + AYE - AYE | Lounge

CACIQUE´97 EM B.LEZA

26/06/2014

VÍDEOCLIP | "Tears of Liberty" - Brass Wires Orchestra


"Tears of Liberty", é este o primeiro avanço para o disco de estreia dos Brass Wires Orchestra, "Cornerstone". Amanhã, a banda apresenta o seu primeiro álbum no Rock Nordeste, em Vila Real.



www.facebook.com/brasswiresorchestra

FESTIVAL ROCK NORDESTE | Vila Real


Após um ano de interregno, o festival Rock Nordeste regressa para a sua 10ª edição, renovado e com uma forte aposta no melhor que se faz na atualidade da música moderna portuguesa. Pelo festival Rock Nordeste passarão 6 (seis) bandas e 3 (três) dj’s nacionais.

Dead Combo, Capicua, Sensible Soccers, Brass Wires Orchestra, Octa Push, The Glockenwise e Switchst(d)ance, são alguns dos nomes que fazem "girar" o Festival Rock Nordeste, a decorrer hoje e amanhã, em Vila Real. 

O Festival acontece no Parque do Corgo e no auditório exterior do Teatro Municipal. A entrada é livre e promete oferecer à capital transmontana dois dias repletos da melhor música portuguesa.

+ Info:

CARTAZ | Concerto

ZOOP | "1001 Maneiras"

25/06/2014

JANITA SALOMÉ | "Em Nome da Rosa"


O novo trabalho de Janita Salomé é uma viagem às suas raízes sefarditas, ao seu interior e à autossuperação; aspectos que perpassam todos os seus trabalhos.

Neste ao considerar a rosa o compositor avesso às chancelas que delimitem ou confinem a sua forma de viver e partilhar a música, pesquisa e depara-se com as dimensões históricas, místicas e alquímicas da rosa.

Alquimia que de alguma maneira o toca ao colocar em prática o ensinamento máximo dos antigos praticantes e que, em última análise, explica que a transformação esperada é a do homem e não da pedra em ouro.

Para este trabalho Janita Salomé considerado um artista multifacetado e versátil volta a estúdio, menos de um ano depois de editar "Moda Impura" de parceria com Vitorino e o Grupo de Cantadores do Redondo, para dar voz ao seu trabalho em nome próprio intitulado "Em nome da rosa".

Aqui, além de explorar o tema da rosa, fragrante, mística na sua secreta alquimia, mágica e dramática na poesia de António Lobo Antunes, Hélia Correia, José Jorge Letria, Jaime Rocha, Carlos Mota de Oliveira, Maria Manuela Espinho e António Patrício, inclui algumas canções de um cancioneiro sefardita riquíssimo e relativamente pouco conhecido em Portugal.

As canções desse cancioneiro em judeu-espanhol e ladino (mescla de castelhano, hebraico e português) dão assim espaço ao avivar da memória de um período da nossa história, a um tempo dramático mas também fascinante.

Caminhante de um só rumo, sem meta e sem fim, Janita não pode ser dissociado da sua vertente de músico e compositor, de autor de diversos temas que fazem história na música portuguesa. São, aliás, estas características que lhe conferem uma mística, ao mesmo tempo, popular e de elite.
.
Este seu trabalho – "Em nome da rosa" – revela um compositor amadurecido e abrangente. Esta nova criação conceptual na essência, desdobra-se, desvelando nobres dimensões da “rosa”, essa rainha das flores que a ninguém deixa indiferente, símbolo das mais subtis fragâncias, da jornada interior de realização do EU, que se traduz numa transformação alquímica, aparecendo igualmente consagrada a diversas deusas da mitologia e sempre triplamente conotada com o amor, o segredo e omagnetismo. Em cada Cultura possui um lugar especial apesar dos simbolismos e significados diferentes.

www.facebook.com/janitasalome

AI! | Festival MED


Na próxima Quinta-feira, dia 26 de Junho, o grupo Ai!, formado por César Prata e Suzete Marques, ruma a Loulé para subir ao Palco do Castelo, pelas 21.30h, numa actuação integrada no Festival MED, um dos principais festivais de World Music de Portugal.

Ai! é um novo grupo cuja sonoridade se move em torno da música portuguesa de tradição oral e da música medieval.

"Ai!" é também o nome do primeiro registo discográfico deste duo da Guarda, que foi escolhido pela Antena 1 como um dos álbuns de 2013.

ARTUR FERNANDES E BITÓCAS AO TOQUE DA CONCERTINA | Estarreja


Artur Fernandes e Bitócas viajam Ao Toque da Concertina no Bar do Cine Teatro Estarreja. A abertura do fole está marcada para esta sexta-feira, às 22.30h. 

Ao Toque da Concertina junta a concertina de Artur Fernandes à percussão de Bitócas num café-concerto de garantido virtuosismo, focado na multiculturalidade do instrumento diatónico.


Os dois irmãos, Artur e Bitócas Fernandes, propõem uma viagem musical pelas linguagens que a concertina assume nas várias latitudes. A música tradicional de países em contacto com o Oceano Atlântico - onde se destacam o tempo forte latino, o contratempo celta e a polirritmia africana - faz parte do roteiro, numa constante surpresa de ritmos e paisagens.

Os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Bilheteira do CTE ou no site da Bilheteira Online. Os portadores de Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem Municipal têm entrada gratuita neste café-concerto, sujeita à lotação do espaço.

PRIMITE REASON | "Power To The People"


Agenda:

26 de Junho - Festival MED, Loulé

27 de Junho - Fnac Algarveshopping (acústico), 21.30h

28 de Junho - Fnac Vasco da Gama | 18.00h

28 de Junho -  Fnac Cascaishopping, 22.00h

11 de Agosto - Carviçais Rock

14 de Agosto -  Fusing Culture Experience, Figueira da Foz

www.facebook.com/primitivereason

NAÇÃO VIRA LATA | Valhelhas

ASSOCIAÇÃO TERAPÊUTICA DO RUÍDO APRESENTA

24/06/2014

FESTIVAL ROCK NORDESTE | Vila Real


A Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, em parceria com o Município de Vila Real, organiza mais uma edição do Festival Rock Nordeste. A decorrer a 26 e 27 de Junho, a 10ª edição do festival acontece no Parque do Corgo e no auditório exterior do Teatro Municipal com entrada livre.

Após um ano de interregno, período de tempo que permitiu à organização repensar o evento, o festival Rock Nordeste regressa renovado trazendo à região o melhor que se faz, actualmente, na música moderna portuguesa com a presença de 6 (seis) bandas e 3 (três) dj’s nacionais. 

O apoio a novos projectos na área musical mantém-se, desta vez sem a realização do concurso de bandas de garagem, mas com a aposta no trabalho conjunto com projectos emergentes da região como a promotora de espectáculos e agência de booking - Covilhete na Mão, a empresa Lateral Creative Studios e o projecto Bandit Room.

Divididos pelos dois dias do festival, actuam no festival transmontano a 26 de Junho: Octa Push, Capicua e o Dj Switchst(d)ance e no dia seguinte: Brass Wires Orchestra, The Glockenwise, Dead Combo, Sensible Soccers e os dj’s Midnight e Steve Parker.

O Festival do Rock Nordeste irá tomar na sua edição de 2014 um novo espaço no coração da cidade de Vila Real.

Movendo-se do Complexo de Codessais para o Parque do Corgo, mas continuando ao sabor do Rio Corgo, um ex-libris da cidade, o Rock Nordeste assume em 2014 uma nova localização, trazendo-lhe mais dinâmica.

Nesta edição, o festival será composto por dois palcos – Palco Parque e Palco Teatro -, o primeiro onde o festival estará mais centrado e o segundo que receberá o cabeça de cartaz da presente edição - Dead Combo.

Para além dos dois palcos, o festival receberá ainda o mercado Vila Real Urban Market, ao estilo flea market mas com uma atenção também dedicada aos produtores regionais, uma zona de restauração e diversas actividades complementares.

A complementar os concertos, estará, também montada no recinto a exposição de fotografia Portugal Rebelde em Palco da autoria de Ângelo Silva.



+ Info:

www.facebook.com/rocknordeste.vr

WHITE HAUS | Musicbox


No álbum de estreia de White Haus, João Vieira aponta para o futuro ao convocar Disco não Disco, e seus afluentes mais ou menos cósmicos, mais ou menos Ítalo, Pós-Punk e Synth-Pop, Electro e Proto-Techno, Acid House e Prince, para os conjugar num todo coerente e altamente personalizado.

Se a gravação do álbum foi um processo solitário, os concertos de apresentação não poderiam ser. João Vieira chama ao palco músicos que o ajudam a passar aos presentes os ambientes que criou e que agora levantam voo e nos transportam para longe…

São muitas as músicas que se ouvem em "The White Haus Album", não fosse ele um melómano e um DJ (DJ Kitten) de referência, responsável por uma das últimas grandes revoluções da club culture nacional, e ainda assim é só uma, a sua.

26 de Junho - Musicbox, Lisboa (22.30h)

www.facebook.com/pages/WHITE-HAUS/145757488922890

DONNA MARIA | Regresso aos Discos e aos Palcos


Os Donna Maria estão de regresso aos discos e aos palcos. Surgiram em 2004, criados por Miguel Majer, músico, produtor e compositor, que convidou Ricardo Santos e Marisa Pinto para fazerem parte da banda. Uma ideia original de Miguel Majer, com a intenção de constituir uma “banda pop à portuguesa”.

Têm dois discos editados, “Tudo É Para Sempre” (2004) e “Música Para Ser Humano” (2007), dos quais saíram temas de grande sucesso como “Quase Perfeito”, “Há Amores Assim” e ainda a versão do tema “Vinho do Porto”, para a compilação “Tributo a Carlos Paião” (2008).

Em 2009, Marisa Pinto saiu da banda e em 2010 os Donna Maria fizeram um casting para seleccionar uma nova vocalista.

Actualmente, os Donna Maria são compostos por 3 elementos, o terceiro disco da banda está finalizado e tem previsão de edição para depois do Verão de 2014.

Os Donna Maria, regressam assim ao pop português  com uma nova formação, imagem renovada, e muitas mais novidades estão para vir.

www.facebook.com/donnamariabanda

FESTIVAL MEDA +


A quinta edição do festival Mêda + acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho e volta a ter entrada gratuita. Linda Martini, Capitão Fausto e Throes + The Shine são os cabeças de cartaz do evento que se realiza na cidade de Mêda, distrito da Guarda.

A organização está a cargo de uma Associação Juvenil daquele concelho do interior do país, que pretende com a iniciativa enriquecer a oferta cultural, dinamizar a economia e dar visibilidade à região.

Linda Martini e Capitão Fausto, dois dos cabeças-de-cartaz deste festival de rock, aturam no mês passado no Rock in Rio Lisboa.

Quinta-feira, 24

Throes + The Shine

Skills & The Bunny Crew

Anomalia

DJ 90 Cutz

Sexta-feira, 25

Capitão Fausto

The Quartet of Woah!

The Walks

DJ Hugo Rizzo

Sábado, 26

Linda Martini

Anarchicks

The Lazy Faithful

Pitty c/ DJ Richy Rodriguez

Para além da entrada livre, a utilização do parque de campismo também é gratuita. A entrada para as piscinas municipais, ao lado do campismo, tem um valor simbólico, de 1€ por dia.

A organização destaca o baixo custo de vida e os acordos com a restauração como factores importantes para uma experiência de festival de verão com poucos gastos.

A Antena 3 volta a ser a rádio oficial do festival. Em edições anteriores, já pisaram o palco da Mêda, entre outros, Diabo na Cruz, Wraygunn, Mão Morta, Supernada, Tara Perdida, Fonzie ou X-Wife. Em 2013, o Mêda + recebeu mais de 7.500 pessoas, e existem condições para o número continuar a crescer.

+ Info:

DIABO NA CRUZ | Teatro Tivoli

JOANA MACHADO | Sintra

23/06/2014

CLÃ | Braga


Os Clã estão de volta com novo álbum - “Corrente” - e nova digressão. É o regresso dos Clã aos palcos, seu elemento natural, onde sabemos que iremos encontrar o rigor, a irreverência e a energia desta banda, reconhecida pela excelência das suas apresentações ao vivo.

Mas é também o regresso dos Clã com novas canções, feitas em colaboração com os seus cúmplices Carlos Tê, Sérgio Godinho, Arnaldo Antunes, Regina Guimarães e John Ulhoa e ainda com os novos parceiros Nuno Prata e Samuel Úria.

Neste novo trabalho, os Clã voltam a mostrar o seu enorme prazer na construção de canções e o desejo de explorar novos caminhos e sonoridades. Os Clã são: Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves, Miguel Ferreira, Pedro Biscaia, Pedro Rito e Fernando Gonçalves.

Ingressos disponíveis aqui.

26 de Junho - Theatro Circo, Braga (22.00h)

EXPENSIVE SOUL | "Sonhador"


O novo álbum dos Expensive Soul chama-se “Sonhador” e chega ao mercado a 30 de junho, mas quem usa o MEO Music tem acesso exclusivo às músicas já a partir de hoje, 23 de junho.

Do novo registo já se conhecem os singles “Cúpido” e “Que Saudade”, ambos sucessos radiofónicos.

Nascidos na viragem do milénio em Leça da Palmeira, os Expensive Soul editaram até à data três discos de originais e um DVD ao vivo com uma orquestra sinfónica.

O sucessor de "Utopia" foi gravado ao longo do último ano com mais de 20 músicos a participarem em simultâneo na maioria das canções. A produção foi de New Max, que assinou também todas as músicas e letras, enquanto Demo ficou encarregue das rimas.

Sonhador”, dos Expensive Soul para ouvir em exclusivo no MEO Music.

www.facebook.com/pages/Expensive-Soul/318590276982

DENGAZ | Agenda


Agenda:

28 de Junho - Sumol Summer Fest - Ericeira

05 de Julho - Comba Fest - Santa Comba Dão

19 de Julho - Festival da Juventude - Trofa

25 de Julho - AgitÁgueda – Águeda

26 de Julho - NOS Summer Opening, Madeira

07 de Agosto - Citadania Summer, Paços de Ferreira

10 de Agosto - Festival MEO Sudoeste

14 de Agosto - Festas de Mortágua 2014

28 de Agosto - Festival do Crato

30 de Agosto - Ilha dos Sons – Minas de São Domingos

04 de Setembro - Marteleira

www.facebook.com/originaldengaz

OS LÁBIOS EM CONCERTO

22/06/2014

VÍDEOCLIP | "Portugal Sou Eu" - Voodoo Marmalade


No dia em que a Seleção Portuguesa defronta os Estados Unidos da América, O Portugal Rebelde junta-se à "onda" verde e vermelha no apoio a Portugal. "Portugal Sou Eu", cantam os Voodoo Marmalade.

JP SIMÕES & THEY´RE HEADING WEST | Lisboa


O último disco de JP Simões chama-se "Roma". É o terceiro disco a solo de um inventor de canções que nos tem dado prendas tão boas como “A minha geração”, “São Paulo 451” (com os Belle Chase Hotel) ou “Valsa Quase Anti Depressiva” (com o Quinteto Tati). E que canta bem como poucos.

No próximo dia 26 de Junho toca na Casa Independente. Algumas canções a solo e outras a meias com os They’re Heading West, que antes ou depois tocarão também algumas das deles. Excepcionalmente, o concerto arranca às 24h. É verão.

jpsimoes.blogspot.com

theyreheadingwest.bandcamp.com

AWNSUM | “Fun Anymore”


Os Awnsum, projecto de Sónia Batista (aka Sky) e do produtor Raez, lançaram no passado dia 9 de Junho o tema  “Fun Anymore”, como um ex-libris para o verão que se avizinha.

Um ano depois de terem editado o Ep “Golden Ears”, editado pela Optimus Discos, e que contou com a participação dos norte-americanos André Ramone Cliff e a cantora Egami Reh.

Em 2013 os Awsum são convidados a participar na compilação “Novos talentos Fnac 2013” com o tema “Your Smile”.

Este projecto surpreendeu todos com a forte componente da tonalidade electrónica/r&b dos anos 90, renovada e actualizada, seguindo a influência da cena musical londrina (James Blake, Katy B, Andreia Tryana).

A canção “Fun Anymore” reflete as influências electrónicas de Sky e Raez, e convence pela frescura e pelo tom catchy do refrão, numa apologia aos dias e finais de tarde de um Verão que tarda em chegar.

www.facebook.com/Skyinsonia

MIGUEL ÂNGELO | Agenda


Depois da edição do novo single "Musa" e antes da chegada de "Segundo" - o seu próximo álbum de originais, agora a solo - Miguel Ângelo comemora em 2014 os seus 30 anos de carreira.

O espetáculo de Verão combina canções novas com outras que interpretou na sua carreira e que se tornaram êxitos intemporais para várias gerações e onde "Sou Como Um Rio", "Aquele Inverno", "Nasce Selvagem", "A Queda de Um Anjo", "Baía de Cascais" e "Canção de Engate" são apenas alguns exemplos.

Um espectáculo para todos - 30 anos depois, a sua pop é uma instituição muito próxima e querida de todos os portugueses.

Agenda:

28 de Junho - Vila Velha de Ródão

05 de Julho - Faro

07 de Julho - Amarante

18 de Julho - Vila Nova de Cerveira

25 de Julho - Vilamoura

06 de Setembro - Arganil

www.facebook.com/Miguel.Angelo.Solo

WOOD ROCK FESTIVAL | Figueira da Foz

21/06/2014

VÍDEOCLIP | "Os Sítios Mais Lindos Que Vi" - Músicos pelo Tua


Amélia Muge, André Tentugal (We trust), Catarina Salinas (Best Youth), Frankie Chavez, Rui Reininho, Samuel Úria, Luísa Sobral, Márcia, Marta Ren, Hélio Morais, Tiago Bettencourt, Susana Travassos, Mafalda Veiga e Selma Uamusse são os artistas que dão voz à Campanha "Salvar o Tua", um dos rios mais belos de Portugal, alertando para a incompatibilidade da construção da Barragem da Foz Tua com os vários valores protegidos pela classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial.

"Os Sítios Mais Lindos Que Vi", é este o vídeo escolhido pela Plataforma Salvar o Tua!

NOVOS TALENTOS FNAC 2014


A iniciativa Novo Talento Fnac tem como premissas a liberdade artística e a promoção da diversidade cultural, à margem das correntes, desprendida de estilos e de modas.

A coletânea Novos Talentos Fnac Música pretende ser um retrato fiel dos projetos emergentes da cena musical portuguesa. 

Após o sucesso atingido com as edições de 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, nas quais se destacaram os então desconhecidos Deolinda, Mazgani, Rita Redshoes, Sean Riley & The Slowriders, Anaquim, Samuel Úria, B Fachada, Os Pontos Negros, Orelha Negra, Paus, We Trust, Capitão Fausto e Best Youth, a Fnac volta a lançar, este ano, uma nova edição que integra 33 temas inéditos, de 33 novos talentos, num CD duplo.

O CD Novos Talentos Fnac 2014 revela o futuro da música portuguesa, a nova geração de músicos portugueses que aposta, cada vez mais, numa mistura de linguagens na qual se cruzam estéticas e discursos inovadores.

A totalidade das receitas deste CD reverte a favor dos projetos da AMI em Portugal.

Vol.1

01. Duquesa - Ice Cream

02. The Walks - Redefine

03. Vira Casaca - Betinhas De Santarém

04. Les Crazy Coconuts - Belong

05. Amazonas - I Love You So

06. Pedro Lucas - A Porta Do Amor

07. O Corvo Mudo - Tempestades

08. Francis Dale - Overture

09. Ghetthoven - By My Side

10. Mike El Nite - Mambo Nº1 (Feat. Profjam)

11. Mgdrv - Cascavel

12. Heats - China Masters

13. Pro.Test - No Cure

14. Backwater And The Screaming Fantasy - Golden Age

15. Gonçalo - Tuga

16. Twisted Freak - Baby, U Got A Stew Goin

Vol.2

01. Sequin - Flamingo

02. Naked Affair - Pearl

03. Leat - The Home Going

04. Mike Bek - Carve Your Mark (Feat. Tio Rex)

05. Cadeira Eléctrica - O Teu Fim

06. Gessicatrip - Feliz Acaso

07. For Pete Sake - House

08. The Leeway - Come Back

09. Golden Slumbers - My Love Is Drunk

10. Bússola - Come Home

11. Macaco Egoísta - Respirar

12. Flávio Torres - Feliz É O Louco

13. José Valente - Esta Gravata Não Combina Com A Cor Das Meias

14. Cachupa Psicadélica - Amor D´1 Laranjeira

15. Lotus Fever - Introspection

16. Kilimanjaro - Drowned

17. Basset Hounds - Over The Eyes

DJ RIDE OFERECE MÚSICA PARA DOWNLOAD GRATUITO


Para celebrar os 100.000 likes no Facebook, DJ Ride disponibiliza gratuitamente um pack com várias músicas. O Download está disponível, AQUI.

PAUS GRAVAM NOVO VÍDEO PARA "CUME"


Chama-se "Cume" o novo single retirado do mais recente álbum dos Paus, "Clarão". O tema terá videoclip realizado em parceria com a Galeria Zé dos Bois e o colectivo Supergroup - formado por Cheryl e Volkov Commanders. Para esta gravação a banda está a pedir a participação dos fãs através da sua página de facebook

E escrevem: "Como Sísifo, subimos apenas para descobrir que há sempre mais para subir. "Cume" é o segundo single retirado do nosso Clarão e gostávamos de o partilhar convosco. Gostávamos que o ouvissem, depois que o vissem, e ainda que fizessem parte dele.

Para o ouvir podem procurar o Clarão nas plataformas digitais do costume, em CD na Fnac e em todas as outras lojas que ainda acreditam em música, e agora já podem ouvi-lo em vinil na edição lindíssima e limitada a 300 em verde Kelly transparente, tornada possível pela colaboração da Rastilho Records com a Universal Music.

Para verem o "Cume" estamos a trabalhar com a Galeria Zé dos Bois e o colectivo Supergroup - formado por Cheryl e Volkov Commanders, dois colectivos artísticos dedicados à performance, video e à festa. E é aqui que vocês entram. 

Hoje, a partir das 22.00h na Galeria Zé dos Bois, vamos ter máscaras e adereços, dj sets dos PAUS e de Nick Schiarizzi, um bar e muitas surpresas para que vocês possam todos participar no vídeo para o "Cume".

MINX | "Worry About Jack"


MINX, ou mais correctamente M-I-N-X (lê-se 'Am I an x'), é um produtor e compositor português. O projecto surge publicamente a 1 de Junho de 2014, com o lançamento online do vídeo do single "Worry About Jack", um tema dedicado ao sentimento de liberdade incondicional e despreocupação total a que praticamente só as crianças têm acesso hoje em dia.

'Worry About Jack' surge na urgência da re-conexão do ser humano com o seu Eu mais puro e livre: as memórias da sua infância, e o sentimento de liberdade inerente a elas. "Esta música, que à primeira “vista” poderá parecer pouco profunda, foi na verdade construída com a intenção de tocar o cerne do ser do ouvinte, fintando o seu intelecto para atingir directamente o coração e a alma daquele que ainda tem uma criança dentro de si."

Este tema marca o início de uma viagem só de ida numa nave trans-dimensional que parte em exploração dos confins do intelecto. O objectivo é orbitar o limiar entre o racionável e o irracionável. Ou seja, aquilo que pode ser compreendido pela mente, e aquilo que não pode, mas que, ainda assim, é experienciável, não sendo portanto menos real.

Inspirado pela paradoxalidade da experiência humana no Universo, MINX ambiciona não ter ambição. Surgem assim diálogos entre o Ego e o "Eu-Superior" de um ser humano em busca de uma evolução espiritual), diálogos esses que decorrem ao som de beats quentes e refrões melódicos, numa combinação natural que não tem pretensões de ser particularmente inovadora, e cujo o principal objectivo é veicular confortavelmente sugestões de introspeção pessoal. É então um projecto que sonha com um solo fértil para poder florescer para além da sua característica lúdica.

Neste sentido, as letras dos temas abordados vão do simples ao complexo, do superficial ao filosófico e da ciência à espiritualidade, com o intuito de questionar se não será o complexo simples, o filosófico superficial e a espiritualidade uma extensão da ciência.

É por enquanto incerta a data de lançamento do próximo tema. Mas haverá certamente um próximo tema. Provavelmente mais. Possivelmente um álbum. Concertos, quem sabe?



www.facebook.com/thisisMINX

20/06/2014

RODRIGO AMADO | Discurso Direto


Nomeado pelo jornalista norte-americano Tom Hull como "rising star" em saxofone tenor, no âmbito da prestigiada DownBeat Critics Poll, Rodrigo Amado junta agora três novas edições à sua já longa discografia. Saxofonista e fotógrafo, Rodrigo Amado teve em 2013 um dos anos mais intensos da sua carreira - celebrou 3 décadas de actividade, realizou uma primeira tournée no Brasil, tocou e gravou com o trompetista Peter Evans, marcou presença no celebrado Ljubljana Jazz Festival, e assinou a sua primeira colaboração com os psych-rockers Black Bombaim. Apesar de tudo isso, 2014 ameaça seriamente ultrapassar todas estas marcas, em relevância, alcance e intensidade. Com data de lançamento simultâneo a nível nacional no passado dia 19 de Maio, Amado entra no primeiro semestre do ano com 3 novos discos. Hoje em "Discurso Direto", é meu convidado Rodrigo Amado.

Portugal Rebelde - “Live In Lisbon”, Teatro Maria Matos, Março de 2013. Que memórias guarda desta “batalha” com o trompetista norte-americano Peter Evans?

Rodrigo Amado - O convite ao Peter Evans foi um "risco calculado", pelo menos era o que eu pensava antes do concerto. O facto de ele ser um virtuoso absoluto no trompete, de ser considerado um dos mais fortes improvisadores em actividade e ter um estilo exuberante e nada discreto, eram motivos para pensar que não iríamos ter uma tarefa fácil no palco do Maria Matos. Mas o Motion Trio está bem rodado e tinha já alguma experiência de colaborações com músicos como o Jeb Bishop ou o Steve Swell, também eles improvisadores de primeiro plano. Quando subimos ao palco fomos apanhados de surpresa. O turbilhão de ideias lançado pelo Peter era avassalador e tudas as suas opções eram inesperadas, verdadeiras "bombas" que o trio tinha depois de integrar, processar e transformar em música criada no momento. Foi incrível. Todos nós concordamos que foi uma experiência que nos mudou para sempre.

PR - Um dos temas de “Live In Lisbon” tem por título “Conflict Is Intimacy”. É verdade que nesse “conflito” Peter Evans, estava a fazer música por oposição?

RA - O título desse tema tem a ver por uma lado com essa componente do inesperado de que já falei, mas também com o facto de que todas as ideias do Peter surgiam por oposição. Quando aquilo que o trio estava a tocar sugeria uma melodia lenta e contínua, o Peter disparava sons que pareciam tiros de pistola, pneus a chiar ou uma chaleira ao lume. Num momento seguinte, quando era sugerido algo com um ritmo forte e bem marcado, o Peter tocava um silvo contínuo, num volume tão baixo que ameaçava "destruir" por completo aquilo que nós fazíamos. E foi assim durante todo o concerto, intensidade máxima, sempre no vermelho, com todas estas linguagens em oposição mas com um objectivo comum; criar música em tempo real. Passar juntos por uma experiência dessa intensidade, trouxe-nos depois um grau de intimidade muito particular com o Peter, como se já o conhecêssemos há anos.

PR - Dois dias depois do concerto do Teatro Maria Matos, grava em estúdio com Peter Evans “The Freedom Principle”. Este segundo “round” era já um risco planeado?

RA - A sessão de estúdio foi já totalmente diferente, principalmente devido a esse grau de intimidade que se tinha instalado no quarteto. A ideia, nessa ocasião, era levar as coisas ainda mais longe, aprofundar as ideias que tinham surgido no concerto, mas recusar qualquer tipo de facilidades ou "receitas" para aquela música. De forma também bastante inesperada, a música que surgiu tinha um carácter totalmente diferente do concerto, mais abstracta e contida, menos imediata mas com bastante mais profundidade. Numa crítica incrível que saiu no site Free Jazz Blog, o Stefan Wood escreveu que o disco é um ponto alto para todos os músicos envolvidos e uma reafirmação que as tradições do jazz não estão mortas mas sim integradas de forma inteligente em novos sons e novas histórias. E é exactamente isso que pretendemos fazer e que nos inspira a continuar.

PR - ”Live In Lisbon”, “The freedom Principle” e “Wire Quartet” foram os 3 discos que acaba de lançar em simultâneo. Esta é assumidamente uma estratégia de choque?

RA - Sim. O meu grande objectivo neste momento passa por entrar definitivamente no circuito de clubes e festivais europeus. Uma luta que tem sido bastante difícil devido à desigualdade de condições que existe entre nós e os músicos do norte da Europa. Cada vez que envio uma nova proposta estou a concorrer com músicos que têm habitualmente apoios para viagem, estadia e, muitas vezes, parte do cachet. Por tudo isso, acredito que a única forma de o conseguir é mesmo através da música. Daí o lançamento simultâneo de 3 discos. O impacto, a nível internacional, tem sido enorme e a estratégia parece estar a resultar.

PR - Emprestou recentemente o seu saxofone ao trio de rock psicadélico-stoner instrumental Black Bombaim. A sua realização musical passa também por estes “combates”?

RA - O meu encontro com os Black Bombaim foi uma das coisas mais entusiasmantes que me aconteceram nos últimos tempos. A minha ligação ao rock alternativo ou a outros estilos fora do jazz é grande e estou sempre aberto a novas aventuras e colaborações. No entanto, nem sempre é fácil encontrar músicos com os quais estabelecemos empatias músicais e pessoais que nos permitam tocar uma música livre e verdadeira, valores que para mim são essenciais. Isso aconteceu com os Black Bombaim, primeiro nas gravações, e mais recentemente em palco. É tudo muito intuitivo e natural. Dia 17 de Julho vamos tocar em Braga, no re-arranque do GNRation, e uns dias depois numa sessão mais informal, no Milhões de Festa, em Barcelos.

PR - 30 Anos depois, qual é o “combate” que ainda lhe falta realizar?

RA - Sinceramente, espero ainda entrar em milhares de "combates", com centenas de músicos que partilhem a minha visão de uma música criativa, livre e altamente pessoal. A minha grande inspiração são músicos como o Marshall Allen, da Sun Ra Arkestra, que vi recentemente em Lisboa. Ele tem 81 anos e toca com uma intensidadade incrível uma música transformadora a que ninguém consegue ficar indiferente. Parecia um miúdo em palco. E há muitos outros - Peter Brotzmann (73), Evan Parker (70), Joe McPhee (75), Sonny Rollins (84)...enfim, não consigo imaginar forma melhor de envelhecer.

/>