26/04/2016

GNRATION ASSINALA 3º ANIVERSÁRIO COM DIA ABERTO


Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala três anos de existência com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 30 de Abril, o espaço que se tornou um polo de referência cultural no país oferecerá ao público concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.

O gnration open day arrancará logo pela manhã com atividades de serviço educativo. O workshop de programação para os mais pequenos Coderdojo, os Primeiros Bits, iniciativa que expõe crianças e jovens às novas tecnologias aplicadas à arte ou as Melopeias, um espetáculo de música dirigido a crianças, constituem o programa para os mais novos.

Ao longo do dia, o público poderá visitar as instalações Non Human Device#3, por Boris Chimp, instalação interativa que explora interfaces audiovisuais, e Urban Algae Folly extended, uma representação sonora por Rui Dias a partir da primeira peça arquitetural viva do mundo, caracterizada por integrar culturas de microalgas e protocolos de cultivo digital em tempo real. Em projeção non-stop, o gnration exibirá três documentários: Outros Cantos, uma produção própria que retrata a construção de um espetáculo de comunidade com elabora uma revisão contemporânea do canto tradicional minhoto; Sonic Boom: Artist In Residence, documentário do realizador Eduardo Morais sobre a residência artística de Peter Kember (fundador dos Spacemen3) levou a cabo no gnration; e (re)GNRation, o primeiro minidocumentário do Atelier Carvalho Araújo que mostra como o edifício gnration se foi adaptando às diferentes necessidades e como se desenrolou o seu processo de pós-ocupação.

O evento terminará com dj sets a cargo de elementos dos Sensible Soccers e da Rádio Universitária do Minho, que também estará presente e transmitirá uma emissão especial a partir do local.

Sem comentários:

/>