14/04/2016

RECORD STORE DAY | Discos Portugueses Editados Pela Primeira Vez Em Vinil


A propósito da 9.ª edição do Record Store Day, que se assinala este sábado, dia 16, e durante o qual se celebrarão as lojas de discos independentes e a sua cultura, serão editados pela primeira vez em vinil um conjunto de álbuns de artistas portugueses, já bastante reconhecidos pelo seu trabalho, além de se dar destaque a um conjunto recente de discos editados em vinil pela Universal Music Portugal.

"Só", álbum que Jorge Palma editou em 1991 e no qual revisitou temas seus antigos, a solo e ao piano, "sem rede" e numa abordagem intimista, é destes discos que agora chega ao formato vinil.

"Sex Symbol", terceiro álbum dos Pop Dell'Arte, lançado em 1995, é também um trabalho marcante das últimas décadas da música nacional. Conta com canções como "My Funny Ana Lana" ou "Poppa Mundi", além de colaborações de Sei Miguel, Fala Mariam e Ricardo Camacho. O grupo vai interpretar este álbum na íntegra no próximo dia 22, no Titanic Sur Mer, em Lisboa, com a formação que então gravou o disco.

"Lobos, Raposas e Coiotes", outro disco marcante da música portuguesa dos anos 1990 e um dos trabalhos mais importantes da discografia de Maria João & Mário Laginha, será também editado em vinil. Neste álbum, lançado originalmente em 1999, o duo contou com a participação da Orquestra Filarmónica de Hannover.

Será ainda editado em vinil o primeiro álbum a solo de David Fonseca, "Sing Me Something New", que inclui singles de sucesso como "Someone That Cannot Love" ou "The 80s".

Mais recente é "Outras Histórias", quarto álbum de estúdio dos Deolinda, que inclui o single "Corzinha de Verão". O disco esteve quatro semanas consecutivas em primeiro lugar do top nacional de vendas e conta com colaborações de Manel Cruz (em "Desavindos"), Riot (em "A Velha e o DJ"), e da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo.

Em destaque no Record Store Day estarão ainda algumas das mais recentes edições em vinil da Universal Music Portugal. É o caso de "Moura", o mais recente álbum de Ana Moura, produzido por Larry Klein, que já atingiu a marca de platina. Destaque ainda para "o retiro", de Rodrigo Leão, também disponível em vinil. Este é um dos projetos mais especiais do percurso do músico, concretizando uma colaboração com o Coro e Orquestra da Gulbenkian, além do disco ter sido editado com o selo da prestigiada Deutsche Grammophon. Também estará em destaque neste Record Store Day a edição em vinil de "Mitra", novo álbum dos PAUS, muito aplaudido pela imprensa nacional e do qual foi retirado o single "Pela Boca".

Sem comentários:

/>