18/04/2016

ROGÉRIO CHARRAZ | "Não Tenhas Medo do Escuro"


Rogério Charraz está de volta com o terceiro álbum de originais. "Não Tenhas Medo do Escuro" é o nome do seu novo trabalho. “Este é um disco muito verdadeiro, em que as canções estão muito mais próximas da sonoridade original, quando acabam de ser compostas. É um disco de autor, feito por alguém que não precisa de fronteiras nem de gavetas para se definir. É um disco de música portuguesa e também de música do mundo”, explica Rogério Charraz.

O álbum é composto por 11 canções e todas são da autoria do próprio Rogério Charraz, com exceção de Meu Amor Eterno, composta em parceria com o pianista Júlio Resende, que também a toca no álbum. É uma canção muito comovente, com uma letra escrita por Rogério Charraz e dedicada à sua mãe.

Além de Júlio Resende, "Não Tenhas Medo do Escuro" conta ainda com as honrosas participações da fadista Katia Guerreiro, da guitarrista Marta Pereira da Costa e do acordeonista João Gentil. Os irmãos Buba e Eduardo Espinho e também António Caixeiro completam a lista de músicos convidados, trazendo o Alentejo para a canção Chuva nos Beirados.

Entre os autores das letras destaca-se o jornalista José Fialho Gouveia, que assina cinco das canções do disco. Joana Correia (mulher de Rogério Charraz que se estreia na escrita de canções com duas letras), a romancista Filipa Martins, Maria Morgado e Rogério Perrolas escreveram as palavras para os restantes temas.

Todas as imagens promocionais – incluindo a foto de capa – são da autoria de Jorge Simão, fotojornalista que tem feito trabalhos com vários artistas portugueses e que, em 2011, foi galardoado com o Prémio Gazeta de Fotografia.

“Quem tem a sorte de poder contar com estas colaborações não pode ter medo do escuro”, sublinha Rogério Charraz.

O autor volta assim a rodear-se de convidados de peso, depois de nos trabalhos anteriores já ter gravado com nomes como Rui Veloso, José Mário Branco, Fernando Tordo, Luanda Cozetti, Dany Silva ou Rui Pregal da Cunha. Rogério Charraz gravou também no mais recente trabalho de Fausto e assina um dos temas no disco de estreia de Marta Pereira da Costa (gravado por Richard Bona, conceituado baixista de jazz nascido nos Camarões).

De álbum para álbum, o músico tem consolidado o seu público, como ficou recentemente provado com o sucesso da campanha de crowdfunding que realizou em Março. Em pouco mais de um mês, os fãs de Rogério Charraz contribuíram com mais de sete mil euros para a gravação de "Não Tenhas Medo do Escuro."

Este "Não Tenhas Medo do Escuro", cujo single Põe de Lado o GPS (Rogério Charraz / José Fialho Gouveia) já toca nas rádios, e vai estar à venda no dia 29 de Abril. O concerto de lançamento será a 26 de Maio no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Sem comentários:

/>