05/04/2016

VÍDEOCLIP | "Despertar da Primavera" - João e a Sombra


Pode ter sido como protagonista dos Filhos do Rock que João Tempera deu a conhecer a uma audiência mais vasta a sua já longa actividade como actor. Mas é no intimismo de João e a Sombra, inaugurado em 2008 com o EP homónimo, que o cantautor se revela.

Este ano, a sombra que se faz luz materializa-se em "Outra Coisa Qualquer", novo conjunto de canções apresentado com o tema "Despertar da Primavera" que hoje ganha vídeo. 

Nas suas palavras, "este tema canta-nos o espanto e a alegria que germina ante a grandeza e o mistério da Vida, se se lavrar o solo entre os humores do tempo, como no velho ditado. Ou, ao contrário, é possível que o poema, antes, lamente a impossibilidade de fixar esse lugar ("lá fora à janela", "as promessas de alegria"): é que, como com as outras Estações, bonança e tempestade, tudo, e também esta, acaba - fugidia - por passar, como lembram outros adágios.

Mas para facilitar o single, pode ser só uma canção naive a celebrar a luz, o calor,... as flores... e talvez caiba entre dois carros numa fila de trânsito a dar no rádio ou num cantinho do mural de alguém. Talvez nada disto, se calhar. Mas uma outra coisa qualquer, mais simples, mais natural. E mais antiga. Como a constância das estações, afinal.

De qualquer forma, e num remate hard-selling, é um tema luzidio, adequado ao mês de Abril, promovendo revoluções ou boa disposição- conforme os feitios-, com um swing lento e dengoso, capaz de fazer abanar as próprias sombras como esqueletos ao vento. !
E é de borla, é um vídeo: é para dar!"

Realizado por Jorge Vaz Gomes e editado por Rui Berton, o video de "Despertar da Primavera" não desvirtua a atitude Do It Yourself Poético-Hardcore que caracteriza o novo disco, numa linguagem rudimentar e minimal, não permitindo assim que a canção morra afogada no filme.

Em parceria com a companhia S.A Marionetas, João e a Sombra vem assim cantar aos sete ventos o regresso de uma nova estação, a vinda de uma "Outra Coisa Qualquer", o novo álbum que está disponível a partir de amanhã, dia 6 de Abril.

A tour começa dia 8 em Murtosa, passa pelo Porto e Coimbra e chega a Lisboa no dia 15 de Abril, no Teatro Bocage, às 21.30h. Preço dos bilhetes: 6€.

Sem comentários:

/>