07/05/2016

CARLA PIRES | Discurso Direto


"Aqui" é o novo disco de Carla Pires."Aqui" é Lisboa, Portugal e o mundo vistos pelos olhos - e os sentidos - de uma fadista que canta o que é de hoje mas o que também é de ontem e de amanhã. Carla Pires, é hoje a nossa convidada, "aqui" no Portugal Rebelde!

Portugal Rebelde - Este “Aqui” é o retrato de Portugal e do mundo vistos pelos olhos e os sentidos de uma fadista?

Carla Pires - "Aqui" é o reflexo de mais de um ano de pesquisa e de trabalho em conjunto com os músicos e com todos os compositores e autores que aceitaram fazer parte desta aventura!É muito mais que um retrato de Portugal e do Mundo, "Aqui" é onde vou buscar inspiração, é onde me encontro, é onde volto sempre, enfim é onde quero estar e viver o meu Fado!

PR - “Aqui”, é um disco em que o fado se abre definitivamente a outros universos musicais?

Carla Pires - Sem dúvida que sim! E quem o ouvir irá perceber que mesmo os temas que não são "Fado puro", com ele andam lado a lado. Sendo a música uma linguagem universal, para mim faz todo o sentido cruzar o Fado com outras sonoridades, e assim continuar a desafiar-me a mim própria, sem com isso querer desrespeitar ou desvirtuar o mesmo!

PR - Numa altura em que o mundo se debate com gravíssimas crises politicas e sociais geradoras de intolerância e desprezo pela vida humana, recupera para este disco “Utopia” de José Afonso e “Cavalo à solta” de Fernando Tordo e Ary dos Santos. De que forma música de José Afonso e Fernando Tordo a influenciou?

Carla Pires - São realmente dois nomes que me fascinam! Se por um lado, José Afonso nos deixou um imenso legado  de poemas e músicas que marcaram e acompanharam a minha infância e adolescência, Tordo também marcou de forma original e inovadora uma época emblemática do cancioneiro português! E não tenho dúvidas de que os dois contribuíram em muito para o meu crescimento enquanto cantora!

PR - “Nos rios dessa boca” foi a canção escolhida para single de avanço deste disco. Este é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste álbum

Carla Pires - Foi difícil a escolha de um só tema para representar este trabalho! Para mim o single do álbum não tem que caracterizá-lo por inteiro, até porque seria quase impossível fazê-lo dada a riqueza musical e poética do mesmo!Assim sendo, a escolha do tema "Nos Rios Dessa Boca" foi feita com base no resultado final do mesmo, em que poema, música e arranjo se casam na perfeição, e sem dúvida, é um dos temas que melhor deixa transparecer a minha identidade enquanto cantora!

PR - Numa frase como caracterizaria este “Aqui”?

Carla Pires - "Aqui" é onde sou eu.

Sem comentários:

/>