09/05/2016

MADUR | Discurso Direto


Os 10 anos de carreira de Madur são marcados pelo regresso da fadista às origens com a edição de um novo álbum homónimo. “Vem de Expresso” é o tema que antecipa o segundo álbum de Madur. O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com a fadista que em "Discurso Direto" nos leva a viajar pelo álbum "Vem de Expresso".

Portugal Rebelde - Depois de “Fado Sem Tempo” (2009), regressa agora às edições com “Vem de Expresso”. A que se fica a dever esta longa espera?

Madur - O “Fado Sem Tempo” ainda está muito presente na minha vida e no meu repertório. Talvez por ter sido o meu primeiro álbum, tenho-lhe muito carinho. Já passaram quase 7 anos mas parece que foi ontem. Durante estes anos, foi surgindo a vontade de voltar a gravar, mas a escassez de tempo devido aos inúmeros concertos que ia fazendo em conciliação com a minha atividade profissional na Psicologia, também não permitiu maior celeridade.

PR - Nesta nova “viagem” parte para a exploração de novas sonoridades sempre com a roupagem fadista enraizada. Este foi o “mote” para este novo trabalho?

Madur - Sim. Quis muito gravar temas com novas sonoridades e novos instrumentos, que não só o clássico trio de cordas, mas, quis acima de tudo, ter presente o fado tradicional. É no fado tradicional que encontro sempre a minha essência fadista e consigo explorar as emoções mais genuínas.

PR - “Vem de expresso”, foi a canção escolhida para single de avanço para este novo trabalho. De que é que nos fala este tema?

Madur - O “Vem de Expresso” fala-nos de um romance moderno. É um fado que é cantado ao toque de dança. O amor ainda continua a ser o tema mais cantado no Fado, e o “Vem de Expresso” não é exceção.

PR - A tournée que celebra os seus 10 anos de carreira passa pela Alemanha, França, Argélia, Espanha e Canadá. O que é que o público pode esperar destes concertos?

Madur - Queremos proporcionar uma viagem de emoções e sentimentos. Os concertos terão sempre duas fases, a mais tradicional e outra mais contemporânea. O público poderá viajar entre o amor e o desamor, entre a felicidade e a nostalgia, entre a saudade e o amparo, entre o bater do pezinho no chão e o fechar de olhos em introspeção.

PR - Numa frase como caracterizaria este “Vem de Expresso”?

Madur - O “Vem de Expresso” como é o single do álbum Madur, é o tema que maior identidade tem, traz com ele um Fado em viagem com novos compassos e uma roupagem mais contemporânea.

PR - Que memórias guarda destes 10 anos de canções?

Madur - O fado tem-me proporcionado bons momentos. Só o privilégio de conhecer novas terras e novos públicos é maravilhoso. São 10 anos de aprendizagem e crescimento e de muita partilha. Em quase todas as viagens acontece sempre uma ou outra coisa mais caricata que vai fazendo o nosso livro de memórias.

Sem comentários:

/>