17/06/2016

OLHA QUE COISA MAIS LINDA: É O GRANDE BRASIL N'O SOL DA CAPARICA


Quando se pensa na maravilhosa relação da língua portuguesa com a música não é possível contornar o enorme contributo oferecido pelo Brasil a esse já tão frutífero namoro. Na verdade é mesmo possível falar num diálogo musical entre Brasil e Portugal que dura já há décadas: influências que se trocam, de Chico e Caetano, de Amália e Carlos do Carmo, diálogo entre géneros, Boss Ac a cantar com Gabriel o Pensador, Marcelo D2 a trocar rimas com Dengaz. Os exemplos são intermináveis.

Este ano, o Brasil volta a encontrar espaço no cartaz d'O Sol da Caparica, com a prestação de O Rappa, projecto que há mais de duas décadas usa uma mistura de rock, reggae e rap para transmitir mensagens carregadas de força. Depois há que contar com a apresentação da Roda de Choro de Lisboa, um dos segredos mais mal guardados da capital, verdadeira instituição de celebração da cultura brasileira. 

E ainda há o espectáculo com que Cristina Branco e Mário Laginha, voz e piano de referência na música portuguesa, prestam homenagem a Chico Buarque, sem dúvida um dos maiores expoentes nessa arte de casar o português com a música.

Sem comentários:

/>