15/09/2016

CRISTINA BRANCO | Discurso Direto


Cristina Branco lança amanhã o álbum "Menina" (Universal Music, 2016). O disco está recheado de parcerias como Cachupa Psicadélica, Peixe, Nuno Prata, Ana Bacalhau, Kalaf (Buraka Som Sistema), Jorge Cruz (Diabo na Cruz) e Luis Severo (Cão da Morte). Mário Laginha, Pedro da Silva Martins e António Lobo Antunes são artistas com quem Cristina Branco já colabora habitualmente e também emprestam o seu talento. "Menina" tem a produção de  Ricardo Cruz e conta com o trio de músicos composto por Bernardo Moreira (contrabaixo), Luis Figueiredo (piano) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa). O Portugal Rebelde esteve recentemente à conversa com a fadista e "mostra-lhe" hoje em "Discurso Direto" o que pensa esta Menina deste novo trabalho.
Portugal Rebelde - “Liberdade para arriscar”; este seria um título que assentaria muito bem neste novo trabalho?

Cristina Branco - Esse será sempre o meu tesouro maior. A liberdade. Nesse território o risco é benigno, é saudável.

PR - “Menina” é um disco mais uniforme, mais leve, mais fácil para a maioria das pessoas interiorizar?

Cristina Branco - Sim, sem dúvida.

PR - Este disco está recheado de parcerias como Cachupa Psicadélica, Peixe, Nuno Prata, Ana Bacalhau, Kalaf (Buraka Som Sistema), Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Luis Severo (Cão da Morte). Como é que foi trabalhar com esta “miudagem”?

Cristina Branco - Foi incrível! Eles são jovens e trouxeram frescura ao disco sem perderem a razão, sem nunca sair de pé procuraram o caminho até mim, até ao que eu já fazia. Fizemos o caminho do meio. Eles são jovens mas a loucura, o delírio, fica (muito bem!) no palco, porque eles sabem muito bem o que estão a fazer! São homens-meninos!

PR - "E às vezes dou por mim", single de apresentação deste novo disco conta com a colaboração de Filho de Mãe (instrumental) e André Henriques (letra), dos Linda Martini. Alguma vez pensou que isto pudesse acontecer?

Cristina Branco - Até há uns meses atrás, não. Sabia que queria partir nesta direção mas não sabia bem como. Foi quando encontrei alguns deles que tudo se tornou claro.

PR - No próximo dia 22 de Outubro, apresenta no Teatro de Vila Real as canções deste disco. O que é que o público pode espera deste concerto?

Cristina Branco - Frescura, canções novas, com um cunho marcadamente atual, a falar de nós. Mais alegria e ritmos diferenciados a cada música. Como o disco, o concerto será mais lúdico.

PR - Numa frase apenas como caracterizaria este “Menina”?

Cristina Branco - O "Menina" é um disco feminino, mas cabemos lá todos, porque não?

Sem comentários:

/>