28/09/2016

SMARTINI | "Liquid Peace"


Os smartini regressaram! De certa forma, a banda oriunda de Caldas das Taipas nunca se ausentou completamente do panorama alternativo português. Após o lançamento de “Sugar Train” em 2007, o quarteto que há muito se conhece, não mais descolou do circuito independente. Foram mais de 50 as paragens que esta “Locomotiva sónica” fez por vários concertos.

É certo que a crítica “indie”, bem como os palcos, não mais tiveram notícias após 2009, mas o “palpitar e o coração da banda” esteve sempre vivo. Talvez a vida profissional, outros hobbies, outras vidas e novos valores familiares, de cada um, pudesse justificar o ritmo de trabalho parcimonioso do grupo, mas o mesmo encontra a justificação na busca constante pelo “som perfeito”. Talvez por isso e como alguém escreveu “...sejam injustamente uma das bandas menos reconhecidas de Portugal...”

A rápida evolução que tem acontecido na música alternativa terá tornado a banda “fora de data”? Não será certamente o caso. Não é na busca de um som sobreponível ao de 2007 que se tem centrado, mas sim na diferenciação, no pormenor e, por isso, provavelmente voltem sem preocupações de tendências e modas.

Com as válvulas dos amplificadores quentes, revisitando o passado e coisas novas a surgir, voltaram a sentir o palco em 2015 com um punhado de datas que marcaram o regresso aos palcos, levando-os para estúdio.

O lançamento deste novo trabalho discográfico tem como avanço o single "Liquid Peace". Trabalho gravado nos estúdios Sá da Bandeira, no Porto, o tema é a primeira amostra do disco homónimo. 

Os 4 temas que compõem este EP, segundo trabalho dos smartini, surgiram a partir do momento em que uma forte necessidade interior, voltava a fazer entrar a música nas suas vidas, que com outros “riffs” e “batidas” completam o alinhamento que irão levar aos palcos em 2017.

O som dos smartini continua a surgir com referências apoiadas em estruturas musicais que procuram descrever paisagens, momentos e sentimentos. Esta narrativa torna-se intuitiva e espontânea e reproduz-se através de rastos melódicos que, por vezes, se tornam incontornavelmente frenéticos. 

Este novo EP, “Liquid Peace”, demonstra uma continuidade de um som autêntico, conjugando-se de diferentes estilos musicais, inerentes a cada elemento da banda, capazes de criar uma envolvência sonora de contrastes desencadeando numa melodia muito própria.

O mês de Novembro trará à luz o EP dos smartini e o final do Outono de 2016 as primeiras datas onde poderão ser vistos e ouvidos ao vivo. Afinal de contas é onde se sentem melhor: nos palcos!

A primeira data ao vivo é no dia 19 de Novembro nas Caldas da Taipas!

Sem comentários:

/>