23/09/2016

VÍDEOCLIP | "Aquele Grande Rio" - Manuel Fúria & Os Náufragos


É hoje lançado Aquele Grande Rio, o novo single do disco de Manuel Fúria & Os Náufragos que tem lançamento previsto para o início de 2017. 

Em Aquele Grande Rio, Manuel Fúria & Os Náufragos levam-nos ainda mais longe na demanda de uma canção com a energia espontânea do rock, perfeita e pura, mas que acaba por se entregar, num assomo de desejo e sem oferecer resistência, à sedução pop, que nos dá vontade de parar tudo o que estamos a fazer e simplesmente dançar. E trautear, uma e outra vez, o refrão que se nos entranha, cada vez mais profundamente, a cada nova escuta. Porque é de (mais) uma grande canção que se trata e que faz deste novo álbum de Manuel Fúria & Os Náufragos um verdadeiro tratado de grandes canções.

Manuel Fúria, descreve-se a si próprio como "um artista português, um quase cantor, do mesmo modo que poderíamos qualificar o Padre António Vieira como um quase escritor". Começa a sua actividade como cabeça d'Os Golpes, com quem lançou Cruz Vermelha Sobre Fundo Branco (Amor Fúria, 2009) e G (Amor Fúria/Valentim de Carvalho 2010/2011), e da Amor Fúria, Companhia de Discos do Campo Grande, fundada em 2008, uma das grandes responsáveis pelo ressurgimento do pop rock cantado em português. Dessa fase destacam-se canções como "A Marcha dos Golpes" ou "Vá Lá Senhora" que incluiu dueto com Rui Pregal da Cunha dos Heróis do Mar. No contexto da editora produziu discos de bandas como os Velhos ou os Capitães da Areia, sendo o mentor desta última.

O seu percurso mais ou menos a solo, porque na companhia dos Náufragos, conta com a edição d'As Aventuras do Homem Arranha (FlorCaveira/Amor Fúria, 2008), Manuel Fúria Contempla Os Lírios do Campo (Amor Fúria/Valentim de Carvalho, 2013) e a edição limitada Quatro Canções e Outros Tantos Lugares Comuns (Amor Fúria, 2014). Destes discos destacam-se canções como Canção Para o Meu Pai e Para a Minha Mãe, Que Haja Festa Não Sei Onde, Os Lírios do Campo, Canção Para Casar Contigo ou Nossa Senhora da Graça dos Degolados.

Sem comentários:

/>