20/09/2016

VIRA CASACA | Discurso Direto


Se este texto começasse com “Era uma vez,” estaríamos a contar que os Vira Casaca são uma banda formada em Santarém e que já detém no seu passaporte carimbos interessantes como o Bons Sons, o Festival Nova Música ou até mesmo o Rock in Rio, assim como os de vencedores do Festival de Música Moderna de Corroios ou das participações nas colectâneas “Novos Talentos Fnac”. "Rancho da Santa Fé" é o disco de estreia, que chegou recentemente às lojas. Hoje em "Discurso Direto" são meus convidados os Vira Casaca.

Portugal Rebelde - Antes de mais quem são os Vira Casaca?

Vira Casaca - Os Vira Casaca são compostos pelo João Correia, Afonso Carvalho, Rafael Caetano e Tiago Cordeiro. Somos um grupo de rock ribatejano sediado em Santarém. Existimos desde 2013 e este é o ano do lançamento do nosso primeiro disco intitulado de “Rancho da Santa Fé”.

PR - O principal motivo que desencadeou esta escalada surpresa foi a canção “Betinhas de Santarém” e o seu vídeo sui generis. Estavam à espera deste entusiasmo à volta desta canção?

Vira Casaca - Nós sentíamos que o tema que tínhamos em mãos era forte e que poderia eventualmente resultar. Assim sendo, decidimos fazer um teledisco e entramos em contacto com o Chico Noras, (parceria que voltamos a repetir no novo single “Amor não é tentação”). Quando lançamos as Betinhas de Santarém não esperávamos que o entusiasmo fosse tanto, ainda mais quando esta era a primeira música que os Vira Casaca lançavam. Foi um tiro no escuro e felizmente foi certeiro!

Portugal Rebelde - De que é que nos falam as canções deste “Rancho da Santa Fé”?

Vira Casaca - Os temas que compõem o disco abordam, resumidamente, a forma como fomos encarando a sociedade que nos rodeia. Existem temas de desamor, como é o caso do nosso primeiro single, Amor Não é Tentação, assim como temas mais sociais/interventivos, tais como as Betinhas de Santarém, D. Sebastião, Grécia, etc. Tentamos nunca nos descolar muito da realidade – somos, o mais possível, diretos e sinceros. Quanto gravamos o disco procuramos que este fosse o mais fiel possível àquilo que a banda soa ao vivo.

PR - No próximo dia 22 de Setembro, apresentam em Santarém (a vossa terra natal) as canções deste disco. O que é que o público pode esperar deste concerto?

Vira Casaca - Vamos tocar o disco na íntegra e ainda algumas versões que gostamos de fazer. Queremos proporcionar à nossa cidade um concerto cheio de boa música, força e genica. Não queremos passar indiferentes. Vamos dar tudo em palco, como sempre temos feito! Se prepara Escalabis!

PR - Numa frase apenas como caracterizariam este disco de estreia?

Vira Casaca - Este disco é o primeiro registo dos Vira Casaca - temos um som próprio, temos um jeito só nosso de exprimir o que pensamos e assim queremos continuar. Isto é apenas o começo!



Sem comentários:

/>