13/10/2016

JOÃO SÓ | “Deixa o Bullying Só!”


Deixa o Bullying Só!” é um projecto de alerta e de prevenção do Bullying em contexto escolar da autoria do músico João Só, desenvolvido em parceria com a Betweien, Lda.

Especialmente direccionado para os/as alunos/as do 3.º ciclo de escolaridade, o projecto inclui quatro histórias, retratadas em Banda Desenhada, que exploram a realidade do Bullying no contexto escolar, sob quatro diferentes perspectivas: a do/a agressor/a; a da vítima; a das testemunhas, que optam por adoptar uma posição de neutralidade; e a virtual, com um caso de Cyberbullying.

No livro, o/a leitor/a encontrará, também, as ilustrações das histórias de BD desprovidas de texto, desafiando-o/a a dar um novo enredo às mesmas, alterando o comportamento dos seus intervenientes, no sentido de prevenir os comportamentos agressivos. O objectivo do projecto passa, também, por transmitir a mensagem de que todos os elementos da comunidade escolar, nomeadamente os alunos e as alunas, são responsáveis e têm um papel a desempenhar na prevenção e na denúncia de casos de Bullying, que ocorrem na sua escola.

O projecto inclui quatro hinos contra o Bullying, desenvolvidos por João Só e inspirados nas histórias de BD que integram o livro, onde se poderão, também, encontrar, as letras das canções. Mas há mais! Para cada uma das apresentações do projecto, o João Só, previamente auxiliado pelos dados facultados pela Escola ou Município, comporá a letra e a música de um hino personalizado, com a pretensão de que o mesmo possa vir a simbolizar a luta daquela comunidade escolar ou do município contra o Bullying. O hino será cantado pelo João Só no dia da apresentação.

A música faz parte da minha vida desde que me lembro e já aprendi muita coisa através dela, mas não é há muito tempo que tenho o privilégio de poder usá-la para agir sobre questões importantes da sociedade”- refere João Só na nota introdutória da publicação, prosseguindo - “O bullying é, sem sombra de dúvida, uma questão de valor central nos dias que correm. É preciso falar sobre o que faz tantas crianças e jovens sofrer, é preciso abrir os olhos de quem não vê.

De salientar ainda o prefácio escrito por Nuno Markl, companheiro de João Só em alguns projectos televisivos e radiofónicos, ele próprio vítima de bullying: “Somos todos humanos e é coisa humana o desejo legítimo de sobressair, marcar território, vencer as nossas frustrações secretas pessoais. Fazê-lo às custas do sofrimento de outros é demanda desprovida de valor e mérito – é só revelador de um profundo medo. Um terror de seguir a rota que, aparentemente, dá mais trabalho: a da bondade, da solidariedade, da empatia. Que não são conceitos pirosos. Pelo contrário, não há nada mais fixe do que tentar ser um tipo fixe.

Este projecto beneficia ainda de uma parceria estratégica com a Associação Anti-bullying Crianças e Jovens, que resultou na abertura de um Centro de Apoio online, um serviço complementar ao projecto, absolutamente gratuito, que visa ser, essencialmente, um contacto de ajuda para todos/as os/as intervenientes num comportamento agressor.

A apresentação de “Deixa o Bullying Só” decorrerá no próximo dia 18 de Outubro, pelas 14h.30h, na Colégio Oriente (Sacavém) precisamente na semana em se assinala o Dia Mundial de Combate ao Bullying celebrado a 20 do presente mês.

+ Info:

www.facebook.com/deixaobullyingso

Sem comentários:

/>