14/10/2016

VÍTOR RUA & ACID ACID | Sabotage


O Sabotage convidou Vítor Rua e Acid Acid, dois mestres da música experimental de duas gerações distintas, a criarem um espectáculo em conjunto. No dia 21 de Outubro (sexta-feira), assistimos ao resultado deste encontro inesperado e (já o sabemos) muito feliz. Um momento único que tão depressa não se irá repetir.

Façamos as apresentações. Vítor Rua é um dos génios da nossa música, fundador dos GNR, o espírito irrequieto que criou temas tão emblemáticos como «Portugal Na CEE» ou «Sê um GNR», sem esquecer os mais de 20 minutos de «Avarias», a faixa que ocupava todo o lado B do primeiro álbum de GNR ("Independança”), em 1982, e que ainda hoje permanece como um marco da música mais experimental em territórios pop. Depois dos GNR, o trabalho com Jorge Lima Barreto como Telectu levou Vítor Rua a explorar a guitarra como nenhum outro em Portugal, consolidando-se como improvisador de excelência.

Acid Acid, de Tiago Castro (Rádio Radar), é uma aventura bem mais recente, mas marcada já por presenças em festivais tão emblemáticos como o Reverence Valada, Jardins Efémeros, Mucho Flow, Rescaldo ou Silêncio, entre muitos outros concertos pelo país. O primeiro álbum saiu em Junho pela Nariz Entupido e espantou por conter apenas duas faixas, viagens psicadélicas com momentos ambientais, experimentais, kraut e exóticos.

No encontro entre Vítor Rua e Tiago Castro, vamos assistir à reinterpretação da música de Acid Acid, filtrada pelas vivências de cada um, exploradores de duas gerações distintas, que nos irão levar a destinos incertos, com a certeza de que jamais iremos assistir a algo igual.

A primeira parte é assegurada por Calcutá, o projecto a solo de Teresa Castro dos Mighty Sands, que viaja entre a folk, a psych, o surf rock, em ambiente quase lynchiano, taciturno e aliciante. Uma viagem carregada por camadas de reverb, onde a guitarra e a voz se cruzam para despontar um mar de sensações. Depois dos concertos, a festa continua na pista com os DJs Blak Gordon & Nuno Rabino.

Sem comentários:

/>