07/12/2016

MÃO MORTA | “Revista de Imprensa - 1985/2015"

De forma pouco convencional, Adolfo Luxúria Canibal resolveu mergulhar em 30 anos de recortes e deles retirar um conjunto (mais de 200 artigos, de mais de 100 autores) que traça uma biografia pouco autorizada dos Mão Morta. São mais de 350 páginas – que incluem ainda o portefólio fotográfico de José Pedro Santa Bárbara e 3 desdobráveis com memorabilia – que traçam um retrato muito peculiar, não apenas da mítica banda, mas também do panorama musical ao longo destes anos, com as suas modas, palcos e publicações. E, claro, nas entrelinhas, algo fica do país que fomos sendo.

«A sequência de todos estes recortes, embrenhados no espírito da época e com a espontânea reação e análise do momento, compõe uma narrativa com uma animação e um colorido diferentes dos da clássica biografia, em que se olha para o passado com os olhos do presente, num balanço mais ou menos predeterminado pelo caminho entretanto percorrido. 

É uma narrativa tensa, sempre na incógnita do futuro, escrita ao ritmo de cada passada e correndo o risco de ser contradita pelo passo seguinte, numa dinâmica de constante desafio ao olhar que, recorte a recorte, ano a ano, disco a disco, atravessando todos estes 30 anos de diegese mediática sobre os Mão Morta, vale a pena acompanhar, pelo sabor pitoresco que emana. Como uma dramaturgia documental de longo curso.» (Adolfo Luxúria Canibal, no Prólogo)

Sem comentários:

/>