22/03/2017

GALO CANT´ÀS DUAS | Discurso Direto


Após 9 meses de composição e estrada, Hugo Cardoso e Gonçalo Alegre resolvem gravar “Os Anjos Também Cantam”, o disco de estreia de Galo Cant’às Duas. Antecipando a edição de "Os Anjos Também Cantam", que acontece na próxima sexta-feira, o Portugal Rebelde recebe hoje em "Discurso Direto" o duo viseense Galo Cant´às Duas.

Portugal Rebelde - Após 9 meses de composição e estrada, este é o disco que “sonharam” um dia gravar?

Galo Cant´às Duas - Este disco foi sempre o que procurámos. Entre a improvisação pura e uma estrutura composta em estúdio não é fácil encontrar um equilíbrio entre ambas. Trabalhámos nesse sentido, e a dada altura, com a estrada, com o estúdio e a sala de ensaios os caminhos começaram a ficar bem claros nas nossas mentes. A viagem entre variadas texturas e dinâmicas foi também um dos focos, que no nosso ver conseguimos chegar ao que imaginávamos. Estamos orgulhosos com o nosso trabalho.

PR - Luís Sobrado escreve no press release deste disco que «"Os Anjos Também Cantam" é um disco que, intencionalmente ou não, não deixa passar em claro a predilecção pelo cariz sensorial da música criada pelos Galo. É curioso atentar no uso constante do verbo nos títulos: "Os Anjos Também Cantam", "Marcha dos que Voam" e "Respira"». É intenção dos Galo Cant'Às Duas convidarem o ouvinte a fazer parte da ação do disco?

Galo Cant´às Duas - Tudo fica mais mágico quando de uma maneira ou de outra andamos todos no mesmo barco e fazemos todos parte de tudo. Vamos todos voar com os Anjos.

PR - Durante a gravação deste disco trabalharam com Makoto Yagyu e Fábio Jevelim (PAUS). O que é que guardam deste encontro?

Galo Cant´às Duas - Guardamos este disco e uma experiência bem intensa. Tivemos 5 dias em estúdio e saímos de lá com o disco numa pen, foi incrível. Sentimos a pressão porque tínhamos de gravar em 2 dias, bem pouco. O Makoto e o Fábio ajudaram-nos a levar essa pressão na boa e a clarificarmos os caminhos que queríamos atingir. Foi uma decisão importante termos ido gravar ao Haus.

PR - Numa frase como caracterizariam este “Os Anjos Também Cantam”?

Galo Cant´às Duas - Um disco cheio de altos e baixos.

PR - Qual é o tema que melhor caracteriza o “espírito” deste álbum?

Galo Cant`às Duas - À umas semanas atrás chegámos a uma conclusão interessante. O disco está com 4 temas, ao longo do tempo íamos compondo e as nossas vontades e objectivos a nível musical ía mudando. Os temas foram ficando cada vez mais estruturados, acabando com a “Partícula”, a nossa canção. Com isto, a “Marcha dos que Voam” - o nosso single, é o tema que mais nos define. Existe uma estrutura mas também uma grande carga de improvisação.

PR - As canções deste disco são apresentadas no próximo dia 24 de Março na Casa da Cultura de Setúbal. O que é que o público pode esperar deste concerto de apresentação?

Galo Cant´às Duas - Cargas e descargas, é o que procuramos sempre transmitir. Levamos muita energia para cima do palco, é o que amamos fazer.Vamos todos Voar ... Sempre.


Sem comentários:

/>