05/03/2017

JOSÉ JORGE LETRIA | "Zeca Afonso - O Que Faz Falta"


"Foi há 30 anos que nos despedimos de José Afonso – o eterno Zeca Afonso –, poeta-cantor símbolo da nossa liberdade. Porque é urgente preservar a memória de um dos maiores criadores e intérpretes da música popular portuguesa, José Jorge Letria, um dos companheiros do cantor antes do 25 de Abril, fala-nos da vida e obra de Zeca Afonso. 

E, como num dos temas que todos conhecemos, «traz outro[s] amigo[s] também»: diversos músicos e amigos juntam os seus depoimentos a este livro, contando histórias curiosas, divertidas, memoráveis.

Esta é uma viagem de descoberta do homem por trás da música e da intervenção política. E é também um registo importante de momentos históricos, incluindo os bastidores da escolha do tema «Grândola, vila morena» como senha para dar início à revolução que nos devolveu a liberdade!

Alípio de Freitas, António de Almeida Santos, António Victorino D’Almeida, Benedicto Garcia Villar, Carlos Alberto Moniz, Carlos de Almada Contreiras, Carlos do Carmo, Durval Moreirinhas, Francisco Fanhais . Isabel do Carmo . João Paulo Guerra . José Barata-Moura, José Fanha, José Luís Louro, José Tengarrinha, Júlio Pereira, Luís Goes, Manuel Freire, Pedro Abrunhosa, Teresa Rita Lopes, Vasco Lourenço e Vitorino."

"Zeca Afonso - O que faz falta",  é uma edição da Guerra & Paz.

Sem comentários:

/>