15/04/2017

PEDRO CALDEIRA CABRAL | “Guitarra de Ontem e de Hoje”


Pedro Caldeira Cabral, reconhecido internacionalmente como compositor e multi-instrumentista, comemora 50 anos de carreira, num evento de dois dias, tendo como tema a valorização e promoção do legado patrimonial da Guitarra Portuguesa.

A Guitarra Portuguesa, com a sua sonoridade particular e recursos expressivos únicos, tem um passado, um presente e um futuro que importa conhecer. Actualmente é o nosso único instrumento popular cuja transversalidade de uso se expressa nas mais diversas áreas musicais, do Fado à Música Antiga ou da World Music ao Jazz.

Ao longo das cinco últimas décadas, Pedro Caldeira Cabral tem prosseguido uma das carreiras mais prolíficas e prestigiantes na cena musical nacional. Investigador na área da música tradicional (Organologia musical) e intérprete multi-instrumentista, desenvolve como compositor um estilo próprio, fundado na tradição solística da Guitarra Portuguesa, com uma discografia a solo que inclui quase duas dezenas de obras. 

Desde 1970, tem dado, na qualidade de solista, concertos nas principais salas e festivais da Europa, Estados Unidos da América, Colômbia, Macau e Brasil. Participou e programou diversos festivais, representou Portugal em diversos eventos Institucionais de grande prestígio e chegou a estar na génese do movimento World Music, apresentando-se com frequência no Festival Womad de Peter Gabriel.

25 de Maio - Teatro São Luiz, Sala Luis Miguel Cintra (21.00h)

26 de Maio - Teatro São Luiz, Jardim de Inverno (11.00h/18.30h)

Sem comentários:

/>