09/06/2017

BSKILLA | Discurso Direto


“Abre a Caixa e Sai” é o segundo álbum de originais de BSkilla. O rapper e MC da Margem Sul regressa em força e apresenta agora um álbum conceptual que nos desafia a pensar por nós mesmos, sem a influência das opiniões dos outros.

Portugal Rebelde - “Abre a caixa e sai” , este é um disco feito a pensar fora da caixa, sem palas nem barreiras?

BSkilla - Um álbum livre e que apela à nossa própria liberdade, para pensarmos sem as palas e barreiras impostas pelo exterior.

PR - Este disco vai do Reggae ao Soul, do Dance Hall ao Boom Bap. Sentes, que é um álbum maduro e com forte diversidade musical?

BSkilla - Sinto. É o segundo álbum, é natural que seja mais maduro que o anterior. Tem uma forte diversidade de estilos musicais que me influenciaram de uma forma consciente ou inconsciente. O Rap é assim... um estilo musical muito rico onde podemos encontrar influência de todos os outros estilos musicais existentes.

PR - O álbum conta com a participação especial de Chullage, General D, Maf (Guardiões do Subsolo), Pragga, DJ Stereossauro, entre outros. Queres falar-nos um pouco da importância destes “encontros”?

BSkilla - Foi muito importante para mim a participação destes grandes artistas no álbum, artistas que sempre me disseram muito e que me influenciaram não só musicalmente como socialmente. Por exemplo: Um dos meus grandes sonhos sempre foi fazer um som com o Chullage, e neste álbum consegui concretizar esse sonho da forma mais natural possível, o Chullage antes de rapper é um Grande Ser Humano que abraçou este projecto e me apoiou em todas as circunstâncias. O General D, foi um dos pioneiros do Rap e foi meu vizinho do lado, já ele treinava freestyles em casa enquanto eu era um puto que andava na escola primária, foi uma honra a sua aceitação em entrar neste projecto. O Maf é meu irmão de longa data, para além dos Guardiões do Subsolo que influenciaram a minha geração, tive e tenho a sorte de trabalhar com este meu mano que tem um conhecimento e experiência vasta, esteve sempre comigo desde o primeiro dia em estúdio. O Pragga, Dj Stereossauro e todos os participantes acreditaram neste projecto e contribuíram com as suas participações de uma forma muito profissional e com muita amizade. Foi gratificante ver como estes artistas apoiaram e abraçaram este álbum em prol do hiphop. Resumidamente todos os artistas que entraram no álbum quer a nível de vozes e produção deixaram um pouco da história de suas vidas impressa neste álbum, estou eternamente grato por isso.

PR - “Margem School” (feat. Chullage & Juh Combs) é o single de apresentação deste disco. De que é que nos fala este tema?

BSkilla - Este tema é um diálogo de aluno para “Mestre”, é demonstrar ao Chullage o respeito pela influência que ele causou em mim, é algo que se diz pessoalmente a alguém, mas de uma forma simples foi transformado num som. A absorção dos conhecimentos transmitidos através da sua música foram uma escola para mim, e sendo ambos da margem sul um dos berços do hiphop tuga, juntamo-nos para demonstrar a força não só da nossa margem mas também o poder da cultura hiphop.

PR - Numa frase apenas como caracterizarias o álbum “Abre a caixa e sai”?

BSkilla - Um álbum conceptual que nos leva a viajar pela nossa liberdade.

PR - Para terminar, a cantiga (ainda) é uma arma?

BSkilla - Sim. Na minha opinião a “cantiga” ainda é uma arma e muito poderosa para os soldados que realmente sabem usar as armas!! Tem o poder de mudar mentalidades, inclusive influenciar a mente das pessoas que podem vir a mudar o mundo. Eu fui “educado” musicalmente a ouvir Chullage, Valete, Sam the kid, Xeg, Dealema, Kilu entre outros mc’s com letras interventivas, poderosas e repletas de conteúdo, que me fizeram refletir sobre os assuntos de uma forma mais atenta e com princípios morais. Ainda existem muitas pessoas que levantam os punhos e gritam: “Eles comem tudo e não deixam nada”.... por outro lado muita gente hoje em dia faz rap a “comer tudo” e não dizem nem deixam “nada”.Eu prefiro usar a minha “arma” e não ser usado por ela!


Sem comentários:

/>