12/12/2017

GONÇALO TAVARES | Discurso Direto


"Gonçalo Tavares ao Piano", é este o título do novo  trabalho de Gonçalo Tavares. O novo álbum é composto por dezassete temas, incluindo cinco duetos com convidados muito especiais: José Cid, Luis Represas, André Sardet, assim como Sofia Afonso e Maria Carlota (dois nomes a decorar), retratando bem a ligação de Gonçalo Tavares com o seu piano e sintetizadores. Hoje em "Discurso Direto" é meu convidado Gonçalo Tavares.

Portugal Rebelde - No press release deste disco, Nuno Miguel Guedes diz que é uma “espécie de despertador de emoções”. Põe o coração em tudo que escreve e canta?

Gonçalo Tavares - Escrever canções desperta em mim emoções de pura felicidade. Posso ter uma pequena ideia de um inicio de um tema novo e quando o começo a desenvolver sinto que tudo se compõe e faz sentido e isso cria uma sensação em mim de total liberdade. Ponho em cada canção tudo o que tenho e não concebo escrever de outra maneira porque estou a construir a minha carreira e isso não se pode fazer de outra forma senão com verdade e Coração.

PR - De que é que nos falam as canções deste disco?

Gonçalo Tavares - Os meus poemas falam sempre de historias passadas ou imaginadas mas são quadros musicais que pinto.. Por ex no Tema "Um verão em Lisboa" digo que dormi num banco de um jardim e efectivamente nunca dormi, mas imaginei isso de uma forma muito real porque muitas das coisas que escrevo já se passaram algures e neste tema é como se naquele verão em Lisboa tudo aquilo tivesse acontecido.

PR - Este novo disco é composto por dezassete temas, incluindo cinco duetos com convidados muito especiais: José Cid, Luís Represas, André Sardet entre outros. Quer falar-nos um pouco destes “encontros”?

Gonçalo Tavares - São 5 duetos, 3 deles com nomes que já fizeram enorme historia na musica Portuguesa e os outros dois com a Sofia Afonso e a Maria Carlota que têm uma capacidade de interpretação verdadeiramente chocante pela positiva. A forma como tudo correu com os duetos foi muito natural e como produtor do álbum, escolhi as musicas certas para as vozes certas de tal forma que não me parece que algum dos duetos pudesse ser trocado. Os duetos estão muito bons e as interpretações do Luís, do André e do Zé estão brutais.

PR - Este disco vem acompanhado com um DVD de um concerto seu ao Vivo. Que memórias guarda deste concerto?

Gonçalo Tavares - Durante o verão passado gravei 3 concertos inteiros ao vivo porque a ideia era colocar o melhor deles no álbum e este foi de todos o mais pequeno mas o mais intimista e também onde tocamos melhor. Quis publicar um concerto verdadeiro, livre de truques ou de correcções em estúdio porque me parece que o mais importante é transparecer a verdade da musica e dos músicos. Guardo sempre memorias dos concertos, de pormenores musicais, de sensações fantásticas no palco, do publico e de passagens muito cómicas que por vezes nos acontecem. Em breve este DVD estará no youtube

PR - Para terminar, sente-se mais um cantor de estúdio ou de “palco”?

Gonçalo Tavares - Sem duvida de palco, é aí que consigo libertar-me totalmente e dar emoção total ás canções. Acabo os concertos derretido em suor e repara que 75% do concerto estou sentado ao piano.. A verdade é que a energia flui de uma maneira que não consigo explicar, acho que é o publico que me provoca uma emoção de querer dar tudo o que tenho para dar naquele momento. Quem vê os meus concertos sabe do que estou a falar.




Sem comentários:

/>