03/12/2022

VÍTOR RUA | "Electronic Music 1993-2018"


A vasta produção musical de Rua é difícil de seguir, apostaríamos até que por ele próprio. Do oceano da web, resgataram-se faixas imperdíveis para uma segunda compilação de música eletrónica,"Electronic Music 1993-2018". Saltos estilísticos, oscilação entre pop e academia, uma curadoria que, desta vez, implicou a estrutura da música, em alguns casos retrabalhada para esta apresentação em CD: "B Boy #4" e "Madonna Velata" para efeitos de groove, "Metallophone Suite" e "Jorge" para efeitos de duração (impossível incluir ambas as versões originais no espaço de um CD). Certa dinâmica de velocidade logo a abrir, humor semi-subtil também representado. 

"B Boy #4" chega como representante de um álbum de Telectu nunca realmente concretizado, companhia de um livro de Jorge Lima Barreto com o mesmo nome, que era simultaneamente apreciação e humilhação da música de dança. Algo diferente, "Madonna Velata", não sendo propriamente um tributo a Madonna, é um comentário / interpretação de Vitor Rua com base em palavras da artista. As duas peças longas são, facilmente, projetos de meditação. 

Em "Metallophone Suite", a concentração num só instrumento (metalofone) e a destreza em sacar timbres, melodia, ritmo com consequência suficiente para comunicar sentimentos a quem escuta; "Telectu/Jorge" foi gravada na sequência infeliz do falecimento de Jorge Lima Barreto, uma homenagem pessoal de Rua ao seu estilo de abordar o sintetizador. De Telectu, ainda outro álbum por editar, "Data", do qual se extraiu um excerto que ajuda a estender no tempo (1996) a ideia da fase minimalista do duo. 

"vr-em-93" é um inédito e "Music For Computer #11" sai de um álbum digital de que já conhecíamos outra faixa, editada no - digamos - primeiro volume destas recolhas. Encontramos neste lote de música momentos de fuga à realidade, recolhimento na intimidade e expressão de emoções por parte de um músico incansável, voraz, na escuta, pesquisa e implementação de sons. Bonito, e não apenas para convertidos.

Sem comentários:

/>