16/05/2019

KUMPANIA ALGAZARRA | "Let’s Go!"

Depois de uma sala esgotada no Musicbox para o concerto de apresentação e da energia sem limites nas comemorações do 25 de Abril no Porto, os Kumpania Algazarra contnuam viagem com o novo álbum, "Let’s Go!", editado em abril. Rumo à Europa, preenchem o mês de maio com atuações em Madrid e Granada, a 15 e 17 de Maio, respetivamente. Em Junho, viajam até ao Reino Unido com concertos em Brixton e Great Yarmouth.

Com o novo álbum, o coletivo assume a multiculturalidade como essência, juntando nesta assembleia musical influências de todas as cores, hemisférios e latitudes. Não fosse esta a bandeira que os Kumpania Algazarra ao longo dos últimos anos têm erguido: uma trupe de saltmbancos apaixonados que se encontram entre pequenos vagabundos e grandes poetas.

Num verdadeiro caleidoscópio de referências, da autoria de um coletivo rodado na estrada e no calor da festa, o novo disco é um manifesto coerente de canções, batdas e gritos selvagens de liberdade que convidam à folia.

Embebido num verdadeiro caldo de funk dos balcãs, ‘Let’s Go!’ resulta numa verdadeira mistura entre o jazz, reggae, afrobeat, cumbia e ritmos latnos, com o propósito da satsfação dos corpos na dança, da celebração das almas na festa e do despertar de consciências.

Nesta viagem, o coletvo faz-se acompanhar por um grupo de passageiros mais ou menos clandestinos, entre os quais Morodo, uma figura central da cena hip hop, reggae e dancehall espanhola, com 6 álbuns editados e palcos partilhados com nomes como Public Enemy ou Capleton. O desejo de colaboração com a banda portuguesa está à vista, resultando em “Libertad”, um delicioso ritmo reggae a fazer vénias a um dos grandes nomes da música espanhola da atualidade.

A rebeldia funk do afrobeat ganha novamente lugar no novo disco dos Kumpania Algazarra com “Actuality”, uma colaboração com o rapper e ativista angolano Luaty Beirão. Parceiro habitual de Batida, e um dos nomes mais importantes do hip hop angolano, este tema surge como um apelo à consciência em mais uma lição na pista de dança segundo os ensinamentos de Fela Kuti. A soul de Dino D’Santiago abre as portas do novo disco com o explosivo “Free”, que ziguezagueia entre a eletrónica e o swing efusivo das pistas de dança. Dino D´Santago, uma das vozes mais conhecidas da cena hip hop e soul portuguesa, que enveredou pelas suas raízes caboverdianas, aparece aqui num registo singular na sua carreira.

Sem comentários:

/>