12/05/2019

PLANALTO - FESTIVAL DAS ARTES | Moimenta da Beira


De 20 a 25 de Maio, Moimenta da Beira recebe um evento pioneiro nas Artes Performativas, com uma programação verdadeiramente de excelência. É a 1ª edição do Planalto – Festival das Artes. São seis dias, mais de 30 eventos, divididos por seis disciplinas artísticas que acontecem em mais de 80 horas de programação. Tudo com entrada livre.

Teatro, dança, cinema, música, exposições, performance, clubbing, workshop’s, conversas, palestras e aulas são as áreas artísticas ou do pensamento sobre a qual a programação de estreia se centrará e que tem como tema basilar as palavras “Construir e Integrar”.

Com a principal intenção de promover a descentralização da cultura e da arte e de contribuir para desenvolver as mentalidades autocríticas da comunidade, o projeto é pensado e desenhado para ser implementado no interior norte de Portugal, inserido nesta região que demograficamente está banhada pelos rios Douro, Távora, Varosa e Paiva. E é Moimenta da Beira que receberá este projeto que se quer alargado e amplo nas suas frentes programáticas e relacionais com toda a região envolvente.

O “Planalto – Festival das Artes”, com direção artística e de programação de Luís André Sá, e o apoio empenhado da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, “nasce de uma vontade pessoal e urgente de colmatar uma das enormes desertificações que acontecem nestes territórios interiorizados”, sustenta o diretor artístico.

Os locais convencionais dos Teatros, Museus, Galerias, discotecas e outros espaços culturais dão lugar aos jardins públicos, a aulas nos prados e vales da Serra de Leomil, a exposições em antigos espaços comerciais, a espetáculos numa blackbox improvisada no pavilhão da Escola Secundária local, aos edifícios históricos fechados ao público onde se conversará sobre temas fraturantes do mundo de hoje, à biblioteca municipal onde se pensará a ideia de estarmos sós, ao espaço do mercado municipal que virará pista de dança com pesos pesados da cena clubbing nacional e internacional, até às escolas primárias, secundária, ou mesmo a um workshop para maiores de 55 anos num centro de dia.

É um “Planalto” artístico para promover a democratização do acesso à cultura em regiões interiorizadas, com mais de três dezenas de propostas, todas elas de entrada livre. Nesta primeira edição integram a programação artistas consagrados e premiados e artistas emergentes que procuram lugares para a consolidação das suas carreiras. E que, segundo o programador e diretor artístico, “quer no futuro ser ainda mais essa mostra de artes que é, simultaneamente, uma montra de projetos que poderão aqui crescer e/ ou nascer para depois seguirem para circulação pelos diversos espaços programáticos nacionais e internacionais.

Sem comentários:

/>