15/05/2022

FESTIVAL A PORTA | Leiria


São mais de 30 os projetos que hoje fecham o alinhamento da edição 2022 d’A Porta, a ter lugar entre os dias 12 e 19 de Junho, numa proposta que se desenha entre as bandas e projectos radicados em Leiria, os novos discos de bandas que marcam a história recente da música nacional e as descobertas vindas de outras paragens. 

Comecemos pelas estreias internacionais na cidade: para o francês agora radicado no México, apaixonado pela guitarra e pela cultura folk dos EUA, Ryder the Eagle, e para a luso-descendente Blu Samu e a sua soul pintada a traços de morna e fado. Nos aguardados regressos, dois novos discos, Life, o quinto de originais para os incontornáveis Sean Riley and The Slowriders, e Dandruff a nova incursão garage dos Fugly. 

Ainda no território das novidades, espaço para ouvir o encontro entre Éme e Moxila e as histórias de um quotidiano desenhado a duas mãos; a Vida Plena de Catarina Branco; a pop dualística de Sreya; as conexões entre post-rock, math e música étnica e latina dos Melquiades, a estreia a solo de Pedro Branco, o projeto a solo da vimaranense Sofia Ribeiro, Lince, e as melodias com origem no fado, na pop, na bossa nova e no canto popular de Bia Maria. 

De Leiria chegam os novíssimos SFISTIKATED, projecto de eletrónica que nasce da colaboração entre dois elementos dos First Breath After Coma e Whales, e que se apresenta ao vivo, pela primeira vez, N’A Porta. Também em estreia, um espetáculo desenhado de raiz entre Luís Jerónimo e Rui Gaspar para a apresentação de “10”, o disco-presente criado pelos artistas da Omnichord Records pela celebração dos 10 anos da editora. 

O alinhamento de músicos oriundos da cidade integra ainda a multi-instrumentista e compositora Natércia Lameiro, o rapper e produtor Jaime Miguel, a também rapper Lil Mami Barbz, os All Them Lucky, o guitarrista e compositor Moon Cowboy, o cantautor Ruben David Marques e o projeto mARCIANO. Os nomes que integram a lista de concertos fecham-se com a artista multidisciplinar Odete, o pianista Daniel Bernardes, Muco, a cantautora Meta_, o grupo de samba Musas do Absurdo, o guitarrista Manel Ferreira, os bracarenses Travo, o coro de câmara AdesbAcapella e o Silvino Branca Trio. 

Num regresso também às festas e ao clubbing, A Porta 2022 tem alinhadas uma edição especial da Partimento, orientada por Progressivu e DJ ADAMM, djset da dupla Trigo & Moço e do colectivo SURTO e uma noite da responsabilidade do colectivo Musiqu3 revival. Para a edição de 2022, o cartaz integra o regresso do projeto de ocupação de espaço público 1001 Portas, a exposição coletiva CasaPlástica, o programa infanto-juvenil Portinha e os jantares temáticos em casas particulares de famílias da cidade. 

Sendo tendencialmente livre, o festival A Porta integrará algumas ações pagas, entre as quais os concertos de Daniel Bernardes e de Salvador Sobral com André Santos, ambos a decorrerem na Pousada da Juventude de Leiria, no dia 12 de Junho. 

Os bilhetes podem ser adquiridos online por um valor de 15 euros. O festival A Porta anunciará mais detalhes da sua programação nas próximas semanas. Mais informações em https://festivalaporta.pt.

Sem comentários:

/>