"Três anos depois de “Helena Cant'autores Açorianos”, em que viajou pelas palavras de alguns dos melhores poetas atlantes, a cantora propõe-nos agora uma muito original revisitação da inspirada música tradicional da sua terra.
A música de um lugar reflecte sempre as características do povo que nele habita, e talvez por isso as toadas açorianas tenham por regra um toque de nostalgia muito próprio das ilhas, misturado com a força de quem se habituou desde sempre a conviver de um modo singular com as forças da natureza.
Ciclicamente, os Açores têm sido berço de algumas das mais interessantes criações da música portuguesa, e este disco de Helena Oliveira honra esse estatuto, que é também o seu. A frescura das suas interpretações é um claro sinal de maturidade artística e um excelente presságio para aquilo que irá fazer daqui por diante.
É, claramente, o caso de Helena, a princesa das ilhas a quem só podemos ficar gratos por ter recuperado para nós estas canções sem tempo, parcela fundamental de uma história que é a nossa.
E, sobretudo, por o ter feito deste modo, transmudando cada uma destas velhas canções num tema novo, que apetece reaprender. Ela sabe que só entendendo o passado se pode prepara o futuro. E não está disposta a perder-se pelo caminho." (Viriato Teles)
Sem comentários:
Enviar um comentário