12/09/2011

BURAKA SOM SISTEMA | "(We Stay) Up All..."


Antecipando o aguardado lançamento do segundo álbum dos Buraka Som Sistema, os indiscutíveis reis do kuduro lançam o hino de festa "(We Stay) Up All Night" para pôr os corpos a suar antes da chegada de "Komba"

Sendo os exploradores do melting pot lusófono que são, este segundo single chega ao bom estilo dos Buraka, combinando a herança africana dos ritmos percussivos com os sintetizadores contagiantes e baixos corpulentos que estão a agitar os clubes mais progressistas do planeta.

Fazendo o som dos Buraka dar mais um passo em frente neste tema feito à medida para ravers e geeks, a letra mistura a língua portuguesa e inglesa para reflectir o mundo cada vez mais globalizado em que vivemos.

Se à primeira audição parece dirigido exclusivamente para os boémios, J-Wow explica que a canção vai um pouco mais além: "Começou como uma dedicatória a todos os freaks, geeks e nerds que passam a noite toda acordados na Internet, no Facebook, Twitter, iChat e por aí adiante, e também nos clubes, raves, concertos e festas de todo o mundo".

Estahomenagem à crescente importância das redes sociais e dos media digitais torna-se especialmente evidente no novo videoclip do grupo, uma referência directa a fenómenos como o Chat Roulette ou outros sites de streaming de vídeo ao vivo como o Boiler Room, onde DJs de topo tocam os seus discos de frente para uma webcam e os seus beats são transmitidos para a maior audiência que existe: a Internet.

O acesso imediato à música e à dança pode ser algo que tomamos por garantido, mas este vídeo nasce da necessidade de celebrar a revolução digital em que todos participamos a cada dia.

Em "(We Stay) Up All Night" Blaya faz a sua estreia como vocalista em pleno direito, uma transformação que começou a ganhar forma em palco (onde mais poderia ser?) à medida que começou a experimentar usar a sua voz como instrumento percussivo, tornando-se instantaneamente uma parte essencial do som dos Buraka.

Nas palavras de João Barbosa, ou J-Wow, "depois de passarmos tanto tempo na estrada com a Blaya era inevitável que ela se chegasse à frente. Ganhamos uma união em palco como banda que teria necessariamente que transparecer neste disco".

Para dar o toque final no departamento vocal, quem seria melhor escolha do que a londrina Roses Gabor? Riot não poderia ter dito melhor quando afirmou que "Ela trouxe muitas ideias engraçadas, algumas até boas demais para "gastar" num só tema!"

Apesar de todos os elementos tradicionais dos Buraka serem imediatamente claros no segundo em que carregamos no play, é também óbvio que a sonoridade do grupo está a transformar-se em algo diferente, à medida que os próprios membros continuam a evoluir e a crescer como músicos e artistas.

No entanto, Kalaf prefere simplificar quando diz que "Este tema pode ser lido como mais uma paragem no percurso sónico que propomos para este disco".

O mestre de cerimónias explica: "Este e os restantes temas que vão fazer parte do alinhamento final respeitam dois pontos que sentimos serem essenciais.

Respeitamos a ideia de continuidade em relação ao que temos vindo a desenvolver desde o "From Buraka To The World, mas também sentimos que os nossos concertos têm vindo a ganhar cada vez mais atenção por parte de quem gosta do que criamos. Foi importante fazer um compromisso entre os dois mundos: por um lado o clube e por outro a arena de concertos ao vivo."

O single "(We Stay) Up All Night" vai ser lançado a 17 de Oubutro na editora que deu a conhecer os Buraka Som Sistema ao mundo, a Enchufada. “Komba” vai chegar, com lançamento mundial, na noite de Halloween, dia 31 de Outubro. 

Sem comentários:

/>