30/01/2012

NATALIA JUSKIEWICZ | "Um Violino no Fado"


Chegou hoje às lojas o disco de estreia de Natalia Juskiewicz, uma violinista que nasceu em Koszalin, Polónia, e reside em Portugal há vários anos. 

Titular de um diploma superior e de um mestrado com especialidade em violino clássico pela Academia de Poznan, uma das escolas de música mais conceituadas do mundo, iniciou a sua carreira musical como intérprete solista e integrando orquestras e formações polacas de prestígio internacional.

Durante umas férias, apaixonou-se por Portugal e decidiu mudar-se, adaptando-se à língua, à cultura e à maneira de ser dos portugueses. 

Na sua nova terra, desenvolveu um percurso profissional variado, quer a solo, quer fazendo parte de inúmeras orquestras e grupos musicais, o que a levou a viajar intensamente pelo país, onde hoje se sente em casa. 

Durante 2010, deu o primeiro passo para a concretização de um desejo artístico muito pessoal: um disco de fado clássico onde, pela primeira vez, a tradicional voz é substituída pelo violino. O disco intitula-se “Um Violino no Fado”. 

Trata-se de um conceito simples e original, merecedor de grande cuidado na sua execução e que, acima de tudo, traduz uma sentida homenagem ao Fado por parte de uma virtuosa intérprete clássica que, profundamente tocada pela expressão universal da nossa música, se descobriu com alma fadista e quis casar os dois universos. 
 
Alinhamento:
 
01. Com que voz (Alain Oulman) 

02. Ai Mouraria (Frederico Valério) 

03. Barco Negro (Caco Velho/Piratini)  

04. Lágrima (Carlos Gonçalves) 

05. Nem às Paredes Confesso (Ferrer Trindade/Artur Ribeiro) 
 
06. Casa da Mariquinhas (Alberto Janes) 

07. Foi Deus (Alberto Janes) 

08. Canção do Mar (Ferrer Trindade) 

09. Segredos (Paulo Valentim) 
 

Sem comentários:

/>