11/09/2012

JOANA AMENDOEIRA | "Amor Mais Perfeito"


Originária do Ribatejo, Joana Amendoeira, cedo veio para Lisboa para concretizar o seu sonho de cantar numa casa de fados e nunca mais parou.

Ao longo da sua carreira teve a oportunidade única de aprender com os mais velhos e experientes cantores, músicos e guitarristas do mundo do Fado.

Todos lhe reconhecem a voz especial, o talento, atitude, a garra e gentilmente lhe passam os seus ensinamentos, técnicas, poesias e histórias pessoais.

Ao longo da sua carreira já gravou sete álbuns: "Olhos Garotos" (1998), "Aquela Rua" (2000), "Joana Amendoeira" (2003), "Ao Vivo em Lisboa" (2005), "À Flor da pele" (2007), "Joana Amendoeira & Mar Ensemble" (2008) e "Sétimo Fado" (2010). E viu temas incluídos em vários álbuns tributos e compilações de Fado.

Ganhou vários prémios, com realce para o Prémio Amália Rodrigues. Atuou ao lado de orquestras, ao lado de grandes figuras do Fado e de “outras musicas” nacionais e internacionais e pisou prestigiados palcos, não só nacionais mas também em países como Espanha, Itália, U.K, Franca, Suécia, Hungria, Lituânia, Brasil, Argentina, Índia, Coreia do Sul e Japão, entre outros.

Sem nunca esquecer a sua própria expressão artística Joana defende a tradição e o legado deixado por grandes nomes como o do seu “Mestre” Jose Fontes Rocha.

É em homenagem a este grande guitarrista, falecido no ano de 2011, aos 85 anos, que Joana Amendoeira prepara um novo disco onde interpretará doze das mais importantes composições deste músico.

Temas como “Anda o Sol na minha rua”, “Lavava no rio, lavava” ou “Amália”, são apenas alguns exemplos de temas criados pelo reconhecido guitarrista, com poesia de autores de renome, obrigatórios no repertório de qualquer fadista alguns dos quais fazem parte deste álbum tributo.

Parceiros no “Clube de Fado”, Joana Amendoeira teve em Fontes Rocha um professor, um mentor, um amigo e sobretudo um cúmplice musical. Teve a oportunidade de o homenagear em várias atuações ao vivo, como seu convidado especial e a felicidade de receber dele duas composições originais, o “Amor mais Perfeito” e o seu fado homônimo, portanto carinhosamente intitulado “Fado Joana” (“Plantei um cravo a janela I”), fado este que aumenta o próprio “espolio” do Fado tradicional.

Alinhamento:

01. Plantei um cravo a janela I (Fado Joana)

02. Eu quis demais

03.Senhora do Tejo

04. Simplesmente

05. Loucos

06. Amália

07. O que e que eu digo a saudade

08. Marcha da Madragoa 1980

09. Lavava no rio, Lavava

10. Meu Pais

11. Anda o Sol na minha rua

12. Eu preciso de te ver (Fado Isabel)

13. Amor mais Perfeito

Sem comentários:

/>