Faz agora 25 e 30 anos que José Afonso e Adriano Correia de Oliveira partiram. Deixaram músicas, cancões, fados e baladas que marcaram o destino da sociedade portuguesa e a história da música popular.
O grupo Canto D'Aqui reúne outros agrupamentos e solistas para, juntos, comemorarem um legado de cancões intemporais, num concerto que conta com a projecção de filmes sobre José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.
Há vários anos que o grupo Canto D’ Aqui, de Braga, evoca o aniversário da morte de José Afonso no dia 23 de Fevereiro, organizando um espectáculo de homenagem a esta figura central do movimento de renovação da música portuguesa nos anos 60 e 70.
Em 2011, o grupo Canto D’ Aqui levou o concerto de tributo ao Theatro Circo de Braga, onde foram revisitados temas do vasto repertório que nos deixou, apresentando novas sonoridades através das interpretações dos vários agrupamentos. Deste concerto resultou a gravação ao vivo de um CD duplo, lançado em Fevereiro de 2012.
Agora, Canto D'Aqui juntou-se a muitos outros músicos e cantores e subscreveu o manifesto da Associação José Afonso, núcleo do norte, intitulado “Amigos Maiores que o Pensamento”, o nome que dá à homenagem que levam à Sala Suggia na Casa da Música.
07 de Outubro - Casa da Música, Porto (18.00h)
Sem comentários:
Enviar um comentário