"Achega-te" é o primeiro álbum do recente projecto O Baú. Relembra o cancioneiro popular português numa sonoridade acústica e traz novos rumos para músicas associadas ao passado, que actualmente teriam pouco lugar no presente.
Formado em Lisboa, O Baú é composto por um septeto, que partiu de um encontro casual em aulas de gaitas de foles. Ao fim de três anos de trabalho juntos, editam agora o seu primeiro álbum “Achega-te”, que conta com a participação de reconhecidos nomes da música de raiz nacional e internacional: Kepa Junkera, Sebastião Antunes, Celina da Piedade e Sara Vidal.
O repertório do grupo recupera canções tradicionais que representaram uma função na vida e na história do país. Achega-te relembra músicas de trabalho que se ouviam nos campos de cultivo, canções de embalar antigas há muito esquecidas, e músicas que cantam as estórias dos portugueses no mar.
É no repertório instrumental que o grupo revela a sua veia criativa: O Baú traz um conjunto de novas músicas que relembram que em Portugal, para além do canto, a dança e a folia são uma representação da vida e identidade do país.
O Baú assume-se como música portuguesa em constante renovação, arriscando novas possibilidades e novos caminhos. O nome do álbum tem origem numa das músicas que o integra: Achégate a min Maruxa, uma música de José Afonso a partir de um texto tradicional galego.
Com percursos no jazz, música erudita e música de transmissão oral, neste projecto reúnem-se seis instrumentistas e uma cantora, com uma proposta para novas leituras da música de transmissão oral portuguesa.
Alinhamento:
01. Canção da Vindima
02. Cala-te Menino Cala
03. Aventali (com Sebastião Antunes)
04. Mineta
05. Valsa do Chico (com Kepa Junkera)
06. Cantiga de Levantar Ferro (com Sebastião Antunes e Celina da Piedade)
07. Maçadela
08. Setúbal-Algarve
09. Achégate a min Maruxa (com Sara Vidal)
10. Kepa Fandango (com Kepa Junkera)
11. S. João se Adormiceu
Sem comentários:
Enviar um comentário