Rodrigo Leão é um compositor multi-facetado e por isso mesmo há muitas portas de entrada para a sua obra. "Songs (2004-2012)",
álbum que Rodrigo Leão agora se prepara para editar, é uma delas.
Concebido como o primeiro passo para uma possível trilogia que, ao mesmo
tempo, revê matéria já lançada e antecipa novos caminhos, "Songs (2004-2012)" reúne canções cantadas em inglês que desde Cinema têm pontuado a discografia de Rodrigo Leão.
As vozes de Sónia Tavares (The Gift), de Ana
Vieira, de Beth Gibbons (Portishead) Neil Hannon (The Divine Comedy),
Stuart Staples (Tindersticks), Scott Mathew e Joan as Police Woman deram
na última década um carácter universal à música de Rodrigo Leão por via
do uso poético do inglês em temas que marcaram as aventuras editoriais "Cinema" (2004), "A Mãe" (2009) e "A Montanha Mágica" (2011).
"Songs (2004-2012)" parte
exactamente dessa ideia de vocação universalista e reúne três temas de
Cinema - «Lonely Carousel», «Deep Blue» e «Happiness» -, outros
tantos de "A Mãe" - «Cathy», «Sleepless Heart» e «This Light Holds So Many
Colours» -, um de A Montanha Mágica - «Terrible Dawn» - e ainda três
inéditos.
Os temas novos têm a colaboração de Scott Mathew, que
trabalhou pela primeira vez com Rodrigo Leão no seu registo anterior, "A
Montanha Mágica", e de Joan as Police Woman, com quem o compositor
português colabora pela primeira vez.
O
álbum abre com o inédito «The Long Run», uma soberba interpretação de
Joan as Police Woman sobre um arranjo que é Rodrigo Leão em modo
clássico e esse é também o single que apresenta "Songs (2004-2012)".
Por outro lado, o tema com voz de Mathew, «Incomplete», é um
extraordinário exercício de estilo que revela uma nova faceta da música
de Rodrigo Leão, talvez um dramatismo pop que soa inédito na belíssima
voz do cantor australiano.
Há ainda um pequeno instrumental, «Lost
Words», canção a que só faltam as palavras ou até a que não falta nada,
uma vez que há quem acredite que até no silêncio há poesia.
Rodrigo Leão fala de "Songs (2004-2012)" como
um primeiro passo para uma trilogia que pode até nunca sair da sua
cabeça.
Serão outras formas de entrada na sua obra, pela via das canções
em português que espalhou na sua discografia fruto, sobretudo, da
colaboração com artistas brasileiros, e das que ainda experimentou em
castelhano, aproximando-se dos tangos e outras milongas que também
coloriram momentos especiais da sua obra.
Esses outros universos de
canções poderão merecer outras organizações, explorando uma vertente
mais ibérica e outra mais atlântica, por exemplo. Mas para já, o
primeiro capítulo dessa planeada revisão tripartida da matéria tem por
título "Songs".
O compositor vê este álbum como uma sistematização de um
lado mais pop que a sua obra inaugurou em "Cinema" e a que tem voltado
regularmente com resultados apaixonantes. E isto porque, como o próprio
Rodrigo Leão sublinha, «a pop sempre existiu» na sua música, essa
vertigem pela canção de recorte mais transparente, capaz de se instalar
nas cabeças e nos corações de todos que a ouçam.
"Songs (2004-2012) chega às lojas no próximo dia 3 de Dezembro!
www.rodrigoleao.pt
"Songs (2004-2012) chega às lojas no próximo dia 3 de Dezembro!
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